Relacionamentos Positivos na Escola

Organizadores: Lidia Weber e Josafá da Cunha

Versão impressa

por R$ 97,70em 3x de R$ 32,57Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS
por R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao carrinho

Ficha técnica

Autor(es): Organizadores: Lidia Weber e Josafá da Cunha

ISBN v. impressa: 978655605385-1

ISBN v. digital: 978655605374-5

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 285grs.

Número de páginas: 230

Publicado em: 06/11/2020

Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

Relacionamentos Positivos na Escola reúne perspectivas contemporâneas e interdisciplinares sobre a promoção de relacionamentos positivos a partir do contexto escolar. Partindo da perspectiva de que os relacionamentos positivos são uma prioridade para garantir uma vida plena e próspera, autores do Brasil, Canadá, Colômbia e Estados Unidos compartilham em 40 capítulos contribuições teóricas e práticas fundamentadas em pesquisas recentes sobre temas como o desenvolvimento socioemocional, a melhoria do clima escolar, prevenção ao bullying, abordagens sobre a diferença e a resiliência diante de desafios acadêmicos. É um livro planejado para comunicar como todos podemos contribuir para a melhoria dos relacionamentos em contextos educacionais.

--------------------------------------------------------

“Este livro enfatiza como as relações positivas são um dos principais alicerces para uma vida saudável e próspera, e reúne uma série de capítulos sobre como os contextos da escola desempenham um papel crucial em nosso desenvolvimento. Cada capítulo tem base científica sólida, e traz recomendações práticas para a melhoria dos relacionamentos na escola, mostrando como os relacionamentos podem melhorar.”

Jonathan Bruce Santo

PhD, Professor de Psicologia do Desenvolvimento, University of Nebraska at Omaha 

Autor(es)

LIDIA WEBER

Doutora e Mestre em Psicologia Experimental (USP) com pós-doutorado em Desenvolvimento Humano (UnB). Psicóloga, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná desde 1982. Autora de diversos livros, entre eles Eduque com Carinho, e palestrante nacional e internacional.

JOSAFÁ DA CUNHA

Doutor e Mestre em Educação (UFPR) e graduado em Psicologia (UFPR). Professor e pesquisador do Departamento de Teorias e Fundamentos em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPR). Coordena o Programa DIGA e atua em diferentes sociedades científicas internacionais.

COLABORADORES:

Alessandra Pereira Falcão

Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Alexa Martin-Storey

Ana Lúcia T. de Moura Henriques

Andréa Romero de Almeida

Anyellem Pereira Rosa

Beatriz Veleda Bermudez

Bianca Nicz Ricci

Bruno Pierin Ernsen

Carla Zeglio

Cintia Graziela Mosson de Carvalho

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Daiane da Silva Vasconselos

Elizeu Batista Borloti

Emilly Rubia Retika da Silva

Fabiana Pinheiro Ramos

Felipe Camarão Grott

Gisele Regina Stasiak

Gustavo Manoel Schier Dória

Hellen Tsuruda Amaral

Janice Strivieri Souza Moreira

Jonathan Bruce Santo

Katia Monteiro Silva

Larissa Zeggio

Letícia Nagel Bérgamo

Lina María Saldarriaga Mesa

Linie Machado

Lis Andrea Pereira Soboll

Luana Breda Cristiano

Mari Angela Calderari Oliveira

Maria Cristina Neiva de Carvalho

Maria José Ribeiro

Matheus do Nascimento Batista

Natália Pascon Cognetti

Oswaldo M. Rodrigues Jr.

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Plinio Marco de Toni

Rafael Módolo Maciel

Rafael Vera Cruz de Carvalho

Rafaela R. de Faria

Rosana Angst Pasqualotto

Rosina Forteski Glidden

Sarah Aline Roza

Silvana do Monte Moreira

Sílvia Andreis-Witkoski

Silvia Maria Cintra da Silva

Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves

Suzane Schmidlin Löhr

Thaís Cristina Gutstein Nazar

Vera Regina Miranda

Verônica Bender Haydu

Vitor Atsushi Nozaki Yano

Sumário

1 Desenvolvimento positivo de jovens: o papel da conexão na escola - Hellen Tsuruda Amaral, p. 17

2 Empatia: coisa para vir de casa ou para aprender na escola? - Rafael Vera Cruz de Carvalho, p. 21

3 Relações na escola e a identidade positiva - Bianca Nicz Ricci, p. 25

4 Habilidades socioemocionais no contexto escolar: professores que adoecem e o manejo da indisciplina - Larissa Zeggio, p. 29

5 Educação socioemocional: cinco competências essenciais - Cintia Graziela Mosson de Carvalho / Josafá da Cunha, p. 33

6 Os 4c´s e seu papel crítico para o futuro da educação no século 21 - Paulo Gomes de Sousa-Filho, p. 37

7 Programas de habilidades sociais para as escolas: promove-professores e promove-crianças - Natália Pascon Cognetti / Alessandra Pereira Falcão / Alessandra Turini Bolsoni-Silva, p. 45

8 Família e escola de mãos dadas para a formação de uma sociedade melhor - Janice Strivieri Souza Moreira / Mari Angela Calderai Oliveira, p. 51

9 Suporte social na escola: construindo relações positivas entre professores e estudantes - Sarah Aline Roza, p. 55

10 A influência da amizade no contexto escolar - Linie Machado, p. 59

11 Presentes, mesmo quando não podem estar perto: os benefícios das amizades para crianças e adolescentes online - Jonathan B. Santo, p. 63

12 Escola, um ambiente de múltiplo convívio: o professor e suas relações - Suzane Schmidlin Löhr / Katia Monteiro Silva, p. 67

13 Relação professor-aluno: como melhorar o clima na sala de aula - Cloves Antonio de Amissis Amorim / Felipe Camarão Grott / Rafael Módolo Maciel, p. 75

14 O professor proativo e positivo - Gisele Regina Stasiak, p. 79

15 Conviver: processo de melhoria do clima escolar - Josafá da Cunha / Hellen Tsuruda Amaral / Vitor Atsushi Nozaki Yano / Bianca Nicz Ricci / Daiane Silva Vasconselos / Matheus do Nascimento Batista, p. 83

16 Programas de qualidade na interação para famílias e escolas - Thaís Cristina Gutstein Nazar / Lidia Weber, p. 89

17 Mediação escolar como prática positiva na resolução de conflitos - Ana Lúcia T. de Moura Henriques / Maria Cristina N. de Carvalho, p. 95

18 Educar para a proteção na rede: lei geral de proteção de dados e a criança e o adolescente - Silvana do Monte Moreira, p. 101

19 Recursos lúdicos facilitadores para famílias e escolas - Vera Regina Miranda, p. 107

20 Responsabilidade social: um caminho para prevenção ao bullying - Josafá da Cunha, p. 117

21 Habilidades socioemocionais e a prevenção ao bullying e agressão na escola - Lina Maria Saldarriaga Mesa, p. 121

22 O suporte social de professores diante de situações de bullying - Letícia Nagel Bérgamo / Josafá da Cunha, p. 125

23 Psiquiatria da infância e da adolescência e a escola: uma parceria necessária - Gustavo Manoel Schier Dória, p. 129

24 Incentivo de relações positivas como elemento de eficácia na prevenção escolar do uso de drogas - Elizeu Borloti / Verônica Bender Haydu / Fabiana Pinheiro Ramos, p. 135

25 Nutrindo pais e professores: a importância da alimentação - Andréa Romero de Almeida, p. 141

26 Clima escolar e a promoção da equidade racial - Josafá da Cunha / Vitor Atsushi Nozaki Yano / Daiane Silva Vasconselos / Matheus do Nascimento Batista / Hellen Tsuruda Amaral, p. 147

27 O autoconceito de estudantes: valorizando crianças negras na educação escolar - Matheus do Nascimento Batista / Daiane da Silva Vasconcelos, p. 151

28 Relacionamentos Positivos na Escola: um contexto essencial para apoiar jovens LGBTQ - Alexa Martin-Storey, p. 155

29 Escola e educação sexual com novas orientações sexuais reconhecidas -, p. 161

30 Relacionamentos positivos na família e na escola para as pessoas com síndrome de down ou deficiência intelectual de outras causas - Beatriz Bermudez, p. 167

31 Ser humano é ser empático! - Sílvia Andreis-Witkoski, p. 175

32 Direcionamentos e apoio na comunicação entre família-surdo por meio da visual vernacular (vv) - Bruno Pierin Ernsen / Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves, p. 181

33 Bilinguismo, cérebro e desenvolvimento cognitivo - Luana Breda Cristiano / Plínio Marco de Toni, p. 187

34 Senso de pertencimento à escola em adolescentes: possibilidades de promoção - Rosina Forteski Glidden, p. 193

35 Engajamento acadêmico: o papel do suporte social de professores - Daiane da Silva Vasconselos / Emilly Rubia Retika da Silva, p. 199

36 Os bastidores da queixa escolar: desencontros entre escola e família - Anyellem Pereira Rosa / Silvia Maria Cintra da Silva / Maria José Ribeiro, p. 203

37 Aliança educativa: educação para a carreira em casa e na escola - Rafaela Roman de Faria, p. 209

38 Os desafios da vida universitária e a psicologia positiva - Rosana Angst Pasqualotto, p. 215

39 O que importa na família e no trabalho - Lis Andrea Pereira Soboll, p. 219

Recomendações

Capa do livro: Violência nas Escolas - Uma Realidade a Ser Transformada, Coordenadora: Celma Borges Gomes

Violência nas Escolas - Uma Realidade a Ser Transformada

 Coordenadora: Celma Borges GomesISBN: 978853624474-7Páginas: 236Publicado em: 14/11/2013

Versão impressa

R$ 99,70em 3x de R$ 33,23Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Problema da Relação Mente/Corpo e a Herança Cartesiana, O, Antonio Carlos da Silva

Problema da Relação Mente/Corpo e a Herança Cartesiana, O

 Antonio Carlos da SilvaISBN: 978853622993-5Páginas: 96Publicado em: 22/06/2010

Versão impressa

R$ 59,90em 2x de R$ 29,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 40,90 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Cultura e Poder, Organizador: Renato Lopes Leite

Cultura e Poder

 Organizador: Renato Lopes LeiteISBN: 853620040-5Páginas: 146Publicado em: 17/03/2003

Versão impressa

de R$ 69,90* porR$ 59,42em 2x de R$ 29,71Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Psicologia para Pais e Educadores - Volume 02, Organizadoras: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da Silva

Psicologia para Pais e Educadores - Volume 02

 Organizadoras: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da SilvaISBN: 978853629077-5Páginas: 144Publicado em: 04/09/2019

Versão impressa

de R$ 69,90* porR$ 55,92em 2x de R$ 27,96Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 49,90* porR$ 39,92 Adicionar eBook
ao carrinho