Capa do livro: Instantes..., Vidal Idony Stockler

Instantes...

Vidal Idony Stockler

    Preço

    por R$ 64,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Vidal Idony Stockler

    ISBN: 853621093-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 178grs.

    Número de páginas: 130

    Publicado em: 30/09/2005

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Sinopse

    Meditei bastante à procura de um modo de, em poucas palavras, definir Vidal Idony Stockler. Não foi preciso. Abri os originais de Instantes e achei a definição pronta. Está numa trova sua que vale como auto-retrato: “Detesto toda maldade, /não comungo com a dor. / Meu nome é felicidade, / empunho a taça do amor”.
    Vidal é todo do bem, um dos poetas mais puros que até hoje conheci. Gosto dele à beça, desde quando conversamos pela primeira vez numa excursão de trovadores paranaenses a Treze Tílias. Durante a viagem inteira ele gorjeou. Era ver um passarinho, uma agüinha, uma árvore florida, uma ovelha pastando... e os versos brotavam feitinhos do coração dele, com a maior naturalidade. Um poeta integrado à natureza.
    Depois disso ficamos irmãos, ele em Curitiba, eu em Maringá, trocando emoções via correio, telefone, e-mail... Valeu demais aquele passeio, porque ter Vidal como amigo é um presente de Deus.
    Agora ele me pede que faça a apresentação de Instantes. Desculpa que encontrou para me dar carona em seu belo álbum de trovas e haicais. Só posso dizer muito obrigado, e dar parabéns aos leitores pelos bons momentos que terão lendo este diálogo do poeta Vidal com o que há de mais bonito na vida.

    Professor Antonio Augusto de Assis
    Escritor e Poeta

    Autor(es)

    Vidal Idony Stockler nasceu em Castro/PR em 29.09.1924. Oficial Superior do Exército. Veterinário pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná. Tem formação de Oficial Veterinário do Exército. Bacharel em Administração de Empresa pela Universidade Católica do Paraná – FAE; Curso de Inspeção de Alimentos e Bromatologia. Funções: no Exército destacou-se como responsável técnico na criação de cavalos de raça na Coudelaria de Tindiquera/PR, e como chefe do Laboratório Bromatológico do Estabelecimento Regional de Subsistência da 5ª RM em Curitiba/PR. No meio civil, foi Assessor técnico do Secretário de Agricultura do Paraná; Diretor do Departamento da Produção Animal mesma Secretaria; Diretor Administrativo e Financeiro dos Portos de Paranaguá e Antonina; Diretor do Acordo de Classificação de Alimentos (hoje Claspar); Conselheiro da Fundação Educacional do Paraná – Fundepar; Diretor Administrativo e Financeiro da Rádio e Televisão Iguaçu – canal 4 e da Rádio Guairacá; Presidente do Clube de Xadrez de Curitiba. Faz parte das Entidades Culturais: Centro de Letras do Paraná: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; Academia de Cultura de Curitiba; Academia Paranaense da Poesia, onde ocupa a cadeira n. 18; União Brasileira dos Trovadores – Seções de Curitiba/PR e de Pouso Alegre/MG. Foi laureado pelo Rotary Club de Curitiba – Alto da Glória, com a publicação do livro CAMINHADAS...

    Sumário

    ABRAÇO

    ÁGUAS

    ALMA

    AMAZONAS

    AMIZADE

    ARTISTA

    ÁRVORE

    BONDADE

    CACHOEIRA

    CAMINHADA

    CARIDADE

    CHUVA

    CIDADANIA

    CORRUPÇÃO

    CRIANÇA

    DEUS

    EDUCAÇÃO

    ESPERANÇA

    FELICIDADE

    FLORES

    FLORESTA

    FRATERNIDADE

    HUMOR

    INSPIRAÇÃO

    JARDIM/JARDINEIRO

    JESUS

    LIBERDADE

    LIVRO

    LUAR

    LUZ

    MÃE

    MOCIDADE

    MORTE

    MÚSICA

    NATAL

    NATUREZA

    NOITE

    PACIÊNCIA

    PALAVRA

    PÁSSAROS

    PÁTRIA/CIVISMO

    PAZ

    PINHEIRO

    POESIA

    PRIMAVERA

    ROSA

    SÃO FRANCISCO DE ASSIS

    SAPO

    SAUDADE

    SEMENTE

    SERTANEJO

    SILÊNCIO

    SOFREGUIDÃO

    SOL

    SONHO

    SORRISO

    TAPERA

    TEMPO

    TERRA

    TROVA

    VELHICE

    VIANDANTE

    VIDA

    TEMAS DIVERSOS

    HAICAI

    INSTANTES