Capa do livro: Saga dos Engenheiros Lange do Paraná, A - Semeando Livros, Ivone Xavier Lange

Saga dos Engenheiros Lange do Paraná, A - Semeando Livros

Ivone Xavier Lange

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ivone Xavier Lange

    ISBN: 978853621705-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 95grs.

    Número de páginas: 64

    Publicado em: 26/09/2007

    Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia; Literatura e Cultura - Diversos

    Sinopse

    A imigração em nosso país teve início, no segundo Império. Alguns imigrantes foram atraídos por particulares, que queriam mão-de-obra para suas fazendas, outros pelas facilidades oferecidas, pois ganhavam passagens, ferramentas e um de terreno. Ainda houve um terceiro grupo, que insatisfeito em sua pátria, adquiriram terrenos de Companhias de Colonização, que pagavam as suas passagens. A esse grupo pertence a FAMÍLIA LANGE. Três foram os membros que aqui aportaram, em São Francisco do Sul em 1883. Hermann, contabilista; Bruno Rudolf, engenheiro, e Richard, que ainda não havia terminado os estudos. O primeiro e o terceiro ficaram em Joinville, onde haviam adquirido uma gleba de terra. Bruno Rudolf deslocou-se para Curitiba, onde se radicou.

    Ivone resolveu reunir, o que existe na Tradição oral da família. Teve que juntar muitas informações esparsas, entre os descendentes. Também procurou exaustivamente, na escassa e dispersa bibliografia. Com muita coragem, determinação e verve (que lhe é inata), elaborou o presente trabalho.

    Autor(es)

    Ivone Xavier Lange

    Viúva de Ernesto Werner Lange, o 3º engenheiro Lange, é professora aposentada do Instituto de Educação  do  Paraná  e  grande idealista, sempre preocupada em resgatar e valorizar a saga de uma família que se confunde, em diversos momentos, com a própria história do Paraná. Alegre e otimista em tudo que faz, quando casada com Ernesto Lange, vivia a entrevistá-lo e a fazer anotações sobre a caminhada dos engenheiros Lange, procurando entender como vieram parar aqui no Brasil e mais especificamente, no Paraná. Não poupou esforços! Subiu a serra, de carro, de trem... andou, perguntou, pesquisou... tudo que fosse preciso para este livro ser possível. E a cada passo, uma certeza: a admiração pela família Lange cujo sobrenome orgulhosamente adotara no casamento. Após  anos de  pesquisas,  vem agora cumprir a promessa feita ao marido, de um dia publicar um livro contando a saga dos Lange do Paraná, promovendo uma justa e merecida homenagem a uma família que muito fez pela “Terra dos Pinheirais” a que tanto amou e como poucos, conheceu.

    Como ela mesmo afirma: “Que onde ele estiver, sinta-se feliz, pois a promessa foi cumprida.”

    Sumário

    I - HISTÓRICO DA FAMÍLIA LANGE

    II - INÍCIO DA SAGA DA FAMÍLIA LANGE

    Chegada ao Brasil no Porto de São Francisco do Sul - Estado de Santa Catarina

    Mudança de Bruno Rudolf Lange para Curitiba

    Lange de Morretes

    Ernesto Germano Lange

    Rudolf Bruno Lange

    Epílogo

    ROBERTO LANGE: UMA HOMENAGEM ESPECIAL

    SOBRE A AUTORA

    FONTES DE CONSULTA