Entrevista com o Autor


Prof. Márcio Zanardini Vegas
em 01/10/2008

A Noção Freudiana de Construção

Márcio Zanardini Vegas é graduado como Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em "Fundamentos filosóficos da psicanálise e da formação do analista" pela mesma instituição. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa de psicanálise, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além de atendimento clínico em consultório particular, é professor em cursos de graduação e sócio da Cena Hum – Academia de Artes Cênicas. Autor da obra "A Noção Freudiana de Construção".

 

1- Qual a proposta da obra?
R:
É resgatar o valor do conceito de construção na obra freudiana, tentando refletir sobre as implicações clínicas, políticas e epistemológicas desta técnica que foi abandonada pelos psicanalistas atuais nos moldes propostos por Freud. O próprio Freud só a formalizou em um breve texto no final de sua vida.
 
2- Quais temas são apresentados no livro?
R:
É a concepção de tratamento que tal conceito carrega implicitamente em oposição ao trabalho dos psicanalistas freudo-lacanianos que modificam o uso de tal técnica de modo radical. Aborda-se o fim de análise, o uso da interpretação, a psicose como modelo para técnica da construção.
 
3- A que se propõe o livro?
R:
A obra se propõe a renovar a importância de um conceito pouco trabalhado pelo próprio Freud.
 
4- O que o público pode encontrar de diferencial na obra?
R:
Uma pesquisa meticulosa na obra freudiana que procura rastrear novas conexões que justifique Freud apenas ao final de sua formalizar uma técnica que era usada desde os primórdios da psicanálise. Tenho uma preocupação em resgatar um modo de escrever claro e simples que facilite o entendimento e explicite o trajeto de trabalho, coisa rara no meio psicanalítico que valoriza o hermetismo e prolixia.
 
5- O que significa delírio psicótico?
R:
É um fenômeno que ocorre em pessoas com estrutura psicótica e consiste na construção de uma realidade própria, a parte do resto, que serve como uma tentativa de reorganização do sujeito. Os delírios são crenças que a pessoa carrega, como o delírio paranóico em que a pessoa vive como estivesse sendo perseguida por outras pessoas com intenções escusas, com explicações muito detalhadas. A pessoa encontra na realidade externa dados para confirmar seu delírio. 
 
6- Qual o seu conceito sobre totemismo e o monoteísmo?
R:
Totemismo refere-se à formação cultural em que animais são tratados como sagrados, adorados e em certos rituais, comidos. Monoteísmo crença religiosa em um único Deus. Ambos são substituições inconscientes a uma concepção de pai primitivo, pré-linguagem, que pode ser universalizado na constituição de todos nós.
 
7- De que forma a construção representa um avanço na psicanálise?
R:
Freud está preocupado em levar o tratamento analítico até certo patamar, que gere transformações definitivas na vida do sujeito. A construção é a técnica desenvolvida para superar os limites que tinha encontrado usando apenas a interpretação. Se é um avanço, isso é discutível, não fecho a questão.