Capa do livro: Orientação Profissional no Contexto da Deficiência Auditiva, Carmen Sueli Pigatto, Elianes Terezinha Klein e Rejane do R Wisnesky

Orientação Profissional no Contexto da Deficiência Auditiva

Carmen Sueli Pigatto, Elianes Terezinha Klein e Rejane do R Wisnesky

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Carmen Sueli Pigatto, Elianes Terezinha Klein e Rejane do R Wisnesky

    ISBN: 857394517-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 320grs.

    Número de páginas: 260

    Publicado em: 03/08/2000

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    A presente obra tem por finalidade facilitar ao Jovem Deficiente Auditivo conhecer a si mesmo e ao mundo em que vive,instrumentaliza-o para assumir uma postura comprometida,aberta e envolvida em um grau de maturiridade em que possa ser feliz e estar integrado criativamente ao mundo do trabalho, buscando alternativas e assumindo suas opções.O jovem Deficiente Auditivo tem direito e pode escolher por si próprio a sua profissão,considerando suas oportunidades, o processo de habilitação,escolaridade regular e história de vida. A leitura deste livro pode ajudar:

    • na preparação de seus programas de Orientação Profissional.
    • oferece sugestões de estratégias práticas com alunos,professores e pais.
    • na formação dos profissionais que atuam na área.

     

    Sumário

    Depoimentos

    Experiências de vida

    Projeto de ação na Escola Epheta

    O perfil atual e para o 3º milênio do profissional no mercado de trabalho

    Referencial teórico

    Estrutura e funcionamento do POP na Escola Epheta

    Descrição dos níveis do programa de orientação profissional

    A orientação profissional no contexto da deficiência auditiva

    Projeto de vida na adolescência

    Qual é o papel do profissional facilitador que atua no programa de orientação profissional do D.A. na Escola Epheta?

    Aspectos importantes a considerar na educação global do D.A. Para que sejam bem sucedidos em sua profissionalização

    Trabalho com a família

    Estratégias de ação para o desenvolvimento do POP

    Nível I - Autoconhecimento - aspectos internos

    Nível II - Informação Profissional - aspectos externos

    Nível III - Escolha propriamente dita - projeto de vida

    Objetivos do nível III

    Anexo 1 - Projeto vestibular

    Anexo 2 - Documentação utilizada no programa de orientação profissional - comunicação com o D.A. - fichas do POP

    Anexo 3 - Documentos utilizados na informação profissional para trabalho com o educando no nível II

    Bibliografia

    Índice alfabético

    A

    • Ação. Projeto de ação na Escola Epheta
    • Adolescência. Adolescência e a identidade
    • Adolescência. Adolescência e escolha
    • Adolescência. Projeto de vida na adolescência
    • Adolescência. Questões da surdez na adolescência
    • Adolescência. Sintomas normais da Síndrome da Adolescência (KNOBEL/ABERASTURI, 1983) - Com adaptações para o trabalho com o D.A
    • Anexo 1. Projeto vestibular
    • Anexo 2. Documentação utilizada no programa de orientação profissional- comunicação com o D.A. - Fichas do POP
    • Anexo 3. Documentos utilizados na informação profissional para trabalho com o educando no nível II
    • Autoconhecimento. A importância da vida em família
    • Autoconhecimento. Aspectos internos
    • Autoconhecimento. Autoconceito, motivação e aprendizagem
    • Autoconhecimento. Autoconceito positivo
    • Autoconhecimento. Comentários
    • Autoconhecimento. Como é sua família?
    • Autoconhecimento. Como sou? Pontos de influência. Aspectos a conhecer, analisar e integrar
    • Autoconhecimento. Deficiência auditiva. Orientação de trabalho
    • Autoconhecimento. Entrevista sobre mim mesmo
    • Autoconhecimento. Exercícios de fixação para o D.A
    • Autoconhecimento. Gráfico estatístico do perfil grupal
    • Autoconhecimento. Meu futuro. Meus sonhos. Minhas certezas. Minhas dúvidas
    • Autoconhecimento. Nível I. Autoconhecimento - Orientação vital
    • Autoconhecimento. O conhecimento do indivíduo ou autoconhecimento
    • Autoconhecimento. Orientação de trabalho
    • Autoconhecimento. Orientação do trabalho com o deficiente auditivo
    • Autoconhecimento. Orientação para o trabalho - formação do autoconceito
    • Autoconhecimento. Potencialidade e habilidades
    • Autoconhecimento. Técnica
    • Autoconhecimento. Técnica de conhecimento de si mesmo
    • Autoconhecimento. Técnica do espelho
    • Autoconhecimento. Técnicas de autoconhecimento

    B

    • Bibliografia

    C

    • Conceito. Conceitos trabalhados com o D.A
    • Curso. Cursos universitários escolhidos para o vestibular da UFPR

    D

    • Deficiência auditiva. A orientação profissional no contexto da deficiência auditiva
    • Deficiência auditiva. A comunicação com a pessoa deficiente auditivo
    • Deficiência auditiva. Aspectos importantes a serem observados em relação ao aluno deficiente auditivo (D.A.)
    • Deficiência auditiva. Avaliação audiológica
    • Deficiência auditiva. Coleta de informações a respeito das expectativas e experiências do deficiente auditivo com relação ao vestibular
    • Deficiência auditiva. Depoimento de um profissional deficiente auditivo que cursou ou está cursando uma universidade. Uma experiência de vida
    • Deficiência auditiva. Docente especializada na área da deficiência auditiva
    • Deficiência auditiva. Escola Epheta para deficientes auditivos
    • Deficiência auditiva. Orientação do trabalho com o deficiente auditivo
    • Deficiência auditiva. Os graus de perda da audição
    • Deficiência auditiva. Questões da surdez na adolescência
    • Deficiência auditiva. Relato de uma mãe sobre sua experiência com três filhos deficientes auditivos
    • Deficiente auditivo. Conceitos trabalhados com o D.A
    • Depoimento. Depoimento de um profissional deficiente auditivo que cursou ou está cursando uma universidade. Uma experiência de vida
    • Depoimento. Depoimentos. Experiências de vida
    • Depoimento. Docente especializada na área da deficiência auditiva
    • Depoimento. Homenagem de uma mãe aos formandos da Escola Epheta
    • Depoimento. Posso tudo, menos ouvir
    • Depoimento. Relato de uma mãe sobre sua experiência com três filhos deficientes auditivos
    • Descrição. Autoconhecimento. Conhecimento de si mesmo - Autoconhecimento. Nível I
    • Descrição. Escolha propriamente dita - Projeto de vida. Nível III
    • Descrição. Informação profissional. Nível II
    • Desenvolvimento. Estratégias de ação para o desenvolvimento do POP

    E

    • Educação. Anexo 3. Documentos utilizados na informação profissional para trabalho com o educando no nível II
    • Educação. Aspectos importantes a considerar na educação global do D.A.para que sejam bem sucedidos em sua profissionalização
    • Escola Epheta. Enquadre metodológico da orientação profissional na Escola Epheta segundo Luchiari
    • Escola Epheta. Escolha profissional dos alunos da Escolha Epheta - Década de 90
    • Escola Epheta. Fundadora da Escola Epheta
    • Escola Epheta. Homenagem de uma mãe aos formandos da Escola Epheta
    • Escola. Estrutura e funcionamento do POP na Escola Epheta
    • Escola. Projeto de ação na Escola Epheta
    • Escola. Qual é o papel do profissional facilitador que atua no programa de orientação profissional do D.A. na Escola Epheta?
    • Escolha. Adolescência e escolha
    • Escolha. Escolha madura e ajustada x imatura e desajustada
    • Escolha. O ato de escolher
    • Escolha. Sentimento de dúvida e a tomada de decisão
    • Estratégia. Estratégias de ação para o desenvolvimento do POP
    • Experiência. Depoimentos. Experiências de vida

    F

    • Facilitador. Qual é o papel do profissional facilitador que atua no programa de orientação profissional do D.A. na Escola Epheta?
    • Família. A importância da vida em família
    • Família. Árvore genealógica
    • Família. Como é sua família?
    • Família. Interesses, aptidões e influências familiares. Textos informativos e atividades sobre família
    • Família. Minha herança familiar: meu sobrenome, meu registro de nascimento
    • Família. Técnica: Minhas origens. Minhas raízes
    • Família. Trabalho com a família
    • Fundação. Fundadora da Escola Epheta

    G

    • Globalização. Aspectos importantes a considerar na educação global do D.A. para que sejam bem sucedidos em sua profissionalização

    I

    • Identidade. Adolescência e a identidade

    M

    • Mercado de trabalho. O perfil atual e para o 3º milênio do profissional no mercado de trabalho
    • Método. Enquadre metodológico da orientação profissional na Escola Epheta segundo Luchiari
    • Milênio. O perfil atual e para o 3º milênio do profissional no mercado de trabalho

    N

    • Nível I. Autoconhecimento - Orientação vital
    • Nível II. Informação profissional - Aspectos externos
    • Nível III. Escolha propriamente dita
    • Nível III. Objetivos

    O

    • Orientação. Enfoque dirigido aos conceitos fundamentais para a coordenação dos trabalhos desenvolvidos na orientação profissional: integração entre o autoconhecimento e a informação profissional
    • Orientação Profissional. POP. Objetivos do POP
    • Orientação profissional. A orientação profissional no contexto da deficiência auditiva
    • Orientação profissional. Anexo 2. Documentação utilizada no programa de orientação profissional - comunicação com o D.A. - Fichas do POP
    • Orientação profissional. Deficiente auditivo. Justificativa
    • Orientação profissional. Descrição dos níveis do programa de orientação profissional
    • Orientação profissional. Estratégias de ação para o desenvolvimento do POP
    • Orientação profissional. POP. Anexo 2. Documentação utilizada no programa de orientação profissional - comunicação com o D.A. - Fichas do POP
    • Orientação profissional. POP. Área de abrangência
    • Orientação profissional. POP. Avaliação
    • Orientação profissional. POP. Descrição da clientela do POP para os anos de 1997, 1998, 1999 e 2000
    • Orientação profissional. POP. Descrição das atividades práticas realizadas no POP
    • Orientação profissional. POP. Descrição dos níveis do Programa de Orientação Profissão - POP
    • Orientação profissional. POP. Estratégias de ação para o desenvolvimento do POP
    • Orientação profissional. POP. Projeto para o grupo em fase de formação profissional e execução do projeto de vida
    • Orientação profissional. POP. Recursos humanos
    • Orientação profissional. Qual é o papel do profissional facilitador que atua no programa de orientação profissional do D.A. na Escola Epheta?

    P

    • Profissão. Âncoras para uma boa profissionalização
    • Profissão. Anexo 3. Documentos utilizados na informação profissional para trabalho com o educando no nível II
    • Profissão. Árvore genealógica profissional
    • Profissão. Aspectos importantes a considerar na educação global do D.A.para que sejam bem sucedidos em sua profissionalização
    • Profissão. «Curriculum Vitae» e ficha de emprego
    • Profissão. Curso de 1º grau
    • Profissão. Curso de 2º grau
    • Profissão. Curso profissionalizante
    • Profissão. Cursos universitários escolhidos para o vestibular da UFPR
    • Profissão. Decálogo do profissional x facilitador
    • Profissão. Deveres do trabalhador
    • Profissão. Direitos e deveres do trabalhador e legislação
    • Profissão. Enquadre metodológico da orientação profissional na Escola Epheta segundo Luchiari
    • Profissão. Entrevista para emprego
    • Profissão. Escola Epheta - Setor de orientação profissional
    • Profissão. Escola Epheta programa de orientação profissional
    • Profissão. Escolha profissional dos alunos da Escolha Epheta - Década de 90
    • Profissão. Estágio
    • Profissão. Ficha de sondagem de interesse para experienciação de uma profissão: a experiência é o caminho para sua escolha profissional
    • Profissão. Ficha profissiográfica
    • Profissão. Fontes e alternativas de trabalho
    • Profissão. Informação profissional do compromisso para definir o futuro.O que sou, o que posso ser
    • Profissão. Informação profissional integrando escolhas., Profissional na área pública., Área privada., Autônomo. Qual escolher?
    • Profissão. Informação profissional para o aluno que deseja ingressar no 3º grau
    • Profissão. Informação profissional para os alunos que apresentam escolhas de cursos pós-médios e superior
    • Profissão. Nível II. Informação profissional - Aspectos externos
    • Profissão. Nível III. Escolha propriamente dita
    • Profissão. O perfil atual e para o 3º milênio do profissional no mercado de trabalho
    • Profissão. O que é curso?
    • Profissão. Orientação para o trabalho prático na informação profissional - Nível II
    • Profissão. Orientações para construção do manual: minha pesquisa sobre profissões
    • Profissão. Procedimentos e orientações ao professor
    • Profissão. Qual é o papel do profissional facilitador que atua no programa de orientação profissional do D.A. na Escola Epheta?
    • Profissão. Reflexão
    • Profissão. Saúde e segurança no trabalho
    • Profissão. Técnica da nave do futuro
    • Profissão. Técnica: um dia ideal
    • Profissão. Técnica: visão global das profissões
    • Profissão. Valores
    • Projeto. Anexo 1. Projeto vestibular
    • Projeto. Projeto de ação na Escola Epheta

    R

    • Referencial. Referencial teórico
    • Referencial teórico. Nível I
    • Referencial teórico. Nível II
    • Referencial teórico. Nível III
    • Referências bibliográficas
    • Reflexão. Pontos de referência para reflexão

    S

    • Síndrome. Sintomas normais da Síndrome da Adolescência (KNOBEL/ABERASTURI, 1983) - Com adaptações para o trabalho com o D.A
    • Sumário

    T

    • Tempo. Marcas do tempo - Linha da minha vida
    • Teoria. Referencial teórico
    • Trabalho. Trabalho com a família

    V

    • Vestibular. Coleta de informações a respeito das expectativas e experiências do deficiente auditivo com relação ao vestibular
    • Vestibular. Projeto
    • Visita. Estratégia para as visitas