Capa do livro: Estudos em Direito, Política e Literatura - Hermenêutica, Justiça e Democracia - Volume 1, Coordenadoras: Katya Kozicki e Vera Karam de Chueiri

Estudos em Direito, Política e Literatura - Hermenêutica, Justiça e Democracia - Volume 1

Coordenadoras: Katya Kozicki e Vera Karam de Chueiri

    Preço

    por R$ 149,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenadoras: Katya Kozicki e Vera Karam de Chueiri

    ISBN: 853621374-4

    Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa

    Formato: 16,5x21,5 cm

    Peso: 584grs.

    Número de páginas: 384

    Publicado em: 20/09/2006

    Área(s): Direito - Constitucional; Direito - Teoria Geral do Direito; Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia

    Sinopse

    Os artigos que compõem este livro falam de direito, política e filosofia, buscando construir um universo de reflexão que os relacione à literatura.

    A idéia central é pensar a teoria do direito e da democracia relacionadas à literatura – dentro do texto/contexto literário e o direito como literatura – sem perder de vista a preocupação fundamental com o sujeito, o homem, o outro, a diferença e a assim chamada teoria dos direitos humanos. Especificamente, os artigos selecionados para este volume tratam de três grandes temas: hermenêutica, justiça e democracia.

    Obra de leitura indispensável aos operadores e estudiosos do Direito, da Filosofia e da Literatura!

    Autor(es)

    COORDENADORAS:

    Vera Karam de Chueiri – Professora adjunta de Direito Constitucional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFPR.

    Katya Kozicki –  Mestra e Doutora em Filosofia do Direito e da Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Visiting Researcher Associate no Centre for the Study of Democracy, University of Westminster, Londres, 1998-1999. Professora dos programas de graduação e pós-graduação em Direito da PUCPR e da UFPR.

    COLABORADORES:

    Ana Carolina Lopes Olsen – Especialista em Direito Público pelo IBEJ; mestranda em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná; Advogada em Curitiba.

    Ana Letícia Barauna Duarte Medeiros – Doutoranda em Direitos Humanos e Democracia e Mestra em Direito do Estado, na Universidade Federal do Paraná – UFPR; Professora no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

    André Viana da Cruz – Advogado; pós-graduado em Novas Tendências do Direito Contemporâneo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; pós-graduando do curso de mestrado e Pesquisador do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania, do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR; Professor de Direito Civil.

    Bethania Assy – Doutora em Filosofia pela New School for Social Research – NY, USA, financiada pela Capes; Professora da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

    Christienne Krassuski Fortes – Mestranda em Direito das Relações Sociais e Servidora da Justiça Federal.

    Cynthia Regina de Lima Passos Miner – Mestranda em Direito das Relações Sociais na Universidade Federal do Paraná; Procuradora Federal no Paraná.

    Fernanda Hilzendeger Marcon – Mestranda do curso de pós-graduação em Direito do Estado e das Relações Sociais da Universidade Federal do Paraná, cuja pesquisa está vinculada à Teoria do Direito; Advogada atuante no Estado de Santa Catarina; Professora do curso de graduação em Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina.

    Guilherme Moro Domingos – Mestrando em Direito do Estado pela UFPR; Advogado.

    Gustavo Pereira Farah – Doutorando em Direito do Estado pela UFPR e Advogado trabalhista em Curitiba.

    Luiz Osório Moraes Panza – Mestrando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná; Juiz de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba; Professor da Escola da Magistratura do Paraná; Professor das Faculdades Integradas Curitiba.

    Marcos Rafael G. Gonçalves – Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre pela mesma Universidade. Pesquisador do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania e do Núcleo de Estudos Filosóficos do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal.

    Rafaela Almeida do Amaral – Procuradora do Estado do Paraná; mestranda em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

    Roberto Altheim – Mestrando em Direito das Relações Sociais pela Faculdade de Direito da UFPR; Procurador do Estado do Paraná.

    Ruy Alves Henriques Filho – Mestrando em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná; Juiz de Direito Supervisor dos Juizados Especiais da Regional de Piraquara; Professor Auxiliar das Faculdades Integradas Curitiba e da Escola Superior da Advocacia em Curitiba.

    Tarso Cabral Violin – Advogado; Professor de Direito Administrativo do Centro Universitário Positivo – UnicenP e mestrando em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná.

    Thiago Lima Breus – Mestrando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná; Advogado.

    Vicente Higino Neto – Advogado em Curitiba; mestrando em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

    Walter Guandalini Jr. – Advogado; mestrando em Direito do Estado – UFPR; Pesquisador do Núcleo de Pesquisa História, Direito e Subjetividade; Professor da Faculdade de Direito Dom Bosco; Professor da Faculdade de Direito Unifae.

    Sumário

    I - HERMENÊUTICA

    A Teoria da Interpretação em Hans Kelsen. - Guilherme Moro Domingos

    A Integridade em Ronald Dworkin: a Integração do Direito e a Questão da Discricionariedade Judicial. - Ruy Alves Henriques Filho

    Atividade Jurisdicional e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana - Diálogo com a Obra de Ronald Dworkin. - Ana Carolina Lopes Olsen

    O Caráter Político do Juizna Interpretação do Direito. - Gustavo Pereira Farah

    A Interpretação do Direito e o Papel do Poder Judiciário nas Democracias Contemporâneas. - Rafaela Almeida do Amaral

    Perspectivas Pós-Metafísicas da Hermenêutica Jurídica. - André Viana da Cruz

    A Hermenêutica Constitucional Inclusiva do Século XXI. - Vicente Higino Neto

    The Role of The Individual in Judgment: an Analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s Reflective Judgment. - Bethania Assy

    Peirce’s Pragmatism and Its Contribution to Legal Philosophy - Vera Karam de Chueiri

    Direitos Humanos e Hermenêutica Diatópica: Caminhos para um Possível Diálogo Intercultural - Ana Letícia Barauna Duarte Medeiros

    II - JUSTIÇA

    Justiça e Direito Frente ao Consenso e à Diferença: Notas a Partir das Teorizações de Jürgen Habermas e Jacques Derrida.- Fernanda Hilzendeger Marcon

    Repensando a Justiça: Uma Análise Conceitual Pós-moderna para o Alcance da Democracia.- Luiz Osório Moraes Panza

    O Ideal de Justiça e o Instituto da Conciliação - Christienne Krassuski Fortes

    III - DEMOCRACIA

    O Público e o Privado: uma Análise dos Posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen . - Tarso Cabral Violin

    Desinteresse Público? Apontamentos sobre o "Desencantamento" da Ação Política Contemporânea a Partir da Privatização dos Meios de Garantia da Liberdade Coletiva e do Desfazimento dos Espaços Públicos Remanescentes. - Thiago Lima Breus

    Democracia: o Reconhecimento das Diferenças em Richard Rorty - Cynthia Regina de Lima Passos Miner

    Radicalizar a Democracia: Fundamentos de Libertação para a Autogestão Social - Marcos Rafael G. Gonçalves

    A Terceira Via e a Proposta de Democracia Plural e Radical em Chantal Mouffe - Roberto Altheim

    Contra os Paladinos da Justiça: a Democracia Radical e os Limites da Decisão Judicial - Walter Guandalini Jr

    Índice alfabético

    A

    • A Teoria da Interpretação em Hans Kelsen. Guilherme Moro Domingos.
    • A hermenêutica constitucional inclusiva do século XXI. Vicente Higino Neto.
    • A integridade em Ronald Dworkin: a integração do Direito e a questão da discricionariedade judicial. Ruy Alves Henriques Filho.
    • A interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas. Rafaela Almeida do Amaral.
    • A terceira via e a proposta de democracia plural e radical em Chantal Mouffe. Roberto Altheim
    • Ação política. Desinteresse público? «Desencantamento» da ação política contemporânea. Privatização dos meios de garantia da liberdade coletiva e desfazimento dos espaços públicos remanescentes. Thiago Lima Breus.
    • Ana Carolina Lopes Olsen. Atividade jurisdicional e o princípio da dignidade da pessoa humana. Diálogo com a obra de Ronald Dworkin.
    • Ana Letícia Barauna Duarte Medeiros. Direitos humanos e hermenêutica diatópica: caminhos para um possível diálogo intercultural
    • André Viana da Cruz. Perspectivas pós-metafísicas da hermenêutica jurídica
    • Apresentação. Katya Kozicki.
    • Arendt. O público e o privado: uma análise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen. Tarso Cabral Violin
    • Arendt. The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy
    • Atividade jurisdicional e o princípio da dignidade da pessoa humana. Diálogo com a obra de Ronald Dworkin. Ana Carolina Lopes Olsen.
    • Autogestão social. Radicalizar a democracia: fundamentos de libertação para a autogestão social. Marcos Rafael G. Gonçalves

    B

    • Bethania Assy.The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment

    C

    • Chantal Mouffe. A terceira via e a proposta de democracia plural e radical em Chantal Mouffe. Roberto Altheim.
    • Christienne Krassuski Fortes. O ideal dejustiça e o instituto da conciliação
    • Conciliação. O ideal de Justiça e o instituto da conciliação. Christienne Krassuski Fortes.
    • Consenso. Justiça e Direito frente ao consenso e à diferença: notas a partir das teorizações de Jürgen Habermas e Jacques Derrida. Fernanda Hilzendeger Marcon.
    • Constitucional. A hermenêutica constitucional inclusiva do século XXI. Vicente Higino Neto.
    • Contra os paladinos da Justiça: a democracia radical e os limites da decisão judicial. Walter Guandalini Jr.
    • Cultura. Direitos humanos e hermenêutica diatópica: caminhos para um possível diálogo intercultural. AnaLetícia Barauna Duarte Medeiros.
    • Cynthia Regina de Lima Passos Miner. Democracia: o reconhecimento das diferenças em Richard Rorty

    D

    • Decisão judical. Contra os paladinos da Justiça: a democracia radical e os limites da decisão judicial. Walter Guandalini Jr.
    • Democracia. A interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas. Rafaela Almeida do Amaral.
    • Democracia. A terceira via e a proposta de democracia plural e radical em Chantal Mouffe. Roberto Altheim
    • Democracia.Artigos
    • Democracia. Contra os paladinos da Justiça: a democracia radical e os limites da decisão judicial. Walter Guandalini Jr.
    • Democracia. Desinteresse público? «Desencantamento» da ação política contemporânea. Privatização dos meios de garantia da liberdade coletiva e desfazimento dos espaços públicos remanescentes. Thiago Lima Breus.
    • Democracia. O público e o privado: uma análise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen. Tarso Cabral Violin
    • Democracia. Radicalizar a democracia: fundamentos de libertação para a autogestão social. Marcos Rafael G. Gonçalves
    • Democracia. Repensando a Justiça: uma análise conceitual pós-moderna para o alcance da democracia. Luiz Osório Moraes Panza
    • Democracia: o reconhecimento das diferenças em Richard Rorty. Cynthia Regina de Lima Passos Miner.
    • Desinteresse público? «Desencantamento» da ação política contemporânea. Privatização dos meios de garantia da liberdade coletiva e desfazimento dos espaços públicos remanescentes. Thiago Lima Breus.
    • Diálogo intercultural. Direitos humanos e hermenêutica diatópica: caminhos para um possível diálogo intercultural. Ana Letícia Barauna Duarte Medeiros
    • Diferença. Justiça e Direito frente ao consenso e à diferença: notas a partir das teorizações de Jürgen Habermas e Jacques Derrida. Fernanda Hilzendeger Marcon
    • Diferenças. Democracia: o reconhecimento das diferenças em Richard Rorty. Cynthia Regina de Lima Passos Miner.
    • Direito. A interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas. Rafaela Almeida do Amaral.
    • Direito. Justiça e Direito frente ao consenso e à diferença: notas a partir das teorizações de Jürgen Habermas e Jacques Derrida. Fernanda Hilzendeger Marcon
    • Direito. O caráter político do Juiz na interpretação do Direito. Gustavo Pereira Farah.
    • Direito. Peirce’s pragmatism and its contribution to legal philosophy. Vera Karam de Chueiri.
    • Direitos humanos e hermenêutica diatópica: caminhos para um possível diálogo intercultural. Ana Letícia Barauna Duarte Medeiros.
    • Discricionariedade judicial. A integridade em Ronald Dworkin: a integração do Direito e a questão da discricionariedade judicial. Ruy Alves Henriques Filho

    E

    • Espaço público. Desinteresse público? «Desencantamento» da ação política contemporânea. Privatização dos meios de garantia da liberdade coletiva e desfazimento dos espaços públicos remanescentes. Thiago Lima Breus

    F

    • Fernanda Hilzendeger Marcon. Justiça e Direito frente ao consenso e à diferença: notas a partir das teorizações de Jürgen Habermas e Jacques Derrida
    • Filosofia. O público e o privado: umaanálise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen. Tarso Cabral Violin.
    • Filosofia. Peirce’s pragmatism and its contribution to legal philosophy. Vera Karam de Chueiri
    • Filosofia. The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy

    G

    • Gadamer. The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy
    • Guilherme Moro Domingos. A Teoria da Interpretação em Hans Kelsen.
    • Gustavo Pereira Farah. O caráter políticodo Juiz na interpretação do Direito

    H

    • Habermas. Justiça e Direito frente ao consenso e à diferença: notas a partir das teorizações de Jürgen Habermas e Jacques Derrida. Fernanda Hilzendeger Marcon.
    • Hans Kelsen. A Teoria da Interpretação em Hans Kelsen. Guilherme Moro Domingos.
    • Hermenêutica
    • Hermenêutica. A Teoria da Interpretação em Hans Kelsen. Guilherme Moro Domingos
    • Hermenêutica. A integridade em Ronald Dworkin: a integração do Direito e a questão da discricionariedade judicial. Ruy Alves Henriques Filho.
    • Hermenêutica. A interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas. Rafaela Almeida do Amaral
    • Hermenêutica. Atividade jurisdicional e o princípio da dignidade da pessoa humana. Diálogo com a obra de Ronald Dworkin. Ana Carolina Lopes Olsen
    • Hermenêutica. Direitos humanos e hermenêutica diatópica: caminhos para um possível diálogo intercultural. Ana Letícia Barauna Duarte Medeiros
    • Hermenêutica. O caráter político do Juiz na interpretação do Direito. Gustavo Pereira Farah.
    • Hermenêutica. Peirce’s pragmatism and its contribution to legal philosophy. Vera Karam de Chueiri
    • Hermenêutica. Perspectivas pós-metafísicas da hermenêutica jurídica. André Viana da Cruz
    • Hermenêutica. The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy.
    • Hermenêutica constitucional inclusiva do século XXI. Vicente Higino Neto

    I

    • Ideal de Justiça e o instituto da conciliação. Christienne Krassuski Fortes.
    • Integridade em Ronald Dworkin: a integração do Direito e a questão da discricionariedade judicial. Ruy Alves Henriques Filho
    • Interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas. Rafaela Almeida do Amaral.

    J

    • Juiz. O caráter político do Juiz na interpretação do Direito. Gustavo Pereira Farah.
    • Julgamento. The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy
    • Justiça. Artigos.
    • Justiça. O ideal de Justiça e o instituto da conciliação. Christienne Krassuski Fortes
    • Justiça. Repensando a Justiça: uma análise conceitual pós-moderna para o alcance da democracia. Luiz Osório Moraes Panza
    • Justiça e Direito frente ao consenso e à diferença: notas a partir das teoriza- ções de Jürgen Habermas e Jacques Derrida. Fernanda Hilzendeger Marcon.

    K

    • Kant. The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy.
    • Katya Kozicki.Apresentação
    • Kelsen. O público e o privado: uma análise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen. Tarso Cabral Violin.

    L

    • Liberdade. Desinteresse público? «Desencantamento» da ação política contemporânea. Privatização dos meios de garantia da liberdade coletiva e desfazimento dos espaços públicos remanescentes. Thiago Lima Breus
    • Luiz Osório Moraes Panza. Repensando a justiça: uma análise conceitual pós-moderna para o alcance da democracia

    M

    • Marcos Rafael G. Gonçalves. Radicalizar a democracia: fundamentos de libertação para a autogestão social.
    • Metafísica. Perspectivas pós-metafísicas da hermenêutica jurídica. André Viana da Cruz.

    O

    • O caráter político do Juiz na interpretação do Direito. Gustavo Pereira Farah
    • O ideal de Justiça e o instituto da conciliação. Christienne Krassuski Fortes
    • O público e o privado: uma análise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen. Tarso Cabral Violin

    P

    • Peirce’s pragmatism and its contribution to legal philosophy. Vera Karam de Chueiri
    • Perspectivas pós-metafísicas da hermenêutica jurídica. André Viana da Cruz.
    • Poder Judiciário. A interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas. Rafaela Almeida do Amaral
    • Princípio da dignidade da pessoa humana. Atividade jurisdicional e o prin- cípio da dignidade da pessoa humana. Diálogo com a obra de Ronald Dworkin. Ana Carolina Lopes Olsen.
    • Público e o privado: uma análise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen. Tarso Cabral Violin.

    R

    • Radicalizar a democracia: fundamentos de libertação para a autogestão social. Marcos Rafael G. Gonçalves
    • Rafaela Almeida do Amaral. A interpretação do Direito e o papel do Poder Judiciário nas democracias contemporâneas.
    • Repensando a Justiça: uma análise conceitual pós-moderna para o alcance da democracia. Luiz Osório Moraes Panza.
    • Roberto Altheim. A terceira via e a proposta de democracia plural e radical em Chantal Mouffe
    • Ronald Dworkin. A integridade em Ronald Dworkin: a integração do Direito e a questão da discricionariedade judicial. Ruy Alves Henriques Filho.
    • Ruy Alves Henriques Filho. A integridade em Ronald Dworkin: a integração do Direito e a questão da discricionariedade judicial.

    T

    • Tarso Cabral Violin. O público e o privado: uma análise dos posicionamentos de Hannah Arendt e Hans Kelsen
    • Teoria da Interpretação em Hans Kelsen. Guilherme Moro Domingos
    • Terceira via e a proposta de democracia plural e radical em Chantal Mouffe. Roberto Altheim.
    • The role of the individual in judgment: an analysis of Arendt’s and Gadamer’s Approach to Kant’s reflective judgment. Bethania Assy.
    • Thiago Lima Breus. Desinteresse público? «Desencantamento» da ação política contemporânea. Privatização dos meios de garantia da liberdade coletiva e desfazimento dos espaços públicos remanescentes.

    V

    • Vera Karam de Chueiri. Peirce’s pragmatism and its contribution to legal philosophy.
    • Vicente Higino Neto. A hermenêutica constitucional inclusiva do século XXI

    W

    • Walter Guandalini Jr. Contra os paladinos da Justiça: a democracia radical e os limites da decisão judicial