Capa do livro: Formação Docente Para o Ensino Superior Tecnológico Aeronáutico - Semeando Livros, Luis Antonio Verona

Formação Docente Para o Ensino Superior Tecnológico Aeronáutico - Semeando Livros

Luis Antonio Verona

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Luis Antonio Verona

    ISBN v. impressa: 978853622001-7

    ISBN v. digital: 978853626684-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 157grs.

    Número de páginas: 160

    Publicado em: 19/05/2008

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Essa obra trata do processo de formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico, que busca interpretar o processo de formação e aperfeiçoamento de docentes para o ensino superior tecnológico, sob a ótica de uma área de formação que emprega alta tecnologia e requer força de trabalho específica e qualificada, como é o caso da manutenção de aeronaves civis.
    O universo investigado, no que se refere às questões relacionadas com a formação e o aperfeiçoamento docente para esse tipo de ensino, foi o curso superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Universidade Tuiuti do Paraná.
    Ao longo das investigações foram sendo desvendados os enormes desafios para a formação de docentes para esta área específica e ainda, como aperfeiçoá-los didática e pedagogicamente – a grande maioria emana do próprio mercado de trabalho – uma vez que a docência para esses profissionais é a sua segunda opção de empregabilidade.
    A interpretação dialética contextualizada da realidade social, educacional, política e tecnológica brasileira, permitiu a compreensão do processo de formação dos docentes para essa área, segundo os interesses do mercado e da perpetuação do sistema capitalista.

    Autor(es)

    Luis Antonio Verona é Graduado em Ciências Aeronáuticas, possui curso de Especialização em Logística Empresarial e Mestrado em Educação. Atualmente é Professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná onde também é Coordenador dos cursos de graduação Tecnológica em Manutenção de Aeronaves e de Gestão de Aviação Civil. Coordena os cursos de especialização lato sensu em Gestão de Empresas de Manutenção de Aeronaves e de Transporte Aéreo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão democrática da educação, saber docente, formação do profissional da educação, ensino superior tecnológico aeronáutico, auditoria de empresas de manutenção de aeronaves e segurança de vôo.

    Sumário

    1 - INTRODUÇÃO

    2 - EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CRISE DO CAPITAL: A FUNÇÃO DA ESCOLA NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

    3 - A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: ATORES E SABERES

    3.1 Formação para a Docência Superior no Brasil

    3.2 Especialização e Qualidade no Ensino Superior

    3.3 Saberes Docentes e a Construção da Identidade para o Ensino Superior

    3.4 O Professor Universitário e as Condições de Trabalho

    4 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

    4.1 O Ensino Profissionalizante e as Reformas Educativas: a Institucionalização das Realidades Sociais

    4.2 O Ensino Superior Tecnológico em Tempos de Neoliberalismo

    5 - OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO AERONÁUTICO: O CASO DA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    ANEXOS

    ANEXO I Entrevista Estruturada com o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves

    ANEXO II Questionário para o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves

    Índice alfabético

    A

    • Aeronave. Manutenção. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Anexo I. Entrevista estruturada com o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves
    • Anexo II. Questionário para o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves
    • Anexos
    • Ator. Formação do profissional da educação: atores e saberes

    C

    • Capital. Educação para o trabalho e acrise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva
    • Considerações finais
    • Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Entrevista estruturada. Anexo I
    • Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Questionário. Anexo II
    • Crise do capital. Educação para o trabalho e a crise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva

    D

    • Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Docência. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Docência. Formação para a docência superior no Brasil
    • Docência. Professor universitário e as condições de trabalho
    • Docência. Saberes docentes e a construção da identidade para o ensino superior

    E

    • Educação. Ensino profissionalizante e as reformas educativas: a institucionalização das realidades sociais
    • Educação. Formação do profissional da educação: atores e saberes
    • Educação para o trabalho e a crise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva
    • Ensino. Educação para o trabalho e a crise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva
    • Ensino profissionalizante e as reformas educativas: a institucionalização das realidades sociais
    • Ensino superior. Especialização e qualidade no ensino superior
    • Ensino superior. Formação para a docência superior no Brasil
    • Ensino superior. Saberes docentes e a construção da identidade para o ensino superior
    • Ensino superior tecnológico. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Ensino superior tecnológico. Políticas públicas para o ensino superior tecnológico
    • Ensino superior tecnológico em tempos de neoliberalismo
    • Entrevista estruturada com o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Anexo I
    • Escola. Educação para o trabalho e a crise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva
    • Especialização e qualidade no ensino superior

    F

    • Figura. Lista de figuras
    • Formação de tecnólogos. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Formação do profissional da educação: atores e saberes
    • Formação docente. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Formação docente. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Formação para a docência superior no Brasil

    G

    • Gráfico. Lista de gráficos

    I

    • Identidade. Saberes docentes e a construção da identidade para o ensino superior
    • Institucionalização. Ensino profissionalizante e as reformas educativas: a institucionalização das realidades sociais
    • Introdução

    L

    • Lista de figuras
    • Lista de gráficos
    • Lista de tabelas

    M

    • Manutenção de Aeronaves. Questionário para o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Anexo II
    • Manutenção de aeronaves. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves

    N

    • Neoliberalismo. Ensino superior tecnológico em tempos de neoliberalismo

    P

    • Políticas públicas para o ensino superior tecnológico
    • Professor universitário e as condições de trabalho
    • Profissão. Ensino profissionalizante e as reformas educativas: a institucionalização das realidades sociais
    • Profissão. Formação do profissional da educação: atores e saberes

    Q

    • Qualidade. Ensino superior. Especialização e qualidade no ensino superior
    • Questionário para o Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Anexo II

    R

    • Realidade social. Ensino profissionalizante e as reformas educativas: a institucionalização das realidades sociais
    • Reestruturação produtiva. Educação para o trabalho e a crise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva
    • Referências
    • Reforma educativa. Ensino profissionalizante e as reformas educativas: a institucionalização das realidades sociais

    S

    • Saber. Formação do profissional da educação: atores e saberes
    • Saberes docentes e a construção da identidade para o ensino superior

    T

    • Tabela. Lista de tabelas
    • Tecnólogo. Formação. Desafios da formação docente para o ensino superior tecnológico aeronáutico: o caso da formação de tecnólogos em manutenção de aeronaves
    • Trabalho. Educação para o trabalho e a crise do capital: a função da escola na reestruturação produtiva
    • Trabalho. Professor universitário e as condições de trabalho

    U

    • Universidade. Professor universitário e as condições de trabalho