Capa do livro: História Breve das Codificações Jurídicas, Arthur Virmond de Lacerda Neto

História Breve das Codificações Jurídicas

Arthur Virmond de Lacerda Neto

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Arthur Virmond de Lacerda Neto

    ISBN: 857394018-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 160grs.

    Número de páginas: 120

    Publicado em: 01/01/2000

    Área(s): Direito - Teoria Geral do Direito

    Sinopse

    A presente obra busca descrever o movimento codificador europeu em suas bases teóricas, após haver explorado o conceito de código e antes de testemunhar a polêmica que entre THIBAUT e SAVIGNY  aquele movimento provocou, cujo desenrolar em Portugal versará em uma segunda parte, lembrando-lhe as ordenações e as tentativas lá empreendidas de se adotar um código civil.

    Ocupa-se por fim do caso brasileiro no que tange ao papel de AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS no processo codificatório do Direito Civil de seu país e sua influência no exterior.

    Autor(es)

    ARTHUR VIRMOND DE LACERDA NETO
    Mestre em História do Direito pela Universidade de Lisboa, Portugal. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor universitário. É autor das obras As Ouvidorias do Brasil Colônia; História Breve das Codificações Jurídicas; A República Positivista – Teoria e Ação no Pensamento Político de Augusto Comte, 3ª Edição; Dilema em Braga, 2ª Edição; Provocações; A Desinformação Antipositivista no Brasil; Memórias de Duas Amizades; Memória de Família; Excertos Genealógicos do Paraná; Um Italiano em Curitiba – Genealogia da Família Castellano e O Magnífico Reitor: Biografia de Flávio Suplicy de Lacerda.

    Sumário

    PROÊMIO

    CÓDIGO

    THIBAUT E SAVIGNY

    EM PORTUGAL

    NO BRASIL: TEIXEIRA DE FREITAS

    APÊNDICE

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS