Estratégia na Advocacia - A Um Passo de 2030 - Edição Comemorativa de 20 Anos

5ª Edição - Revista e Atualizada e Ampliada Lara Selem

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Ficha técnica

Autor(es): Lara Selem

ISBN v. impressa: 978652630843-1

ISBN v. digital: 978652630822-6

Edição/Tiragem: 5ª Edição - Revista e Atualizada e Ampliada

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 345grs.

Número de páginas: 278

Publicado em: 31/07/2023

Área(s): Direito - Gestão e Marketing Jurídico; Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing

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Sinopse

Apresentação de José Salibi Neto - Prefácio de Peter J. Rea, Ph.D.

A obra foi estruturada com base nos principais autores das áreas estudadas, além da expertise e pioneirismo da autora em consultoria estratégica para sociedades de advogados desde o ano 2000. O objetivo principal é estabelecer um conceito comum para o entendimento do planejamento estratégico e sua aplicabilidade nos escritórios de advocacia brasileiros. A autora explora os aspectos históricos e recentes das sociedades de advogados, abordando a legislação e normas relevantes para o setor. Há uma análise detalhada dos conceitos, características e estruturação das sociedades de advogados, assim como da estrutura da advocacia no presente e no futuro, com especulação sobre como será a advocacia em 2030 considerando o avanço tecnológico. A Governança Corporativa é destacada como norteadora das Sociedades de Advogados, apontando a profissionalização como o caminho para garantir a sustentabilidade e perenidade. É detalhada a estrutura de governança em seus níveis estratégicos e táticos. Também analisa as bases da Gestão Legal, seus pilares e a experiência de clientes. Além disso, discute os níveis de atividades, a gestão do tempo e as competências que todo advogado deve possuir ao assumir a liderança de uma sociedade de advogados. A autora apresenta uma revisão bibliográfica da essência do Planejamento Estratégico, visando explorar a base conceitual que fundamentou o trabalho, bem como detalha a metodologia e etapas do Planejamento Estratégico, desde as fases preparatórias até a elaboração e formalização do plano, com um passo a passo do antes, durante e depois da realização do planejamento estratégico, visando garantir a execução dos projetos até o fim. Também traz uma seleção das ferramentas estratégicas mais utilizadas para análise de cenários, formulação do planejamento e metodologia de execução. Ao completar 20 anos desde sua primeira edição, esta obra é um convite contínuo a sócios e advogados para refletirem sobre sua carreira, profissão e seu negócio.

Autor(es)

LARA SELEM

Advogada, Escritora, Professora, Palestrante, Mentora e Consultura especialista em Planejamento Estratégico e Sociedades de Advogados. Sócia-fundadora da Selem Bertozzi Consultoria e do Instituto Internacional de Gestão Legal. MBA pela Baldwin Wallace College, especialista em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvad Business School. Tem atuação forte junto à OAB Nacional, CESA (Centro de Estudos de Sociedades de Advogados) e ALA (Association of Legal Administrators). Autora de 18 obras sobre gestão de escritórios de advocacia.

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 39

Capítulo I - ADVOCACIA NO BRASIL, p. 49

1.1 ADVOCACIA CONTINUA SENDO ADVOCACIA, p. 51

1.2 UMA PROFISSÃO REGULAMENTADA, p. 54

1.3 ADVOCACIA COMO "NEGÓCIO", p. 59

1.4 ADVOCACIA 2030 E A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, p. 62

1.5 ONDE ENTRA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?, p. 68

Capítulo II - GOVERNANÇA NA ADVOCACIA, p. 73

2.1 PRINCÍPIOS NORTEADORES, p. 74

2.2 ESTRUTURA DE GOVERNANÇA, p. 77

2.2.1 Gestão Estratégica: Plenária de Sócios, p. 79

2.2.2 Gestão Estratégica: Conselho de Sócios, p. 79

2.2.3 Gestão Estratégica: Comitê Gestor, p. 80

2.2.4 Gestão Tática: Gestão Administrativo-Financeira, p. 81

2.2.5 Gestão Tática: Núcleos de Prática Jurídica, p. 83

2.2.6 Gestão Tática: Controladoria, p. 84

2.2.7 Gestão Tática: Relações Institucionais, p. 84

2.3 GOVERNANÇA DE BANCAS DE GRANDE PORTE, p. 85

2.3.1 Case Veirano, p. 85

2.3.2 Case TozziniFreire, p. 86

2.3.3 Case Mattos Filho, p. 87

2.4 DOCUMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA, p. 88

2.4.1 Contrato Social, p. 88

2.4.2 Acordo de Sócios, p. 90

2.4.3 Regulamento Interno, p. 92

2.4.4 Código de Ética e Conduta, p. 95

2.4.5 Outros Documentos, p. 100

Capítulo III - FUNDAMENTOS DA GESTÃO LEGAL, p. 101

3.1 SISTEMA DE CAUSA E EFEITO NA ADVOCACIA, p. 101

3.2 PILARES ESTRATÉGICOS DA GESTÃO LEGAL, p. 104

3.2.1 Gestão de Pessoas, p. 104

3.2.2 Gestão da Produção Jurídica e Tecnologia, p. 105

3.2.3 Gestão de Clientes e Marketing Jurídico, p. 106

3.2.4 Gestão Financeira, p. 108

3.2.5 Ferramenta de Diagnóstico: SB Analytics, p. 110

3.3 EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: INTERNO E EXTERNO, p. 111

3.4 ABRANGÊNCIA DE ATIVIDADES ESTRATÉGICAS, TÁTICAS E OPERACIONAIS, p. 115

3.5 MAESTRIA E COMPETÊNCIAS DOS SÓCIOS, p. 118

3.5.1 Advogado Rainmaker, p. 121

3.5.1.1 Finder, o caçador de clientes, p. 123

3.5.1.2 Binder, o que amarra o trabalho e os relacionamentos, p. 124

3.5.1.3 Minder, o que toma decisões, p. 124

3.5.1.4 Grinder, o que faz o trabalho "braçal", p. 125

3.5.2 Competências Gerenciais, p. 126

Capítulo IV - ESSÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, p. 133

4.1 PENSAMENTO ESTRATÉGICO, p. 136

4.2 NASCIMENTO E EVOLUÇÃO, p. 139

4.3 DEFINIÇÃO E CONCEITOS, p. 145

4.4 OBJETIVOS, p. 149

4.5 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, p. 150

4.6 ELABORAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO, p. 159

4.7 AMBIENTES E CENÁRIOS, p. 161

Capítulo V - METODOLOGIA E PRÁTICA, p. 165

5.1 DETALHAMENTO DA METODOLOGIA, p. 169

5.2 ETAPAS PREPARATÓRIAS, p. 170

5.2.1 Diagnóstico do Ambiente, p. 170

5.2.2 Definição da Missão, Visão e BHAG, p. 178

5.3 ETAPAS DA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO, p. 183

5.3.1 Definição de Objetivos e Metas, p. 183

5.3.2 Escolha da Alternativa Estratégica, p. 185

5.3.3 Formalização do Plano, p. 189

5.3.3.1 Plano de Marketing Jurídico, p. 189

5.3.3.2 Plano Financeiro, p. 192

5.3.3.3 Plano Operacional Jurídico, p. 194

5.3.4 Mecanismos de Controle e Avaliação, p. 195

Capítulo VI - ESTRATÉGIA NA ADVOCACIA, p. 199

6.1 DESENHO ESTRATÉGICO UTILIZANDO O LEGAL CANVAS, p. 200

6.2 VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, p. 204

6.3 REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, p. 207

6.3.1 Comitê Estratégico e Subcomitês, p. 208

6.3.2 ANTES do Planejamento Estratégico, p. 209

6.3.3 Durante o Planejamento Estratégico, p. 211

6.3.4 Depois do Planejamento Estratégico, p. 212

6.3.5 Rotinas de Reuniões, p. 213

Capítulo VII - CURADORIA DE FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS, p. 217

7.1 FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE CENÁRIOS, p. 217

7.1.1 Análise SWOT, p. 218

7.1.2 Análise PESTEL, p. 219

7.1.3 Análise de Efeito Bola de Neve, p. 220

7.1.4 Análise de Mercado, p. 221

7.1.5 Análise BCG, p. 223

7.1.6 Análise de Portfólio, p. 225

7.1.7 Análise de Porter, p. 226

7.2 FERRAMENTAS PARA FORMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO, p. 228

7.2.1 Mapa Estratégico, p. 229

7.2.2 Balanced Scorecard, p. 230

7.2.3 Análise de GAP, p. 232

7.2.4 Objectives and Key Results (OKR), p. 233

7.2.5 Análise de Viabilidade, p. 235

7.3 FERRAMENTAS DE EXECUÇÃO, p. 236

7.3.1 Metodologia Tradicional de Planejamento e Execução de Projetos, p. 236

7.3.2 Metodologia de Execução Ágil, p. 239

7.3.3 Metodologia Scrum, p. 241

7.3.4 Metodologia Kanban, p. 244

7.3.5 Metodologia Lean, p. 245

7.3.6 Metodologia Six Sigma, p. 247

CONCLUSÃO, p. 251

REFERÊNCIAS, p. 257

Índice alfabético

A

  • Abrangência de atividades estratégicas, táticas e operacionais, p. 115
  • Advocacia 2030 e a 4ª Revolução Industrial, p. 62
  • Advocacia como "negócio", p. 59
  • Advocacia continua sendo advocacia, p. 51
  • Advocacia no Brasil, p. 49
  • Advocacia. Estratégia, p. 199
  • Advocacia. Estratégia. Antes do planejamento estratégico, p. 209
  • Advocacia. Estratégia. Comitê estratégico e subcomitês, p. 208
  • Advocacia. Estratégia. Depois do planejamento estratégico, p. 212
  • Advocacia. Estratégia. Desenho estratégico utilizando o Legal Canvas, p. 200
  • Advocacia. Estratégia. Durante o planejamento estratégico, p. 211
  • Advocacia. Estratégia. Realização do planejamento estratégico, p. 207
  • Advocacia. Estratégia. Rotinas de reuniões, p. 213
  • Advocacia. Estratégia. Visão panorâmica do processo de planejamento, p. 204
  • Advocacia. Governança na advocacia, p. 73
  • Advocacia. Onde entra o planejamento estratégico?, p. 68
  • Advocacia. Sistema de causa e efeito na advocacia, p. 101
  • Advocacia. Uma profissão regulamentada, p. 54
  • Alternativa estratégica. Escolha, p. 185
  • Atividades estratégicas, táticas e operacionais. Abrangência, p. 115

C

  • Cliente. Experiência do cliente: interno e externo, p. 111
  • Conclusão, p. 251
  • Curadoria de ferramentas estratégicas, p. 217

D

  • Diagnóstico. Ferramenta de diagnóstico: SB Analytics, p. 110
  • Documentação da governança, p. 88

E

  • Escolha da alternativa estratégica, p. 185
  • Essência do planejamento estratégico, p. 133
  • Estratégia na advocacia, p. 199
  • Etapas da elaboração do plano estratégico, p. 183
  • Experiência do cliente: interno e externo, p. 111

F

  • Ferramenta de diagnóstico: SB Analytics, p. 110
  • Ferramentas de execução, p. 236
  • Ferramentas de execução. Metodologia de execução ágil, p. 239
  • Ferramentas de execução. Metodologia Kanban, p. 244
  • Ferramentas de execução. Metodologia Lean, p. 245
  • Ferramentas de execução. Metodologia Scrum, p. 241
  • Ferramentas de execução. Metodologia Six Sigma, p. 247
  • Ferramentas de execução. Metodologia tradicional de planejamento e execução de projetos, p. 236
  • Ferramentas estratégicas. Curadoria, p. 217
  • Ferramentas para análise de cenários, p. 217
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise BCG, p. 223
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise de Efeito Bola de Neve, p. 220
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise de Mercado, p. 221
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise de Porter, p. 226
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise de Portfólio, p. 225
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise PESTEL, p. 219
  • Ferramentas para análise de cenários. Análise SWOT, p. 218
  • Ferramentas para formulação do planejamento, p. 228
  • Ferramentas para formulação do planejamento. Análise de GAP, p. 232
  • Ferramentas para formulação do planejamento. Análise de viabilidade, p. 235
  • Ferramentas para formulação do planejamento. Balanced Scorecard, p. 230
  • Ferramentas para formulação do planejamento. Mapa estratégico, p. 229
  • Ferramentas para formulação do planejamento. Objectives and Key Results (OKR), p. 233
  • Fundamentos da gestão legal, p. 101

G

  • Gestão da produção jurídica e tecnologia, p. 105
  • Gestão de clientes e marketing jurídico, p. 106
  • Gestão de pessoas, p. 104
  • Gestão estratégica: comitê gestor, p. 80
  • Gestão estratégica: conselho de sócios, p. 79
  • Gestão estratégica: plenária de sócios, p. 79
  • Gestão financeira, p. 108
  • Gestão legal. Fundamentos, p. 101
  • Gestão legal. Pilares estratégicos da gestão legal, p. 104
  • Gestão tática: controladoria, p. 84
  • Gestão tática: gestão administrativo-financeira, p. 81
  • Gestão tática: núcleos de prática jurídica, p. 83
  • Gestão tática: relações institucionais, p. 84
  • Governança de bancas de grande porte, p. 85
  • Governança de bancas de grande porte. Case Mattos Filho, p. 87
  • Governança de bancas de grande porte. Case TozziniFreire, p. 86
  • Governança de bancas de grande porte. Case Veirano, p. 85
  • Governança na advocacia, p. 73
  • Governança. Documentação, p. 88
  • Governança. Documentação. Acordo de sócios, p. 90
  • Governança. Documentação. Código de Ética e Conduta, p. 95
  • Governança. Documentação. Contrato Social, p. 88
  • Governança. Documentação. Outros documentos, p. 100
  • Governança. Documentação. Regulamento interno, p. 92
  • Governança. Estrutura de governança, p. 77

I

  • Introdução, p. 39

M

  • Maestria e competências dos sócios, p. 118
  • Metodologia e prática, p. 165
  • Metodologia. Definição da missão, visão e BHAG, p. 178
  • Metodologia. Detalhamento da metodologia, p. 169
  • Metodologia. Diagnóstico do ambiente, p. 170
  • Metodologia. Etapas preparatórias, p. 170

P

  • Pensamento estratégico, p. 136
  • Pilares estratégicos da gestão legal, p. 104
  • Planejamento estratégico. Ambientes e cenários, p. 161
  • Planejamento estratégico. Aspectos positivos e negativos, p. 150
  • Planejamento estratégico. Definição e conceitos, p. 145
  • Planejamento estratégico. Elaboração, implantação e manutenção, p. 159
  • Planejamento estratégico. Essência, p. 133
  • Planejamento estratégico. Nascimento e evolução, p. 139
  • Planejamento estratégico. Objetivos, p. 149
  • Planejamento. Ferramentas para formulação do planejamento, p. 228
  • Plano estratégico. Definição de objetivos e metas, p. 183
  • Plano estratégico. Etapas da elaboração, p. 183
  • Plano estratégico. Formalização do plano, p. 189
  • Plano estratégico. Mecanismos de controle e avaliação, p. 195
  • Plano estratégico. Plano de marketing jurídico, p. 189
  • Plano estratégico. Plano financeiro, p. 192
  • Plano estratégico. Plano operacional jurídico, p. 194
  • Princípios norteadores, p. 74

R

  • Referências, p. 257

S

  • SB Analytics. Ferramenta de diagnóstico, p. 110
  • Sistema de causa e efeito na advocacia, p. 101
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios, p. 118
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios. Advogado rainmaker, p. 121
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios. Binder, o que amarra o trabalho e os relacionamentos, p. 124
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios. Competências gerenciais, p. 126
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios. Finder, o caçador de clientes, p. 123
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios. Grinder, o que faz o trabalho "braçal", p. 125
  • Sociedade. Maestria e competências dos sócios. Minder, o que toma decisões, p. 124

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