Psicologia Social Comunitária - Teoria e Prática

Adriano Valério dos Santos Azevêdo e Gisele Groehler Giesel

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Ficha técnica

Autor(es): Adriano Valério dos Santos Azevêdo e Gisele Groehler Giesel

ISBN v. impressa: 978853628685-3

ISBN v. digital: 978853628750-8

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 189grs.

Número de páginas: 152

Publicado em: 15/03/2019

Área(s): Psicologia - Social

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Sinopse

A Psicologia Social Comunitária representa uma perspectiva contemporânea e integrativa com uma visão sociopolítica para a discussão das situações cotidianas da população latino-americana. A Psicologia Social Comunitária convida os sujeitos e a coletividade para o desenvolvimento de uma postura crítica que possibilite construir reflexões e ações sociopolíticas para o enfrentamento da realidade social. As práticas sociais comunitárias são realizadas em diferentes contextos e objetivam problematizar e propor ações para as demandas sociais por meio da participação social.

A visão crítica das práticas sociais comunitárias inter-relaciona o diálogo com as políticas públicas para o exercício da cidadania e emancipação, pois o sujeito consciente de seu papel na sociedade tem a possibilidade de desenvolver ações para a construção de espaços que promovam justiça social. Neste sentido, o desenvolvimento de competências e habilidades é necessário para uma atuação qualificada em Psicologia Social Comunitária.

Neste livro são apresentados os eixos teóricos, os aspectos da formação acadêmica e atuação profissional, e a pesquisa em Psicologia Social Comunitária. O primeiro ponto focaliza a apresentação dos pressupostos teóricos para a consolidação da Psicologia Social Comunitária, enquanto teoria e disciplina, com o objetivo de delimitar esta perspectiva que convida psicólogos para refletirem sobre suas práticas, visando construir uma atuação voltada para os interesses de sujeitos e coletivos. A elaboração deste livro incluiu os aspectos da formação acadêmica e atuação profissional, pelo fato de que existe a necessidade de compreender de que maneira o conhecimento está sendo construído e compartilhado nas instituições de ensino. Esta obra apresenta um conteúdo atualizado, nacional e internacional, com o objetivo de superar as lacunas de livros e textos referentes à Psicologia Social Comunitária; assim, busca-se apresentar possibilidades para promover a qualificação de profissionais comprometidos com as práticas sociais comunitárias.

Os autores convidam os leitores para a exploração deste livro esperando que as reflexões possibilitem a geração de sínteses para o desenvolvimento da Psicologia Social Comunitária nos diversos contextos de atuação. Os conteúdos presentes neste livro representam guias norteadores para a compreensão ampliada dos aspectos teóricos, práticos e de pesquisa, estes que se apresentam de maneira didática para auxiliar a leitura e o compartilhamento de informações.

Autor(es)

ADRIANO VALÉRIO DOS SANTOS AZEVÊDO

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, com especializações na área da saúde. Psicólogo. Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP; Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Orientador de Pesquisas na área da Psicologia Social e Saúde; Docente do Curso de Graduação de Psicologia, ministra disciplinas referentes à Psicologia Social e Saúde; Supervisor de Estágio de Práticas Psicológicas na Perspectiva da Psicologia Social Comunitária. Pesquisador das seguintes temáticas: formação e atuação em Psicologia Social Comunitária, redes sociais significativas, promoção da saúde, adoecimento, hospitalização e repercussões psicossociais.

GISELE GROEHLER GIESEL

Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Pedagoga. Docente em cursos semipresenciais no UNINTER. Professora Tutora nos Cursos de Pós-Graduação: Psicopedagogia Clínica e Institucional; Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Educação Especial e Pedagogia Empresarial.

Sumário

Parte I - Eixos teóricos, p. 15

Teoria da Psicologia Social Comunitária, p. 17

Fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia Social Comunitária, p. 33

Parte II - Formação e atuação, p. 49

Formação e atuação em Psicologia Social Comunitária, p. 51

Produção científica em Psicologia Social Comunitária, p. 69

Produção científica sobre formação e atuação em Psicologia Social Comunitária, p. 101

Parte III - Pesquisa, p. 113

Formação e atuação em Psicologia Social Comunitária nas práticas de docentes de Psicologia, p. 115

Índice Remissivo, p. 147

Índice alfabético

A

  • Antropologia. Teoria da psicologia social comunitária, p. 28
  • Apresentação, p. 9
  • Atuação e formação em psicologia social comunitária, p. 51
  • Atuação. Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia, p. 115
  • Atuação. Princípios para a formação/atuação em psicologia social comunitária, p. 61
  • Atuação. Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária, p. 101
  • Autocuidado em psicologia comunitária, p. 90

D

  • Desenvolvimento sustentável e território, p. 82
  • Docência. Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia, p. 115

E

  • Eixos teóricos, p. 15
  • Ensino superior. Políticas públicas de ensino superior e as práticas sociais, p. 58
  • Epistemologia. Fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia social comunitária, p. 33
  • Epistemologia. Teoria da psicologia social comunitária, p. 29
  • Ética em psicologia comunitária, p. 94

F

  • Formação do psicólogo, p. 56
  • Formação e atuação, p. 49
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária, p. 51
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia, p. 115
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Análise de dados, p. 120
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Aspectos éticos, p. 120
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Considerações finais, p. 144
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Discussão, p. 138
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Método, p. 117
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Referências, p. 145
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia. Resultados, p. 120
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária. Considerações finais, p. 65
  • Formação e atuação em psicologia social comunitária. Referências, p. 65
  • Formação em psicologia comunitária, p. 91
  • Formação em psicologia social comunitária, p. 78
  • Formação. Princípios para a formação/atuação em psicologia social comunitária, p. 61
  • Formação. Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária, p. 101
  • Fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia social comunitária, p. 33

H

  • História da psicologia social comunitária, p. 76
  • Histórico da psicologia comunitária, p. 89
  • Histórico. Fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia social comunitária, p. 33

I

  • Intervenção em psicologia social comunitária, p. 80

O

  • Ontologia. Teoria da psicologia social comunitária, p. 28

P

  • Pesquisa, p. 113
  • Políticas públicas de ensino superior e as práticas sociais, p. 58
  • Políticas públicas e a psicologia comunitária, p. 93
  • Políticas públicas. Psicologia social comunitária e políticas públicas, p. 81
  • Práticas da psicologia comunitária, p. 89
  • Práticas sociais. Políticas públicas de ensino superior e as práticas sociais, p. 58
  • Pressupostos da teoria da psicologia social comunitária?, p. 22
  • Princípios para a formação/atuação em psicologia social comunitária, p. 61
  • Produção científica em psicologia social comunitária, p. 69
  • Produção científica em psicologia social comunitária. Considerações finais, p. 98
  • Produção científica em psicologia social comunitária. Discussão, p. 96
  • Produção científica em psicologia social comunitária. Método, p. 70
  • Produção científica em psicologia social comunitária. Referências, p. 98
  • Produção científica em psicologia social comunitária. Resultados, p. 70
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária, p. 101
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Considerações finais, p. 110
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Estudos documentais, p. 104
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Estudos documentais, p. 110
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Estudos empíricos, p. 103
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Estudos empíricos, p. 108
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Estudos teóricos, p. 103
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Estudos teóricos, p. 109
  • Produção científica sobre formação e atuação em psicologia social comunitária. Referências, p. 111
  • Profissão de psicólogo no Brasil, p. 51
  • Psicologia comunitária, p. 36
  • Psicologia comunitária e políticas públicas, p. 93
  • Psicologia comunitária. Autocuidado, p. 90
  • Psicologia comunitária. Ética em psicologia comunitária, p. 94
  • Psicologia comunitária. Formação, p. 91
  • Psicologia comunitária. Histórico, p. 89
  • Psicologia comunitária. Práticas, p. 89
  • Psicologia social, p. 33
  • Psicologia social comunitária, p. 40
  • Psicologia social comunitária e políticas públicas, p. 81
  • Psicologia social comunitária. Formação, p. 78
  • Psicologia social comunitária. Formação e atuação, p. 51
  • Psicologia social comunitária. Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia, p. 115
  • Psicologia social comunitária. Fundamentos históricos e epistemológicos, p. 33
  • Psicologia social comunitária. Fundamentos históricos e epistemológicos. Considerações finais, p. 47
  • Psicologia social comunitária. Fundamentos históricos e epistemológicos. Referências, p. 48
  • Psicologia social comunitária. História, p. 76
  • Psicologia social comunitária. Intervenção, p. 80
  • Psicologia social comunitária. Princípios para a formação/atuação, p. 61
  • Psicologia social comunitária. Teoria, p. 17
  • Psicologia. Formação e atuação em psicologia social comunitária nas práticas de docentes de psicologia, p. 115
  • Psicólogo. Formação, p. 56
  • Psicólogo. Profissão de psicólogo no Brasil, p. 51

S

  • Sumário, p. 13

T

  • Teoria da psicologia social comunitária, p. 17
  • Teoria da psicologia social comunitária. Antropologia, p. 28
  • Teoria da psicologia social comunitária. Atuação profissional, p. 30
  • Teoria da psicologia social comunitária. Considerações finais, p. 31
  • Teoria da psicologia social comunitária. Epistemologia, p. 29
  • Teoria da psicologia social comunitária. Formação acadêmica, p. 30
  • Teoria da psicologia social comunitária. Método, p. 29
  • Teoria da psicologia social comunitária. Ontologia, p. 28
  • Teoria da psicologia social comunitária. Pressupostos, p. 22
  • Teoria da psicologia social comunitária. Referências, p. 31
  • Território e desenvolvimento sustentável, p. 82

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