Cinema e Filosofia - Ensinar e Aprender Filosofia com os Filmes - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica - Coordenada por: Geraldo Balduíno Horn

Alessandro Reina

Versão impressa

por R$ 99,90em 3x de R$ 33,30Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS
por R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao carrinho

Ficha técnica

Autor(es): Alessandro Reina

ISBN v. impressa: 978853625514-9

ISBN v. digital: 978853625655-9

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 253grs.

Número de páginas: 204

Publicado em: 14/12/2015

Área(s): Filosofia

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

A presente obra aborda como o cinema possui dentro de si a potencialidade de ser filosófico, conduzindo tanto o espectador-filósofo como o não filósofo à construção de uma reflexão profunda sobre os processos que envolvem a realidade, o ser humano e seus problemas. 

O livro parte das reflexões realizadas pelos filósofos Gilles Deleuze e Julio Cabrera, acerca da possibilidade dos filmes do cinema caracterizarem-se como uma “forma de pensamento”, conduzindo o espectador ao ato do filosofar.

Aborda também o uso do filme como um poderoso recurso didático para o ensino da Filosofia, não sendo utilizado apenas como um elemento de mobilização, expressão ou de ilustração do pensamento filosófico, mas como um propulsor do próprio ato de filosofar a partir da capacidade do filme de “violentar o pensamento” por intermédio da narrativa fílmica.

Autor(es)

ALESSANDRO REINA

Mestre em Educação, Especialista em Filosofia da Educação e Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba – CEEP-PR e dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia do Claretiano Centro Universitário, responsável pelas disciplinas de Filosofia da Educação e Didática e Metodologia do Ensino da Filosofia. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino da Filosofia – NESEF-UFPR e também do Instituto de Filosofia da Libertação – IFIL. Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Cinema e Cultura.

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 17

Capítulo I - FILOSOFIA E CINEMA, p. 21

1.1 Cinema: A Criação de Uma Nova Linguagem, p. 22

1.2 Cinema: Arte Como Crítica ou Destruição da Aura da Cultura?, p. 30

1.3 Significação e Linguagem Por Intermédio da Semiótica, p. 38

1.4 Significação e Linguagem de Acordo Com a Semiótica Peirceana nos Filmes do Cinema, p. 44

1.5 A Imbricação Entre Cinema e Filosofia, p. 48

1.6 Filosofia, Conceito e Imagem, p. 68

1.7 Cinema, Filosofia e Pensamento, p. 79

Capítulo II - O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, p. 93

2.1 Sobre o Estudar e Aprender Filosofia Com o Cinema, p. 94

2.2 Conceito-Imagem e Aprendizagem Filosófica a Partir do Filme, p. 104

Capítulo III - O ENSINO DA FILOSOFIA POR MEIO DO CINEMA, p. 109

3.1 O Processo do Ensino da Filosofia, p. 109

3.2 O Processo de Aprendizagem da Filosofia, p. 114

3.3 O Ensino da Filosofia Por Intermédio do Cinema: Utilização Pedagógica do Filme, p. 120

3.3.1 Limites e possibilidades do uso do filme, p. 131

3.3.2 A abordagem do filme na sala de aula, p. 138

3.3.3 O uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145

3.3.4 Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula, p. 159

Capítulo IV - O CINECLUBE COMO FATOR DE EDUCAÇÃO FILOSÓFICA, p. 165

4.1 Cineclubismo e Educação, p. 165

4.2 Projeto Cineclube Filosófico na Escola, p. 173

CONSIDERAÇÕES FINAIS, p. 179

REFERÊNCIAS, p. 187

Índice alfabético

A

  • Abordagem. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145
  • Aprendizagem. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme, p. 104
  • Aprendizagem. Processo de aprendizagem da filosofia, p. 114
  • Arte. Cinema: arte como crítica ou destruição da aura da cultura?, p. 30

C

  • Cineclube como fator de educação filosófica, p. 165
  • Cineclubismo e educação, p. 165
  • Cinema, filosofia e pensamento, p. 79
  • Cinema. Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização peda-gógica do filme, p. 120
  • Cinema. Ensino da filosofia por meio do cinema, p. 109
  • Cinema. Filosofia e cinema, p. 21
  • Cinema. Imbricação entre cinema e filosofia, p. 48
  • Cinema. Significação e linguagem de acordo com a semiótica peirceana nos filmes do cinema, p. 44
  • Cinema. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema, p. 94
  • Cinema: a criação de uma nova linguagem, p. 22
  • Cinema: arte como crítica ou destruição da aura da cultura?, p. 30
  • Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme, p. 104
  • Conceito. Filosofia, conceito e imagem, p. 68
  • Considerações finais, p. 179
  • Cultura. Cinema: arte como crítica ou destruição da aura da cultura?, p. 30

D

  • Didática. Abordagem do filme na sala de aula, p. 138
  • Didática. Filme como recurso didático-pedagógico, p. 93
  • Didática. Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula, p. 159
  • Didática. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145

E

  • Educação filosófica. Cineclube como fator de educação filosófica, p. 165
  • Educação. Cineclubismo e educação, p. 165
  • Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização pedagógica do filme, p. 120
  • Ensino da filosofia por meio do cinema, p. 109
  • Ensino. Abordagem do filme na sala de aula, p. 138
  • Ensino. Filme como recurso didático-pedagógico, p. 93
  • Ensino. Processo do ensino da filosofia, p. 109
  • Ensino. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema, p. 94
  • Ensino. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145
  • Escola. Projeto Cineclube Filosófico na Escola, p. 173
  • Estudo. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema, p. 94

F

  • Filme como recurso didático-pedagógico, p. 93
  • Filme. Abordagem do filme na sala de aula, p. 138
  • Filme. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme, p. 104
  • Filme. Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização pedagógi-ca do filme, p. 120
  • Filme. Limites e possibilidades do uso do filme, p. 131
  • Filme. Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula, p. 159
  • Filme. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145
  • Filosofia e cinema, p. 21
  • Filosofia, conceito e imagem, p. 68
  • Filosofia. Cinema, filosofia e pensamento, p. 79
  • Filosofia. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme, p. 104
  • Filosofia. Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização peda-gógica do filme, p. 120
  • Filosofia. Ensino da filosofia por meio do cinema, p. 109
  • Filosofia. Imbricação entre cinema e filosofia, p. 48
  • Filosofia. Processo de aprendizagem da filosofia, p. 114
  • Filosofia. Processo do ensino da filosofia, p. 109
  • Filosofia. Projeto Cineclube Filosófico na Escola, p. 173
  • Filosofia. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema, p. 94
  • Filosofia. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145

I

  • Imagem. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme, p. 104
  • Imagem. Filosofia, conceito e imagem, p. 68
  • Imbricação entre cinema e filosofia, p. 48
  • Introdução, p. 17

L

  • Linguagem. Cinema: a criação de uma nova linguagem, p. 22
  • Linguagem. Significação e linguagem de acordo com a semiótica peircea-na nos filmes do cinema, p. 44

P

  • Pensamento. Cinema, filosofia e pensamento, p. 79
  • Processo de aprendizagem da filosofia, p. 114
  • Processo do ensino da filosofia, p. 109
  • Projeto Cineclube Filosófico na Escola, p. 173

R

  • Referências, p. 187
  • Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula, p. 159

S

  • Sala de aula. Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula, p. 159
  • Semiótica peirceana. Significação e linguagem de acordo com a semiótica peirceana nos filmes do cinema, p. 44
  • Significação e linguagem de acordo com a semiótica peirceana nos filmes do cinema, p. 44
  • Significação e linguagem por intermédio da semiótica, p. 38

U

  • Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia, p. 145

Recomendações

Capa do livro: Mente Holística, A, Gustavo Luiz Gava

Mente Holística, A

 Gustavo Luiz GavaISBN: 978853624808-0Páginas: 138Publicado em: 04/09/2014

Versão impressa

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 49,90 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Fundamentos da Justiça, Rodrigo Toaldo Cappellari

Fundamentos da Justiça

 Rodrigo Toaldo CappellariISBN: 978853623979-8Páginas: 228Publicado em: 23/10/2012

Versão impressa

de R$ 99,90* porR$ 79,92em 3x de R$ 26,64Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 69,90* porR$ 55,92em 2x de R$ 27,96Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Contrato Como Transferência de Direitos em Thomas Hobbes, Gisele Mascarelli Salgado

Contrato Como Transferência de Direitos em Thomas Hobbes

 Gisele Mascarelli SalgadoISBN: 978853622031-4Páginas: 226Publicado em: 12/06/2008

Versão impressa

de R$ 99,90* porR$ 79,92em 3x de R$ 26,64Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 69,90* porR$ 55,92em 2x de R$ 27,96Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Antígona e o Direito, Marcelo Alves

Antígona e o Direito

 Marcelo AlvesISBN: 978853621746-8Páginas: 100Publicado em: 31/10/2007

Versão impressa

R$ 59,90em 2x de R$ 29,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 40,90 Adicionar eBook
ao carrinho