Capa do livro: Competitividade e Estratégias Internacionais - Discutindo a Cadeia de Valor, Christian Luiz da Silva

Competitividade e Estratégias Internacionais - Discutindo a Cadeia de Valor

Christian Luiz da Silva

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Christian Luiz da Silva

    ISBN v. impressa: 853620739-6

    ISBN v. digital: 978853626522-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 260grs.

    Número de páginas: 190

    Publicado em: 26/05/2004

    Área(s): Direito - Internacional; Economia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Hoje, temos que visualizar o mundo sob a ótica das redes de valor e das cadeias produtivas, em quaisquer negócios estejamos. Como esse mundo é complexo, as redes são complexas e as cadeias inter-relacionadas, não são mais locais e sim, globais. Não é qualquer um que é capaz de transitar por essas cadeias e redes. (...) Poucos especialistas no Brasil têm essa competência para trabalhar sobre cadeias produtivas tão ricas e complexas, procurando analisar suas forças motrizes e suas fraquezas, ajudando-as a se tornarem mais competitivas. Christian Luiz da Silva é um deles e para nossa felicidade no setor, escolheu a cadeia produtiva dos papéis de impressão e escrita, uma das bases da transferência e do armazenamento do conhecimento e da inteligência da nossa sociedade.” Celso Foelkel Presidente da ABTCP (Associação Brasileira de Tecnologia em Celulose e Papel), Doutor “Honoris causa pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Ciências (Celulose e Papel) pela State University of New York e Syracuse University (USA), Engenheiro Agrônomo.

    Autor(es)

    Christian Luiz da Silva é economista formado pela FAE Business School, onde foi congratulado com Certificados de Honra ao Mérito pela obtenção do primeiro lugar no curso de Ciências Econômicas no vestibular e em todos os anos do curso. Recebeu o Certificado de Homenagem concedido pelo CORECON/PR (Conselho Regional de Economia) pela obtenção do primeiro lugar no curso de Ciências Econômicas. Venceu o 9º Prêmio Paraná de Economia (realizado pelo CORECON/PR); concurso da melhor monografia do Estado do Paraná na categoria Economia Pura e Aplicada. É mestre e doutorando em Engenharia de Produção pela UFSC e professor das disciplinas de Economia Empresarial e Economia Industrial da FAE Business School. Ainda na FAE, é coordenador do curso de especialização de Economia Empresarial (FAE-CDE) e coordenador da linha de pesquisa do Programa de Iniciação Científica em Economia Industrial (NPA - PAIC - FAE). É autor de mais uma dezena de trabalhos publicados em revistas científicas e anais de congressos, seminários ou simpósios sobre microeconomia, e tem mais de 10 anos de vivência empresarial.

    Sumário

    1 DESAFIOS DA ECONOMIA GLOBAL

    1.1 A Complexidade e Importância do Comércio Internacional

    1.2 A Determinação da Indústria de Papel como Estratégia para Exportação

    1.3 Os Novos Desafios da Indústria de Papel

    PARTE I MARCO TEÓRICO DA COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL

    2 CONCORRÊNCIA E COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL: A VISÃO TRADICIONAL

    2.1 Vantagens Absoluta e Comparativa

    2.2 Teorias do Comércio Internacional

    3 COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL: TEORIAS PARA UM NOVO PADRÃO DE COMÉRCIO

    3.1 O papel do Estado na determinação da competitividade

    3.1.1 A importância do Estado na competitividade das empresas de papel

    3.2 O papel das empresas na determinação da competitividade

    3.3 Estratégias e capacitação na competitividade das empresas de papel

    4 FATORES DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE

    4.1 Teorias vigentes

    4.2 Importância de definição dos Fatores

    4.3 Algumas Considerações da Indústria de papel

    5 COMPETITIVIDADE NA CADEIA DE VALOR

    5.1 Conceito de Cadeia de Valor

    5.2 Relações na Cadeia de Valor e Custo de Transações

    5.3 Gestão da Cadeia de Valor em Exportações

    5.4 Referencial Teórico

    PARTE II ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

    6 METODOLOGIA DE ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR APLICADA AO COMÉRCIO INTERNACIONAL

    6.1 Valorização da Cadeia Produtiva: uma Discussão Teórica

    6.2 Etapas Metodológicas

    6.3 Aspectos Metodológicos da Pesquisa

    6.3.1 Classificação da pesquisa

    6.3.2 Definição da amostra

    6.4 Elementos de Análise da Cadeia de Valor

    6.5 Considerações Metológicas

    7 PADRÃO DE CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

    7.1 Vetores Concorrenciais na Cadeia de Valor

    8 POSICIONAMENTO COMPETITIVO

    8.1 Pontos Focais nos Recursos Florestais

    8.1.1 Legislação ambiental

    8.1.2 Domínio da matéria-prima

    8.1.3 Inovação tecnológica na silvicultura

    8.1.4 Integração vertical na silvicultura

    8.2 Pontos Focais no Processo Produtivo

    8.2.1 Gestão, produção e inovação tecnológica

    8.2.2 Taxa de juros, financiamentos e custo Brasil

    8.2.3 Integração vertical, fusões e aquisições e estratégias de produção

    8.2.4 Produto

    8.3 Pontos Focais na Distribuição e Consumo

    8.3.1 Gestão e inovação tecnológica

    8.3.2 Taxa de câmbio

    8.3.3 Articulações na cadeia

    8.3.4 Proteção de mercado

    8.3.5 Estratégias

    8.4 Considerações sobre a Cadeia de Valor

    9 ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS

    9.1 Importância e Resultado da Análise pela Cadeia de Valor

    9.2 Vantagens Competitivas na Cadeia de Valor

    9.3 Análise pela Dimensão Competitiva da Empresa

    9.4 Proposta para a Indústria Brasileira e de Novos Trabalhos

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Algumas considerações da indústria de papel
    • Análise e metodologia cadeia de valor aplicada ao comércio internacional
    • Análise pela dimensão competitiva da empresa
    • Aquisição. Integração vertical, fusões e aquisições e estratégias de produção
    • Articulações na cadeia

    B

    • Bibliografia. Referências

    C

    • Cadeia de valor. Articulações na cadeia
    • Cadeia de valor. Competitividade na cadeia de valor
    • Cadeia de valor. Conceito
    • Cadeia de valor. Considerações sobre a cadeia de valor
    • Cadeia de valor. Elementos de análise da cadeia de valor
    • Cadeia de valor. Gestão da cadeia de valor em exportações
    • Cadeia de valor. Metodologia de análise da cadeia de valor aplicada ao comércio internacional
    • Cadeia de valor. Relações na cadeia de valor e custo de transações
    • Cadeia de valor. Resultado e importância da análise pela cadeia de valor
    • Cadeia de valor. Vantagens competitivas na cadeia de valor
    • Cadeia de valor. Vetores concorrenciais na cadeia de valor
    • Cadeia produtiva. Valorização da cadeia produtiva: uma discussão teórica
    • Capacitações e estratégias na competitividade das empresas de papel
    • Comércio internacional. Competitividade internacional: teorias para um novo padrão de comércio
    • Comércio internacional. Complexidade e importância do comércio internacional
    • Comércio internacional. Metodologia de análise da cadeia de valor aplicada ao comércio internacional
    • Comércio internacional. Teorias
    • Competitividade. Análise pela dimensão competitiva da empresa
    • Competitividade. Capacitações e estratégias na competitividade das empresas de papel
    • Competitividade. Fatores determinantes da competitividade
    • Competitividade. Importância de definição dos fatores
    • Competitividade. Importância do Estado na competitividade das empresas de papel
    • Competitividade. Papel das empresas na determinação da competitividade
    • Competitividade. Papel do Estado na determinação da competitividade
    • Competitividade. Posicionamento competitivo
    • Competitividade. Proposta para a indústria brasileira e de novos trabalhos
    • Competitividade. Referencial teórico
    • Competitividade e estratégia da indústria brasileira
    • Competitividade internacional. Marco teórico
    • Competitividade internacional e concorrência: a visão tradicional
    • Competitividade internacional: teorias para um novo padrão de comércio
    • Competitividade na cadeia de valor
    • Complexidade e importância do comércio internacional
    • Conceito de cadeia de valor
    • Concorrência e competitividade internacional: a visão tradicional
    • Concorrência internacional. Padrão de concorrência internacional
    • Considerações sobre a cadeia de valor
    • Consumo. Pontos focais na distribuição e consumo
    • Custo Brasil. Taxa de juros, financiamentos e custo Brasil

    D

    • Desafios da economia global
    • Determinação da indústria de papel como estratégia para exportação

    E

    • Economia global. Desafios
    • Elementos de análise da cadeia de valor
    • Empresa. Análise pela dimensão competitiva da empresa
    • Empresas. Papel das empresas na determinação da competitividade
    • Estado. Importância do Estado na competitividade das empresas de papel
    • Estado. Papel do Estado na determinação da competitividade
    • Estratégia de produção. Integração vertical, fusões e aquisições e estratégias de produção
    • Estratégia e competitividade da indústria brasileira
    • Estratégias
    • Estratégias e capacitações na competitividade das empresas de papel
    • Estratégias internacionais
    • Exportação. Determinação da indústria de papel como estratégia para exportação
    • Exportação. Gestão da cadeia de valor em exportações

    F

    • Fatores determinantes da competitividade
    • Fatores determinantes da competitividade. Teorias vigentes
    • Financiamento. Taxa de juros, financiamentos e custo Brasil
    • Fusão. Integração vertical, fusões e aquisições e estratégias de produção

    G

    • Gestão da cadeia de valor em exportações
    • Gestão e inovação tecnológica
    • Gestão, produção e inovação tecnológica

    I

    • Importância de definição dos fatores
    • Importância do Estado na competitividade das empresas de papel
    • Importância e complexidade do comércio internacional
    • Importância e resultado da análise pela cadeia de valor
    • Indústria brasileira. Estratégia e competitividade da indústria brasileira
    • Indústria de papel. Algumas considerações da indústria de papel
    • Indústria de papel. Determinação da indústria de papel como estratégia para exportação
    • Indústria de papel. Novos desafios
    • Inovação tecnológica e gestão
    • Inovação tecnológica, produção e gestão
    • Integração vertical, fusões e aquisições e estratégias de produção

    J

    • Juros. Taxa de juros, financiamentos e custo Brasil

    M

    • Marco teórico da competitividade internacional
    • Metodologia. Aspectos metodológicos da pesquisa
    • Metodologia. Aspectos metodológicos da pesquisa. Classificação da pesquisa
    • Metodologia. Aspectos metodológicos da pesquisa. Definição da amostra
    • Metodologia. Considerações metodológicas
    • Metodologia. Etapas metodológicas
    • Metodologia de análise da cadeia de valor aplicada ao comércio internacional

    N

    • Novos desafios da indústria de papel

    P

    • Padrão de concorrência internacional
    • Papel das empresas na determinação da competitividade
    • Papel do Estado na determinação da competitividade
    • Pontos focais na distribuição e consumo
    • Pontos focais no processo produtivo
    • Pontos focais nos recursos florestais
    • Posicionamento competitivo
    • Processo produtivo. Pontos focais no processo produtivo
    • Produção, gestão e inovação tecnológica
    • Produto
    • Proposta para a indústria brasileira e de novos trabalhos
    • Proteção de mercado

    R

    • Recurso florestal. Pontos focais. Domínio da matéria-prima
    • Recurso florestal. Pontos focais. Inovação tecnológica na silvicultura
    • Recurso florestal. Pontos focais. Integração vertical na silvicultura
    • Recurso florestal. Pontos focais. Legislação ambiental
    • Recurso florestal. Pontos focais nos recursos florestais
    • Referências. Bibliografia
    • Relações na cadeia de valor e custo de transações
    • Resultado e importância da análise pela cadeia de valor

    T

    • Taxa de câmbio
    • Taxa de juros, financiamentos e custo Brasil
    • Tecnologia. Gestão e inovação tecnológica
    • Tecnologia. Inovação tecnológica, produção e gestão
    • Teorias do comércio internacional
    • Teorias vigentes. Fatores determinantes da competitividade
    • Transação. Relações na cadeia de valor e custo de transações

    V

    • Valorização da cadeia produtiva: uma discussão teórica
    • Vantagens absoluta e comparativa
    • Vantagens competitivas na cadeia de valor
    • Vetores concorrenciais na cadeia de valor