Garoto Autista em seu Primeiro Dia de Aula, O - Aprendendo Sobre o Autismo - Formato Especial: 30x21cm

Camilla Volpato Broering e Daiane Beneton - Ilustração: Arnold Henrique Tavares

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de R$ 44,70*

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Ficha técnica

Autor(es): Camilla Volpato Broering e Daiane Beneton - Ilustração: Arnold Henrique Tavares

ISBN: 978853628955-7

Acabamento: Brochura

Formato: 30,0x21,0 cm

Peso: 34grs.

Número de páginas: 28

Publicado em: 26/07/2019

Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Literatura e Cultura - Infantojuvenil; Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Infantil

Sinopse

O Autismo Infantil é uma condição que tem despertado o interesse de numerosos pesquisadores e investigadores de áreas diversas, na compreensão dos distúrbios do desenvolvimento. Atualmente considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento, devido a seu início precoce (em geral antes do ingresso da criança na escola), e por características que acarretam prejuízos sociais, pessoais, acadêmicos e profissionais, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por anormalidades quantitativas e qualitativas que, apesar de muito abrangentes, afetam de forma mais notória as áreas de comunicação, interação social e comportamento.

Diante da complexidade deste transtorno, este livro tem o objetivo de desmistificar o Transtorno do Espectro do Autismo. Ele envolve basicamente os comportamentos apresentados pelas crianças com o transtorno, ou seja, aborda algumas disfunções associadas à comunicação, interação social e alguns comportamentos repetitivos e alterações sensoriais.

O transtorno atinge predominantemente a infância, mas é um distúrbio crônico. Portanto, não existe “cura” e o transtorno permanece ao longo da vida. Por ser um espectro, tem sintomas leves e sintomas muito exuberantes, que são detectáveis logo no primeiro, segundo ano de vida. Então é uma variedade e heterogeneidade muito grande de manifestações. Os sintomas leves ou mais sutis dificultam o diagnóstico precoce, já que as manifestações do autismo podem se confundir com outros transtornos do neurodesenvolvimento, ou até mesmo com comportamentos dentro dos padrões da normalidade, já que é necessário avaliar também o ambiente em que a criança está inserida. Sintomas mais intensos, que caracterizam o outro extremo, podem ser sintomas considerados como um facilitador, no sentido de um diagnóstico precoce e preciso, mas é importante ressaltar que casos nos quais a criança apresenta sintomas exuberantes e habilidades bem desenvolvidas em alguma área não são comuns.

O mais clássico é assim, nos primeiros anos de vida, por volta dos dois, três anos de idade, se observa primordialmente o atraso de linguagem, bem como déficits na reciprocidade social, na interação, no olho no olho, no brincar com os coleguinhas, uma dificuldade em fazer amizades com seus pares. São visíveis também alguns comportamentos repetitivos que, muitas vezes, aos olhos dos pais, são interessantes. “Ah! Já conhece todos os números em inglês com dois, três aninhos”. Ou “Ele já sabe todas as frutas com quatro anos”. Então são manifestações, características, que fogem ao comportamento, ao desenvolvimento típico. Importante ressaltar que essas manifestações são as mais comuns, porém não uma regra, já que o espectro é muito variável e heterogêneo, a multiplicidade de sintomas e comportamentos são bastante peculiares e individuais, sendo necessário avaliar cada caso. Devido ao grande desconhecimento sobre o autismo, há um certo preconceito e incompreensão, tanto em relação as causas, conceito, bem como sintomas associados. Existe também muitos julgamentos e constrangimento em situações sociais em que a criança apresente comportamentos destoantes e difíceis de controlar. Os pais são tidos como pessoas que “não sabem educar” ou não “impõem limites” e as crianças são vistas como “birrentas”, que querem apenas chamar a atenção. Outras crianças ao se depararem com situações em que seus pares se comportam diferentemente deles, ou não respondam de forma adequada as demandas sociais, também se questionam e não entendem o comportamento diferente do outro. E foi neste sentido que surgiu a proposta deste livro.

Nossa experiência no atendimento ao público infantil nos sinalizou sobre a importância das crianças entenderem o que é o autismo, já que muitos convivem com crianças portadoras do transtorno no âmbito escolar e não entendem o comportamento do colega, bem como questionam e ficam curiosas sobre os sintomas apresentados. Muitas das questões abordadas neste livro foram dúvidas e perguntas das crianças em nossa prática clínica. Dessa forma, este livro pretende esclarecer às crianças sobre o que é o Transtorno do Espectro do Autismo, suas causas, como lidar com os pares com autismo no dia a dia, para que compreendam a ocorrência de determinados comportamentos, que não são tão simples de entender num primeiro momento, bem como formas de ajudar quando se depararem com situações semelhantes.

Autor(es)

CAMILLA VOLPATO BROERINGé psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2002), Mestre e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, professora de cursos de Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental em todo o país, e atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos.

DAIANE BENETON é formada pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2006). Possui especialização em Neuropsicologia pela Faculdade Dom Bosco (Curso Teórico) e pela Faculdade Metropolitana de Curitiba- FAMEC (Curso Prático). Tem formação em Psicoterapias Cognitivas pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva-ICTC. Atuou como docente no Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI, nas disciplinas de Psicologia Hospitalar, Psicopatologia Infantil e Supervisão de Estágio em Psicologia Clínica. Trabalhou também como psicóloga hospitalar na mesma instituição, no atendimento de pacientes internados e seus familiares junto à equipe multiprofissional e como psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual CER II-UNIVALI, no atendimento de indivíduos com necessidades específicas, incluindo deficiência física e intelectual. Neste último as intervenções eram voltadas principalmente para crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares. Atualmente atua como psicóloga clínica na abordagem em Psicoterapia Cognitivo Comportamental com crianças, adolescentes e adultos e na avaliação e reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescentes.

ARNOLD HENRIQUE TAVARESé Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018). Experiência como voluntário e bolsista do Projeto de Extensão “Grupo de apoio aos profissionais que compõe as Redes de Atenção à Pessoa com deficiência”; Voluntário no projeto social Psicomusicar como professor de bateria; E Ilustrador autodidata amador.

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