Capa do livro: Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária, Leonardo Pinto de Almeida

Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária

Leonardo Pinto de Almeida

    Preço

    por R$ 99,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Leonardo Pinto de Almeida

    ISBN v. impressa: 978853622465-7

    ISBN v. digital: 978853627193-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 275grs.

    Número de páginas: 228

    Publicado em: 28/04/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos; Psicologia - Diversos

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    Sinopse

    Apresentação do Prof. Dr. Carlos Augusto Peixoto Júnior (PUC-RIo) e o Posfácio do Prof. Dr. Eduardo Passos (UFF).

    Considerando que a literatura é uma forma de resistência aos mecanismos de ordenação da linguagem intrínsecos ao seu uso dominante, este livro analisa a experiência literária e sua relação com a produção de subjetividade na escrita e na leitura. De acordo com esse ponto de vista, torna-se possível abordar a relação entre a experiência do escrever e o desaparecimento do escritor para contrapô-la à mitologia autoral. Supondo que na experiência da leitura ocorram a evanescência do leitor, o desmantelamento da obra e a morte do autor, a leitura literária se caracterizaria pelo acolhimento, pelo entendimento e pela ignorância, opondo-se a alguns modos de apreensão que partem da interpretação, da compreensão e da sapiência. Nestes termos, torna-se possível pensar a ligação entre a experiência literária e os paradoxos da linguagem, já que, dada a potência transgressiva da literatura, a subjetividade é levada a se constituir e perecer ao mesmo tempo. O trabalho também aborda os mecanismos de captura que surgem para sobrepujar estes paradoxos, restituindo identidades perdidas e restringindo sentidos através da dialetização dos elementos da experiência literária. Deste modo, observa-se uma tensão entre a natureza fugidia da literatura e os movimentos de unificação, sistematização e essencialização da obra empreendidos pela cultura, pelo mercado e pela crítica literária, assim como a possibilidade de uma crítica libertadora que não silencia a ressonância da experiência da leitura com um excesso de compreensão”.
    Prof. Dr. Carlos Augusto Peixoto Júnior
    Professor do Departamento de Psicologia da PUC/RJ
     

    Autor(es)

    Leonardo Pinto de Almeida é Psicólogo, graduado em psicologia pela UFRJ, mestre em psicologia pela UFF, doutor em psicologia pela PUC – Rio com estágio sanduíche efetuado no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire na Université de Reims Champagne-Ardenne, França. Realizou o pós-doutorado em psicologia na PUC-Rio com o tema “Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política”, no período de 01/11/07 – 31/10/08, com bolsa CNPq/PDJ. Publicou 19 artigos em periódicos especializados de diversas áreas do conhecimento e é autor do texto “Para uma genealogia da noção de autoria em literatura” contido no livro Foucault e a autoria (Insular, 2006). Atualmente, faz parte do grupo de pesquisadores da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 - LITERATURA: A ESCRITA NAS PARAGENS DA MORTE

    1.1 A morte de Deus, a modernidade e suas consequências

    1.2 A questão do começo: a invenção da literatura

    1.3 O espaço literário e sua relação com a linguagem

    1.4 Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?

    2 - ESCRITOR E AUTOR: A EXPERIÊNCIA TOTAL DO ESCREVER E A MITOLOGIA AUTORAL

    2.1 Sujeito da experiência literária?

    2.2 Morte do autor ou morte do escritor?

    2.3 A mitologia e o escrever: a invenção moderna da autoria e suas dimensões

    2.4 Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever

    3 - VICISSITUDES DA LEITURA LITERÁRIA

    3.1 Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura

    3.2 Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia

    3.3 Espaço literário, abandono e efusão do ler

    3.4 A leitura literária e o apagamento do autor

    4 - INTERPRETAÇÃO, UNIFICAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA LITERATURA

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    POSFÁCIO

    Índice alfabético

    A

    • A questão do começo: a invenção da literatura
    • Abandono. Espaço literário, abandono e efusão do ler
    • Apagamento do autor. Leitura literária e o apagamento do autor
    • Autor. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Autor. Leitura literária e o apagamento do autor
    • Autor. Morte do autor ou morte do escritor?
    • Autoria. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Autoria. Literatura: a escrita nas paragens da morte
    • Autoria. Mitologia e o escrever: a invenção moderna da autoria e suas dimensões

    C

    • Captura. Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura
    • Compreensão. A questão do começo: a invenção da literatura
    • Conclusão
    • Controle. Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia
    • Crença. Morte de Deus, a modernidade e suas consequências
    • Criação. Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever
    • Criação. Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia

    D

    • Deus. Morte de Deus, a modernidade e suas consequências
    • Dimensão ontológica da escrita literária. Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever

    E

    • Efusão do ler. Espaço literário, abandono e efusão do ler
    • Enlouquecimento da linguagem. Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?
    • Escrita. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Escrita. Literatura: a escrita nas paragens da morte
    • Escrita. Mitologia e o escrever: a invenção moderna da autoria e suas dimensões
    • Escrita. Sujeito da experiência literária?
    • Escrita literária. Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever
    • Escrita literária. Leitura literária.Vicissitudes da leitura literária
    • Escrita literária. Morte do autor ou morte do escritor?
    • Escritor. Morte do autor ou morte do escritor?
    • Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Espaço literário. Morte do autor ou morte do escritor?
    • Espaço literário, abandono e efusão do ler
    • Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura
    • Espaço literário e sua relação com a linguagem
    • Experiência literária. Sujeito da experiência literária?
    • Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?

    H

    • Hermenêutica. Interpretação, unificação e sistematização da literatura

    I

    • Ideias. Sujeito da experiência literária?
    • Interpretação. Interpretação, unificação e sistematização da literatura
    • Interpretação, unificação e sistematização da literatura
    • Introdução
    • Invenção da literatura. A questão do começo: a invenção da literatura
    • Invenção moderna. Mitologia e o escrever: a invenção moderna da autoria e suas dimensões
    • Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever

    L

    • Leitura. Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever
    • Leitura. Literatura: a escrita nas paragens da morte
    • Leitura literária. Leitura literária.Vicissitudes da leitura literária
    • Leitura literária. Vicissitudes da leitura literária
    • Leitura literária e o apagamento do autor
    • Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia
    • Linguagem. Literatura: a escrita nas paragens da morte
    • Linguagem. A questão do começo: a invenção da literatura
    • Linguagem. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Linguagem. Espaço literário e sua relação com a linguagem
    • Linguagem. Leitura literária. Vicissitudes da leitura literária
    • Linguagem. Leitura literária e o apagamento do autor
    • Linguagem. Sujeito da experiência literária?
    • Linguagem transgressiva. Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?
    • Literatura. A questão do começo: a invenção da literatura
    • Literatura. Espaço literário, abandono e efusão do ler
    • Literatura. Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura
    • Literatura. Espaço literário e sua relação com a linguagem
    • Literatura. Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?
    • Literatura. Interpretação, unificação e sistematização da literatura
    • Literatura. Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever
    • Literatura. Sujeito da experiência literária?
    • Literatura: a escrita nas paragens da morte

    M

    • Mitologia autoral. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Mitologia e o escrever: a invenção moderna da autoria e suas dimensões
    • Modernidade. Morte de Deus, a modernidade e suas consequências
    • Morte. Morte do autor ou morte do escritor?
    • Morte de Deus, a modernidade e suas consequências
    • Morte do autor ou morte do escritor?

    P

    • Posfácio

    R

    • Rebeldia. Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia
    • Referências
    • Reflexão. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Religião. Morte de Deus, a modernidade e suas consequências
    • Ressonância. Espaço literário e seus operadores de ressonância e de captura

    S

    • Ser. Espaço literário e sua relação com a linguagem
    • Sistematização da literatura. Interpretação, unificação e sistematização da literatura
    • Subjetividade. Escritor e autor: a experiência total do escrever e a mitologia autoral
    • Submissão. Leitura literária: submissão e criação, controle e rebeldia
    • Subversão. Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?
    • Sujeito da experiência literária?

    T

    • Transgressão. Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?
    • Transgressão. Sujeito da experiência literária?
    • Trapaça. Experiência literária: subversão, transgressão, trapaça, enlouquecimento da linguagem?

    U

    • Unificação. Interpretação, unificação e sistematização da literatura

    V

    • Valoração do escrever. Irresponsabilidade engajada versus elementos transcendentes de valoração do escrever
    • Vicissitudes da leitura literária