Capa do livro: Educação e Aprendizagem - Contribuições da Psicologia, Organizadoras: Vera Regina Miranda, Tisa Paloma Longo, Grazieli C. B. da Fonseca e Cristiane Zevir

Educação e Aprendizagem - Contribuições da Psicologia

Organizadoras: Vera Regina Miranda, Tisa Paloma Longo, Grazieli C. B. da Fonseca e Cristiane Zevir

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Vera Regina Miranda, Tisa Paloma Longo, Grazieli C. B. da Fonseca e Cristiane Zevir

    ISBN: 978853622099-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 268grs.

    Número de páginas: 192

    Publicado em: 08/08/2008

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    A obra surgiu de um convite da Professora Vera em 2005, para algumas de suas, na época, estagiárias de quarto e quinto ano do curso de Psicologia. As estagiárias realizavam intervenções grupais e precisavam elaborar muitas adaptações para que as propostas fossem motivadoras e destinadas à clientela infanto-juvenil. Desta forma surgiu o material, fruto da pesquisa e criatividade deste grupo e de vários colaboradores especialisras em temas afins.

    O livro pretende auxiliar profissionais e estagiários das áreas de: psicologia, pedagogia, psicopedagogia e magistério, bem como educadores (professores, pais e mães) quanto aos temas: Educação, Aprendizagem e Psicologia.

    Oferece, em dez capítulos, contribuições teóricas, seguidas por sugestões de atividades práticas relacionadas a alguns temas como: emoção e socialização; psicomotricidade; atenção, memória e percepção; leitura e escrita; raciocínio lógico-matemático; família e escola; valores essenciais para a vida; organização e hábitos de estudo, modularidade da mente e caixa de trabalho.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS:

    Vera Regina Miranda

    Psicóloga clínica e escolar; Mestre em Psicologia da infância e adolescência pela UFPR; Professora universitária; Autora dos livros: Prática psicomotora na pré-escola (Ática), Adoção – uma história de espera e amor (Juruá), Lições de vida (Juruá) e Psicologia Jurídica – Temas de aplicação (coautoria com Maria Cristina Neiva de Carvalho) (Juruá).

    Cristiane Zevir

    Psicóloga clínica; Especialista em Concepção Sistêmica.

    Grazieli Cristina Boeira da Fonseca

    Psicóloga do Serviço de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe; Pós-graduanda em Gestão Social; Pós-graduanda em Psicopedagogia; Educadora brinquedista.

    Tisa Paloma Longo

    Psicóloga clínica; Formação em Terapia Comportamental Cognitiva; Especialista em Psicopedagogia.

    COLABORADORES:

    Cláudia Lúcia Menegatti – Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela UFPR. Especialista em Psicomotricidade. Professora universitária.

    Denise Barbosa Lima Araujo – Graduanda em Psicologia. Trabalhos publicados na coletânea PalavraViva.

    Elizabeth Carvalho da Veiga – Psicóloga. Especialista em Psicopedagogia. Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid. Chefe Editorial da Revista Psicologia Argumento. Professora universitária.

    Eloim Ribeiro Biscaia – Psicólogo, Psicomotricista Relacional e Analista Corporal da Relação. Formação em Educação Física.

    Juliana Biazze Feitosa – Psicóloga. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise. Pósgraduanda em Saúde Pública pela Unioeste. Psicóloga do Centro de Socioeducação de Cascavel II.

    Márcia Scorsin Teixeira – Pedagoga. Orientadora Educacional. Especialista em Psicopedagogia. Formação no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) Reuven Feurestein.

    Mari Angela Calderari Oliveira – Psicóloga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação. Professora universitária.

    Rosa Maria Zagonel – Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Tecnologia pela UTFPR. Assessora pedagógica na Coleção de livros intitulados Exercícios grafo-motores, pela Editora do Brasil S/A. Pedagoga na PróReitoria de Extensão e Cultura da UFPR.

    Rosangela Lopes de Camargo Cardoso – Psicóloga Clínica, Psicodramatista, Mestre em Educação pela UTP. Professora universitária.

    Suzane Schmidlin Lohr – Doutora em Psicologia Clínica. Professora universitária. Coordenadora do Centro Psicológico da Universidade Positivo.

    Taísa Borges Grün – Psicóloga Clínica Comportamental.

    Thaise Löhr – Psicóloga clínica.

    Thays Barbosa Lima Araújo – Psicóloga clínica, terapeuta em EMDR e hipnoterapeuta. Pós-graduanda em Terapia cognitivo comportamental.

    Vanessa de Azevedo Ribeiro Slaviero – Psicóloga. Pós-graduanda em Desordens Mentais na Universidade de Harvard em Boston/Massachusetts.

    Viviane Tetu – Psicóloga Clínica e Psicopedagoga. Especialista em Psicomotricidade Ramain. Mestre em Educação, Cognição e Aprendizagem Escolar. Professora Universitária. Diretora proprietária da ARV Comércio de artigos pedagógicos Ltda. (Jogar e Aprender).

    ILUSTRAÇÕES:

    Thiago Alves Faria – Designer gráfico

    Sumário

    Capítulo 1 - EMOÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

    Manejo grupal de crianças com dificuldades de aprendizado - Suzane Schmidlin Löhr / Taísa Borges Grün / Thaise Löhr

    Ensinar para a paz: a importância da prevenção de comportamentos agressivos no processo ensino-aprendizagem - Thays Barbosa Lima Araújo

    ATIVIDADES

    Capítulo 2 - PSICOMOTRICIDADE

    Experiências psicomotoras e suas relações com a aprendizagem - Cláudia Lúcia Menegatti

    Psicomotricidade relacional e o despertar do desejo de aprender - Eloim Ribeiro Biscaia

    ATIVIDADES

    Capítulo 3 - ATENÇÃO, MEMÓRIA E PERCEPÇÃO

    Aprendizagem e os processos cognitivos: atenção, memória e percepção - Grazieli Cristina Boeira da Fonseca / Vanessa de Azevedo Ribeiro Slaviero

    Versos e Poemas - Denise Barbosa Lima Araujo / Vera Regina Miranda

    ATIVIDADES

    Capítulo 4 - CONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA

    Construindo a leitura e a escrita - Márcia Scorsin Teixeira

    ATIVIDADES

    Capítulo 5 - RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

    Raciocínio lógico-matemático: atividades iniciais -Viviane Tetu

    ATIVIDADES

    Capítulo 6 - FAMÍLIA E ESCOLA

    A criança, a família, a escola e seus aprendizados Rosangela Lopes de Camargo Cardoso / Vera Regina Miranda

    ATIVIDADES

    Capítulo 7 - VALORES ESSENCIAIS PARA A VIDA

    Valores essenciais para a vida - Rosa Maria Zagonel / Vera Regina Miranda

    Capítulo 8 - ORGANIZAÇÃO E HÁBITOS DE ESTUDO

    Organização: Como entendê-la e como estimulá-la - Rosa Maria Zagonel / Vera Regina Miranda

    Considerações sobre o adulto e a criança na aquisição de hábitos de estudo - Juliana Biazze Feitosa / Vera Regina Miranda

    ATIVIDADES

    Capítulo 9 - A MODULARIDADE DA MENTE E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    A modularidade da mente e as dificuldades de aprendizagem - Elizabeth Carvalho da Veiga

    Capítulo 10 - CAIXA DE TRABALHO

    Caixa de trabalho: uma contribuição da psicopedagogia para o trabalho em sala de aula - Mari Angela Calderari Oliveira