Capa do livro: Escola e Pais Separados - Uma Parceria Possível, Andréia Ribeiro Cardoso

Escola e Pais Separados - Uma Parceria Possível

Andréia Ribeiro Cardoso

    Preço

    por R$ 67,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Andréia Ribeiro Cardoso

    ISBN v. impressa: 978853622191-5

    ISBN v. digital: 978853626664-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 142grs.

    Número de páginas: 122

    Publicado em: 29/09/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Social

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Este livro apresenta a pesquisa que realizei no curso de mestrado, quando foram entrevistados profissionais de pré-escolas particulares em bairros da zona norte da cidade do Rio de Janeiro a respeito de como essa instituição se relaciona com os pais separados, principalmente com o genitor que não convive com os filhos. A análise dos resultados compõe um dos capítulos da dissertação de mestrado, defendida junto ao Programa de Pós-graduação de Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
    “Escola e pais separados: uma parceria possível” é portanto uma reflexão sobre as dificuldades vivenciadas pela família pós-divórcio assim como uma análise sobre as escolas ao se relacionarem com os pais separados. Este livro destina-se a todos que se interessam pelas situações vivenciadas por famílias pós-divórcio e propõe uma reflexão interdisciplinar, aproximando psicologia, pedagogia, educação e sociologia.
     

    Autor(es)

    Andréia Ribeiro Cardoso é Graduada em psicologia (UFRJ). Tem especialização em psicologia jurídica (UERJ) e mestrado em psicologia social (UERJ). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (PPGPS). É psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do RJ e desenvolve trabalhos relacionados à família pós-divórcio, dentre eles: cursos, palestras, seminários, grupos de reflexão com pais separados.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 LEGISLAÇÃO

    Discussão da Legislação

    2 DEBATE SOBRE PARENTALIDADE

    2.1 Alteração no Exercício dos Papéis Parentais

    2.2 Os "Novos" Pais

    2.3 Mídia e Paternidade

    2.4 Fragilização da Figura Paterna

    2.5 Relação Pai-Filho após a Separação Conjugal

    2.6 Filhos de Pais Separados

    3 ESCOLA

    3.1 Função Social da Escola

    3.2 Interação Família-Escola

    3.3 Interação Pais Separados-Escola

    4 PAIS SEPARADOS VÃO ÀS ESCOLAS DOS FILHOS? UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO

    4.1 Metodologia Utilizada na Pesquisa

    4.2 O Campo e a Coleta de Dados

    4.3 O Método Utilizado

    5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

    6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Alteração no exercício dos papéis parentais
    • Apresentação

    C

    • Campo e coleta de dados. Metodologia. Pesquisa
    • Campo em construção. Pais separados vão às escolas dos filhos?
    • Coleta de dados e campo. Metodologia. Pesquisa
    • Comunicação entre escola e pais. Resultados e discussões
    • Criança. Direito de família. Legislação

    D

    • Debate sobre parentalidade
    • Dia dos pais e dia das mães. Escola. Resultados e discussões
    • Direito de família. Discussão da legislação
    • Direito de família. Legislação
    • Discussão da legislação.Direito de família
    • Discussões e resultados
    • Divórcio. Direito de família. Legislação
    • Divórcio. Recepção da escola em relação à família pós-divórcio. Resultados e discussões

    E

    • Educação. Escola. Função social da escola
    • Escola e pais separados. Introdução
    • Escola e pais. Comunicação. Resultados e discussões
    • Escola
    • Escola. Dia dos pais e dia das mães. Escola. Resultados e discussões
    • Escola. Função social da escola
    • Escola. Interação família-escola
    • Escola. Interação pais separados-escola
    • Escola. Pais separados vão às escolas dos filhos? Um campo em construção
    • Escola. Participação de pais separados. Resultados e discussões
    • Escola. Recepção em relação à família pós-divórcio. Resultados e discussões
    • Exercício dos papéis parentais. Alteração

    F

    • Família pós-divórcio. Recepção da escola em relação à família pós divórcio. Resultados e discussões
    • Família. Direito de família. Discussão da legislação
    • Família. Direito de família. Legislação
    • Família. Escola. Função social da escola
    • Família. Interação família-escola
    • Figura paterna. Fragilização
    • Filho. Escola. Função social da escola
    • Filho. Pais separados vão às escolas dos filhos? Um campo em construção
    • Filho. Relação pai-filho após a separação conjugal
    • Filhos de pais separados
    • Fragilização da figura paterna
    • Função social da escola

    I

    • Interação família-escola
    • Interação pais separados-escola
    • Introdução. Escola e pais separados

    L

    • Legislação. Direito de família
    • Legislação. Discussão.Direito de família

    M

    • Maternidade. Debate sobre parentalidade
    • Método utilizado. Pesquisa
    • Metodologia utilizada na pesquisa
    • Metodologia. Pesquisa. Campo e coleta de dados
    • Mídia e paternidade

    N

    • Novos pais. Paternidade

    O

    • Os ´novos´ pais

    P

    • Pai. Fragilização da figura paterna
    • Pai. Os ´novos´ pais
    • Pai. Relação pai-filho após a separação conjugal
    • Pais e escola. Comunicação. Resultados e discussões
    • Pais separados vão às escolas dos filhos? Um campo em construção
    • Pais separados. Filhos de pais separados
    • Pais separados. Interação pais separados-escola
    • Pais separados. Participação. Escola. Resultados e discussões
    • Pais separados. Procedimentos da escola em relação aos pais separados. Resultados e discussões
    • Pais. Mídia e paternidade
    • Papéis parentais. Alteração no exercício
    • Parentalidade. Alteração no exercício dos papéis parentais
    • Parentalidade. Debate
    • Participação de pais separados. Escola. Resultados e discussões
    • Paternidade e mídia
    • Paternidade. Debate sobre parentalidade
    • Paternidade. Fragilização da figura paterna
    • Paternidade. Os ´novos´ pais
    • Pesquisa. Método utilizado
    • Pesquisa. Metodologia utilizada
    • Pesquisa. Metodologia. Campo e coleta de dados
    • Prefácio
    • Procedimentos da escola em relação aos pais separados. Resultados e discussões

    R

    • Recepção da escola em relação à família pós-divórcio. Resultados e discussões
    • Relação pai-filho após a separação conjugal
    • Resultados e discussões
    • Resultados e discussões. Comunicação entre escola e pais
    • Resultados e discussões. Escola.Dia dos pais e dia das mães
    • Resultados e discussões. Participação de pais separados. Escola
    • Resultados e discussões. Procedimentos da escola em relação aos pais separados
    • Resultados e discussões. Recepção da escola em relação à família pós divórcio

    S

    • Separação conjugal. Relação pai-filho após a separação conjugal
    • Separação. Filhos de pais separados
    • Separação. Interação pais separados-escola
    • Separação. Pais separados vão às escolas dos filhos? Um campo em construção
    • Separação. Pais separados. Procedimentos da escola em relação aos pais separados. Resultados e discussões
    • Separação. Recepção da escola em relação à família pós-divórcio. Resultados e discussões