Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes - Teorias e Evidências Científicas Para Boas Práticas

Organizadores: Lília Iêda Chaves Cavalcante, Celina Maria Colino Magalhães, Laiane da Silva Corrêa, Elson Ferreira Costa e Dalízia Amaral Cruz

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Ficha técnica

Autor(es): Organizadores: Lília Iêda Chaves Cavalcante, Celina Maria Colino Magalhães, Laiane da Silva Corrêa, Elson Ferreira Costa e Dalízia Amaral Cruz

ISBN: 978853628073-8

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 541grs.

Número de páginas: 436

Publicado em: 12/07/2018

Área(s): Psicologia - Social; Internacional

Sinopse

O Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento – LED, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará – UFPA, realiza estudos na área da Psicologia do Desenvolvimento, em diversos contextos e temáticas, entre os quais destaca-se o Acolhimento Institucional.

Entre 2013 e 2015, foi realizada a pesquisa Instituições de Acolhimento em Quatro Regiões do Estado do Pará: Perfil, Rotinas e Práticas de Cuidados, com apoio do CNPq, coordenada pelas professoras Lília Iêda Chaves Cavalcante e Celina Maria Colino Magalhães.

Com base nesta e em outras experiências anteriores, o presente livro apresenta e discute argumentos teóricos e evidências científicas para a proposição de “Boas Práticas em Acolhimento Institucional”.

Para tanto, profissionais e professores pesquisadores foram convidados a escrever sobre temas e questões atuais, inspirados por imagens que representam práticas promotoras de desenvolvimento nesse contexto específico.

Autor(es)

ORGANIZADORES

LÍLIA IÊDA CHAVES CAVALCANTE
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Mestre em Serviço Social pela mesma instituição. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência de trabalho na área de Serviço Social e Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano. Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, vinculada ao Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento – LED. Faz parte do corpo docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes são: Criança, Adolescente, Direitos da Criança e do Adolescente, Família, Escola, Unidade de Educação Infantil, Abrigo, Acolhimento Institucional, Adoção e Autores de Violência/ Agressão. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CAPS – Psicologia e Serviço Social.

CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES
Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, no período de março de 2011 a fevereiro de 2015. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, Aprendizagem e Saúde da ANPEPP no período de junho de 2016 a junho de 2018. Publicou 65 artigos em periódicos especializados e 105 trabalhos em anais de eventos. Possui 20 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 59 itens de produção técnica. Partici-pou de 26 eventos no Brasil. Orientou 28 dissertações e 7 teses, além de ter orientado 30 trabalhos de iniciação científica e 40 trabalhos de conclusão de curso de graduação na área de Psicologia. Pesquisadora 1 C do CNPq. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Brinquedoteca, Brincadeiras, Desenvolvimento Infantil, Crianças Pré-Escolares, Creche, Interação, Crianças, Brincadeira de Rua, Diferença de Gênero e Educadoras, Crianças e Idosos em Instituições, Relação Mãe-Bebê em Situação de Cárcere.

LAIANE DA SILVA CORRÊA
Doutora e Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará. Desenvolveu estágio pós-doutoral (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará no período de junho de 2016 a agosto de 2017. Graduada em Psicologia. Docente do Centro Universitário de Votuporanga nos cursos de Psicologia, Administração e Ciências Contábeis. Atua também como Psicóloga do Projeto Acolhimento da Juventude e Infância Intermunicipal – AJII, na modalidade Casa Lar na Associação Mamãe Idalina – AMAI, na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: acolhimento institucional, educadores, qualidade de ambiente, práticas institucionais, desenvolvimento humano, infância e adolescência.

ELSON FERREIRA COSTA
Doutorando e Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento), pela Universidade Federal do Pará. Terapeuta Ocupacional formado pela Universidade do Estado do Pará. Foi Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Membro do Laboratório de Estudos de Ecologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Infantil e Desenvolvimento. Tem experiência na área da Terapia Ocupacional, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Ocupacional, e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: acolhimento institucional, educação infantil, qualidade de ambiente, desenvolvimento neuropsicomotor, infância e adolescência.

DALÍZIA AMARAL CRUZ
Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Teoria do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Amazônia. Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – pela Universidade Federal do Pará. Psicóloga pela Universidade Federal do Pará. Dedica-se ao estudo e pesquisa sobre Literatura Infantil e Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano com Abordagem Sistêmica – Bioecológica. Interessa-se pela área da Psicologia Social e Escolar.

COLABORADORES

Alciene de Oliveira Gonçalves

Alessandra Farias Cardoso

Aline Cardoso Siqueira

Amanda Cristina Ribeiro da Costa

Ana Miranda Cardoso

Anderson Tiago de Cara

Ângela Adriane Schmidt Bersch

Antonia dos Santos Gomes

Brenda do Socorro Santos da Costa

Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos

Bruna Wendt

Camila Aparecida Peres Borges

Camila de Nazaré Alencar

Celina Maria Colino Magalhães

Ceneide Maria de Oliveira Cerveny

Cibele dos Santos Witt

Dalízia Amaral Cruz

Damaris Silva de Oliveira

Daniela Castro dos Reis

Daniela Pereira da Costa

Débora Dalbosco Dell’Aglio

Deise Maria Leal Fernandes Mendes

Dorian Mônica Arpini

Edson Junior Silva da Cruz

Eliana Penedo de Matos

Eliane Lima Piske

Elson Ferreira Costa

Fabio Scorsolini-Comin

Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva

Hivana Raelcia Rosa da Fonseca

Ilka Dias Bichara

Jacqueline Rodrigues de Sousa

Jana Gonçalves Zappe

Janari da Silva Pedroso

Jonas Carvalho e Silva

Julia Sursis Nobre F. Bucher-Maluschke

Katia Cristina de Souza Santos

Laiane da Silva Corrêa

Lília Iêda Chaves Cavalcante

Lucilene Paiva da Costa

Luísa Sousa Monteiro Oliveira

Marcela Ribeiro da Cunha Lima

Maria Angela Mattar Yunes

Maria Lucia Dias Gaspar Garcia

Mariana Silva Cecílio

Mauro Luís Vieira

Melina da Silva Aragão

Narjara Mendes Garcia

Paula Sanders Pereira Pinto

Rosana Maria Souza de Barros

Rovana Kinas Bueno

Sabine Heumann

Samyra Said de Lima

Silvia Helena Koller

Solange Aparecida Serrano

Stella Rabello Kappler

Suane Pastoriza Faraj

Tamires Santos Rufino e Silva

Telma Vitorina Ribeiro Lima

Thamires Bezerra V. de Azevedo

Sumário

PARTE 1 - Ambientes e Espaços como Contextos de Desenvolvimento, p. 17

Capítulo 1 - Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento, Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19

Capítulo 2 - Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento, Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37

Capítulo 3 - Importância das áreas externas para brincadeiras livres em instituições de acolhimento, Paula Sanders Pereira Pinto / Ilka Dias Bichara, p. 47

Capítulo 4 - Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61

Capítulo 5 - "Contação" de histórias em instituição de acolhimento: espaço de escuta e expressão, Dalízia Amaral Cruz / Alciene de Oliveira Gonçalves, p. 73

Capítulo 6 - Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes, Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87

Capítulo 7 - Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101

PARTE 2 - Interações Promotoras de Desenvolvimento, p. 113

Capítulo 8 - A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento, Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115

Capítulo 9 - Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento, Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125

Capítulo 10 - Interações de crianças e adolescentes com adultos e grupo de pares: relações promotoras do desenvolvimento, Edson Junior Silva da Cruz / Janari da Silva Pedroso / Amanda Cristina Ribeiro da Costa, p. 147

Capítulo 11 - Grupo multifamiliar com crianças e adolescentes com vivência em acolhimento institucional, Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos / Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, p. 161

Capítulo 12 - A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional, Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177

PARTE 3 - Práticas de Cuidado e o Educador/Cuidador na Promoção do Desenvolvimento, p. 187

Capítulo 13 - Práticas educativas positivas em contextos de acolhimento institucional: valorização dos méritos das crianças e adolescentes, Bruna Wendt / Débora Dalbosco Dell’Aglio, p. 189

Capítulo 14 - Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento, Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205

Capítulo 15 - Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil, Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221

Capítulo 16 - Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento, Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237

Capítulo 17 - Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento, Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253

Capítulo 18 - Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento, Laiane da Silva Corrêa, p. 267

PARTE 4 - Atividades e Instrumentais Promotores de Desenvolvimento, p. 277

Capítulo 19 - Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano, Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279

Capítulo 20 - Horta doméstica na perspectiva do fazer transformador para pessoa com deficiência em situação de acolhimento provisório, Brenda do Socorro Santos da Costa / Marcela Ribeiro da Cunha Lima, p. 291

Capítulo 21 - Cadernos de talentos como uma estratégia de cuidado/educação de crianças e adolescentes acolhidos, Aline Cardoso Siqueira / Suane Pastoriza Faraj, p. 303

Capítulo 22 - O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica, Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315

Capítulo 23 - Acompanhamento familiar e cartilha da família com crianças e adolescentes em acolhimento, Hivana Raelcia Rosa da Fonseca / Silvia Helena Koller, p. 325

Capítulo 24 - Registro da história de vida de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, Amanda Cristina Ribeiro da Costa / Edson Junior Silva da Cruz, p. 337

Capítulo 25 - Diante do espelho: cuidados e interações que favorecem a construção da identidade e a autoestima no contexto do acolhimento institucional, Jana Gonçalves Zappe / Dorian Mônica Arpini / Cibele dos Santos Witt, p. 347

Capítulo 26 - Estratégias cooperativas no contexto de acolhimento institucional: psicomotricidade relacional e massagem para bebês, Telma Vitorina Ribeiro Lima / Eliane Lima Piske / Ângela Adriane Schmidt Bersch, p. 361

Capítulo 27 - Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia, Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379

Capítulo 28 - Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395

Sobre os Autores, p. 407

Índice alfabético

A

  • A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177
  • Acolhimento familiar. Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19
  • Acolhimento institucional. A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177
  • Acolhimento institucional. Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Acolhimento institucional. Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • Acolhimento institucional. Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Acolhimento institucional. Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Acolhimento institucional. Grupo multifamiliar com crianças e adolescentes com vivência em acolhimento institucional. Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos / Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, p. 161
  • Acolhimento institucional. O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315
  • Acolhimento institucional. Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano. Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279
  • Acolhimento institucional. Práticas educativas positivas em contextos de acolhimento institucional: valorização dos méritos das crianças e adolescentes. Bruna Wendt / Débora Dalbosco Dell’Aglio, p. 189
  • Acolhimento institucional. Registro da história de vida de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Amanda Cristina Ribeiro da Costa / Edson Junior Silva da Cruz, p. 337
  • Acolhimento institucional. Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395
  • Acolhimento provisório. Horta doméstica na perspectiva do fazer transformador para pessoa com deficiência em situação de acolhimento provisório. Brenda do Socorro Santos da Costa / Marcela Ribeiro da Cunha Lima, p. 291
  • Acolhimento. Acompanhamento familiar e cartilha da família com crianças e adolescentes em acolhimento. Hivana Raelcia Rosa da Fonseca / Silvia Helena Koller, p. 325
  • Acolhimento. Cadernos de talentos como uma estratégia de cuidado/educação de crianças e adolescentes acolhidos. Aline Cardoso Siqueira / Suane Pastoriza Faraj, p. 303
  • Acompanhamento familiar e cartilha da família com crianças e adolescentes em acolhimento. Hivana Raelcia Rosa da Fonseca / Silvia Helena Koller, p. 325
  • Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Agente do cuidado. Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento. Laiane da Silva Corrêa, p. 267
  • Agente do desenvolvimento infantil. Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Alciene de Oliveira Gonçalves. "Contação" de histórias em instituição de acolhimento: espaço de escuta e expressão. Dalízia Amaral Cruz / Alciene de Oliveira Gonçalves, p. 73
  • Alessandra Farias Cardoso. A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177
  • Aline Cardoso Siqueira. Cadernos de talentos como uma estratégia de cuidado/educação de crianças e adolescentes acolhidos. Aline Cardoso Siqueira / Suane Pastoriza Faraj, p. 303
  • Amanda Cristina Ribeiro da Costa. Interações de crianças e adolescentes com adultos e grupo de pares: relações promotoras do desenvolvimento. Edson Junior Silva da Cruz / Janari da Silva Pedroso / Amanda Cristina Ribeiro da Costa, p. 147
  • Amanda Cristina Ribeiro da Costa. Registro da história de vida de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Amanda Cristina Ribeiro da Costa / Edson Junior Silva da Cruz, p. 337
  • Ambiente institucional. Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento. Laiane da Silva Corrêa, p. 267
  • Ambientes e espaços como contextos de desenvolvimento, p. 17
  • Ana Miranda Cardoso. Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Anderson Tiago de Cara. Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Ângela Adriane Schmidt Bersch. Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253
  • Ângela Adriane Schmidt Bersch. Estratégias cooperativas no contexto de acolhimento institucional: psicomotricidade relacional e massagem para bebês. Telma Vitorina Ribeiro Lima / Eliane Lima Piske / Ângela Adriane Schmidt Bersch, p. 361
  • Antonia dos Santos Gomes. Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Área para lazer. Importância das áreas externas para brincadeiras livres em instituições de acolhimento. Paula Sanders Pereira Pinto / Ilka Dias Bichara, p. 47
  • Atendimento humanizado no acolhimento. Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Atividades e instrumentais promotores de desenvolvimento, p. 277
  • Autonomia. Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395

B

  • Bioecologia. O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315
  • Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Boas práticos e resiliência. Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253
  • Brenda do Socorro Santos da Costa. Horta doméstica na perspectiva do fazer transformador para pessoa com deficiência em situação de acolhimento provisório. Brenda do Socorro Santos da Costa / Marcela Ribeiro da Cunha Lima, p. 291
  • Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento. Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37
  • Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos. Grupo multifamiliar com crianças e adolescentes com vivência em acolhimento institucional. Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos / Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, p. 161
  • Bruna Wendt. Práticas educativas positivas em contextos de acolhimento institucional: valorização dos méritos das crianças e adolescentes. Bruna Wendt / Débora Dalbosco Dell’Aglio, p. 189

C

  • Cadernos de talentos como uma estratégia de cuidado/educação de crianças e adolescentes acolhidos. Aline Cardoso Siqueira / Suane Pastoriza Faraj, p. 303
  • Camila Aparecida Peres Borges. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • Camila de Nazaré Alencar. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • Celina Maria Colino Magalhães. A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • Celina Maria Colino Magalhães. Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento. Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37
  • Ceneide Maria de Oliveira Cerveny. Grupo multifamiliar com crianças e adolescentes com vivência em acolhimento institucional. Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos / Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, p. 161
  • Cibele dos Santos Witt. Diante do espelho: cuidados e interações que favorecem a construção da identidade e a autoestima no contexto do acolhimento institucional. Jana Gonçalves Zappe / Dorian Mônica Arpini / Cibele dos Santos Witt, p. 347
  • Coeducação. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • "Contação" de histórias em instituição de acolhimento: espaço de escuta e expressão. Dalízia Amaral Cruz / Alciene de Oliveira Gonçalves, p. 73
  • Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Convivência comunitária. Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Criança. Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19
  • Crianças e adolescentes. Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Cuidador. A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • Cuidador. Práticas de cuidado e o educador/cuidador na promoção do desenvolvimento, p. 187

D

  • Dalízia Amaral Cruz. Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19
  • Dalízia Amaral Cruz. Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Dalízia Amaral Cruz. "Contação" de histórias em instituição de acolhimento: espaço de escuta e expressão. Dalízia Amaral Cruz / Alciene de Oliveira Gonçalves, p. 73
  • Damaris Silva de Oliveira. Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Daniela Castro dos Reis. Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Daniela da Costa Pereira. Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento. Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205
  • Débora Dalbosco Dell’Aglio. Práticas educativas positivas em contextos de acolhimento institucional: valorização dos méritos das crianças e adolescentes. Bruna Wendt / Débora Dalbosco Dell’Aglio, p. 189
  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes. Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Desenvolvimento de crianças e adolescentes. Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Desenvolvimento humano. Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano. Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279
  • Desenvolvimento. Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19
  • Desenvolvimento. Ambientes e espaços como contextos de desenvolvimento, p. 17
  • Desenvolvimento. Atividades e instrumentais promotores de desenvolvimento, p. 277
  • Desenvolvimento. Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento. Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37
  • Desenvolvimento. Interações de crianças e adolescentes com adultos e grupo de pares: relações promotoras do desenvolvimento. Edson Junior Silva da Cruz / Janari da Silva Pedroso / Amanda Cristina Ribeiro da Costa, p. 147
  • Desenvolvimento. Interações promotoras de desenvolvimento, p. 113
  • Desenvolvimento. Práticas de cuidado e o educador/cuidador na promoção do desenvolvimento, p. 187
  • Diante do espelho: cuidados e interações que favorecem a construção da identidade e a autoestima no contexto do acolhimento institucional. Jana Gonçalves Zappe / Dorian Mônica Arpini / Cibele dos Santos Witt, p. 347
  • Diversidade. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • Dorian Mônica Arpini. Diante do espelho: cuidados e interações que favorecem a construção da identidade e a autoestima no contexto do acolhimento institucional. Jana Gonçalves Zappe / Dorian Mônica Arpini / Cibele dos Santos Witt, p. 347

E

  • Edson Junior Silva da Cruz. Interações de crianças e adolescentes com adultos e grupo de pares: relações promotoras do desenvolvimento. Edson Junior Silva da Cruz / Janari da Silva Pedroso / Amanda Cristina Ribeiro da Costa, p. 147
  • Edson Junior Silva da Cruz. Registro da história de vida de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Amanda Cristina Ribeiro da Costa / Edson Junior Silva da Cruz, p. 337
  • Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253
  • Educador social. Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Educador. A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • Educador. Práticas de cuidado e o educador/cuidador na promoção do desenvolvimento, p. 187
  • Educador. Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento. Laiane da Silva Corrêa, p. 267
  • Eliana Penedo de Matos. Conviver é preciso: reflexões acerca do direito à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Dalízia Amaral Cruz / Ana Miranda Cardoso / Eliana Penedo de Matos, p. 101
  • Eliane Lima Piske. Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253
  • Eliane Lima Piske. Estratégias cooperativas no contexto de acolhimento institucional: psicomotricidade relacional e massagem para bebês. Telma Vitorina Ribeiro Lima / Eliane Lima Piske / Ângela Adriane Schmidt Bersch, p. 361
  • Elson Ferreira Costa. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Elson Ferreira Costa. Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano. Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279
  • Elson Ferreira Costa. Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395
  • Espaço de escuta e expressão. "Contação" de histórias em instituição de acolhimento: espaço de escuta e expressão. Dalízia Amaral Cruz / Alciene de Oliveira Gonçalves, p. 73
  • Espaço. Ambientes e espaços como contextos de desenvolvimento, p. 17

F

  • Fabio Scorsolini-Comin. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva. Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • Família. Acompanhamento familiar e cartilha da família com crianças e adolescentes em acolhimento. Hivana Raelcia Rosa da Fonseca / Silvia Helena Koller, p. 325
  • Fazer transformador. Horta doméstica na perspectiva do fazer transformador para pessoa com deficiência em situação de acolhimento provisório. Brenda do Socorro Santos da Costa / Marcela Ribeiro da Cunha Lima, p. 291
  • Fortalecimento da autonomia. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379

G

  • Grupo multifamiliar com crianças e adolescentes com vivência em acolhimento institucional. Bruna Francinetti Menezes Castro Bastos / Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, p. 161
  • Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento. Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205

H

  • Habilidades sociais. Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • História de vida. Registro da história de vida de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Amanda Cristina Ribeiro da Costa / Edson Junior Silva da Cruz, p. 337
  • Hivana Raelcia Rosa da Fonseca. Acompanhamento familiar e cartilha da família com crianças e adolescentes em acolhimento. Hivana Raelcia Rosa da Fonseca / Silvia Helena Koller, p. 325
  • Horta doméstica na perspectiva do fazer transformador para pessoa com deficiência em situação de acolhimento provisório. Brenda do Socorro Santos da Costa / Marcela Ribeiro da Cunha Lima, p. 291

I

  • Ilka Dias Bichara. Importância das áreas externas para brincadeiras livres em instituições de acolhimento. Paula Sanders Pereira Pinto / Ilka Dias Bichara, p. 47
  • Importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • Importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177
  • Importância das áreas externas para brincadeiras livres em instituições de acolhimento. Paula Sanders Pereira Pinto / Ilka Dias Bichara, p. 47
  • Institucional. Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19
  • Instituição de acolhimento. Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento. Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37
  • Instituição de acolhimento. Importância das áreas externas para brincadeiras livres em instituições de acolhimento. Paula Sanders Pereira Pinto / Ilka Dias Bichara, p. 47
  • Instituição de acolhimento. "Contação" de histórias em instituição de acolhimento: espaço de escuta e expressão. Dalízia Amaral Cruz / Alciene de Oliveira Gonçalves, p. 73
  • Instituições de acolhimento. A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • Instituições de acolhimento. Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253
  • Instituições de acolhimento. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • Instrumento interventivo. O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315
  • Interações de crianças e adolescentes com adultos e grupo de pares: relações promotoras do desenvolvimento. Edson Junior Silva da Cruz / Janari da Silva Pedroso / Amanda Cristina Ribeiro da Costa, p. 147
  • Interações promotoras de desenvolvimento, p. 113

J

  • Jacqueline Rodrigues de Sousa. Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Jana Gonçalves Zappe. Diante do espelho: cuidados e interações que favorecem a construção da identidade e a autoestima no contexto do acolhimento institucional. Jana Gonçalves Zappe / Dorian Mônica Arpini / Cibele dos Santos Witt, p. 347
  • Janari da Silva Pedroso. Interações de crianças e adolescentes com adultos e grupo de pares: relações promotoras do desenvolvimento. Edson Junior Silva da Cruz / Janari da Silva Pedroso / Amanda Cristina Ribeiro da Costa, p. 147
  • Jonas Carvalho e Silva. O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315
  • Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke. O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315

K

  • Katia Cristina de Souza Santos. Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento. Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205

L

  • Laiane da Silva Corrêa. Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento, p. 267
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante. A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante. Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante. Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Linguagem. Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • Lucilene Paiva da Costa. Contexto de acolhimento institucional: móveis e objetos individualizados como indicadores de qualidade na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Daniela Castro dos Reis / Jacqueline Rodrigues de Sousa / Lucilene Paiva da Costa / Lília Iêda Chaves Cavalcante, p. 87
  • Luísa Sousa Monteiro Oliveira. Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento. Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37

M

  • Marcela Ribeiro da Cunha Lima. Horta doméstica na perspectiva do fazer transformador para pessoa com deficiência em situação de acolhimento provisório. Brenda do Socorro Santos da Costa / Marcela Ribeiro da Cunha Lima, p. 291
  • Maria Angela Mattar Yunes. Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253
  • Maria Lucia Dias Gaspar Garcia. Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento. Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205
  • Mariana Silva Cecílio. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • Mauro Luís Vieira. A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115
  • Melina da Silva Aragão. Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento. Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205

N

  • Narjara Mendes Garcia. Educador social promotor de boas práticas e resiliência em instituições de acolhimento. Ângela Adriane Schmidt Bersch / Maria Angela Mattar Yunes / Narjara Mendes Garcia / Eliane Lima Piske, p. 253

O

  • O uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315
  • Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano. Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279

P

  • Paula Sanders Pereira Pinto. Importância das áreas externas para brincadeiras livres em instituições de acolhimento. Paula Sanders Pereira Pinto / Ilka Dias Bichara, p. 47
  • Práticas de cuidado e o educador/cuidador na promoção do desenvolvimento, p. 187
  • Práticas educativas positivas em contextos de acolhimento institucional: valorização dos méritos das crianças e adolescentes. Bruna Wendt / Débora Dalbosco Dell’Aglio, p. 189
  • Profissionalização. Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano. Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279
  • Promoção. Brinquedoteca em instituição de acolhimento: uma estratégia de promoção do desenvolvimento. Celina Maria Colino Magalhães / Luísa Sousa Monteiro Oliveira, p. 37
  • Promotor do desenvolvimento. Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento. Laiane da Silva Corrêa, p. 267

Q

  • Qualidade do ambiente. Acolhimento institucional de crianças: qualidade do ambiente e desenvolvimento. Lília Iêda Chaves Cavalcante / Dalízia Amaral Cruz, p. 19

R

  • Recado. Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • Registro da história de vida de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Amanda Cristina Ribeiro da Costa / Edson Junior Silva da Cruz, p. 337
  • Rosana Maria Souza de Barros. Cantinho do recado: desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva / Rosana Maria Souza de Barros, p. 61
  • Rotina. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Rovana Kinas Bueno. A importância da figura masculina do cuidador/educador em instituições de acolhimento. Rovana Kinas Bueno / Celina Maria Colino Magalhães / Mauro Luís Vieira, p. 115

S

  • Sabine Heumann. Oficinas lúdico-profissionalizantes e educativas em contextos de acolhimento institucional: possibilidades de facilitação do desenvolvimento humano. Sabine Heumann / Elson Ferreira Costa, p. 279
  • Samyra Said de Lima. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Samyra Said de Lima. Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395
  • Serviços de acolhimento. Grupos de trabalho e formação continuada em serviços de acolhimento. Maria Lucia Dias Gaspar Garcia / Katia Cristina de Souza Santos / Daniela da Costa Pereira / Melina da Silva Aragão, p. 205
  • Silvia Helena Koller. Acompanhamento familiar e cartilha da família com crianças e adolescentes em acolhimento. Hivana Raelcia Rosa da Fonseca / Silvia Helena Koller, p. 325
  • Socialização da emoção. Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Solange Aparecida Serrano. Boas práticas em acolhimento familiar: compreendendo a importância do atendimento humanizado no acolhimento. Solange Aparecida Serrano / Anderson Tiago de Cara / Antonia dos Santos Gomes / Damaris Silva de Oliveira, p. 237
  • Stella Rabello Kappler. Afetividade e socialização da emoção no contexto de acolhimento institucional: os educadores sociais como agentes no desenvolvimento emocional infantil. Deise Maria Leal Fernandes Mendes / Stella Rabello Kappler, p. 221
  • Suane Pastoriza Faraj. Cadernos de talentos como uma estratégia de cuidado/educação de crianças e adolescentes acolhidos. Aline Cardoso Siqueira / Suane Pastoriza Faraj, p. 303

T

  • Talento. Cadernos de talentos como uma estratégia de cuidado/educação de crianças e adolescentes acolhidos. Aline Cardoso Siqueira / Suane Pastoriza Faraj, p. 303
  • Tamires Santos Rufino e Silva. A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177
  • Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395
  • Telma Vitorina Ribeiro Lima. Estratégias cooperativas no contexto de acolhimento institucional: psicomotricidade relacional e massagem para bebês. Telma Vitorina Ribeiro Lima / Eliane Lima Piske / Ângela Adriane Schmidt Bersch, p. 361
  • Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo. Tarefas domésticas: fortalecimento da autonomia de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Samyra Said de Lima / Elson Ferreira Costa / Thamires Bezerra Vasconcelos de Azevedo, p. 395

U

  • Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. Mariana Silva Cecílio / Camila Aparecida Peres Borges / Fabio Scorsolini-Comin, p. 125
  • Uso de instrumentos interventivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional na perspectiva bioecológica. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke / Jonas Carvalho e Silva, p. 315

V

  • Valorização do educador enquanto agente do cuidado: ambiente institucional e práticas promotoras de desenvolvimento. Laiane da Silva Corrêa, p. 267
  • Valorização dos méritos das crianças e adolescentes. Práticas educativas positivas em contextos de acolhimento institucional: valorização dos méritos das crianças e adolescentes. Bruna Wendt / Débora Dalbosco Dell’Aglio, p. 189
  • Vida diária. Atividades de vida diária e rotinas de cuidado pessoal como fortalecimento da autonomia. Elson Ferreira Costa / Samyra Said de Lima / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Camila de Nazaré Alencar, p. 379
  • Visita familiar. A importância da visita familiar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Tamires Santos Rufino e Silva / Lília Iêda Chaves Cavalcante / Alessandra Farias Cardoso, p. 177

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