Capa do livro: Infância Ferida - Os Vínculos da Criança Abusada Sexualmente em seus Diferentes Espaços Sociais, Clinaura Maria de Lima

Infância Ferida - Os Vínculos da Criança Abusada Sexualmente em seus Diferentes Espaços Sociais

Clinaura Maria de Lima

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Clinaura Maria de Lima

    ISBN v. impressa: 978853622359-9

    ISBN v. digital: 978853626658-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 185grs.

    Número de páginas: 134

    Publicado em: 23/07/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Social

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Esta obra aborda os vínculos das crianças após a situação de abuso sexual, tanto intrafamiliar quanto extrafamiliar, identificando fatores que dificultam o restabelecimento dos vínculos afetivos e emocionais, visualizando o sentimento vivido pela família nas experiências de rompimento destes vínculos, observando as manifestações destes comportamentos nos diferentes espaços de convivência.
    A pesquisa foi realizada com várias famílias e apresenta como um dos seus objetivos problematizar questões referentes à infância e à adolescência, no que diz respeito à proteção integral oferecida no âmbito da justiça, da família e do contexto social.
    Descreve histórias de vidas marcadas pelo abandono, pela violência, restringindo o acesso às oportunidades socioculturais e aos direitos da criança.

    Autor(es)

    Clinaura Maria de Lima é Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Brasília – UNB; Psicóloga e Pedagoga formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Pesquisadora e Professora universitária. Experiência na área de Psicologia com crianças e adolescentes, ênfase em Psicologia da Saúde Social e Institucional.
     

    Porque comprar

    Público-Alvo: Profissionais, estudantes, pesquisadores e professores das áreas de Psicologia, Educação, Direito, Serviço Social e Ciências Sociais.

     

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 REFERENCIAL TEÓRICO

    2 REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA

    2.1 A História da infância e o abuso sexual ao longo do tempo

    2.2 O conceito de abuso sexual infantil

    2.3 O abuso sexual infantil no contexto familiar

    2.4 A significação do abuso sexual infantil nos diferentes espaços sociais

    2.5 Construção e reconstrução dos vínculos em crianças abusadas sexualmente

    2.6 Importância das redes sociais na proteção e responsabilização do abuso sexual infantil

    3 MÉTODO

    3.1 Pesquisa qualitativa

    3.2 Contexto

    3.3 Participantes da pesquisa

    3.4 Instrumentos para investigação

    3.5 Procedimentos da pesquisa

    3.6 Método da análise das informações

    4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

    Zonas de sentido

    4.1 Zona de sentido 1 - Reconhecendo as consequências do abuso sexual infantil

    4.2 Zona de sentido 2 - As diversas faces do sentido da proteção no olhar da família e da criança

    4.3 Zona de sentido 3 - Redesenhando a convivência na família, escola, igreja e outros espaços sociais

    5 REFLEXÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abuso sexual ao longo do tempo. História da infância
    • Abuso sexual infantil no contexto familiar
    • Abuso sexual infantil. Conceito
    • Abuso sexual infantil. Construção e reconstrução dos vínculos em crianças abusadas sexualmente
    • Abuso sexual infantil. Reconhecimento as consequências. Zona de sentido 1
    • Abuso sexual infantil. Significação nos diferentes espaços sociais
    • Análise das informações. Método
    • Análise e discussão dos resultados
    • Atividade linha do tempo
    • Autoestima. Oficina 1

    B

    • Bibliografia.Revisão

    C

    • Conceito de abuso sexual infantil
    • Conceito. Zonas de sentido
    • Consequências do abuso sexual infantil. Reconhecimento. Zona de sentido 1
    • Construção e reconstrução dos vínculos em crianças abusadas sexualmente
    • Contexto familiar. Abuso sexual infantil
    • Convivência na família, escola, igreja e outros espaços sociais. Zona de sentido 3

    D

    • Discussão e análise dos resultados
    • Diversas faces do sentido da proteção no olhar da família e da criança. Zonas de sentido 2

    E

    • Encontro com as crianças. Observação participante e grupo familiar
    • Entrevista semi estruturada
    • Espaço social. Redesenhando a convivência na família, escola, igreja e outros espaços sociais. Zona de sentido 3
    • Espaço social. Significação do abuso sexual infantil nos diferentes espaços sociais

    F

    • Família. Abuso sexual infantil no contexto familiar
    • Família. Entrevista semi estruturada
    • Família. Observação participante e grupo familiar

    H

    • História da infância e o abuso sexual ao longo do tempo

    I

    • Importância das redes sociais na proteção e responsabilização do abuso sexual infantil
    • Infância. História. Abuso sexual ao longo do tempo
    • Instrumentos para investigação. Pesquisa. Método
    • Introdução
    • Investigação. Instrumentos. Método

    M

    • Material produzido pelas crianças no GM
    • Método de análise das informações
    • Método
    • Método. Contexto
    • Método. Participantes da pesquisa
    • Método. Pesquisa qualitativa
    • Método. Pesquisa. Instrumentos para investigação
    • Método. Procedimentos da pesquisa

    O

    • Observação participante e grupo familiar
    • Observação participante e grupo familiar. Encontro com as crianças
    • Observação participante e grupo familiar. Primeiro encontro
    • Observação participante e grupo familiar. Quarto encontro
    • Observação participante e grupo familiar. Segundo encontro
    • Observação participante e grupo familiar. Terceiro encontro
    • Oficina 1. Autoestima
    • Oficina 2. Retrospectiva dos encontros no grupo das crianças

    P

    • Participantes da pesquisa. Método
    • Pesquisa qualitativa. Método
    • Pesquisa. Método. Instrumentos para investigação
    • Pesquisa. Método. Procedimentos da pesquisa
    • Pesquisa. Participantes. Método
    • Prefácio. As crianças precisam de proteção, as famílias de apoio e os pesquisadores de coragem
    • Primeiro encontro. Observação participante e grupo familiar
    • Procedimentos da pesquisa. Método
    • Proteção. Diversas faces do sentido da proteção no olhar da família e da criança. Zonas de sentido 2
    • Proteção. Importância das redes sociais na proteção e responsabilização do abuso sexual infantil

    Q

    • Quarto encontro. Observação participante e grupo familiar

    R

    • Reconhecendo as consequências do abuso sexual infantil. Zona de sentido 1
    • Redes sociais na proteção e responsabilização do abuso sexual infantil. Importância
    • Redesenhando a convivência na família, escola, igreja e outros espaços sociais. Zona de sentido 3
    • Referencial teórico
    • Referências
    • Reflexões finais
    • Responsabilização. Importância das redes sociais na proteção e responsabilização do abuso sexual infantil
    • Resultados. Análise e discussão
    • Retrospectiva dos encontros no grupo das crianças. Oficina 2
    • Revisão da bibliografia

    S

    • Segundo encontro. Observação participante e grupo familiar
    • Sentido da proteção no olhar da família e da criança. Zonas de sentido 2
    • Significação do abuso sexual infantil nos diferentes espaços sociais

    T

    • Terceiro encontro. Observação participante e grupo familiar

    V

    • Vínculos. Construção e reconstrução dos vínculos em crianças abusadas sexualmente

    Z

    • Zona de sentido 1. Reconhecendo as consequências do abuso sexual infantil
    • Zona de sentido 3. Redesenhando a convivência na família, escola, igreja e outros espaços sociais
    • Zonas de sentido 2. Diversas faces do sentido da proteção no olhar da família e da criança
    • Zonas de sentido. Conceito