Capa do livro: Manual da Educação Jurídica - • Inconsciente Coletivo nos Cursos de Direito • Mitos e Limitações Curriculares e Metodológicas • Uso do Pentagrama Pedagógico como Instrumento Reurbanizador, Sergio Rodrigo Martinez

Manual da Educação Jurídica - • Inconsciente Coletivo nos Cursos de Direito • Mitos e Limitações Curriculares e Metodológicas • Uso do Pentagrama Pedagógico como Instrumento Reurbanizador

Sergio Rodrigo Martinez

    Preço

    por R$ 77,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Sergio Rodrigo Martinez

    ISBN: 853620470-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 282grs.

    Número de páginas: 208

    Publicado em: 14/07/2003

    Área(s): Direito - Ensino Jurídico e Metodologia

    Sinopse

    De Paulo Freire a Edgar Morin, de Thomas Kuhn a Boaventura de Souza Santos, as vastíssimas fontes bibliográficas visitadas ultrapassam os muros da ciência jurídica, a partir de um espectro transdisciplinar, resultando em uma obra que transcende a crítica da ciência jurídica para propor a criação de um conhecimento em bases emancipatórias, a partir da ampliação dos focos de consciência dos indivíduos perante a realidade. Nessa dimensão, desenvolve a idéia, com base na teoria do inconsciente coletivo de Carl Jung, de que há um arquétipo cristalizado no ensino jurídico brasileiro que o distancia das demandas sociais, pois escondido ainda pelos argumentos da neutralidade e da autoridade. O autor, como intelectual orgânico da transformação, não se distancia do tempo presente, fazendo urgir a necessidade de alternativas emancipatórias para a ciência e educação, não se fazendo refém do dogma da inevitabilidade da realidade e da opressão de estereótipos totalitários. Daí a necessária retomada do sujeito e ao menos de um certo protagonismo para superar a barbárie e a indiferença, pois nisso reside na nossa aventura histórica. Dr. Luiz Edson Fachin Professor Titular de Direito Civil e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

    Sumário

    LISTA DE ABREVIATURAS

    INTRODUÇÃO

    CAPÍTULO I - EVIDÊNCIAS DO ARQUÉTIPO LIBERAL

    1.1 EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL

    1.1.1 A Gênese Liberal dos Cursos de Direito

    1.1.2 Um "Estranho no Ninho": Estado Social

    1.1.3 A Constituição de 1988 e o Mercado

    1.2 CIÊNCIA MODERNA E ENSINO JURÍDICO

    1.2.1 Conhecimento Científico e Hierarquia Social

    1.2.2 Indícios Históricos da Crítica Epistemológica

    1.2.3 Pistas Quânticas

    1.2.4 Da Fragmentação à Complexidade

    1.2.5 Visão de um Paradigma Científico Transdisciplinar Emergente

    1.3 LEGADO LIBERAL NA PRÁTICA JURÍDICA

    1.3.1 O Mito da Neutralidade na Justiça dos Bacharéis

    1.3.2 A Evolução Liberal da Prática

    1.3.3 A Caminho da Anarquia Terapêutica

    CAPÍTULO II - PENTAGRAMA PEDAGÓGICO

    2.1 EVOLUTIVIDADE

    2.2 METODOLOGÍSTICA

    2.3 TRANSGRESSIVIDADE

    2.4 ECOSSISTEMATIZAÇÃO

    2.5 MEDIATIVIDADE

    CAPÍTULO III – CONTRA-ARQUÉTIPO EMERGENTE

    3.1 AÇÃO CONTRA O ARQUÉTIPO

    3.2 UM CONTRADISCURSO CONSCIENTE

    3.3 PARA SAIR DA CAVERNA: UMA NOVA DISCIPLINA

    3.4 ENFIM, UM NÚCLEO TRANSDISCIPLINAR AVANÇADO

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Acesso à Justiça
    • Alienação Docente
    • Anarquia
    • Arquétipo - Senso comum
    • Avaliação Institucional - Concepção
    • Ação do NTA

    B

    • Bagagem Evolutiva
    • Blocos Históricos - Conflitos de Hegemonia

    C

    • Ciclo de Reprodução da Ideologia Liberal
    • Ciência - Transição Paradigmática
    • Ciência Jurídica - Erro Paradigmático
    • Código Civil - Reformas do Ensino
    • Complexidade
    • Constituição Federal de 1988
    • Contra-arquétipo
    • Concepção
    • Contradiscurso - concepção
    • Contradiscurso - concepção
    • Controle - poder e hierarquia social
    • Crise: Ensino Jurídico
    • Concepção
    • Cursos de Direito - Administração Emancipatória

    D

    • Direito - Influência Liberal
    • Disciplinas Formativas: Concepção
    • Disciplinas Formativas: Conscientização do Arquétipo
    • Disciplinas Formativas: Conteúdo Transdisciplinar
    • Disciplinas Temático-conceptuais
    • Discurso Científico: Crítica de Kirchmann
    • Discurso Científico - Exclusão Social
    • Discurso Científico: Mecanismo e Cartesianismo
    • Discurso Científico: Mito da Verdade Suprema
    • Discurso Científico: Questionamentos
    • Discurso Científico: Racionalidade Questionável
    • Discurso Científico: Transformador
    • Docente: - Crítica à sua Formação
    • Docente: Intelectual Transformador

    E

    • Ecossistema Educacional
    • Educação Jurídica: Ação contra o arquétipo
    • Educação Jurídica: Estratégia de Acesso à Caverna
    • Educação Jurídica: Meios alternativos de Resolução dos Conflitos
    • Ensino Jurídico: - Abertura Democrática da Década de 80
    • Ensino Jurídico: Aspectos da crise
    • Ensino Jurídico: Ditadura de 1964
    • Ensino Jurídico: Império
    • Ensino Jurídico: Inconsciente Coletivo
    • Ensino Jurídico: Materialização do Arquétipo
    • Ensino Jurídico: Parâmetro-guia Emancipatório
    • Ensino Jurídico: Positivismo Cultural
    • Ensino Jurídico: República Velha
    • Era: das Codificações
    • Era: Multicultural
    • Escola Nova - Otimismo Pedagógico
    • Espaço da Autoridade
    • Estado: Influência Ideológica Liberal
    • Estado: Influência Ideológica Social
    • Estatísticas: Perfil Inconsciente das Obras sobre Ensino Jurídico
    • Estatísticas: Presidente da República Bacharéis em Direito
    • Evolução Humana
    • Expressões de outros autores: - "Amoralidade Científica"
    • Expressões de outros autores: "Conhecimento Prudente para uma Vida Decente"
    • Expressões de outros autores: "Humanismo da Alienação
    • Expressões de outros autores: "Litigiosidade Contida"
    • Expressões de outros autores: " Mediocridade Generalizada
    • Expressões de outros autores: "Monastério dos Sábios"
    • Expressões de outros autores: "Pedagogia da Indiferença"
    • Expressões de outros autores: "Pedagogia dop Gerenciamento"
    • Expressões de outros autores: "Ponto de Produção"
    • Extensão Acadêmica

    F

    • Fábricas de Bacharéis
    • Fragmentação dos Conhecimentos: - na Universidade
    • Fragmentação dos Conhecimentos: nos Cursos de Direito
    • Física Quântica: - Surgimento
    • Física Quântica: Interconexões

    H

    • Humanização Pedagógica

    I

    • Idealismo dos Juristas
    • Ideologia da Resignação
    • Inadequação das Reformas Curriculares
    • Inconsciente Coletivo
    • Inclusão Multicultural
    • Influência Européia na Formulação do Ensino Jurídico Brasileiro
    • Interconexões Binárias - Níveis de Realidade
    • Interdisciplinaridade
    • Intervencionismo Estatal

    J

    • Juiz de Paz
    • Julgados de Paz
    • Justo Meio Aristotélico

    L

    • Liberdade e Criatividade no Ensino
    • Lógica do Terceiro Incluído

    M

    • Mediação: Construção da Diversidade
    • Mediação: Meio Terapêutico
    • Mediação: Perspectivas mundiais
    • Mediação: Uso na Educação
    • Mercado do ensino
    • Método de Ensino
    • Metodologias de Ensino
    • Mito da Caverna: - Concepção
    • Mito da Caverna: da Alienação à Libertação
    • Monopólio Metódico - Cursos de Direito

    N

    • Neoliberalismo - Conseqüências
    • Neologismo
    • Neutralidade: - Dogma
    • Neutralidade: Ideológica
    • Novos Espaços de Aprendizagem
    • NTA - Outras ações

    O

    • Ordem Científica Pura
    • Oportunidade Evolutiva:
    • ONG

    P

    • Paradigma Científico Mecanicista
    • Pedagogia Tradicional: - Concepção
    • Pedagogia Tradicional: Âmbito de Aplicação
    • Pedagogia Tradicional: Força Inconsciente do Exemplo
    • Pedagogia Tradicional: Mito da Caverna
    • Pedagogia Tradicional: Reprodução do Saber/Poder
    • Pesquisa Acadêmica
    • Poder Judiciário: - Observações da Constituinte de 1988
    • Poder Judiciário: Fetichismo do Legalismo
    • Portaria 1.886/94 do MEC: - Surgimento
    • Portaria 1.886/94 do MEC: - Brechas Evolutivas
    • Positivismo Jurídico:
    • Práxis Emancipatória:
    • Projeto Florença (The Florence Access-to-Justice Project)

    R

    • Reformas do Ensino - Erros
    • Repersonalização do Litígio
    • Resistência: - Auto-exemplo
    • Resistência: Eros da Vida
    • Revoluções - Invisibilidade

    S

    • Submissão Inconsciente ao Arquétipo Liberal

    T

    • TAO
    • Teática
    • Teoria: - Crítica do Direito
    • Teoria: do Medalhão
    • Teoria: Pura do Direito
    • Terapêutica dos Conflitos
    • Terapia Junguiana: - Aplicação no Ensino Jurídico
    • Terapia Junguiana Concepção
    • Transdisciplinaridade
    • Transgressão do Arquétipo
    • Transversalidade: - Alcance Acadêmico
    • Transversalidade: Concepção Disciplinar
    • Transversalidade: Uso Contra-arquétipo
    • Tríade Educacional - Ensino, Pesquisa e Extensão

    U

    • Universidade - Conservação e Abertura

    V

    • Verdades Relativas de Ponta

    Y

    • YIN/YANG

    Z

    • Zonas Proximais - Níveis de Realidade