Capa do livro: Anatomia de Amanda, A - Semeando Livros, Hilda Simões Lopes Costa

Anatomia de Amanda, A - Semeando Livros

Hilda Simões Lopes Costa

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Hilda Simões Lopes Costa

    ISBN: 978853622638-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 200grs.

    Número de páginas: 150

    Publicado em: 15/10/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Sinopse

    A ANATOMIA DE AMANDA é a história de Amanda, menina tímida que cresceu dividida entre o fascínio pela figura de duas tias fortes e a revolta pelo mundo adulto onde via mentiras e máscaras sociais. Ela se torna uma socióloga contemplativa e questionadora da vida e das relações humanas. Quando lê A Paixão Segundo GH de Clarice Lispector, encontra resposta a várias de suas questões. Fala no livro para uma empregada, discute-o com amigos, e várias interpretações desta obra escorregam pelos desvãos de A ANATOMIA DE AMANDA . Amanda vai fazer doutorado em Paris e o livro de Lispector é tema de sua tese encaminhando o leitor a diálogos mais profundos sobre o mesmo.
    No enredo, vários personagens, cada qual enfrentando seu drama, e a voz de Amanda, de uma ou de outra forma, faz o contraponto entre as vidas postas e a vida de GH, o personagem que, acha ela, chegou ao fundamental. É uma trama que se desdobra no ano de 1992 entre Paris, Porto Alegre e Rio de Janeiro, fortemente carregada por conflitos afetivos e familiares, cobranças, culpas e medos.
    Amanda, tenaz em sua procura pelo entendimento da “anatomia da vida”, conduz uma espécie de refrão da obra, calcada em seu desassossego, sua busca e em sua paixão pela obra de Clarice Lispector.

    Autor(es)

    Hilda Simões Lopes Costa, advogada, socióloga, professora universitária. Participou de cursos de criação literária no Brasil e no exterior, atualmente coordena Oficinas de Criação Literária no Rio Grande do Sul. Tem contos e poesias publicados em coletâneas de autores gaúchos. Publicou individualmente livros de ensaios sociológicos, romances e crônicas. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura por seu romance A Superfície das Águas.