Capa do livro: Serviços Públicos e Relação de Consumo - Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor, Elaine Cardoso de Matos Novais

Serviços Públicos e Relação de Consumo - Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor

Elaine Cardoso de Matos Novais

    Preço

    por R$ 159,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Elaine Cardoso de Matos Novais

    ISBN: 853621320-5

    Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa

    Formato: 16,5x21,5 cm

    Peso: 560grs.

    Número de páginas: 368

    Publicado em: 21/07/2006

    Área(s): Direito - Administrativo; Direito - Consumidor

    Sinopse

    A Constituição Federal de 1988 conferiu tratamento especial à parte vulnerável na relação de consumo, ao  elevar a defesa do consumidor a direito fundamental e a princípio regulador da atividade econômica (artigo  5º, XXXII, e artigo 170, V, da CF/88, respectivamente). No intuito de propiciar a efetivação destes direitos, foi criado o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), o qual, dentre outros, prevê expressamente o direito à adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.

    Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo principal analisar de que forma as disposições constantes do Código de Defesa do Consumidor são aplicáveis aos serviços públicos e como o cidadão, consumidor de serviços públicos, pode ser protegido.

    Para tanto, a análise permeia as transformações ocorridas no serviço público; os fundamentos constitucionais da proteção ao consumidor; os elementos caracterizadores da relação de consumo, além dos princípios informativos desse microssistema; os serviços públicos diante do Código de Defesa do Consumidor; as obrigações do Estado Fornecedor e sua responsabilidade civil por danos causados a consumidores.

    Obra de leitura indispensável aos operadores do Direito!

    Autor(es)

    Elaine Cardoso de Matos Novais é Promotora de Justiça no Estado do Rio Grande do Norte, atualmente exercendo as funções de Promotora-Corregedora. Graduada e Especialista em Criminologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área Direitos Difusos, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Fundação
    Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Norte e Professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    I - AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO SERVIÇO PÚBLICO E SUA CONCEPÇÃO NO ESTADO CONTEMPORÂNEO

    I.1 A noção de Estado e sua ligação com o serviço público

    I.2 Em que consiste o serviço público?

    I.3 Serviço público e outras atividades estatais

    I.4 A Constituição Federal de 1988 e os serviços públicos

    I.5 Os serviços públicos e a Reforma do Estado

    II - FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

    II.1 Conceito de princípio

    II.2 Antecedentes à proteção constitucional do consumidor

    II.3 A proteção do consumidor na Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 5º, XXXII, e art. 170, V)

    II.3.1 Notas introdutórias

    II.3.2 Soberania e defesa do consumidor

    II.3.3 Cidadania e defesa do consumidor

    II.3.4 Dignidade da pessoa humana e defesa do consumidor

    II.3.5 Valores sociais do trabalho e livre-iniciativa e defesa do consumidor

    II.3.6 Livre concorrência e defesa do consumidor

    II.3.7 Justiça e igualdade e defesa do consumidor

    III - A RELAÇÃO DE CONSUMO

    III.1 Princípios informativos do microssistema de consumo

    III.1.1 Princípio da vulnerabilidade

    III.1.2 Princípio do dever governamental

    III.1.3 Princípio da garantia da adequação

    III.1.4 Princípio da harmonia do mercado de consumo

    III.1.5 Princípio da boa-fé objetiva

    III.1.6 Princípio do equilíbrio econômico e jurídico

    III.1.7 Princípio da informação

    III.1.8 Princípio do acesso à justiça

    III.2 Elementos caracterizadores da relação de consumo

    III.2.1 Fornecedor

    III.2.2 Produto

    III.2.3 Serviço

    III.2.4 Consumidor

    IV - OS SERVIÇOS PÚBLICOS E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

    IV.1 Abordagem do CDC quanto aos serviços públicos

    IV.2 Panorama doutrinário acerca da incidência do CDC aos serviços públicos

    IV.2.1 Aplicação do CDC a todos os serviços públicos

    IV.2.2 Incidência do CDC aos serviços públicos remunerados por taxa e tarifa

    IV.2.3 A tarifa como remuneração apta a autorizar a incidência do CDC sobre os serviços públicos

    IV.2.4 Inaplicabilidade do CDC aos serviços públicos

    IV.3 Análise dos serviços públicos diante do CDC

    IV.3.1 Observações preliminares

    IV.3.2 O requisito da remuneração dos serviços para a caracterização de relação jurídica de consumo e os serviços públicos

    IV.3.3 Os serviços públicos uti universi e o CDC

    IV.3.4 Taxas e tarifas como espécies remuneratórias dos serviços públicos

    IV.3.5 Serviços públicos remunerados por taxas e tarifas e o CDC

    IV.3.6 A liberdade de escolha diante do Estado-fornecedor

    IV.3.7 A posição do Estado-fornecedor no mercado de consumo

    IV.3.8 A abrangência dos dispositivos que versam sobre os serviços públicos no CDC

    IV.4 Usuário de serviço público e consumidor de serviço público

    IV.5 As regras processuais constantes do CDC e a tutela dos usuários de serviços públicos

    IV.5.1 Mudança de paradigma das ações individuais para as ações coletivas

    IV.5.2 Abrangência da tutela jurisdicional coletiva

    IV.5.3 A tutela jurisdicional dos usuários de serviços públicos

    V - OBRIGAÇÃO DE FAZER DO ESTADO FORNECEDOR

    V.1 Observações iniciais

    V.2 Como deve ser o serviço prestado pelo Estado-fornecedor ao consumidor

    V.2.1 Serviço adequado

    V.2.2 Serviço eficiente

    V.2.3 Serviço seguro

    V.2.4 A continuidade dos serviços públicos essenciais

    V.2.4.1 Serviços públicos essenciais

    V.2.4.2 A questão da continuidade dos serviços públicos

    a) O caráter contra prestacional da relação jurídica de consumo que envolve oferecimento de serviços públicos

    b) A relação entre o art. 22, CDC, e o art. 6º, § 3º, II, da Lei 8.987/95

    c) O interesse da coletividade como critério para definir a possibilidade de suspensão por falta de pagamento

    d) A ausência de coerção ou ato de justiça privada na hipótese de suspensão do serviço por falta de pagamento quando não ocorre violação ao interesse da coletividade

    V.3 Vício de serviço e suas conseqüências

    V.4 Vício do serviço público à luz do CDC

    V.5 A obrigação de fazer em caso de vício do serviço

    V.6 A tutela específica e a tutela inibitória em caso de vício do serviço

    V.6.1 A tutela específica e a existência de vício do serviço

    V.6.2 A tutela inibitória em caso de ameaça de ilícito relacionado à prestação de serviço público

    VI - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS CAUSADOS AOS CONSUMIDORES

    VI.1 Breve evolução do tema da responsabilidade civil estatal

    VI.2 A responsabilidade civil estatal no Direito Positivo brasileiro

    VI.3 A responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor

    VI.3.1 Observações preliminares

    VI.3.2 A responsabilidade civil do fornecedor no CDC

    VI.4 A responsabilidade do Estado por danos causados aos consumidores de serviços públicos

    VI.4.1 O art. 22, parágrafo único, parte final, CDC

    VI.4.2 Requisitos para a responsabilidade estatal por danos causados a consumidores

    VI.4.3 A abrangência do dano

    VI.4.4 Excludentes do dever de indenizar

    VI.4.5 As agências reguladoras e a responsabilidade do Estado

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abordagem do CDC quanto aos serviços públicos
    • Abrangência da tutela jurisdicional coletiva
    • Abrangência do dano
    • Abrangência dos dispositivos que versam sobre os serviços públicos no CDC
    • Ação coletiva. Mudança de paradigma das ações individuais para as ações coletivas
    • Ação individual. Mudança de paradigma das ações individuais para as ações coletivas
    • Acesso à justiça. Princípio
    • Agências reguladoras. Responsabilidade do Estado
    • Ameaça de ilícito. Tutela inibitória.Prestação de serviço público
    • Análise dos serviços públicos diante do CDC
    • Análise dos serviços públicos diante do CDC. Observações preliminares
    • Antecedentes à proteção constitucional do consumidor
    • Aplicação do CDC a todos os serviços públicos
    • Art. 22, parágrafo único, parte final, CDC
    • Atividade estatal. Serviço público e outras atividades estatais
    • Ausência de coerção ou ato de justiça privada. Suspensão do serviço. Falta de pagamento. Não-ocorrência de violação ao interesse da coletividade

    B

    • Boa-fé objetiva. Princípio
    • Breve evolução do tema da responsabilidade civil estatal

    C

    • Caracterização de relação jurídica de consumo. Serviço público. Requisito. Remuneração dos serviços
    • Caráter contra prestacional. Relação jurídica de consumo. Oferecimento de serviços públicos
    • CDC. Abrangência dos dispositivos que versam sobre os serviços públicos no CDC
    • CDC. Os serviços públicos uti universi e o CDC
    • CDC. Regras processuais. Tutela dos usuários de serviços públicos
    • CDC. Responsabilidade civil do fornecedor no CDC
    • CDC. Serviço público. Abordagem do CDC quanto aos serviços públicos
    • CDC. Serviço público. Aplicação do CDC a todos os serviços públicos
    • CDC. Serviços públicos remunerados por taxas e tarifas e o CDC
    • CDC. Vício do serviço público à luz do CDC
    • Cidadania e defesa do consumidor
    • Código de Defesa do Consumidor. Serviço público
    • Como deve ser o serviço prestado pelo Estado fornecedor ao consumidor
    • Conceito de princípio
    • Considerações finais
    • Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 5º, XXXII, e art. 170, V). Proteção do consumidor
    • Constituição Federal de 1988 e os serviços públicos
    • Consumidor de serviço público.Usuário de serviço público
    • Consumidor. Antecedentes à proteção constitucional do consumidor
    • Consumidor. Elementos caracterizadores da relação de consumo
    • Consumidor. Fundamentos constitucionais da proteção ao consumidor
    • Consumidor. Proteção do consumidor. Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 5º, XXXII, e art. 170, V)
    • Consumidor. Responsabilidade estatal. Dano. Requisitos para a responsabilidade estatal por danos causados a consumidores
    • Consumidor. Serviço público. Dano. Responsabilidade do Estado por danos causados aos consumidores de serviços públicos
    • Continuidade dos serviços públicos essenciais
    • Continuidade dos serviços públicos. Questão

    D

    • Dano. Abrangência do dano
    • Dano. Responsabilidade do Estado por danos causados aos consumidores de serviços públicos
    • Dano. Responsabilidade estatal. Requisitos para a responsabilidade estatal por danos causados a consumidores
    • Danos causados aos consumidores. Responsabilidade civil do Estado
    • Defesa do consumidor. Cidadania
    • Defesa do consumidor. Dignidade da pessoa humana
    • Defesa do consumidor. Igualdade e justiça
    • Defesa do consumidor. Livre concorrência
    • Defesa do consumidor. Soberania
    • Defesa do consumidor. Valores sociais do trabalho e livre-iniciativa e defesa do consumidor
    • Dever de indenizar. Excludentes do dever de indenizar
    • Dever governamental. Princípio
    • Dignidade da pessoa humana e defesa do consumidor
    • Direito Positivo brasileiro. Responsabilidade civil estatal

    E

    • Elementos caracterizadores da relação de consumo
    • Elementos caracterizadores da relação de consumo. Consumidor
    • Elementos caracterizadores da relação de consumo. Fornecedor
    • Elementos caracterizadores da relação de consumo. Produto
    • Elementos caracterizadores da relação de consumo. Serviço
    • Em que consiste o serviço público?
    • Equilíbrio econômico e jurídico. Princípio
    • Espécie remuneratória dos serviços públicos. Taxa. Tarifa
    • Estado contemporâneo. Transformações ocorridas no serviço público e sua concepção no Estado Contemporâneo
    • Estado fornecedor. Liberdade de escolha diante do Estado fornecedor
    • Estado fornecedor. Mercado de consumo
    • Estado fornecedor. Obrigação de fazer
    • Estado fornecedor. Serviço público. Como deve ser o serviço prestado pelo Estado fornecedor ao consumidor
    • Estado. Noção. Serviço público
    • Evolução do tema da responsabilidade civil estatal
    • Excludentes do dever de indenizar

    F

    • Falta de pagamento. Possibilidade de suspensão. Interesse da coletividade
    • Falta de pagamento. Suspensão do serviço. Ausência de coerção ou ato de justiça privada. Não-ocorrência de violação ao interesse da coletividade
    • Fornecedor. CDC. Responsabilidade civil do fornecedor no CDC
    • Fornecedor. Elementos caracterizadores da relação de consumo
    • Fundamentos constitucionais da proteção ao consumidor

    G

    • Garantia da adequação. Princípio

    H

    • Harmonia do mercado de consumo. Princípio

    I

    • Igualdade, justiça e defesa do consumidor
    • Inaplicabilidade do CDC aos serviços públicos
    • Incidência do CDC. Panorama doutrinário. Serviço público
    • Incidência do CDC. Serviço público remunerado por taxa e tarifa
    • Indenização. Dever de indenizar. Excludentes do dever de indenizar
    • Informação. Princípio
    • Interesse da coletividade. Possibilidade de suspensão. Falta de pagamento
    • Introdução

    J

    • Justiça, igualdade e defesa do consumidor

    L

    • Liberdade de escolha diante do Estado fornecedor
    • Livre concorrência e defesa do consumidor
    • Livre-iniciativa. Valores sociais do trabalho e livre-iniciativa e defesa do consumidor

    M

    • Mercado de consumo. Estado fornecedor
    • Microssistema de consumo. Princípios informativos do microssistema de consumo
    • Mudança de paradigma das ações individuais para as ações coletivas

    N

    • Não-ocorrência de violação ao interesse da coletividade. Falta de pagamento. Suspensão do serviço. Ausência de coerção ou ato de justiça privada
    • Noção de Estado e sua ligação com o serviço público
    • Notas introdutórias
    • Notas introdutórias. Proteção do consumidor

    O

    • Obrigação de fazer do Estado fornecedor
    • Obrigação de fazer do Estado fornecedor. Observações iniciais
    • Obrigação de fazer. Vício do serviço
    • Observações iniciais. Obrigação de fazer do Estado fornecedor
    • Observações preliminares. Análise dos serviços públicos diante do CDC
    • Observações preliminares. Responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor
    • Oferecimento de serviços públicos. Relação jurídica de consumo. Caráter contra prestacional

    P

    • Panorama doutrinário. Incidência do CDC. Serviço público
    • Possibilidade de suspensão. Interesse da coletividade. Falta de pagamento
    • Prestação de serviço público. Ameaça de ilícito. Tutela inibitória
    • Princípio da boa-fé objetiva
    • Princípio da garantia da adequação
    • Princípio da harmonia do mercado de consumo
    • Princípio da informação
    • Princípio da vulnerabilidade
    • Princípio do acesso à justiça
    • Princípio do dever governamental
    • Princípio do equilíbrio econômico e jurídico
    • Princípio. Conceito
    • Princípios informativos do microssistema de consumo
    • Produto. Elementos caracterizadores da relação de consumo
    • Proteção ao consumidor. Fundamentos constitucionais da proteção ao consumidor
    • Proteção constitucional do consumidor. Antecedentes
    • Proteção do consumidor. Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 5º, XXXII, e art. 170, V)

    Q

    • Questão. Continuidade dos serviços públicos

    R

    • Referências
    • Reforma do Estado.Serviço público
    • Regras processuais. CDC. Tutela dos usuários de serviços públicos
    • Relação de consumo
    • Relação de consumo. Elementos caracterizadores da relação de consumo
    • Relação de consumo. Princípios informativos do microssistema de consumo
    • Relação entre o art. 22, CDC, e o art. 6º, § 3º, II, da Lei 8.987/95
    • Relação jurídica de consumo. Caráter contra prestacional. Oferecimento de serviços públicos
    • Remuneração apta a autorizar a incidência do CDC. Tarifa. Serviço público
    • Remuneração dos serviços. Caracterização de relação jurídica de consumo. Serviço público. Requisito
    • Remuneração por taxas, tarifas e o CDC
    • Requisito. Remuneração dos serviços.Caracterização de relação jurídica de consumo. Serviço público
    • Requisitos para a responsabilidade estatal por danos causados a consumidores
    • Responsabilidade civil do Estado. Breve evolução do tema da responsabilidade civil estatal
    • Responsabilidade civil do Estado. Danos causados aos consumidores
    • Responsabilidade civil do fornecedor no CDC
    • Responsabilidade civil estatal no Direito Positivo brasileiro
    • Responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor
    • Responsabilidade do Estado por danos causados aos consumidores de serviços públicos
    • Responsabilidade do Estado. Agências reguladoras
    • Responsabilidade estatal. Dano. Requisitos para a responsabilidade estatal por danos causados a consumidores

    S

    • Serviço adequado
    • Serviço eficiente
    • Serviço público e outras atividades estatais
    • Serviço público remunerado por taxa e tarifa. Incidência do CDC
    • Serviço público. Abordagem do CDC quanto aos serviços públicos
    • Serviço público. Análise dos serviços públicos diante do CDC
    • Serviço público. Aplicação do CDC a todos os serviços públicos
    • Serviço público. Caracterização de relação jurídica de consumo. Requisito. Remuneração dos serviços
    • Serviço público. CDC. Abrangência dos dispositivos que versam sobre os serviços públicos no CDC
    • Serviço público. Código de Defesa do Consumidor
    • Serviço público. Constituição Federal de 1988 e os serviços públicos
    • Serviço público. Dano. Responsabilidade do Estado por danos causados aos consumidores de serviços públicos
    • Serviço público. Em que consiste o serviço público?
    • Serviço público. Estado fornecedor. Como deve ser o serviço prestado pelo Estado fornecedor ao consumidor
    • Serviço público.Estado. Noção
    • Serviço público. Inaplicabilidade do CDC aos serviços públicos
    • Serviço público. Incidência do CDC. Panorama doutrinário
    • Serviço público.Reforma do Estado
    • Serviço público. Remuneração por taxas, tarifas e o CDC
    • Serviço público. Transformações ocorridas no serviço público e sua concepção no Estado Contemporâneo
    • Serviço público. Tarifa. Remuneração apta a autorizar a incidência do CDC
    • Serviço seguro
    • Serviço. Elementos caracterizadores da relação de consumo
    • Serviços públicos essenciais. Continuidade
    • Serviços públicos uti universi e o CDC
    • Soberania e defesa do consumidor
    • Suspensão do serviço. Ausência de coerção ou ato de justiça privada. Falta de pagamento. Não-ocorrência de violação ao interesse da coletividade

    T

    • Transformações ocorridas no serviço público e sua concepção no Estado Contemporâneo
    • Tarifa. Remuneração apta a autorizar a incidência do CDC. Serviço público
    • Tarifa. Serviço público remunerado por taxa e tarifa. Incidência do CDC
    • Tarifa. Taxa. Espécie remuneratória dos serviços públicos
    • Taxa. Serviço público remunerado por taxa e tarifa. Incidência do CDC
    • Taxa. Tarifa. Espécie remuneratória dos serviços públicos
    • Trabalho. Valores sociais do trabalho e livre-iniciativa e defesa do consumidor
    • Tutela dos usuários de serviços públicos. CDC. Regras processuais
    • Tutela específica. Existência de vício do serviço
    • Tutela específica. Tutela inibitória. Vício do serviço
    • Tutela inibitória. Ameaça de ilícito.Prestação de serviço público
    • Tutela inibitória. Tutela específica. Vício do serviço
    • Tutela jurisdicional coletiva. Abrangência
    • Tutela jurisdicional. Usuários de serviços públicos

    U

    • Usuário de serviço público. Consumidor de serviço público
    • Usuário de serviços públicos. Tutela jurisdicional

    V

    • Valores sociais do trabalho e livre-iniciativa e defesa do consumidor
    • Vício de serviço e suas conseqüências
    • Vício do serviço público à luz do CDC
    • Vício do serviço. Obrigação de fazer
    • Vício do serviço. Tutela específica. Tutela inibitória
    • Vulnerabilidade. Princípio