Capa do livro: Reforma do Estado e Terceiro Setor, Luciana de Medeiros Fernandes

Reforma do Estado e Terceiro Setor

Luciana de Medeiros Fernandes

    Preço

    por R$ 219,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Luciana de Medeiros Fernandes

    ISBN: 978853622508-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 645grs.

    Número de páginas: 524

    Publicado em: 21/09/2009

    Área(s): Direito - Administrativo; Direito - Constitucional

    Sinopse

    Neste Volume:

    SOBERANIA E DIREITO ADMINISTRATIVO EM TEMPOS DE MUDANÇA

    PARTE PRIMEIRA
    PREMISSAS CONCEITUAIS DE ANÁLISE

    • Uma demarcação para o conceito de serviço público
    • Remodelações da organização política moderna e reforma do Estado administrante – fatores da culminância e do decaimento dos padrões de Estado e redirecionamento da administração pública
    • A tese da coordenação: subsidiariedade e parceria definindo o terceiro setor

    PARTE SEGUNDA
    ESTUDO DE CONFRONTO E EXAME DE ANTECEDENTES DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO BRASIL

    • Um pouco de direito comparado
    • O terceiro setor no Brasil

    PARTE TERCEIRA
    O TERCEIRO SETOR NORMATIVO BRASILEIRO

    • As organizações sociais
    • As organizações da sociedade civil de interesse público

    PARTE QUARTA
    A AUTOINVIABILIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTADO NO BRASIL: INCOMPATIBILIDADES ENTRE A BASE TEÓRICA FUNDADORA E A EXPRESSÃO NORMATIVA DITA RESULTANTE

    • Conclusão: destaques analíticos finais. Conscientização social e responsabilidade do Estado.
     

    Autor(es)

    Luciana de Medeiros Fernandes é Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco; Professora universitária; Assessora de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

    Sumário

    INTROITO: SOBERANIA E DIREITO ADMINISTRATIVO EM TEMPOS DE MUDANÇA

    a) Delimitando o objeto

    b) Situação do tema e sua importância

    c) Plano do livro

    d) Considerações metodológicas

    PARTE PRIMEIRA PREMISSAS CONCEITUAIS DE ANÁLISE

    1. UMA DEMARCAÇÃO PARA O CONCEITO DE SERVIÇO PÚBLICO

    a) O serviço público para os clássicos e considerada a doutrina estrangeira

    b) O serviço público no direito brasileiro

    c) Uma percepção preludial dos serviços públicos

    2. REMODELAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA MODERNA E REFORMA DO ESTADO ADMINISTRANTE - FATORES DA CULMINÂNCIA E DO DECAIMENTO DOS PADRÕES DE ESTADO E REDIRECIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    a) O Estado imperioso

    b) O Estado ausente (nem tanto assim)

    c) O Estado interferente

    d) O Estado menor (mas bem menor mesmo)

    e) O Estado secundário e a (neo)Administração Pública: Situação do tema a partir do caso brasileiro

    f) Notas sobre o ´Estado da crise´

    3. A TESE DA COORDENAÇÃO: SUBSIDIARIEDADE E PARCERIA DEFININDO O TERCEIRO SETOR

    3.1 O quadro de princípios regentes da Administração Pública contemporânea e sua inclusão constitucional

    3.2 O princípio da subsidiariedade e sua incidência no âmbito do Direito Administrativo

    3.2.1 Origem e evolução do conceito

    3.2.2 As perspectivas interna e externa de atuação do Estado subsidiário: corpos sociais autônomos intermediários para a satisfação de interesses locais e processos agregadores internacionais em assuntos de índole global

    3.2.3 Corporificação do princípio da subsidiariedade na organização da Administração Pública: os fins do Estado

    3.3 A aclamação da eficiência como elemento de legitimação do Estado

    3.4 O público, o privado e o terceiro como opção

    3.5 Sociedade civil e democratização

    3.5.1 Definição de sociedade civil

    3.5.2 Que democracia?

    PARTE SEGUNDA ESTUDO DE CONFRONTO E EXAME DE ANTECEDENTES DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO BRASIL

    1. UM POUCO DE DIREITO COMPARADO

    1.1 Delimitando o campo do direito comparado

    1.1.1 Terminologia e conceituação preliminar. A história comparada

    1.1.2 Caracterização: método ou ciência?

    1.1.3 A relevância da pesquisa comparada. O direito comparado descritivo e o direito comparado aplicado

    1.1.4 Especificando a investigação no direito comparado. A imprescindibilidade de consideração das famílias do direito

    1.1.5 O direito administrativo comparado

    1.2 O terceiro setor nos Estados Unidos da América: a realidade paradigmática

    2. O TERCEIRO SETOR NO BRASIL

    2.1 Enquadrando o conceito

    2.2 As entidades de utilidade pública e de fins filantrópicos

    2.3 Os serviços sociais autônomos

    PARTE TERCEIRA O TERCEIRO SETOR NORMATIVO BRASILEIRO

    1. AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

    1.1 Legislação de regência. A Lei 9.637, de 15.05.1998

    1.2 Conceito, natureza jurídica e particularidades

    1.3 Processos de qualificação e desqualificação

    1.4 Estrutura e atuação

    1.5 O contrato de gestão e as incumbências do Estado

    1.6 Formas de controle

    2. AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO

    2.1 Legislação. A Lei 9.790, de 23.03.1999

    2.2 Definição

    2.3 Procedimentos

    2.4 O termo de parceria

    2.5 Similitudes e dissonâncias no cotejo com as organizações sociais

    PARTE QUARTA A AUTOINVIABILIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTADO NO BRASIL: INCOMPATIBILIDADES ENTRE A BASE TEÓRICA FUNDADORA E A EXPRESSÃO NORMATIVA DITA RESULTANTE

    a) Desvirtuamento do terceiro setor (artificialismo das organizações da sociedade civil e sua concepção como substitutivo de entidades estatais extintas)

    b) Discricionariedade excessiva atribuída ao Poder Executivo

    c) O desarranjo do Texto Constitucional. O fictício conflito entre controle de resultados e controle do ato

    d) A evasão ao regime jurídico de direito público

    e) A negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)

    CONCLUSÃO: DESTAQUES ANALÍTICOS FINAIS. CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL E RESPONSABILIDADE DO ESTADO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Aclamação da eficiência como elemento de legitimação do Estado
    • Administração Pública. Corporificação do princípio da subsidiariedade na organização da Administração Pública: os fins do Estado
    • Administração Pública. Estado secundário e a (neo)Administração Pública: situação do tema a partir do caso brasileiro
    • Administração Pública. Parte quarta. Autoinviabilização do terceiro setor no modelo de administração pública gestado no Brasil: incompatibilidades entre a base teórica fundadora e a expressão normativa
    • Administração Pública. Quadro de princípios regentes da Administração Pública contemporânea e sua inclusão constitucional
    • Administração Pública. Remodelações da organização política moderna e reforma do Estado administrante. Fatores da culminância e decaimento dos padrões e redirecionamento da Administração Pública

    B

    • Brasil. Terceiro setor no Brasil

    C

    • Caracterização: método ou ciência?
    • Ciência. Caracterização:método ou ciência?
    • Conceito. Demarcação para o conceito de serviço público
    • Conceito. Parte primeira. Premissas conceituais de análise
    • Conceituação preliminar. Terminologia e conceituação preliminar. A história comparada
    • Conclusão: destaques analíticos finais. Conscientização social e responsabilidade do Estado
    • Conscientização social. Conclusão: destaques analíticos finais. Conscientização social e responsabilidade do Estado
    • Considerações metodológicas
    • Constitucional. Desarranjo do texto constitucional. O fictício conflito entre controle de resultados e controle do ato
    • Contrato de gestão e as incumbências do Estado
    • Controle. Formas de controle
    • Controle administrativo. Desarranjo do texto constitucional. O fictício conflito entre controle de resultados e controle do ato
    • Coordenação. Tese da coordenação: subsidiariedade e parceria definindo o terceiro setor
    • Corporificação do princípio da subsidiariedade na organização da Administração Pública: osfins do Estado

    D

    • Definição de sociedade civil
    • Delimitando o objeto
    • Demarcação para o conceito de serviço público
    • Democracia. Que democracia?
    • Democratização. Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)
    • Democratização. Sociedade civil e democratização
    • Desarranjo do texto constitucional. O fictício conflito entre controle de resultados e controle do ato
    • Desvirtuamento do terceiro setor (artificialismo das organizações da sociedade civil e sua concepção como substitutivo de entidades estatais extintas)
    • Direito administrativo. Introito: soberania e direito administrativo em tempos de mudança
    • Direito administrativo. Princípio da subsidiariedade e sua incidência no âmbito do direito administrativo
    • Direito administrativo comparado
    • Direito brasileiro. Serviço público no direito brasileiro
    • Direito comparado. Direito administrativo comparado
    • Direito comparado. Especificando a investigação no direito comparado. A imprescindibilidade de consideração das famílias do direito
    • Direito comparado. Relevância da pesquisa comparada. O direito comparado descritivo e o direito comparado aplicado
    • Direito comparado. Um pouco de direito comparado
    • Discricionariedade excessiva atribuída ao poder executivo
    • Doutrina estrangeira. Serviço público para os clássicos e considerada a doutrina estrangeira

    E

    • Economicidade. Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)
    • Eficiência. Aclamação da eficiência como elemento de legitimação do Estado
    • Eficiência. Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)
    • Entidade estatal. Desvirtuamento do terceiro setor (artificialismo das organizações da sociedade civil e sua concepção como substitutivo de entidades estatais extintas)
    • Entidades de utilidade pública e de fins filantrópicos
    • Especificando a investigação no direito comparado. A imprescindibilidade de consideração das famílias do direito
    • Estado. Aclamação da eficiência como elemento de legitimação do Estado
    • Estado. Contrato de gestão e as incumbências do Estado
    • Estado. Corporificação do princípio da subsidiariedade na organização da Administração Pública: os fins do Estado
    • Estado administrante. Remodelações da organização política moderna e reforma do Estado administrante. Fatores da culminância e decaimento dos padrões e redirecionamento da Administração Pública
    • Estado ausente (nem tanto assim)
    • ´Estado da crise´. Notas sobre o ´Estado da crise´
    • Estado imperioso
    • Estado interferente
    • Estado menor (mas bem menor mesmo)
    • Estado secundário e a (neo)Administração Pública: situação do tema a partir do caso brasileiro
    • Estado subsidiário. Perspectivas interna e externa. Atuação do Estado subsidiário: corpos sociais autônomos intermediários. Satisfação de interesses locais e processos agregadores internacionais
    • Estados Unidos. Terceiro setor nos Estados Unidos da América: a realidade paradigmática
    • Evasão ao regime jurídico de direito público

    F

    • Filantropia. Entidades de utilidade pública e de fins filantrópicos
    • Formas de controle

    G

    • Gestão. Contrato de gestão e as incumbências do Estado

    H

    • História comparada. Terminologia e conceituação preliminar. A história comparada

    I

    • Inclusão constitucional. Quadro de princípios regentes da Administração Pública contemporânea e sua inclusão constitucional
    • Interesse público. Organizações da sociedade civil de interesse público
    • Introito: soberania e direito administrativo em tempos de mudança
    • Investigação. Especificando a investigação no direito comparado. A imprescindibilidade de consideração das famílias do direito

    L

    • Legislação. A Lei 9.790, de 23.03.1999
    • Legislação de regência. A Lei 9.637, de 15.05.1998
    • Legitimidade. Aclamação da eficiência como elemento de legitimação do Estado
    • Lei 9.637/98. Legislação de regência. A Lei 9.637, de 15.05.1998
    • Livro. Plano do livro

    M

    • Método. Caracterização: método ou ciência?
    • Metodologia. Considerações metodológicas
    • Mudanças. Introito: soberania e direito administrativo em tempos de mudança

    N

    • Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)
    • Notas sobre o ´Estado da crise´

    O

    • Organização política. Remodelações da organização política moderna e reforma do Estado administrante. Fatores da culminância e decaimento dos padrões e redirecionamento da Administração Pública
    • Organização social. Conceito, natureza jurídica e particularidades
    • Organização social. Estrutura e atuação
    • Organização social. Legislação de regência. A Lei 9.637, de 15.05.1998
    • Organização social. Processos de qualificação e desqualificação
    • Organização social. Similitudes e dissonâncias no cotejo com as organizações sociais
    • Organizações da sociedade civil de interesse público
    • Organizações sociais

    P

    • Parceria. Termo de parceria
    • Parte primeira. Premissas conceituais de análise
    • Parte quarta. A autoinviabilização do terceiro setor no modelo de administração pública gestado no Brasil: incompatibilidades entre a base teórica fundadora e a expressão normativa dita resultante
    • Parte segunda. Estudo de confronto e exame de antecedentes das organizações da sociedade civil no Brasil
    • Parte terceira. O terceiro setor normativo brasileiro
    • Percepção preludial dos serviços públicos
    • Perspectivas interna e externa de atuação do Estado subsidiário: corpos sociais autônomos intermediários para a satisfação de interesses locais e processos agregadores internacionais
    • Plano do livro
    • Poder executivo. Discricionariedade excessiva atribuída ao poder executivo
    • Política moderna. Remodelações da organização política moderna e reforma do Estado administrante. Fatores da culminância e decaimento dos padrões e redirecionamento da Administração Pública
    • Princípio da subsidiariedade e sua incidência no âmbito do direito administrativo
    • Privado. Público, o privado e o terceiro como opção
    • Publicização. Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)
    • Público, o privado e o terceiro como opção

    Q

    • Quadro de princípios regentes da Administração Pública contemporânea e sua inclusão constitucional

    R

    • Referências
    • Reforma. Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)
    • Reforma do Estado administrante. Fatores da culminância e do decaimento dos padrões de Estado e redirecionamento da Administração Pública
    • Regime jurídico de direito público. Evasão
    • Relevância da pesquisa comparada.O direito comparado descritivo e o direito comparado aplicado
    • Remodelações da organização política moderna e reforma do Estado administrante. Fatores da culminância e do decaimento dos padrões de Estado e redirecionamento da Administração Pública
    • Responsabilidade do Estado. Conclusão: destaques analíticos finais. Conscientização social e responsabilidade do Estado

    S

    • Serviço público. Demarcação para o conceito de serviço público
    • Serviço público. Uma percepção preludial dos serviços públicos
    • Serviço público no direito brasileiro
    • Serviço público para os clássicos e considerada a doutrina estrangeira
    • Serviços sociais autônomos
    • Similitudes e dissonâncias no cotejo com as organizações sociais
    • Soberania. Introito: soberania e direito administrativo em tempos de mudança
    • Sociedade civil. Definição
    • Sociedade civil. Delimitando o campo do direito comparado
    • Sociedade civil. Desvirtuamento do terceiro setor (artificialismo das organizações da sociedade civil e sua concepção como substitutivo de entidades estatais extintas)
    • Sociedade civil. Organizações da sociedade civil de interesse público
    • Sociedade civil. Parte segunda. Estudo de confronto e exame de antecedentes das organizações da sociedade civil no Brasil
    • Sociedade civil. Um pouco de direito comparado
    • Sociedade civil de interesse público. Definição
    • Sociedade civil de interesse público. Procedimentos
    • Sociedade civil e democratização
    • Subsidiariedade. Corporificação do princípio da subsidiariedade na organização da Administração Pública: os fins do Estado
    • Subsidiariedade. Origem e evolução do conceito
    • Subsidiariedade. Princípio da subsidiariedade e sua incidência no âmbito do direito administrativo

    T

    • Terceiro. Público, o privado e o terceiro como opção
    • Terceiro setor. Desvirtuamento do terceiro setor (artificialismo das organizações da sociedade civil e sua concepção como substitutivo de entidades estatais extintas)
    • Terceiro setor. Enquadrando o conceito
    • Terceiro setor. Parte quarta. Autoinviabilização do terceiro setor no modelo de administração pública gestado no Brasil: incompatibilidades entre a base teórica fundadora e a expressão normativa
    • Terceiro setor. Situação do tema e sua importância
    • Terceiro setor. Tese da coordenação: subsidiariedade e parceria definindo o terceiro setor
    • Terceiro setor no Brasil
    • Terceiro setor normativo. Parte terceira. O terceiro setor normativo brasileiro
    • Terceiro setor nos Estados Unidos da América: a realidade paradigmática
    • Terminologia e conceituação preliminar. A história comparada
    • Termo de parceria
    • Tese da coordenação: subsidiariedade e parceria definindo o terceiro setor
    • Transparência. Negação dos objetivos da reforma pelo próprio instrumento de implementação (questionamentos sobre eficiência, economicidade, democratização, publicização e transparência)

    U

    • Uma percepção preludial dos serviços públicos
    • Utilidade pública. Entidades de utilidade pública e de fins filantrópicos