Capa do livro: Microeconomia Aplicada - Entendendo e Desenvolvendo os Pequenos Grandes Negócios, Christian Luiz da Silva

Microeconomia Aplicada - Entendendo e Desenvolvendo os Pequenos Grandes Negócios

Christian Luiz da Silva

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Christian Luiz da Silva

    ISBN: 978853621571-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 238grs.

    Número de páginas: 188

    Publicado em: 03/05/2007

    Área(s): Economia; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing

    Sinopse

    "O livro Microeconomia Aplicada: entendendo e desenvolvendo os pequenos GRANDES negócios versa sobre a análise e o desenvolvimento estratégico de mercados onde predominam micro e pequenas empresas. Busca captar, a partir da realidade abstrata da teoria microeconômica, ferramentas e instrumentos para aprimorar o cálculo econômico sobre a viabilidade dos negócios da maioria dos empreendedores brasileiros que estão à frente de empresas deste tipo e ainda possuem conhecimentos e ferramentas de análise incipientes e apenas intuitivos dessa realidade."

    Prof. Dra. Lia Hasenclever - Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Autor(es)

    Christian Luiz da Silva é Economista; Pós-Doutor pela USP; Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC; autor de três livros e organizador de outros três; Professor do mestrado em organizações e desenvolvimento e de microeconomia e suas aplicações na graduação e pós-graduação na UniFAE; Professor da Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPr; Presidente do Corecon-PR (gestão 2005); autor de vários artigos científicos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais sobre microeconomia e desenvolvimento.

    Sumário

    1 - DIMENSÃO DE MERCADO

    1.1 Conceito de Micro e Pequena ´Firma´

    1.2 Tipos de Mercados Existentes

    1.3 Mercados de Micro e Pequenas Empresas

    1.4 Definição da Dimensão de Mercado

    1.5 Definição de Variáveis para Tomada de Decisão no Tempo

    1.6 Estudo de Caso

    1.7 Questões para Fixação

    Quadro 1 Características ´clássicas´ de estrutura de mercado

    Quadro 2 Distribuição da população por bairro na cidade hipotética (em mil habitantes)

    2 - CONHECENDO AS VARIÁVEIS DE DECISÃO DA FIRMA

    2.1 Objetivo da Firma

    2.2 Teoria da Produção

    2.3 Teoria de Custo

    2.4 Relação entre as Funções Produção e Custo

    Quadro 1 Características dos estágios de produção - curto prazo

    Quadro 2 Características dos estágios de produção por indicadores de eficiência - curto prazo

    Figura 1 Fluxo de transformação de recursos até o produto negociado no mercado de uma firma

    Figura 2 Composição custo econômico

    Tabela 1 Produção e indicadores de eficiência de curto prazo de uma pequena firma fictícia de website

    Tabela 2 Produção total e composição dos custos de uma pequena firma fictícia de website

    Gráfico 1 Evolução da quantidade de páginas produzidas por hora trabalhada de uma firma fictícia de website

    Gráfico 2 Evolução dos indicadores de eficiência produtiva de uma firma fictícia de website

    Gráfico 3 Estágios de produção e indicadores de eficiência produtiva de uma firma fictícia de website - valores diários

    Gráfico 4 Estágios de produção e custos unitários de uma firma fictícia de website - valores mensais

    Gráfico 5 Evolução da produtividade e produção marginal da artesã

    Gráfico 6 Evolução do custo variável médio e marginal da artesã

    3 - CONHECENDO O CONSUMIDOR

    3.1 Uso dos Recursos

    3.2 Desejo e Satisfação: A Formação da Demanda

    3.3 Mudando Comportamento do Consumidor

    3.4 Elasticidades

    3.5 Decisão de consumo

    3.6 Questões para Fixação

    Quadro 1 Classificação da procura

    Figura 1 Exemplo de gradação da satisfação do consumidor ´x´ pelo produto ´a´

    Figura 2.a Curva de Demanda do Bem X

    Figura 2.b Curva de Demanda do Bem X

    Figura 3 Excedente do consumidor ´fictício´ de água

    Figura 4 Exemplo de decisão do consumidor

    Tabela 1 Valores gastos pela população das principais cidades do Estado do Paraná em R$ mil, 1999

    Tabela 2 Distribuição dos gastos de um indivíduo conforme utilidade de bens - valores por semana

    Tabela 3 Relação de consumo (preço e quantidade) por litro d’água para um indivíduo e sua respectiva utilidade - valores por semana

    Tabela 4 Exemplo de demanda individual e demanda total de água

    Tabela 5 Informações anuais da quantidade adquirida pelos consumidores da firma fictícia moda por região dos moradores

    Tabela 6 Elasticidades relativas da firma fictícia moda por região

    Tabela 7 Utilidade total do café e chá para quantidades sucessivas consumidas por João

    Tabela 8 Utilidade total de água e alimentação para quantidades sucessivas consumidas para Durvalino

    Gráfico 1 Exemplo de gradação da satisfação do consumidor ´x´ pelo produto ´a´

    Gráfico 2 Utilidade total da água para um banho

    Gráfico 3 Formação da demanda individual do bem x

    Gráfico 4 Formação da demanda individual do bem x a partir do efeito preço

    Gráfico 5 Deslocamento da demanda individual do bem x a partir do efeito renda

    4 - COMPETIÇÃO E ESTRATÉGIAS

    4.1 Mercados de concorrência perfeita: a busca pela eficiência produtiva

    4.2 Mercados de concorrência monopolística: competindo por diferenças

    4.3 Interação de Mercado e Estratégias Competitivas

    4.4 Instrumentos Estratégicos de Competição

    4.5 Questões para Fixação

    Quadro 1 Histórico de venda da firma fictícia Moda nova a preços nominais e reais

    Quadro 2 Valores da função produção, em unidades, e custo, a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova

    Quadro 3 Valores da função produção, em unidades, e custo, a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova

    Quadro 4 Valores da função produção, em unidades, e custo, a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova

    Figura 1 Fluxo de decisão da firma

    Tabela 1 Valores de custo, preço e lucro a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova antes e após reorganização da produção

    Tabela 2 Valores de custo, preço e lucro a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova antes e após reorganização da produção e publicidade

    Gráfico 1 Curva de oferta individual de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita

    Gráfico 2 Curva de custo marginal e custo variável médio de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita

    Gráfico 3 Curva de formação da oferta individual de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita

    Gráfico 4 Curvas de custos e receitas unitárias de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita

    Gráfico 5 Curvas de custos e receitas totais de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita

    Gráfico 6 Curvas de lucro total e marginal de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita

    Gráfico 7 Curvas da demanda individual e receita marginal da firma fictícia Moda nova

    Gráfico 8 Curvas da demanda individual, receita marginal e custos unitários da firma fictícia Moda nova

    Gráfico 9 Curvas da demanda individual, receita marginal e custos unitários da firma fictícia Moda nova após reorganização da produção

    Gráfico 10 Curvas da demanda individual, receita marginal e custos unitários da firma fictícia Moda nova após reorganização da produção e publicidade

    Gráfico 10 A Curvas de custos unitários da uma firma fictícia do mercado de concorrência perfeita de alimentos

    Gráfico 10 B Oferta e demanda de um mercado de concorrência perfeita de alimentos

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    C

    • Características clássicas de estrutura de mercado
    • Características dos estágios de produção - curto prazo
    • Características dos estágios de produção por indicadores de eficiência - curto prazo
    • Classificação da procura
    • Competição e estratégias
    • Composição custo econômico
    • Conceito de micro e pequena ´firma´
    • Concorrência. Mercado. Interação de mercado e estratégias competitivas
    • Concorrência. Mercados de concorrência monopolística: competindo por diferenças
    • Concorrência. Produção. Mercados de concorrência perfeita: a busca pela eficiência produtiva
    • Conhecendo as variáveis de decisão da firma
    • Conhecendo o consumidor
    • Consumidor. Conhecendo o consumidor
    • Consumidor. Decisão de consumo
    • Consumidor. Elasticidades
    • Consumidor. Mudando comportamento do consumidor
    • Curva de custo marginal e custo variável médio de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita
    • Curva de demanda do bem X
    • Curva de demanda do bem X
    • Curva de formação da oferta individual de uma firma fictícia de mercado de concorrência perfeita
    • Curva de oferta individual de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita
    • Curvas da demanda individual, receita marginal e custos unitários da firma fictícia Moda nova após reorganização da produção
    • Curvas da demanda individual, receita marginal e custos unitários da firma fictícia Moda nova após reorganização da produção e publicidade
    • Curvas de custos e receitas totais de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita
    • Curvas de custos e receitas unitárias de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita
    • Curvas de custos unitários de uma firma fictícia do mercado de concorrência perfeita de alimentos
    • Curvas de demanda individual e receita marginal da firma fictícia Moda nova
    • Curvas de lucro total e marginal de uma firma fictícia em mercado de concorrência perfeita
    • Custo econômico
    • Custo. Relação entre as funções produção e custo

    D

    • Decisão de consumo
    • Decisão no tempo. Definição de variáveis para tomada de decisão no tempo
    • Decisão. Variáveis de decisão. Conhecendo as variáveis de decisão da firma
    • Definição da dimensão do mercado
    • Definição de variáveis para tomada de decisão no tempo
    • Demanda. Desejo e satisfação: a formação da demanda
    • Desejo e satisfação: a formação da demanda
    • Deslocamento da demanda individual dobem x a partir do efeito renda
    • Dimensão de mercado
    • Dimensão. Mercado. Definição da dimensão do mercado
    • Distribuição da população por bairro na cidade hipotética (em mil habitantes)
    • Distribuição dos gastos de um indivíduo conforme utilidade de bens - valores por semana

    E

    • Elasticidades relativas da firma fictícia moda por região
    • Elasticidades. Consumidor
    • Estágios de produção e custos unitários de uma firma fictícia de website - valores mensais
    • Estágios de produção e indicadores de eficiência produtiva em uma firma fictícia de website - valores diários
    • Estratégia. Competição e estratégias
    • Estudo de caso
    • Evolução da produtividade e produção marginal da artesã
    • Evolução da quantidade de páginas produzidas por hora trabalhada de uma firma fictícia de website
    • Evolução do custo variável médio e marginal da artesã
    • Evolução dos indicadores de eficiência produtiva de uma firma fictícia de website
    • Excedente do consumidor fictício de água
    • Exemplo de decisão do consumidor
    • Exemplo de demanda individual e de demanda total de água
    • Exemplo de gradação da satisfação do consumidor ´x´ pelo produto ´a´
    • Exemplo de gradação da satisfação do consumidor ´x´ pelo produto ´a´

    F

    • Fixação. Questões para fixação
    • Fluxo de decisão da firma
    • Fluxo de transformação de recursos até o produto negociado no mercado de uma firma
    • Formação da demanda individual do bem X
    • Formação da demanda individual do bem x a partir do efeito preço

    H

    • Histórico de venda da firma fictícia Moda nova a preços nominais reais

    I

    • Informações anuais da quantidade adquirida pelos consumidores da firma fictícia moda por região dos moradores
    • Interação de mercado e estratégias competitivas

    M

    • Mercado. Definição da dimensão do mercado
    • Mercado. Dimensão de mercado
    • Mercado. Interação de mercado e estratégias competitivas
    • Mercado. Micro e pequenas empresas
    • Mercado. Tipos de mercados existentes
    • Mercados de concorrência monopolística: competindo por diferenças
    • Mercados de concorrência perfeita: abusca pela eficiência produtiva
    • Mercados de micro e pequenas empresas
    • Micro e pequena ´firma´. Conceito
    • Micro e pequenas empresas. Mercado
    • Mudando comportamento do consumidor

    O

    • Objetivo da firma
    • Oferta e demanda de um mercado de concorrência perfeita de alimentos

    P

    • Produção e indicadores de eficiência de curto prazo de uma pequena firma fictícia de website
    • Produção total e composição dos custos de uma pequena firma fictícia de website
    • Produção. Características dos estágios de produção - curto prazo
    • Produção. Características dos estágios de produção por indicadores de eficiência - curto prazo
    • Produção. Fluxo de transformação de recursos até o produto negociado no mercado de uma firma
    • Produção. Mercados de concorrência perfeita: a busca pela eficiência produtiva
    • Produção. Relação entre as funções produção e custo

    Q

    • Questões para fixação
    • Questões para fixação
    • Questões para fixação

    R

    • Relação de consumo (preço e quantidade) por litro d´água para um indivíduo e sua respectiva utilidade - valores por semana
    • Relação entre as funções produção e custo

    T

    • Teoria da produção
    • Teoria de custo
    • Tipos de mercados existentes

    U

    • Uso dos recursos
    • Utilidade total de água e alimentação para quantidades sucessivas consumidas para Durvalino
    • Utilidade total do café e chá para quantidades sucessivas consumidas por João

    V

    • Valor de custo, preço e lucro a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova antes a após reorganização e publicidade
    • Valores da função produção, em unidades, e custo, a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova
    • Valores de custo, preço e lucro a preços reais de 2005, da firma fictícia Moda nova antes e após a reorganização da produção
    • Valores gastos pela população das principais cidades do Estado do Paraná em R$ mil, 1999
    • Variáveis de decisão. Conhecendo as variáveis de decisão da firma
    • Variáveis. Decisão no tempo. Definição de variáveis para tomada de decisão no tempo