Juruá Editora
  sexta, 10/set/2010 PESQUISA:   
Livraria virtual Biblioteca Virtual Boletim informativo Professores Livreiros Sobre a Juruá Sua compra Fale conosco


Você está em um site seguro


Capa do livro: Perícias de Desapropriação para Reforma Agrária - Aspectos Processuais e Casos Práticos, Zung Che Yee Perícias de Desapropriação para Reforma Agrária - Aspectos Processuais e Casos Práticos
Zung Che Yee, 156 pgs.
Publicado em: 24/8/2009
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622506-7
Preço: R$ 37,40

* Desconto não cumulativo com outras promoções e P.A.P.

         

ÁREA(S)

  • Perícia e Auditoria
  • Direito Agrário
  • Direito - Outros
  • Clique aqui e veja os últimos lançamentos da mesma área.

    SINOPSE

    Trata-se de um tema contemporâneo, alicerçado dentro da política de reforma agrária com seus conceitos lastreados ao Estatuto da Terra, onde os pressupostos surgidos da Lei n. 4.504/64 se tornaram inadequados com a realidade. Pela escassez de terras para fins de reforma agrária, e no afã de se classificar as propriedades rurais como sendo improdutivas para o conseqüente enquadramento para fins de reforma agrária, fez com que a introdução de parâmetros técnicos na geração dos índices de enquadramento, sob as diferentes óticas, tornar-se o próprio instrumento passível de manipulação, podendo ser utilizado, simultaneamente, como base para caracterizar a improdutividade ou a produtividade para a reforma agrária. Aspecto este, entre outros, serão cotejados ao longo da presente obra, a título de contribuição ao aperfeiçoamento na geração de indicadores mais consistentes de maior transparência técnica.

    Do ponto de vista processual, o fato de que as ações de desapropriações de reforma agrária, por serem diretas, não se podem discutir a titularidade dos respectivos imóveis, deixou a União Federal refém e com os ônus das possíveis irregularidades, ocasionado pela inadequação e/ou a ausência de análise jurídica dos próprios títulos dominiais por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, autarquia responsável na Política de Reforma Agrária.

    Paralelamente, as formas pelas quais são avaliadas as propriedades rurais com o uso das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, por parte do INCRA, durante a fase administrativa; bem como pelos peritos judiciais nomeados, balizados pelas mesmas normas, são induzidos ao erro, não só pela adoção de normas das quais técnicas das quais estão fora da contextualidade das desapropriações para a reforma agrária, como se tendem avaliar bens dos quais não necessariamente pode ser comprovados como pertencentes aos expropriados. A presente obra consiste o espaço de reflexão das questões aqui assinaladas, consubstanciada através da análise comparativa das normas da ABNT aplicadas nas avaliações rurais, no passado e no presente.

    A presente obra é dirigida aos operadores do direito, aos advogados da Advocacia-Geral da União, aos membros do Ministério Público Federal, aos Magistrados da Justiça Federal, aos estudiosos na área de Direito Agrário que atuam no Processo Civil, e aos peritos judiciais habilitados como auxiliares da justiça, no exercício da atividade como peritus na linguagem do direito.

    O propósito da obra é suscitar uma discussão qualitativa de alguns aspectos relevantes da desapropriação para reforma agrária e suas perícias, no passado e no presente, dentro de uma visão contemporânea e interdisciplinar, com contribuições para elucidar tecnicamente alguns aspectos dúbios, omissos e controvertidos, ocorridos especialmente nas avaliações no âmbito administrativo e judicial, com contribuições práticas para um assunto específico, mas de repercussões relevantes aos interesses da Política de Reforma Agrária, além de evitar o desvio e dispersão desnecessária do Erário Público.

    O trabalho é composto por quatro capítulos:
    Capítulo 1 – Formulação de Quesitos.
    Capítulo 2 – A Vistoria EX OFFICIO no âmbito administrativo pelo INCRA e suas imperfeições.
    Capítulo 3 – Aspectos manipuláveis na operacionalização da Lei n. 8.629/92.
    Capítulo 4 – As Perícias de Desapropriação para Reforma Agrária e suas distorções.

    CURRÍCULO DO AUTOR

    Zung Che Yee é Doutor em Agronomia pela UEL; Mestre em Economia Rural pela UFRGS; Especialista em Administração de Empresas pela FAE Business School; Engenheiro Agrônomo e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFPR; Técnico em Química pelo IPE. É Professor de cursos de Perícias e de Investigação de Nulidade de Títulos Dominiais; Perito Judicial e Assistente Técnico nas Varas Estaduais e Federais.
    E-mail do autor: zungcheyee@gmail.com
     

    SUMÁRIO DA OBRA
    Capítulo 1 - FORMULAÇÃO DE QUESITOS
     1.1 Introdução
     1.2 Sobre a regularidade jurídica da titularidade do imóvel desapropriado (sugeridos ao Juízo de Direito e ao Ministério Público Federal)
     1.3 Sobre a localização geográfica do imóvel desapropriado (sugeridos ao Juízo de Direito e ao Ministério Público Federal)
     1.4 Sobre a avaliação dos bens de pessoas físicas (sugeridos ao Juízo de Direito e ao Ministério Público Federal)
     1.5 Sobre a avaliação dos bens de pessoas jurídicas (sugeridos ao Juízo de Direito e ao Ministério Público Federal)
     1.6 Sobre a avaliação dos reflorestamentos existentes no imóvel (sugeridos ao Juízo de Direito e aoMinistério Público Federal)
     1.7 Sobre os métodos de avaliações técnicas (sugeridos ao Juízo de Direito e ao Ministério Público Federal)
     1.8 Sobre a situação das áreas de preservação permanente (sugeridos ao Ministério Público Federal)
     1.9 De aplicação geral (sugeridos ao expropriante)
     1.10 De aplicação geral (sugeridos ao expropriado)
    Capítulo 2 - A VISTORIA EX OFFICIO NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO DO INCRA E SUAS IMPERFEIÇÕES
     2.1 Introdução
     2.2 A ausência de correlação da localização física do imóvel com o título dominial
     2.2.1 CPI da Grilagem da Terra de 2001
     2.2.2 Pesquisas de titularidade das áreas de desapropriação pelo INCRA
    Capítulo 3 - ASPECTOS MANIPULÁVEIS NA OPERACIONALIZAÇÃO DA DESAPROPRIAÇÃO PARA REFORMA AGRÁRIA
     3.1 Introdução
     3.2 Aspectos processuais relevantes
     3.3 Parâmetros técnicos passíveis de manipulações
     3.3.1 Grau de Utilização da Terra - GUT
     3.3.2 Grau de Eficiência na Exploração - GEE
     3.3.3 Cumprimento da função social da propriedade
     3.4 Estudo de Caso n. 1
     3.4.1 Introdução
     3.4.2 Laudo Pericial
     3.4.3 Outros Comentários
    Capítulo 4 - AS PERÍCIAS JUDICIAIS DE DESAPROPRIAÇÃO PARA REFORMA AGRÁRIA E SUAS DISTORÇÕES
     4.1 Introdução
     4.2 Aspectos processuais relevantes
     4.3 Considerações relevantes de como são realizadas as avaliações para fins de reforma agrária
     4.3.1 Considerações sobre as limitações das normas da ABNT dentro da contextualidade jurídica
     4.3.2 O uso das normas de avaliação nas contestações de valores nas desapropriações
     4.3.3 Distorções do processo de avaliação em áreas de pessoas físicas
     4.3.3.1 Valor da Terra Nua - VTN
     4.3.3.2 Valoração das benfeitorias
     4.3.3.3 Valoração de reflorestamentos
     4.3.4 Distorções do processo de avaliação em áreas de pessoas jurídicas
     4.3.5 Distorções na ausência da valoração dos passivos ambientais
     4.3.6 Vícios de titularidade nas políticas públicas
     4.4 Estudo de Caso n. 2
     4.4.1 Introdução
     4.4.2 Laudo Pericial
     4.4.3 Outros Comentários
    ANEXO I
    ANEXO II
    REFERÊNCIAS
              

     

     
    ©2005 Juruá Editora Ltda.
    Av. Munhoz da Rocha, 143 - Juvevê
    Curitiba - Paraná - CEP 80030-475
    Fone: (41) 4009-3900 / Vendas Atacado: (41) 4009-3939
    Livraria Exclusiva Juruá
    Av. Visconde de Guarapuava, 2435 - Centro
    Curitiba - Paraná - CEP 80010-100
    Televendas: (41) 3352-1200 / 3352-3900
    302 Usuários Ativos