Relacionamento Conjugal - Quais Comportamentos são Importantes?

Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Versão impressa

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS

Ficha técnica

Autor(es): Alessandra Turini Bolsoni-Silva

ISBN v. impressa: 978853628988-5

ISBN v. digital: 978853629033-1

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 80grs.

Número de páginas: 64

Publicado em: 24/07/2019

Área(s): Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Diversos

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

Por melhor que sejam as interações sociais, é inevitável o surgimento de dificuldades interpessoais. No caso do relacionamento conjugal não é diferente e parece que os conflitos no relacionamento conjugal podem surgir a par­tir de déficits comportamentais quanto a: (a) problemas na comunicação; (b) dificuldades para resolver problemas, inclusive na negociação de tarefas domésticas e com filhos e de coesão conjugal. Adicionalmente, problemas conjugais podem ter impacto em outras áreas, sobretudo no que tange à saúde dos cônjuges e familiares (práticas parentais pobres, ajustamento pobre da criança, aumen­to da probabilidade de conflitos pais-criança e conflitos entre irmãos). Nesse ínterim, conflitos conjugais podem estar associados a problemas de saúde mental dos côn­juges. Nesse sentido, o objetivo deste livro é o de auxiliar casais interessados em melhorar suas interações sociais. Para psicólogos, o livro pode ser utilizado como guia para o ensino dos comportamentos previstos e pode ser en­tregue ao casal, em atendimento, para que possa funcio­nar como biblioterapia. Quanto à saúde pública e preven­ção de violência, este livro pode ser adotado pelo poder público a fim de ser distribuído aos usuários de serviços dispostos na comunidade.

Autor(es)

ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA

Possui Graduação em Psicologia e Mestrado pela UFSCar, Doutorado e Pós- -Doutorado pela USP-RP. Atualmente é Livre-Docente em Psicologia Clínica pela Unesp-Bauru, lecionando nos cursos de Psico­logia e no Programa de Pós-Graduação em Psico­logia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Trabalha com Análise Aplicada do Comportamento em Psico­logia Clínica e em Psicologia do Desenvolvimento em diferentes temáticas: habi­lidades sociais, habilidades sociais educativas parentais e de professores, relaciona­mento conjugal, problemas de comportamento infantil, transtornos de ansiedade e depressão. Pertence a Gru­pos de Pesquisa CNPq e é Bolsista Produtividade do CNPq.

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 9

COMUNICAÇÃO, p. 13

PODÍAMOS PENSAR EM ALGUMAS FORMAS DE INICIAR CONVERSAÇÕES, p. 15

ALGUMAS REGRAS BÁSICAS, p. 17

É IMPORTANTE, p. 21

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, p. 25

COMPORTAMENTO HABILIDOSO, AGRESSIVO E PASSIVO, p. 29

EXPRESSAR SENTIMENTOS POSITIVOS, ELOGIAR, DAR E RECEBER FEEDBACK POSITIVO, AGRADECER, p. 33

EXPRESSAR E OUVIR OPINIÕES, p. 37

EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS NEGATIVOS, DAR E RECEBER FEEDBACK NEGATIVO, SOLICITAR MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, p. 43

EXEMPLO DA APLICAÇÃO DE TODOS OS PASSOS:, p. 49

LIDAR COM CRÍTICAS (FAZER E RECEBER CRÍTICAS), ADMITIR PRÓPRIOS ERROS E PEDIR DESCULPAS, p. 51

CONCLUSÕES, p. 57

REFERÊNCIAS, p. 59

Índice alfabético

A

  • Agradecimento. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 33
  • Agressividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 29
  • Algumas regras básicas, p. 17

C

  • Cidadania. Direitos humanos e cidadania, p. 25
  • Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 29
  • Comportamento. Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento, p. 43
  • Comportamento. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas, p. 51
  • Comunicação, p. 13
  • Comunicação. Algumas regras básicas, p. 17
  • Comunicação. Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações, p. 15
  • Conclusões, p. 57
  • Conversação. Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações, p. 15
  • Crítica. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas, p. 51

D

  • Desculpas. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas, p. 51
  • Direitos humanos e cidadania, p. 25

E

  • Elogio. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 33
  • Erros. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas, p. 51
  • Exemplo da aplicação de todos os passos, p. 49
  • Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo,solicitar mudança de comportamento, p. 43
  • Expressar e ouvir opiniões, p. 37
  • Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 33

F

  • Feedback negativo. Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento, p. 43
  • Feedback positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 33

H

  • Habilidade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 29

I

  • Importância. É importante, p. 21
  • Introdução, p. 9

L

  • Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas, p. 51

O

  • Opinião. Expressar e ouvir opiniões, p. 37
  • Ouvir. Expressar e ouvir opiniões, p. 37

P

  • Passividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 29
  • Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações, p. 15

R

  • Regras. Algumas regras básicas, p. 17
  • Relacionamento. Exemplo da aplicação de todos os passos, p. 49
  • Relacionamento. Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações, p. 15

S

  • Sentimentos negativos. Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento, p. 43
  • Sentimentos positivos. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 33

Recomendações

Capa do livro: Infertilidade, Estigma e Tratamentos Reprodutivos, Kátia Maria Straube

Infertilidade, Estigma e Tratamentos Reprodutivos

 Kátia Maria StraubeISBN: 978853628943-4Páginas: 188Publicado em: 21/06/2019

Versão impressa

R$ 89,90em 3x de R$ 29,97Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 64,70em 2x de R$ 32,35Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Adote com Carinho, Lidia Weber

Adote com Carinho

 Lidia WeberISBN: 978853623366-6Páginas: 156Publicado em: 02/06/2011

Versão impressa

de R$ 69,90* porR$ 55,92em 2x de R$ 27,96Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 49,90* porR$ 39,92 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Revista Vesta - N°03, Jean-Marc Bouville - Coordenadores: Marlene Iucksch e Jean-Marc Bouville

Revista Vesta - N°03

 Jean-Marc Bouville - Coordenadores: Marlene Iucksch e Jean-Marc BouvilleISSN: 2674-5607 00003Páginas: 200Publicado em: 08/04/2021

Versão impressa

R$ 89,90em 3x de R$ 29,97Adicionar ao
carrinho
Capa do livro: Adoção Tardia – Devolução ou Desistência de um Filho?, Hália Pauliv de Souza

Adoção Tardia – Devolução ou Desistência de um Filho?

 Hália Pauliv de SouzaISBN: 978853623934-7Páginas: 138Publicado em: 12/09/2012

Versão impressa

R$ 69,90em 2x de R$ 34,95Adicionar ao
carrinho

Versão digital

R$ 49,90 Adicionar eBook
ao carrinho