Capa do livro: Descomplicando a Escrita Braille - Considerações a Respeito da Deficiência Visual, Rosane do Carmo Machado - Coautor: Eugenio Andrés Díaz Merino

Descomplicando a Escrita Braille - Considerações a Respeito da Deficiência Visual

Rosane do Carmo Machado - Coautor: Eugenio Andrés Díaz Merino

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rosane do Carmo Machado - Coautor: Eugenio Andrés Díaz Merino

    ISBN: 978853622494-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 140grs.

    Número de páginas: 94

    Publicado em: 01/06/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    Atualmente, saiu do âmbito da discussão e foi para a prática o direito da criança em frequentar regularmente a escola, nesse contexto, a criança com alguma necessidade educacional especial. Mesmo assim, ainda há preocupação sobre as propostas desse trabalho inclusivo, que devem ser objetivas, claras e viáveis para que a escola possa desenvolver um efetivo atendimento, em especial no setor público.

    É nessa perspectiva que este trabalho visa colaborar com gestores e professores que atuam nas escolas comuns e com alunos com necessidades educacionais especiais.

    Neste Volume:

    • A INCLUSÃO EDUCACIONAL
    - A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual
    - Aprendizagem Cooperativa

    • CONHECENDO A DEFICIÊNCIA VISUAL
    - Deficiência Visual
    - Cegueira
    - Baixa Visão

    • CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    - A Utilização dos Sentidos para a Aprendizagem
    - A Família como Parte do Processo Educativo

    • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    - Ensino do Sorobã
    - Orientação e Mobilidade
    - Atividades da Vida Diária
    - Estimulação Visual
    - Apoio à Escolaridade com Atendimento Itinerante
    - Adaptações Curriculares
    - Rede de Apoio
    - Recursos Tecnológicos

    • CONTEXTUALIZANDO A ESCRITA BRAILLE
    - Os Recursos Usualmente Utilizados na Escrita
    - Reglete – Características e Dimensões

    • PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES QUE UTILIZAM A REGLETE NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    - Estratégias Metodológicas

    • A NOVA PROPOSTA – A ESCRITA NÃO INVERTIDA
    - A Escrita na Nova Proposta
    - Croqui da Nova Reglete
     

    Autor(es)

    Rosane do Carmo Machado é Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFSC; Mestra em Educação pela UFPR em 2002; Especialista em Educação; Pedagoga. Concursada do Estado do Paraná, trabalhou, na educação básica, como Professora e Supervisora Pedagógica; atuou por mais de vinte anos no Departamento de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação, desenvolvendo e realizando serviços de implantação de projetos, rotinas de trabalho para atendimento aos alunos, manuais técnico-pedagógicos, cursos de capacitação e acompanhamento dos serviços prestados ao Estado. Em 2004, realizou o projeto de implantação do Colégio Educacional Araucária – EFM no qual foi diretora por cinco anos. Na educação superior atuou como Supervisora Educacional; Professora da graduação e pós-graduação em diversas IES e desde 2002 é Diretora acadêmica da Facear – Faculdade Educacional de Araucária.

    Eugenio Andrés Díaz Merino é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2000; Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, 1996; graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Gestão de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, design, agrodesign, gestão de design e usabilidade. Participa dos programas de Pós-graduação em Design, Engenharia de Produção e Orientador no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Gestão do Conhecimento, todos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. É líder do grupo de pesquisa em gestão de design e pesquisador CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

    Sumário

    LISTA DE FIGURAS

    LISTA DE GRÁFICOS

    1 INTRODUÇÃO

    2 A INCLUSÃO EDUCACIONAL

    2.1 A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual

    2.2 Aprendizagem Cooperativa

    3 CONHECENDO A DEFICIÊNCIA VISUAL

    3.1 Deficiência Visual

    3.2 Cegueira

    3.3 Baixa Visão

    4 CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    4.1 A Utilização dos Sentidos para a Aprendizagem

    4.2 A Família como Parte do Processo Educativo

    5 O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    5.1 Ensino do Sorobã

    5.2 Orientação e Mobilidade

    5.3 Atividades da Vida Diária

    5.4 Estimulação Visual

    5.5 Apoio à Escolaridade com Atendimento Itinerante

    5.6 Adaptações Curriculares

    5.7 Rede de Apoio

    5.8 Recursos Tecnológicos

    6 CONTEXTUALIZANDO A ESCRITA BRAILLE

    6.1 Os Recursos Usualmente Utilizados na Escrita

    6.2 Reglete - Características e Dimensões

    7 PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES QUE UTILIZAM A REGLETE NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    7.1 Estratégias Metodológicas

    8 A NOVA PROPOSTA - A ESCRITA NÃO INVERTIDA

    8.1 A Escrita na Nova Proposta

    8.2 Croqui da Nova Reglete

    9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Adaptações curriculares. Atendimento educacional
    • Alfabetização. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Aluno com deficiência visual. Alfabetização. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Aluno com deficiência visual. Aprendizagem cooperativa. Inclusão educacional
    • Aluno com deficiência visual. Recursos tecnológicos
    • Aluno com deficiência visual. Rede de apoio
    • Aluno. Adaptações curriculares. Atendimento educacional
    • Aluno. Atendimento educacional do aluno com deficiência visual
    • Aluno. Atividades da vida diária. Atendimento educacional
    • Aluno. Deficiente visual. Inclusão educacional
    • Aluno. Estimulação visual. Atendimento educacional
    • Aluno. Orientação e mobilidade. Atendimento educacional
    • Atendimento educacional.Ensino do Sorobã
    • Apoio à escolaridade com atendimento itinerante. Atendimento educacional
    • Aprendizagem cooperativa. Inclusão educacional. Aluno com deficiência visual
    • Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência visual
    • Aprendizagem. Sentidos. Utilização dos sentidos para a aprendizagem
    • Apresentação e análise dos resultados. Estratégias metodológicas. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Atendimento educacional do aluno com deficiência visual
    • Atendimento educacional. Atividades da vida diária
    • Atendimento educacional. Estimulação visual
    • Atendimento educacional.Orientação e mobilidade
    • Atendimento itinerante. Apoio à escolaridade. Atendimento educacional
    • Atividades da vida diária.Atendimento educacional

    B

    • Baixa visão.Conceito
    • Braille. Contextualização
    • Braille. Recursos usualmente utilizados na escrita Braille
    • Braille. Reglete. Características e dimensões

    C

    • Campo de estudo. Estratégias metodológicas. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Cegueira. Conceito
    • Conceito. Cegueira
    • Conceito. Deficiência visual
    • Conhecendo a deficiência visual
    • Considerações finais
    • Considerações sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência visual
    • Contextualizando a escrita Braille
    • Croqui da nova reglete
    • Currículo. Adaptações curriculares. Atendimento educacional

    D

    • Deficiência visual. Aprendizagem cooperativa. Inclusão educacional
    • Deficiência visual. Baixa visão
    • Deficiência visual. Cegueira
    • Deficiência visual. Conceito
    • Deficiência visual. Conhecendo a deficiência visual
    • Deficiente visual. Adaptações curriculares. Atendimento educacional
    • Deficiente visual. Atendimento educacional do aluno com deficiência visual
    • Deficiente visual. Desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência visual
    • Deficiente visual. Educação. Família como parte do processo educativo
    • Deficiente visual. Educação. Inclusão de alunos com deficiência visual
    • Deficiente visual. Inclusão educacional
    • Desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência visual

    E

    • Educação. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência visual
    • Educação. Atendimento educacional do aluno com deficiência visual
    • Educação. Currículo. Adaptações curriculares. Atendimento educacional
    • Educação. Família como parte do processo educativo
    • Educação. Inclusão de alunos com deficiência visual
    • Ensino do Sorobã. Atendimento educacional
    • Escolaridade. Atendimento itinerante. Apoio à escolaridade
    • Escrita Braille. Contextualização
    • Escrita Braille. Recursos usualmente utilizados
    • Escrita Braille. Reglete. Características e dimensões
    • Escrita na nova proposta
    • Escrita não invertida. Escrita na nova proposta
    • Escrita não invertida. Nova proposta
    • Estimulação visual. Atendimento educacional
    • Estratégias metodológicas. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual

    F

    • Família como parte do processo educativo

    I

    • Inclusão de alunos com deficiência visual
    • Inclusão educacional. Aluno com deficiência visual. Aprendizagem cooperativa
    • Introdução

    M

    • Mobilidade e orientação. Atendimento educacional

    N

    • Nova proposta. Escrita não invertida
    • Nova reglete. Croqui

    O

    • Orientação e mobilidade.Atendimento educacional

    P

    • Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Procedimento de análise de dados. Estratégias metodológicas. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Procedimento de coleta de dados. Estratégias metodológicas. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Processo educativo. Deficiente visual. Família como parte do processo educativo

    R

    • Recursos tecnológicos. Aluno com deficiência visual
    • Recursos usualmente utilizados na escrita Braille
    • Rede de apoio. Aluno com deficiência visual
    • Referências
    • Reglete. Características e dimensões. Escrita Braille
    • Reglete. Croqui da nova reglete
    • Reglete. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Reglete. Tipos

    S

    • Seleção e caracterização dos sujeitos. Estratégias metodológicas. Pesquisa realizada com professores que utilizam a reglete na alfabetização de alunos com deficiência visual
    • Sentidos. Utilização dos sentidos para a aprendizagem
    • Sorobã. Ensino. Atendimento educacional

    T

    • Tecnologia. Recursos tecnológicos.Aluno com deficiência visual
    • Tipos de punção
    • Tipos de Reglete

    U

    • Utilização dos sentidos para a aprendizagem