Identidade nas Organizações

Organizadores: Alexandre de Pádua Carrieri, Luiz Alex Silva Saraiva, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi

Versão impressa

por R$ 89,90em 3x de R$ 29,97Adicionar ao carrinho

Ficha técnica

Autor(es): Organizadores: Alexandre de Pádua Carrieri, Luiz Alex Silva Saraiva, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi

ISBN: 978853623241-6

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 255grs.

Número de páginas: 200

Publicado em: 08/02/2011

Área(s): Administração

Sinopse

Neste Volume:

Capítulo 1
Elementos para a compreensão dos Estudos de Identidade em Teoria Organizacional

Capítulo 2
A Dialética das Identidades nos Processos de Mudança

Capítulo 3
Refletindo sobre Identidades e Profissão Acadêmica em Universidades

Capítulo 4
Dimensões da Identidade em duas Organizações do Terceiro Setor

Capítulo 5
O Estudo de Caso da Identidade Organizacional de uma Organização Extinta: o Caso da Alfândega Brasileira

Capítulo 6
Diversidade, Identidade Gay e os Desafios do Coming Out nas Organizações

Capítulo 7
Discursos sobre Diversidade no Ambiente de Trabalho: o Caso dos Deficientes Físicos

Conclusão
Identidade nas Organizações: uma Questão Polêmica em Curso

Autor(es)

ORGANIZADORES

Alexandre de Pádua Carrieri - 
Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais; Líder do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo da Universidade Federal de Minas Gerais; Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou os seguintes livros: Comunicação e organização em processos e práticas (Difusão, 2010); Análise do Discurso em Estudos Organizacionais (Juruá, 2009); Organizações Familiares: Um Mosaico Brasileiro (UPF, 2008); Simbolismo Organizacional no Brasil (Atlas, 2007); Administração com Arte: Experiências Vividas de Ensino-Aprendizagem (Atlas, 2007); Tempos de Desconstrução: Evolução e Transformação nas Empresas (UFMG/FACE/CEPEAD, 2003); Manual de Estudos Organizacionais: Temas de Psicossociologia e Sociologia das Organizações (RH, 2003); Novos Desa os em Saúde e Segurança no Trabalho (IRT/PUC-MG, 2002); Administração Estratégica: Múltiplos Enfoques para o Sucesso Empresarial (UFMG/FACE/CEPEAD, 2001); Handbook de Estudos Organizacionais: Re exões e Novas Direções (volume 2) (Atlas, 2001); Estudos Organizacionais: Novas Perspectivas na Administração de Empresas (Uma Coletânea Luso-Brasileira) (Iglu, 2000); e Competitividade, Alianças Estratégias e Gerência Internacional (Atlas, 1999).

Luiz Alex Silva Saraiva - Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais; Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, do Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão da Universidade Salvador, do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho, Ocupações e Profissões da Fundação Joaquim Nabuco e do Grupo de Pesquisas sobre Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade do Centro Universitário UMA; Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou os seguintes livros: Comunicação e organização em processos e práticas (Difusão, 2010); Análise do Discurso em Estudos Organizacionais (Juruá, 2009); Trabalho e Sociedade: Representações e Significados (CRV, 2009); Turismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente: Contradições e Convergências (Autêntica, 2009); Organizações Familiares: Um Mosaico Brasileiro (UPF, 2008); Simbolismo Organizacional no Brasil (Atlas, 2007); Administração com Arte: Experiências Vividas de Ensino-Aprendizagem (Atlas, 2007); Terceiro Setor: Dilemas e Polêmicas (Saraiva, 2006); Gestão, Trabalho e Cidadania: Novas Articulações (Autêntica, 2001); Dicionário da Educação Profissional (NETE/FAE/UFMG, 2000); e Recursos Humanos: Uma Dimensão Estratégica (UFMG/FACE/CEPEAD, 1999).

Alessandro Gomes Enoque - Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pesquisador dos Grupos Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas e Gestão Social, Economia Solidária e Desenvolvimento, ambos da Universidade Federal de Uberlândia; Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho, Ocupações e Profissões da Fundação Joaquim Nabuco; Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou o livro Gestão, Trabalho e Cidadania: Novas Articulações (Autêntica, 2001).

Peterson Elizandro Gandol - Doutorando em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia; Líder do Grupo Gestão Social, Economia Solidária e Desenvolvimento, e Pesquisador dos Grupos Gestão em Organizações de Terceiro Setor, Inteligência em Finanças e Mercados, e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, todos da Universidade Federal de Uberlândia; Professor assistente da Universidade Federal de Uberlândia.

COLABORADORES

Amanda Zauli Fellows -
Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Mestre em Gestão Social e Trabalho pela Universidade de Brasília; Tutora de Pós-graduação em Educação a Distância do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília; Analista Legislativo da Câmara dos Deputados.

Ana Carolina Oliveira Duarte - Bacharela em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira. Funcionária da Vale.

Antonio Luiz Marques - PhD in Management pela Aston University; Líder do Núcleo de Estudos em Comportamento e Mudança Organizacional do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais; Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Eloy Eros da Silva Nogueira - Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas; Líder do Grupo Práticas, Subjetividade e Organizações da Universidade Positivo; Professor do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade Positivo; Auditor do Ministério da Fazenda.

Hélio Arthur Reis Irigaray - Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas; Pesquisador dos Grupos Dinâmicas Sociais e Econômicas nas Regiões dos Arranjos Organizacionais e Formação do Pensamento Estratégico em Organizações e Redes, ambos da Universidade do Grande Rio; Professor do Programa de Mestrado Acadêmico e Graduação da Universidade do Grande Rio, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.

Kely César Martins de Paiva - Doutora em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais; Pesquisadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão da Faculdade Novos Horizontes; Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho, Ocupações e Profissões da Fundação Joaquim Nabuco; Professora titular da Faculdade Novos Horizontes.

Marcus Vinicius Soares Siqueira - Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas; Pesquisador do Grupo Transformações do Mundo do Trabalho da Universidade de Brasília. Professor Adjunto da Universidade de Brasília.

Maria Elizabeth Rezende Fernandes - Doutora em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais; Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Professora e Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral.

Maria Laetitia Corrêa - Doutora em Sociologia pela Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne; Professora adjunta aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marisa Rocha Lopes - Mestre em Administração pelo Curso de Mestrado Profissionalizante em Administração da FEAD-Minas – Centro de Gestão Empreendedora; Coordenadora e Professora do Curso de Administração da Estácio de Sá do Espírito Santo.

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo - Doutora em Ciências das Organizações pela Université de Paris IX (Paris-Dauphine); Líder do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão da Faculdade Novos Horizontes. Diretora Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Novos Horizontes.

Solange Maria Pimenta - Doutora em Sociologia pela Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne; Professora adjunta aposentada da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sylvia Constant Vergara - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Líder do Grupo de Pesquisas Administração com Prazer: Recursos Estéticos no Ensino e na Aprendizagem da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas; Professora titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas.

Sumário

APRESENTAÇÃO - AS QUESTÕES IDENTITÁRIAS NAS ORGANIZAÇÕES, p. 17

Capítulo 1 - ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS ESTUDOS DE IDENTIDADE EM TEORIA ORGANIZACIONAL Maria Elizabeth Rezende Fernandes / Antonio Luiz Marques / Alexandre de Pádua Carrieri, p. 29

Capítulo 2 - A DIALÉTICA DAS IDENTIDADES NOS PROCESSOS DE MUDANÇA Solange Maria Pimenta / Marisa Rocha Lopes / Maria Laetitia Corrêa, p. 63

Capítulo 3 - REFLETINDO SOBRE IDENTIDADES E PROFISSÃO ACADÊMICA EM UNIVERSIDADES Kely César Martins de Paiva / Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, p. 87

Capítulo 4 - DIMENSÕES DA IDENTIDADE EM DUAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR Luiz Alex Silva Saraiva / Ana Carolina Oliveira Duarte, p. 107

Capítulo 5 - O ESTUDO DE CASO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DE UMA ORGANIZAÇÃO EXTINTA: O CASO DA ALFÂNDEGA BRASILEIRA Eloy Eros da Silva Nogueira, p. 125

Capítulo 6 - DIVERSIDADE CULTURAL, IDENTIDADE GAY E OS DESAFIOS DO COMING OUT NAS ORGANIZAÇÕES Marcus Vinicius Soares Siqueira / Amanda Zauli-Fellows, p. 149

Capítulo 7 - DISCURSOS SOBRE DIVERSIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: O CASO DOS DEFICIENTES FÍSICOS Sylvia Constant Vergara / Hélio Arthur Reis Irigaray, p. 165

CONCLUSÃO - IDENTIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA QUESTÃO POLÊMICA EM CURSO Luiz Alex Silva Saraiva / Alexandre de Pádua Carrieri / Alessandro Gomes Enoque / Peterson Elizandro Gandolfi, p. 183

Índice alfabético

A

  • A dialética das identidades nos processos de mudança. Solange Maria Pimenta, Marisa Rocha Lopes e Maria Laetitia Corrêa, p. 63
  • Alessandro Gomes Enoque, Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri e Peterson Elizandro Gandolfi. Apresentação. As questões identitárias nas organizações, p. 17
  • Alessandro Gomes Enoque, Peterson Elizandro Gandolfi, Luiz Alex Silva Saraiva e Alexandre de Pádua Carrieri. Conclusão. Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso, p. 183
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque, Peterson Elizandro Gandolfi e Luiz Alex Silva Saraiva. Conclusão. Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso, p. 183
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Antonio Luiz Marques e Maria Elizabeth Rezende Fernandes. Elementos para a compreensão dos estudos de identidade em teoria organizacional, p. 29
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Luiz Alex Silva Saraiva, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi. Apresentação. As questões identitárias nas organizações, p. 17
  • Alfândega brasileira. O estudo de caso da identidade organizacional de uma organização extinta: o caso da alfândega brasileira. Eloy Eros da Silva Nogueira, p. 125
  • Amanda Zauli-Fellows e Marcus Vinicius Soares Siqueira. Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações, p. 149
  • Ambiente de trabalho. Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos. Sylvia Constant Vergara e Hélio Arthur Reis Irigaray, p. 165
  • Ambiente de trabalho. Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações. Marcus Vinicius Soares Siqueira e Amanda Zauli-Fellows, p. 149
  • Ana Carolina Oliveira Duarte e Luiz Alex Silva Saraiva. Dimensões da identidade em duas organizações do terceiro setor, p. 107
  • Antonio Luiz Marques, Alexandre de Pádua Carrieri e Maria Elizabeth Rezende Fernandes. Elementos para a compreensão dos estudos de identidade em teoria organizacional, p. 29
  • Apresentação. As questões identitárias nas organizações. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 17
  • Arco-íris. Identidade e identidades: somos o branco e o arco-íris. Prefácio. Maria Ester de Freitas, p. 11

C

  • «Coming out». Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações. Marcus Vinicius Soares Siqueira e Amanda ZauliFellows, p. 149
  • Conclusão. Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 183

D

  • Deficiente físico. Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos. Sylvia Constant Vergara e Hélio Arthur Reis Irigaray, p. 165
  • Dialética das identidades nos processos de mudança. Solange Maria Pimenta, Marisa Rocha Lopes e Maria Laetitia Corrêa, p. 63
  • Dimensões da identidade em duas organizações do terceiro setor. Luiz Alex Silva Saraiva e Ana Carolina Oliveira Duarte, p. 107
  • Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos. Sylvia Constant Vergara e Hélio Arthur Reis Irigaray, p. 165
  • Diversidade. Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos. Sylvia Constant Vergara e Hélio Arthur Reis Irigaray, p. 165
  • Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações. Marcus Vinicius Soares Siqueira e Amanda Zauli-Fellows, p. 149

E

  • Elementos para a compreensão dos estudos de identidade em teoria organizacional. Maria Elizabeth Rezende Fernandes, Antonio Luiz Marques e Alexandre de Pádua Carrieri, p. 29
  • Eloy Eros da Silva Nogueira. O estudo de caso da identidade organizacional de uma organização extinta: o caso da alfândega brasileira, p. 125
  • Ensino. Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades. Kely César Martins de Paiva e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, p. 87
  • Estudo de caso da identidade organizacional de uma organização extinta: o caso da alfândega brasileira. Eloy Eros da Silva Nogueira, p. 125

H

  • Hélio Arthur Reis Irigaray e Sylvia Constant Vergara. Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos, p. 165
  • Homossexualidade. Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações. Marcus Vinicius Soares Siqueira e Amanda Zauli-Fellows, p. 149

I

  • Identidade. A dialética das identidades nos processos de mudança. Solange Maria Pimenta, Marisa Rocha Lopes e Maria Laetitia Corrêa, p. 63
  • Identidade. Apresentação. As questões identitárias nas organizações. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 17
  • Identidade. Dimensões da identidade em duas organizações do terceiro setor. Luiz Alex Silva Saraiva e Ana Carolina Oliveira Duarte, p. 107
  • Identidade. Elementos para a compreensão dos estudos de identidade em teoria organizacional. Maria Elizabeth Rezende Fernandes, Antonio Luiz Marques e Alexandre de Pádua Carrieri, p. 29
  • Identidade. Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades. Kely César Martins de Paiva e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, p. 87
  • Identidade e identidades: somos o branco e o arco-íris. Prefácio. Maria Ester de Freitas, p. 11
  • Identidade «gay». Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações. Marcus Vinicius Soares Siqueira e Amanda Zauli-Fellows, p. 149
  • Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 183
  • Identidade organizacional. O estudo de caso da identidade organizacional de uma organização extinta: o caso da alfândega brasileira. Eloy Eros da Silva Nogueira, p. 125

K

  • Kely César Martins de Paiva e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades, p. 87

L

  • Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi. Apresentação. As questões identitárias nas organizações, p. 17
  • Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi. Conclusão. Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso, p. 183
  • Luiz Alex Silva Saraiva e Ana Carolina Oliveira Duarte. Dimensões da identidade em duas organizações do terceiro setor, p. 107

M

  • Marcus Vinicius Soares Siqueira e Amanda Zauli-Fellows. Diversidade cultural, identidade gay e os desafios do «coming out» nas organizações, p. 149
  • Maria Elizabeth Rezende Fernandes, Antonio Luiz Marques e Alexandre de Pádua Carrieri. Elementos para a compreensão dos estudos de identidade em teoria organizacional, p. 29
  • Maria Ester de Freitas. Prefácio. Identidade e identidades: somos o branco e o arco-íris, p. 11
  • Maria Laetitia Corrêa, Marisa Rocha Lopes e Solange Maria Pimenta. A dialética das identidades nos processos de mudança, p. 63
  • Marisa Rocha Lopes, Solange Maria Pimenta e Maria Laetitia Corrêa. A dialética das identidades nos processos de mudança, p. 63
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo e Kely César Martins de Paiva. Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades, p. 87

O

  • O estudo de caso da identidade organizacional de uma organização extinta: o caso da alfândega brasileira. Eloy Eros da Silva Nogueira, p. 125
  • Organização extinta. O estudo de caso da identidade organizacional de uma organização extinta: o caso da alfândega brasileira. Eloy Eros da Silva Nogueira, p. 125
  • Organizações. Apresentação. As questões identitárias nas organizações. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 17
  • Organizações. Conclusão. Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 183
  • Organizações. Dimensões da identidade em duas organizações do terceiro setor. Luiz Alex Silva Saraiva e Ana Carolina Oliveira Duarte, p. 107

P

  • Peterson Elizandro Gandolfi, Alessandro Gomes Enoque, Luiz Alex Silva Saraiva e Alexandre de Pádua Carrieri. Apresentação. As questões identitárias nas organizações, p. 17
  • Peterson Elizandro Gandolfi, Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri e Alessandro Gomes Enoque. Conclusão. Identidade nas organizações: uma questão polêmica em curso, p. 183
  • Prefácio. Identidade e identidades: somos o branco e o arco-íris. Maria Ester de Freitas, p. 11
  • Processos de mudança. A dialética das identidades nos processos de mudança. Solange Maria Pimenta, Marisa Rocha Lopes e Maria Laetitia Corrêa, p. 63
  • Profissão acadêmica. Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades. Kely César Martins de Paiva e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, p. 87

Q

  • Questões identitárias nas organizações. Apresentação. Luiz Alex Silva Saraiva, Alexandre de Pádua Carrieri, Alessandro Gomes Enoque e Peterson Elizandro Gandolfi, p. 17

R

  • Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades. Kely César Martins de Paiva e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, p. 87

S

  • Solange Maria Pimenta, Marisa Rocha Lopes e Maria Laetitia Corrêa. A dialética das identidades nos processos de mudança, p. 63
  • Sylvia Constant Vergara e Hélio Arthur Reis Irigaray. Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos, p. 165

T

  • Teoria organizacional. Elementos para a compreensão dos estudos de identidade em teoria organizacional. Maria Elizabeth Rezende Fernandes, Antonio Luiz Marques e Alexandre de Pádua Carrieri, p. 29
  • Terceiro setor. Dimensões da identidade em duas organizações do terceiro setor. Luiz Alex Silva Saraiva e Ana Carolina Oliveira Duarte, p. 107
  • Trabalho. Discursos sobre diversidade no ambiente de trabalho: o caso dos deficientes físicos. Sylvia Constant Vergara e Hélio Arthur Reis Irigaray, p. 165

U

  • Universidade. Refletindo sobre identidades e profissão acadêmica em universidades. Kely César Martins de Paiva e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, p. 87

Recomendações

Capa do livro: Capital Empreendedor, Sergio Henrique Miranda de Sousa

Capital Empreendedor

 Sergio Henrique Miranda de SousaISBN: 978853622139-7Páginas: 220Publicado em: 20/08/2008

Versão impressa

R$ 99,90em 3x de R$ 33,30Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Diagnóstico Empresarial & Gestão Comercial, Rodrigo Antonio Chaves da Silva

Diagnóstico Empresarial & Gestão Comercial

 Rodrigo Antonio Chaves da SilvaISBN: 978853625740-2Páginas: 276Publicado em: 28/04/2016

Versão impressa

R$ 119,90em 4x de R$ 29,98Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Poder da Liderança, O, Ernesto Artur Berg

Poder da Liderança, O

 Ernesto Artur BergISBN: 978853624144-9Páginas: 172Publicado em: 25/04/2013

Versão impressa

R$ 79,90em 3x de R$ 26,63Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Fundo de Comércio Goodwill, Wilson Alberto Zappa Hoog

Fundo de Comércio Goodwill

7ª Edição - Revista e AtualizadaWilson Alberto Zappa HoogISBN: 978655605733-0Páginas: 490Publicado em: 15/10/2021

Versão impressa

R$ 209,90em 6x de R$ 34,98Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 147,70em 5x de R$ 29,54Adicionar eBook
ao carrinho