Abrindo o Próprio Negócio - Minibook

Heitor Côrtes Netto e Kauana Yrina Avila Barbosa Vissotto

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Ficha técnica

Autor(es): Heitor Côrtes Netto e Kauana Yrina Avila Barbosa Vissotto

ISBN v. impressa: 978853626963-4

ISBN v. digital: 978853627022-7

Acabamento: Brochura

Formato: 10,0x16,0 cm

Peso: 72grs.

Número de páginas: 114

Publicado em: 16/06/2017

Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing

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Sinopse

Quem nunca pensou em abrir o seu próprio negócio e ser um empresário de sucesso? Todo dia vemos pessoas com este sonho de liberdade, “eu vou ser o meu próprio chefe”. Mas, como tudo na vida, já dizia o poeta “nada vem de graça”.

Hoje existe muita informação para quem deseja ser um empreendedor, e a maioria dos materiais que são apresentados faz toda a coisa parecer bem fácil, aliás, faz com que ser empreendedor seja apenas uma questão de cartilha: siga estes passos e você será um empreendedor de sucesso. O que muitos materiais não contam é que ser empreendedor, na verdade, não é para qualquer um. Depende de uma dose de inspiração, muito suor e muita ousadia. Quem não arrisca, não petisca.

Nesta obra são apresentados uma série de relatos de fatos e consequências que foram colhidos ao longo de mais de 30 anos de convivência no mercado de empreendedorismo, vivenciados por experiências próprias e de empresários próximos. Com estes relatos, é possível sintetizar algumas verdades que podem tornar o caminho do empreendedor mais propício para o sucesso. Mas não se iluda, o sucesso não é fácil.

Autor(es)

HEITOR CÔRTES NETTO
Formado em Administração de Empresas pela Faculdade São Marcos. Já ministrou mais de centenas de palestras, atividade que iniciou aos 15 anos, incentivado pelo padre Zezinho. Iniciou carreira profissional como office boy na Sabesp e chegou à posição de auditor. Coordenou treinamentos no grupo Pão de Açúcar, onde também atuou como auditor, especializado em lojas de departamento e hipermercados. Passou pela Bolsa de Valores e trabalhou também como gerente de auditoria do banco Credibanco, associado ao banco de Nova York. Pediu a conta e comprou uma papelaria em Itararé e depois de dois anos se mudou para Curitiba. Desde 1995 é sócio proprietário das lojas Saint Germain do Bigorrilho e Champagnat, em Curitiba. Membro do Conselho da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, desde 2004 e coautor do livro "Empresário do Terceiro Milênio", patrocinado pela Fiep através do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.


KAUANA YRINA AVILA BARBOSA VISSOTTO
Formada em Administração de Empresas pelo UniCuritiba, com especialização em Marketing pela FAE Business School. Trabalhou como analista financeiro no HSBC, coordenou a logística de mercado e marketing da Editora Abril para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, foi coordenadora de Mercado Leitor no grupo RIC de Comunicação. Atuou como professora formadora em Educação Financeira pela Universidade Federal do Paraná e é sócia proprietária da Melhore Consultoria & Marketing. 

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 19

1 - PENSANDO EM ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO - É A FASE DA ANÁLISE DAS OPÇÕES E QUALIFICAÇÃO PESSOAL - O MOMENTO DO SONHO, p. 25

1.1 Gostar de Trabalhar e Não Ter Medo de Trabalhar Muito, p. 26

1.2 Saber Exatamente o Que Você Gosta de Fazer e Qual a Sua Vocação, p. 27

1.3 Saber Exatamente o Que Se Quer com a Abertura do Negócio Próprio, p. 29

1.4 Fazer um Bom Planejamento Financeiro, p. 32

1.5 Ter Conhecimento do Negócio Que Se Quer Montar - Que Caminho Seguir?, p. 37

1.6 Avaliar Se o Negócio Atende as Necessidades da Sustentabilidade, p. 41

1.7 Emprestar ou Não Emprestar Dinheiro do Banco?, p. 43

1.8 Ter Sócio no Empreendimento - Vantagens e Desvantagens, p. 45

1.9 Avaliando um Negócio em Andamento, p. 48

1.10 Escolher Corretamente o Local do Empreendimento ou o Ponto Comercial, p. 50

2 - CAPACITANDO-SE PARA ABRIR E GERIR O PRÓPRIO NEGÓCIO, p. 57

2.1 Conhecendo um Bom Contador, p. 58

2.2 Ter Conhecimento das Técnicas de Fabricação do Produto ou do Serviço a Ser Prestado, p. 59

2.3 Saber Buscar os Profissionais Que Precisa para Dar Tecnicidade ao Negócio em Cada Área, p. 60

2.4 Saber Fazer Cálculo de Custos, p. 61

2.5 Saber Que Existe Concorrência e Que Ela Também Busca o Que Você Busca: Mais Participação do Mercado e Inovação Constante, p. 64

2.6 Saber Preparar uma Boa Equipe de Vendas, p. 66

2.7 Montar Dados Estatísticos para Avaliar o Mercado e Aonde Você Se Insere Nele, p. 67

2.8 Ter um Bom Sistema de Informática como Suporte, p. 68

2.9 Saber Decidir, p. 69

3 - ABRINDO O PRÓPRIO NEGÓCIO - TORNANDO O SONHO REALIDADE (E NÃO PESADELO), p. 73

3.1 Os Primeiros Dias do Novo Negócio: O Que Fazer?, p. 74

3.2 Gerindo Bem Seus Recursos Humanos, p. 76

3.3 Avaliar Se os Relatórios Gerenciais São Consistentes, p. 78

3.4 Ter Controle Total dos Recebimentos, Principalmente os em Espécie, p. 79

3.5 Ter Controle Rigoroso das Entradas e Saídas dos Estoques e das Compras, p. 79

3.6 Não Fazer Propaganda de Imediato na Abertura ou Mesmo Reabertura do Negócio, p. 81

4 - O QUE É IMPORTANTE PARA SOBREVIVER AO MERCADO, p. 83

4.1 Ter Sempre o Foco no Cliente e no Seu Negócio, p. 83

4.2 Ter Uma Primeira Certeza: Ninguém Fica de Fora das Crises e Elas São Periódicas, p. 85

4.3 Criar Uma Cultura de Mudança e Inovação Amplamente Difundida na Empresa, p. 86

4.4 Ter Uma Segunda Certeza: Ninguém Vai Ficar Com Dó de Você Se Estiver Indo Mal Nos Negócios, p. 91

5 - TRANSFERINDO O PODER SEM TRAUMAS, p. 93

5.1 O Processo Sucessório, p. 94

5.2 Quando Se Retirar do Negócio, p. 95

6 - DICAS FINAIS, p. 97

7 - REFERÊNCIAS, p. 101

Índice alfabético

A

  • Abrindo o próprio negócio. Tornando o sonho realidade (e não pesadelo), p. 73
  • Avaliando um negócio em andamento, p. 48
  • Avaliar se o negócio atende as necessidades da sustentabilidade, p. 41

B

  • Banco. Emprestar ou não emprestar dinheiro do banco?, p. 43

C

  • Capacitando-se para abrir e gerir o próprio negócio, p. 57
  • Cliente. Foco no cliente e no seu negócio, p. 83
  • Concorrência. Saber que existe concorrência e que ela também busca o que você busca: mais participação do mercado e inovação constante, p. 64
  • Contabilidade. Conhecendo um bom conta-dor, p. 58
  • Controle total dos recebimentos, principal-mente os em espécie, p. 79
  • Crise. Primeira certeza: ninguém fica de fora das crises e elas são periódicas, p. 85
  • Custos. Saber fazer cálculo de custos, p. 61

D

  • Decisão. Saber decidir, p. 69
  • Dicas finais, p. 97

E

  • Empreendimento. Escolher corretamente o local do empreendimento ou o ponto comercial, p. 50
  • Empreendimento. Ter sócio no empreendimento. Vantagens e desvantagens, p. 45
  • Emprestar ou não emprestar dinheiro do ban-co?, p. 43
  • Estatística. Montar dados estatísticos para avaliar o mercado e aonde você se insere nele, p. 67
  • Estoque. Controle rigoroso das entradas e saídas dos estoques e das compras, p. 79

F

  • Fabricação de produto. Ter conhecimento das técnicas de fabricação do produto ou do ser-viço a ser prestado, p. 59

G

  • Gerindo bem seus recursos humanos, p. 76
  • Gostar de trabalhar e não ter medo de traba-lhar muito, p. 26

I

  • Informática. Ter um bom sistema de informá-tica como suporte, p. 68
  • Inovação. Cultura de mudança e inovação amplamente difundida na empresa, p. 86
  • Inovação. Saber que existe concorrência e que ela também busca o que você busca: mais participação do mercado e inovação constante, p. 64
  • Introdução, p. 19

M

  • Mercado. Que é importante para sobreviver ao mercado, p. 83

N

  • Negócio próprio. Abrindo o próprio negócio. Tornando o sonho realidade (e não pesadelo), p. 73
  • Negócio próprio. Avaliando um negócio em andamento, p. 48
  • Negócio próprio. Avaliar se o negócio atende as necessidades da sustentabilidade, p. 41
  • Negócio próprio. Capacitando-se para abrir e gerir o próprio negócio, p. 57
  • Negócio próprio. Foco no cliente e no seu negócio, p. 83
  • Negócio próprio. Pensando em abrir o próprio negócio. É a fase da análise das opções e qua-lificação pessoal. O momento do sonho, p. 25
  • Negócio próprio. Saber buscar os profissionais que precisa para dar tecnicidade ao negócio em cada área, p. 60
  • Negócio próprio. Saber exatamente o que se quer com a abertura do negócio próprio, p. 29
  • Negócio próprio. Ter conhecimento do negó-cio que se quer montar. Que caminho seguir?, p. 37

P

  • Participação no mercado. Saber que existe concorrência e que ela também busca o que você busca: mais participação do mercado e ino-vação constante, p. 64
  • Pensando em abrir o próprio negócio. É a fase da análise das opções e qualificação pessoal. O momento do sonho, p. 25
  • Planejamento financeiro. Fazer um bom planejamento financeiro, p. 32
  • Poder. Transferindo o poder sem traumas, p. 93
  • Ponto comercial. Escolher corretamente o local do empreendimento ou o ponto comercial, p. 50
  • Prestação de serviços. Ter conhecimento das técnicas de fabricação do produto ou do ser-viço a ser prestado, p. 59
  • Primeiros dias do novo negócio: o que fazer?, p. 74
  • Processo sucessório, p. 94
  • Profissional. Saber buscar os profissionais que precisa para dar tecnicidade ao negócio em cada área, p. 60
  • Prosperidade. Segunda certeza: ninguém vai ficar com dó de você se estiver indo mal nos negócios, p. 91

Q

  • Qualificação pessoal. Pensando em abrir o próprio negócio. É a fase da análise das opções e qualificação pessoal. O momento do sonho, p. 25

R

  • Reabertura do negócio. Não fazer propagan-da de imediato na abertura ou mesmo reaber-tura do negócio, p. 81
  • Recebimentos. Controle total dos recebimen-tos, principalmente os em espécie, p. 79
  • Recursos humanos. Gerindo bem seus recur-sos humanos, p. 76
  • Referências, p. 101
  • Relatório gerencial. Avaliar se os relatórios gerenciais são consistentes, p. 78
  • Retirada. Quando se retirar do negócio, p. 95

S

  • Sociedade. Ter sócio no empreendimento. Vantagens e desvantagens, p. 45
  • Sonho. Pensando em abrir o próprio negócio. É a fase da análise das opções e qualificação pessoal. O momento do sonho, p. 25
  • Sucessão. Processo sucessório, p. 94
  • Sustentabilidade. Avaliar se o negócio atende as necessidades da sustentabilidade, p. 41

T

  • Tecnicidade. Saber buscar os profissionais que precisa para dar tecnicidade ao negócio em cada área, p. 60
  • Ter sócio no empreendimento. Vantagens e desvantagens, p. 45
  • Trabalho. Gostar de trabalhar e não ter medo de trabalhar muito, p. 26
  • Trabalho. Saber exatamente o que você gosta de fazer e qual a sua vocação, p. 27
  • Transferindo o poder sem traumas, p. 93

V

  • Vendas. Saber preparar uma boa equipe de vendas, p. 66
  • Vocação. Saber exatamente o que você gosta de fazer e qual a sua vocação, p. 27

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