Capa do livro: Direito Sob a Verdade do Ser, O, Alessandro Jacomini

Direito Sob a Verdade do Ser, O

Alessandro Jacomini

    Preço

    por R$ 139,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Alessandro Jacomini

    ISBN v. impressa: 978853621949-3

    ISBN v. digital: 978853626450-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 327grs.

    Número de páginas: 316

    Publicado em: 16/05/2008

    Área(s): Direito - Filosofia do Direito; Filosofia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Uma obra densa, profunda, instigante e provocadora de reflexões. Critica-se a universalização da civilização técnico-científica por toda a Terra, as ações humanas apenas no espaço dos interesses comuns e o projeto moderno de domínio da natureza. O homem se propõe a pensar o modelo e o princípio que vem a instaurar o direito como garantia de toda essa ordem. O direito, então, se expressa como técnica, como um objeto determinado por ele, unicamente a partir da razão. É um alerta à humanidade para as conseqüências destas ações que são coletivas em nível mundial. Por outro lado, em conformidade com a filosofia “existentiva” de Martin Heidegger, apresenta-se uma nova concepção do direito e, também, uma nova possibilidade de sua compreensão e interpretação. Na existência humana, o homem, em seu viver autêntico, experimenta a si mesmo como aquele cujo ser se constrói por sua relação com o mundo. É por esta relação que ele desoculta, assim, um mundo humano no contexto das relações sociais. Inserir o direito neste contexto não significa inseri-lo sob um poder cego, mas sob uma condição de consciência crítica. Afirmá-lo deste ponto filosófico equivale dizê-lo tal qual é o ser que a ele se abre. Neste sentido, encontra-se o direito sob a verdade do ser, como um modo original de ser.

    Autor(es)

    Alessandro Jacomini possui graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993), mestrado em Direito pela mesma Universidade (1998) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor titular no UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia do Direito, com ênfase em Fenomenologia, Ética e Hermenêutica.