Psicologia para Pais e Educadores - Volume 01 - Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo

Organizadoras: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da Silva

Versão impressa

de R$ 77,40*
por R$ 61,92em 2x de R$ 30,96Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS
de R$ 54,70*

* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel

Ficha técnica

Autor(es): Organizadoras: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da Silva

ISBN v. impressa: 978853629076-8

ISBN v. digital: 978853629127-7

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 171grs.

Número de páginas: 138

Publicado em: 04/09/2019

Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

A coleção Psicologia para Pais e Educadores é uma obra que oferece uma comunicação interdisciplinar dos fenômenos do desenvolvimento, compartilha de várias abordagens teóricas que se debruçam sobre o desenvolver-se e valoriza a aliança entre os estudos empíricos e a intervenção prática. A obra está dividida em 2 volumes. O Volume 1 apresenta capítulos que discutem aspectos do Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo; e o Volume 2 apresenta capítulos que discutem aspectos do Desenvolvimento Moral e Social. Todavia, essa divisão tem apenas um sentido didático e organizacional da obra. Do ponto de vista teórico não vislumbramos essa divisão de áreas no desenvolvimento humano, pelo contrário, entendemos que todo o processo de se desenvolver do ser humano comunga aspectos cognitivos, afetivos, morais e sociais durante cada e todo momento do ser humano.

Autor(es)

LUCIANA MARIA CAETANO

Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem como principais temas de pesquisa: psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente e o estudo do desenvolvimento psicológico moral e suas relações com contextos sociais: família e escola. Atua como pesquisadora e professora RDIDP do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Fundadora do Grupo de Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. É membro do LEDA/IPUSP (Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem) e membro da Jean Piaget Society.

SANDREILANE CANO DA SILVA

Pós-doutoranda em Psicologia na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) com bolsa CAPES. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Psicopedagogia Construtivista e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. Já atuou como psicopedagoga, professora de Educação Infantil, professora de Ensino Superior e consultora pedagógica em reportagens na área de Educação.

COLABORADORES:

Ana Paula Amaral
Ana Paula Magosso Cavaggioni
Betânia Alves Veiga Dell’Agli
Camila Domeniconi
Carlos Eduardo Rocha dos Santos
Cecília Onohara da Silva
Francismara Neves de Oliveira
Helena Rinaldi Rosa
Hilda Rosa Capelão Avoglia
Karina Luciane Deolindo
Leandro Augusto dos Reis
Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
Lino de Macedo
Luciana Maria Caetano
Mariana Inés Garbarino
Marlene Alves da Silva
Miria Benincasa
Priscila Benitez
Ricardo M. Bondioli
Sandreilane Cano da Silva
Solange Franci Raimundo Yaegashi

Sumário

1 - Vamos jogar o SET Jr.? / Sandreilane Cano da Silva / Lino de Macedo, p. 31

2 - Desenvolvimento infantil: Como e por que as crianças desenham? / Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43

3 - Improvisação musical na escola: Qualquer coisa vale? / Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55

4 - Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais / Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65

5 - Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce / Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75

6 - A afetividade do fazer e compreender / Mariana Inés Garbarino, p. 87

7 - Representações de si de mães de filhos com TDAH / Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101

8 - Relações interpessoais e conflito: O caso da relação escola e família / Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115

Índice alfabético

A

  • A afetividade do fazer e compreender. Mariana Inés Garbarino, p. 87
  • Agente educacional. Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65
  • Ana Paula Amaral. Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101
  • Ana Paula Magosso Cavaggioni. Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce. Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75

B

  • Betânia Alves Veiga Dell’Agli. Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101

C

  • Camila Domeniconi. Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65
  • Carlos Eduardo Rocha dos Santos. Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65
  • Cecília Onohara da Silva. Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101
  • Cognição. Desenvolvimento cognitivo, p. 29
  • Compreender. A afetividade do fazer e compreender. Mariana Inés Garbarino, p. 87
  • Conflito. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115
  • Criatividade. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Criatividade. Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55
  • Criatividade. Vamos Jogar o SET Jr.? Sandreilane Cano da Silva / Lino de Macedo, p. 31

D

  • Desenhos. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Desenvolvimento afetivo, p. 73
  • Desenvolvimento afetivo. A afetividade do fazer e compreender. Mariana Inés Garbarino, p. 87
  • Desenvolvimento afetivo. Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce. Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75
  • Desenvolvimento afetivo. Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101
  • Desenvolvimento cognitivo, p. 29
  • Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Desenvolvimento. Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce. Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75

E

  • Educação. Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55
  • Ensino. Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101
  • Escola. Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55
  • Escola. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115
  • Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65

F

  • Família. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115
  • Fazer. A afetividade do fazer e compreender. Mariana Inés Garbarino, p. 87
  • Francismara Neves de Oliveira. Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55

H

  • Helena Rinaldi Rosa. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43

I

  • Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce. Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75
  • Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55
  • Inclusão. Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65
  • Infância. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Interpessoalidade. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115
  • Intervenção precoce. Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce. Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75

J

  • Jogos. Vamos Jogar o SET Jr.? Sandreilane Cano da Silva / Lino de Macedo, p. 31

K

  • Karina Luciane Deolindo. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115

L

  • Leandro Augusto dos Reis. Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55
  • Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Lino de Macedo. Vamos Jogar o SET Jr.? Sandreilane Cano da Silva / Lino de Macedo, p. 31
  • Luciana Maria Caetano. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115

M

  • Mariana Inés Garbarino. A afetividade do fazer e compreender, p. 87
  • Marlene Alves da Silva. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Miria Benincasa. Identificação de risco de desenvolvimento e intervenção precoce. Ana Paula Magosso Cavaggioni / Miria Benincasa, p. 75
  • Música. Improvisação musical na escola: qualquer coisa vale? Leandro Augusto dos Reis / Francismara Neves de Oliveira, p. 55

P

  • Priscila Benitez. Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65

R

  • Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115
  • Representação. Desenvolvimento infantil: como e por que as crianças desenham? Helena Rinaldi Rosa / Hilda Rosa Capelão Avoglia / Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo / Marlene Alves da Silva, p. 43
  • Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101
  • Ricardo M. Bondioli. Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. Priscila Benitez / Carlos Eduardo Rocha dos Santos / Camila Domeniconi / Ricardo M. Bondioli, p. 65

S

  • Sandreilane Cano da Silva. Vamos Jogar o SET Jr.? Sandreilane Cano da Silva / Lino de Macedo, p. 31
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi. Relações interpessoais e conflito: o caso da relação escola e família. Luciana Maria Caetano / Solange Franci Raimundo Yaegashi / Karina Luciane Deolindo, p. 115

T

  • TDAH. Representações de si de mães de filhos com TDAH. Betânia Alves Veiga Dell’Agli / Ana Paula Amaral / Cecília Onohara da Silva, p. 101

V

  • Vamos Jogar o SET Jr.? Sandreilane Cano da Silva / Lino de Macedo, p. 31

Recomendações

Capa do livro: Terapia Analítico-Comportamental Infantil, Organizadores: Amanda Viana dos Santos e Artur Vandré Pitanga

Terapia Analítico-Comportamental Infantil

 Organizadores: Amanda Viana dos Santos e Artur Vandré PitangaISBN: 978652630281-1Páginas: 276Publicado em: 07/12/2022

Versão impressa

R$ 129,90em 5x de R$ 25,98Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 89,90em 3x de R$ 29,97Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Criança Hiperativa & Gestalt-Terapia, Sheila Antony

Criança Hiperativa & Gestalt-Terapia

 Sheila AntonyISBN: 978853627880-3Páginas: 140Publicado em: 04/05/2018

Versão impressa

R$ 77,90em 3x de R$ 25,97Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 54,70em 2x de R$ 27,35Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Educação a Distância (EaD) e Psicologia Cultural, Geane de Jesus Silva e Diva Albuquerque Maciel

Educação a Distância (EaD) e Psicologia Cultural

 Geane de Jesus Silva e Diva Albuquerque MacielISBN: 978853626274-1Páginas: 164Publicado em: 21/10/2016

Versão impressa

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 49,90 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Gestão de Instituições de Ensino Superior, Coordenadores: Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho

Gestão de Instituições de Ensino Superior

 Coordenadores: Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa FilhoISBN: 978853622352-0Páginas: 194Publicado em: 18/02/2009

Versão impressa

R$ 84,70em 3x de R$ 28,23Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 59,90em 2x de R$ 29,95Adicionar eBook
ao carrinho