Capa do livro: Direito Internacional & As Novas Disciplinarizações - Prefácio do Professor Celso de Albuquerque Mello, Coordenadores: Lier Pires Ferreira Júnior e Luis Ivani de Amorim Araújo

Direito Internacional & As Novas Disciplinarizações - Prefácio do Professor Celso de Albuquerque Mello

Coordenadores: Lier Pires Ferreira Júnior e Luis Ivani de Amorim Araújo

    Preço

    por R$ 159,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenadores: Lier Pires Ferreira Júnior e Luis Ivani de Amorim Araújo

    ISBN: 853621033-8

    Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa

    Formato: 16,5x21,5 cm

    Peso: 590grs.

    Número de páginas: 384

    Publicado em: 23/08/2005

    Área(s): Direito - Internacional

    Sinopse

    A obra DIREITO INTERNACIONAL & AS NOVAS DISCIPLINARIZAÇÕES, que hora apresentamos, é produto da reflexão que destacados internacionalistas brasileiros, e outros, da América Latina, fazem das novas realidades do Direito Internacional, uma das áreas do conhecimento jurídico que mais se desenvolve hodiernamente, principalmente pela expansão do ensino do Direito e das Relações Internacionais em diversas IES no Brasil e nos países vizinhos.

    Os dezenove artigos que constituem a presente obra, prefaciada pelo augusto Professor Doutor Celso Duvivier de Albuquerque Mello, foram elaborados visando o debate das novas realidades do Direito Internacional junto aos estudantes de graduação e pós-graduação. São textos eruditos, que expressam o acúmulo intelectual de seus autores, mas que privilegiam o aspecto didático e a adequação face às intensas mudanças do cenário internacional.

    Os autores, renomados mestres e doutores, procedem de diferentes regiões do Brasil, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Os colaboradores estrangeiros, igualmente ilustres, fornecem um escopo mais amplo para a presente, facultando com que nossos alunos possam buscar, em outras fontes, a amplitude que a disciplina exige; e possibilitando que, editorialmente, a obra alcance novos horizontes. Com este corte, apresenta-se o material, que orgulhosamente vimos oferecer.

    Autor(es)

    Coordenadores:

    Lier Pires Ferreira Júnior nasceu em Niterói/RJ. É Professor universitário, com contínua atuação nas áreas de graduação e pós-graduação. Na graduação, como Professor da Universo (1995-1997) e da UFRJ (1996), lecionou privilegiadamente as disciplinas Sociologia, Ciência Política e Metodologia de Pesquisa Científica. Na UFF (2003-2004) lecionou a disciplina Direito das Relações Internacionais. Na Unigranrio (1997-2003), foi Diretor-Adjunto da Escola de Direito – Campus III e Professor de Ciência Política e Direito Internacional. Hodiernamente, Doutorando em Direito Internacional na UERJ, atua nas áreas de Sociologia Jurídica e Direito das Relações Internacionais na UERJ, UCAM, ELS/IBMEC e Unilasalle. No campo da pós-graduação, o autor vem lecionando privilegiadamente nas áreas da Metodologia da Pesquisa e do Direito das Relações Internacionais, em instituições como Cândido Mendes, Unigranrio e IBP. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e da Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro – APSERJ. E-mail: lier.rio@ig.com.br

    Luis Ivani de Amorim Araújo nasceu em Fortaleza. É Professor titular de Direito Internacional da tradicional Universidade Candido Mendes – Centro. Sua produção intelectual, vasta e variada, alcança temas históricos, filosóficos e religiosos, além, da poesia e do próprio Direito. Inobstante, para que se possa melhor conhecê-lo impende gizar que o augusto Mestre do Direito Internacional Brasileiro é membro de diversas sociedades literárias, dentre as quais se pode mencionar, de relance, a Academia Cearense de Letras, ente ancestral, cuja fundação se deu antes mesmo do que a Academia Brasileira de Letras – ABL, com sede no Rio de Janeiro; a Academia Alagoana de Letras; a Academia Piauiense de Letras; a Academia Guanabarina de Letras; a Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes; a Academia Pan-Americana de Letras e Artes; a Academia Nacional de Letras e Artes; e o Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes, além da Academia Brasileira de Literatura, onde ingressou em 21 de junho de 1993, e ocupa, desde então, a cadeira de no. 17, cujo patrono é Antônio Gonçalves Dias. Finalmente, não se pode esquecer que Luis Ivani é mui justo merecedor das Medalhas de Mérito Santos Dumont; Pedro Ernesto; e Tiradentes, que ornam sua ilustre biografia.

    Colaboradores:

    Adriana Dreyzin de Klor
    Adriane Cláudia Melo Lorentz
    Ana Cristina Paulo Pereira
    felipe Tredinnick
    Flávio Alves Martins
    Florisbal de Souza Del´Olmo
    José Cretella Neto
    José Maria Rossani Garcez
    José Russo
    Juliana Kalichsztein
    Lier Pires Ferreira Júnior
    Luis Eduardo de Queiroz Cardoso Júnior
    Luis Ivani de Amorim Araújo
    Ricardo Seitenfus
    Saulo José Casali Bahia
    Sidney Guerra
    Silvio Javier Battelo Calderon
    Valério de Oliveira Mazzuolli
    Verônica Zárate Chaparro