Entrevista com o Autor


Profa. Vera Regina Miranda
em 04/02/2009

                                          Abertos e Fechados

 

Vera Regina Miranda é Psicóloga clínica, professora universitária de cursos de graduação e pós graduação (PUC e Positivo). Escritora, autora dos livros: Prática Psicomotora na Pré-escola (Editora Ática); Adoção - uma história de espera e de amor, Lições de vida (Juruá Editora); Psicologia Jurídica -Temas de aplicação(co-autoria com Maria Cristina Carvalho) - Juruá Editora; Coleção Transformando História. Abertos e Fechados (Juruá Editora).

 


1- Para qual público é dirigido este livro?
R:
Crianças (em grupos e individualmente), além dos profissionais que atuam com uma população infanto-juvenil.


2- De que forma ele pretende auxiliar pais e educadores?
R:
Abordando temas importantes ao desenvolvimento em caráter preventivo ou remedial e também propondo atividades psicopedagógicas correlatas.


3- Quais são os temas apresentados no livro (aspectos importantes)?
R:
Fechamento e abertura nas pessoas, nas famílias e suas consequências, isolamento e sociabilidade.


4- Qual o diferencial desta obra?
R:
A coleção, que além de abordar temas relevantes ao desenvolvimento sócio-afetivo da criança, sugere atividades psicopedagógicas complementares que auxiliam na fixação do conteúdo, na análise crítica, no auto-conhecimento, e na capacidade de interpretação.


5- Abertos e Fechados é o primeiro livro da “Coleção Transformando” e trata de sociabilidade e isolamento. Que outros temas são abordados nesta coleção?
R:
Nos demais livros serão tratados temas sobre: as diferentes famílias, agressividade verbal, necessidade de fortalecimento para enfrentar dificuldades, aprendizagem de relaxamento mental, uso de apelidos, diferenças individuais, entre outros.

 

6- De que forma surgiu a idéia de produzir esse material?
R:
Já escrevi há algum tempo as histórias, mas queria fazer algo que mobilizasse interação e por isto contei com o auxílio de uma pedagoga (Rejane Bonilauri), para juntas elaborarmos propostas onde as crianças, após as leituras realizassem diversas atividades complementares, exercitando auto-conhecimento, alternativas adequadas para lidar com diversas situações, além de treinarem habilidades psicopedagógicas, como memória, atenção, interpretação de textos,coordenação visomotora. Tudo isto justamente porque ler, refletir, sentir e agir parecem indispensáveis e indissociáveis para que se processe a efetiva aprendizagem.