Capa do livro: Educação Especial - E a Capacitação do Professor para o Ensino, Jorgiana Baú e Olga Mitsue Kubo

Educação Especial - E a Capacitação do Professor para o Ensino

Jorgiana Baú e Olga Mitsue Kubo

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Jorgiana Baú e Olga Mitsue Kubo

    ISBN v. impressa: 978853622298-1

    ISBN v. digital: 978853626663-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 195grs.

    Número de páginas: 142

    Publicado em: 15/10/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Atribuir às pessoas com deficiência o insucesso na aprendizagem, é ser agente de uma educação conservadora. As necessidades do aprendizado efetivo do aluno remetem ao questionamento sobre as características necessárias para trabalhar com crianças especiais, sendo o professor mediador desse processo. Para tanto investigar, de que maneira o professor planeja o que vai ensinar, sobre “porque faz, o que faz”, é relevante para identificar a relação entre o mediador e aprendiz.
    O aprendizado efetivo é condicionado a um planejamento do ensino que contenha requisitos necessários para transformar a realidade dos alunos, melhorar a qualidade nas relações do indivíduo no seu meio, caracterizando com isso o comportamento educacional do professor. Com o intuito de verificar as características do comportamento de planejar do professor que atua junto a alunos com história de deficiência este livro, é o resultado de uma pesquisa em que participaram 10 professoras que ministraram aulas para alunos de uma escola que atende crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Um roteiro de entrevista foi elaborado com base nas variáveis: características gerais do professor e comportamento de planejar do professor.

    Autor(es)

    Jorgiana Baú é Mestra em Psicologia pela UFSC, sendo o estudo de sua dissertação voltado para Educação Especial e Formação de Professores; Psicóloga com Especialização em Neuropsicologia. Atualmente é Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc onde coordena o Serviço de Atendimento Psicológico do curso de Psicologia e ministra disciplinas relacionadas à área da Psicologia da Saúde.
    Olga Mitsue Kubo é Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1989); Mestra em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986); Especialista em Análise e Programação de Condições de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1985); Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia, na linha de pesquisa sobre Análise do Comportamento e processos organizacionais e de trabalho. Como área de conhecimento trabalha com seguintes fenômenos: processos comportamentais nos processos de aprendizagem e de ensino e nos processos terapêuticos; Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, lotada no Departamento de Psicologia desde 1999. Graduada em Bacharelado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977); graduada em Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980); graduada em Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981).
     

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 - ENSINO ESPECIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO PSICOLÓGICO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1.1 ´Deficiência´: do conceito baseado em inabilidades da pessoa à descoberta da função social da educação

    1.2 Formar professores de Educação Especial: o que é necessário?

    1.3 Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial

    1.4 Ensinar e aprender: dois processos fundamentais na caracterização da função do professor

    1.5 Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial

    2 - OBTENÇÃO DE DADOS PARA CARACTERIZAR O COMPORTAMENTO DE PLANEJAR ENSINO DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Sujeitos

    Características da Escola de Educação Especial

    Situação e ambiente

    Equipamento e material

    1 Entrevista

    2 Registro das entrevistas

    3 Transcrição das entrevistas

    Procedimento

    1 Da seleção da instituição e dos sujeitos

    2 Contato com os sujeitos

    3 Elaboração do instrumento de coleta de dados

    4 Da entrevista com os sujeitos

    4 Tratamento e análise dos dados

    3 - CARACTERÍSTICAS DAS PROFESSORAS E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE PESSOAS COM HISTÓRIA DE DEFICIÊNCIA

    3.1 Quem são as professoras de educação especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais

    3.2 Ser professora de educação especial: cuidar dos alunos ou ensiná-los?

    4 - CONCEPÇÕES SOBRE ENSINAR E APRENDER DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

    4.1 O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial

    4.1.1 Transmitir ´conteúdos´ e ´interiorizar conteúdos´ como sinônimos de ensinar e aprender

    4.2 O que os professores levam em conta para escolher o que ensinar e o que é ideal para promover aprendizagem

    4.2.1 Necessidades e interesses do aluno como orientadores da escolha do que ensinar

    5 - CONCEPÇÕES SOBRE OBJETIVOS DE ENSINO, PLANEJAMENTO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DO ENSINO

    5.1 Objetivos e planejamento de ensino: concepções, função e critérios de formulação

    5.1.1 Objetivos de ensino concebidos como intenções do professor e como atividades de ensino

    5.2 Avaliação: o que o professor leva em consideração para avaliar e os recursos que utiliza

    5.2.1 Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender

    6 - COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR ORIENTADOS POR CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE SUA FUNÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Alunos. Ser professora de educação especial: cuidar dos alunos ou ensiná-los?
    • Ambiente e situação. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Análise e tratamento dos dados. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Aprender e ensinar: dois processos fundamentais na caracterização da função do professor
    • Aprender e ensinar. Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender
    • Aprender e ensinar. Concepções sobre ensinar e aprender de professores de educação especial
    • Aprender e ensinar. O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial
    • Aprender e ensinar. Transmitir ´conteúdos´ e ´interiorizar conteúdos´ como sinônimos de ensinar e aprender
    • Atividade de ensino. Objetivos de ensino concebidos como intenções do professor e como atividades de ensino
    • Avaliação do ensino. Concepções sobre objetivos de ensino, planejamento do ensino e avaliação do ensino
    • Avaliação: o que o professor leva em consideração para avaliar e os recursos que utiliza
    • Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender

    C

    • Características da escola de educação especial. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Características das professoras e suas concepções sobre pessoas com história de deficiência
    • Caracterização da função do professor. Aprender e ensinar: dois processos fundamentais na caracterização da função do professor
    • Comportamentos do professor orientados por concepções equivocadas sobre sua função em uma organização de educação especial
    • Concepção. Professor. Características das professoras e suas concepções sobre pessoas com história de deficiência
    • Concepções sobre ensinar e aprender de professores de educação especial
    • Concepções sobre objetivos de ensino, planejamento do ensino e avaliação do ensino
    • Conhecimento psicológico. Ensino especial e as contribuições do conhecimento psicológico para formação de professores
    • Contato com os sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Conteúdos. Transmitir ´conteúdos´ e ´interiorizar conteúdos´ como sinônimos de ensinar e aprender
    • Contribuições do conhecimento psicológico para formação de professores. Ensino especial
    • Critério. Recursos de avaliação: o que o professor leva em consideração para avaliar e os recursos que utiliza
    • Cuidado ou ensino. Ser professora de educação especial: cuidar dos alunos ou ensiná-los?

    D

    • Dados. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Dados. Tratamento e análise. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Deficiência. Características das professoras e suas concepções sobre pessoas com história de deficiência
    • Deficiência. Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial
    • Deficiência. Quem são as professoras de educação Especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais
    • ´Deficiência´: do conceito baseado em inabilidades da pessoa à descoberta da função social da educação
    • Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial
    • Desempenho. Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender
    • Dois processos fundamentais na caracterização da função do professor. Ensinar e aprender

    E

    • Educação especial. Características da escola de educação especial. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Educação especial. Concepções sobre ensinar e aprender de professores de educação especial
    • Educação especial. Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial
    • Educação especial. Formar professores de Educação Especial: o que é necessário?
    • Educação especial. Função do professor. Comportamentos do professor orientados por concepções equivocadas sobre sua função em uma organização de educação especial
    • Educação especial. O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial
    • Educação especial. Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial
    • Educação especial. Quem são as professoras de educação especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais
    • Educação especial. Ser professora. Cuidar dos alunos ou ensiná-los?
    • Educação. ´Deficiência´: do conceito baseado em inabilidades da pessoa à descoberta da função social da educação
    • Ensinar e aprender: dois processos fundamentais na caracterização da função do professor
    • Ensinar e aprender. Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender
    • Ensinar e aprender. Concepções sobre ensinar e aprender de professores de educação especial
    • Ensinar e aprender. O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial
    • Ensinar e aprender. Transmitir ´conteúdos´ e ´interiorizar conteúdos´ como sinônimos de ensinar e aprender
    • Ensino especial e as contribuições do conhecimento psicológico para formação de professores
    • Ensino ou cuidado. Ser professora de educação especial: cuidar dos alunos ou ensiná-los?
    • Ensino. Concepções sobre objetivos de ensino, planejamento do ensino e avaliação do ensino
    • Ensino. Necessidades e interesses do aluno como orientadores da escolha do que ensinar
    • Ensino. Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial
    • Ensino. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Ensino. Professor. Promoção da aprendizagem. O que os professores levam em conta para escolher o que ensinar e o que é ideal para promover aprendizagem
    • Entrevista com os sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Entrevista. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Equipamento e material. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Escola. Características da escola de educação especial. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Escolha do que ensinar. Necessidades e interesses do aluno

    F

    • Formação de professores. Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial
    • Formação de professores. Ensino especial e as contribuições do conhecimento psicológico para formação de professores
    • Formação. Professor. Formar professores de Educação Especial: o que é necessário?
    • Formar professores de Educação Especial: o que é necessário?
    • Função do professor. Comportamentos do professor orientados por concepções equivocadas sobre sua função em uma organização de educação especial
    • Função do professor. Dois processos fundamentais na caracterização da função do professor. Ensinar e aprender
    • Função social da educação. ´Deficiência´: do conceito baseado em inabilidades da pessoa à descoberta da função social da educação

    I

    • Instituição. Seleção da instituição e dos sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Intenção do professor. Objetivos de ensino concebidos como intenções do professor e como atividades de ensino
    • Interesse e necessidades do aluno como orientadores da escolha do que ensinar
    • Introdução

    M

    • Material e equipamento. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Medida de desempenho. Avaliar como medida de desempenho alheia ao processo de ensinar e aprender

    N

    • Necessidades e interesses do aluno como orientadores da escolha do que ensinar

    O

    • O que ensinar. Necessidades e interesses do aluno como orientadores da escolha do que ensinar
    • O que os professores levam em conta para escolher o que ensinar e o que é ideal para promover aprendizagem
    • O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial
    • Objetivo de ensino. Concepções sobre objetivos de ensino, planejamento do ensino e avaliação do ensino
    • Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial
    • Objetivos de ensino concebidos como intenções do professor e como atividades de ensino
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Entrevista
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Registro das entrevistas
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Transcrição das entrevistas
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Procedimento
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Seleção da instituição e dos sujeitos
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Contato com os sujeitos
    • Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial. Entrevista com os sujeitos

    P

    • Perfil de formação do professor. Educação especial. Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial
    • Pessoas com necessidades especiais. Quem são as professoras de educação especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais
    • Planejamento do ensino. Concepções sobre objetivos de ensino, planejamento do ensino e avaliação do ensino
    • Planejamento do ensino. Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial
    • Planejamento. Ensino. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Procedimento. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial. O que são
    • Processos fundamentais na caracterização da função do professor. Ensinar e aprender
    • Professor. Avaliação: o que o professor leva em consideração para avaliar e os recursos que utiliza
    • Professor. Características das professoras e suas concepções sobre pessoas com história de deficiência
    • Professor. Concepções sobre ensinar e aprender de professores de educação especial
    • Professor. Formar professores de Educação Especial: o que é necessário?
    • Professor. Função. Dois processos fundamentais na caracterização da função do professor. Ensinar e aprender
    • Professor. O que são processos de ensinar e aprender para professoras que atuam em educação especial
    • Professor. Objetivos de ensino como orientadores para o planejamento do ensino do professor de educação especial
    • Professor. Objetivos de ensino concebidos como intenções do professor e como atividades de ensino
    • Professor. Promoção da aprendizagem. O que os professores levam em conta para escolher o que ensinar e o que é ideal para promover aprendizagem
    • Professor. Quem são as professoras de educação especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais
    • Professor. Ser professora de educação especial: cuidar dos alunos ou ensiná-los?
    • Professores de educação especial. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Promoção da aprendizagem. O que os professores levam em conta para escolher o que ensinar e o que é ideal para promover aprendizagem
    • Psicologia. Ensino especial e as contribuições do conhecimento psicológico para formação de professores

    Q

    • Quem são as professoras de educação Especial, suas concepções sobre pessoa com história de deficiência e o que consideram ser necessário para o trabalho com pessoas com necessidades especiais

    R

    • Recursos de avaliação: o que o professor leva em consideração para avaliar e os recursos que utiliza
    • Referências
    • Registro das entrevistas. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial

    S

    • Seleção da instituição e dos sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Ser professora de educação especial:cuidar dos alunos ou ensiná-los?
    • Situação e ambiente. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Sujeitos. Contato com os sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Sujeitos. Entrevista com os sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Sujeitos. Seleção da instituição e dos sujeitos. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial

    T

    • Trabalho. Formação de professores.Descobertas e possibilidades de novos procedimentos de trabalho para pessoas com história de deficiência constituindo o ´perfil´ de formação do professor em educação especial
    • Transcrição das entrevistas. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial
    • Transmitir ´conteúdos´ e ´interiorizar conteúdos´ como sinônimos de ensinar e aprender
    • Tratamento e análise dos dados. Obtenção de dados para caracterizar o comportamento de planejar ensino de professoras de educação especial