Capa do livro: Mídia e Relações Internacionais - Lições da Invasão do Iraque em 2003 - Coleção Relações Internacionais, Julia Faria Camargo

Mídia e Relações Internacionais - Lições da Invasão do Iraque em 2003 - Coleção Relações Internacionais

Julia Faria Camargo

    Preço

    por R$ 74,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Julia Faria Camargo

    ISBN: 978853622750-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 202grs.

    Número de páginas: 152

    Publicado em: 10/12/2009

    Área(s): Direito - Coleções; Direito - Internacional

    Sinopse

    Neste Volume:

    MÍDIA, CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA
    • A Mídia sob a Perspectiva Construtivista das Relações Internacionais
    • A Nova História Cultural e a Relação com as Fontes

    A EMERGÊNCIA DA MÍDIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • O Campo de Estudo da Comunicação Internacional
    • As Corporações da Mídia e o seu Alcance Global
    • A Mídia Brasileira no Contexto da Comunicação Internacional

    A ATUAÇÃO DA MÍDIA NA INVASÃO AO IRAQUE EM 2003
    • Mídia e Guerra: Um Olhar Histórico
    • A Guerra no Iraque Encaixotada: As Estratégias para a Mídia
    • A Invasão Vista em um Caleidoscópio: As Diferentes Imagens ao Redor do Mundo
    • A Diplomacia Brasileira e a Invasão ao Iraque

    ECOS DO FRAGOR: A INVASÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA
    • Análise de Discurso e Relações Internacionais
    • A Análise do Discurso como Método
    • O Discurso da Imprensa
    • Considerações sobre a Análise da Imprensa
     

    Autor(es)

    Julia Faria Camargo é Mestra em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e graduada no curso de Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente, exerce a função de Professora efetiva no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Dedica-se às áreas de História das Relações Internacionais e Comunicação Internacional.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 MÍDIA, CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA

    1.1 A Mídia sob a Perspectiva Construtivista das Relações Internacionais

    1.2 A Nova História Cultural e a Relação com as Fontes

    Capítulo 2 A EMERGÊNCIA DA MÍDIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    2.1 O Campo de Estudo da Comunicação Internacional

    2.2 As Corporações da Mídia como Atores Globais

    2.3 A Mídia Brasileira no Contexto da Comunicação Internacional

    Capítulo 3 A ATUAÇÃO DA MÍDIA NA INVASÃO AO IRAQUE EM 2003

    3.1 Mídia e Guerra: Um Olhar Histórico

    3.2 A Guerra Encaixotada: As Estratégias para a Mídia na Invasão ao Iraque

    3.3 A Guerra Vista em um Caleidoscópio: As Imagens ao Redor do Mundo

    3.4 A Diplomacia Brasileira e a Invasão do Iraque

    Capítulo 4 ECOS DO FRAGOR: A INVASÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA

    4.1 Análise de Discurso e Relações Internacionais

    4.2 A Análise do Discurso Como Método

    4.3 O Discurso da Imprensa

    4.3.1 Agentes da Globalização ou Homogeneização? A Mídia Internacional na Imprensa Nacional

    4.3.2 A Guerra Emoldurada: Os Temas Abordados pela Imprensa

    4.3.3 Quem Fala na Guerra? A Referência das Fontes na Imprensa

    4.3.4 A Posição Oficial: Os Editorias Contra a Invasão

    4.4 Considerações sobre a Análise da Imprensa

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Agentes da globalização ou homogeneização? A mídia internacional na imprensa nacional
    • Alcance global. Corporações da mídia e o seu alcance global
    • Análise de discurso e relações internacionais
    • Análise do discurso como método
    • Atuação da mídia na invasão ao Iraque em 2003

    C

    • Caleidoscópio. Guerra vista em um caleidoscópio: as diferentes imagens ao redor do mundo
    • Campo de estudo da comunicação internacional
    • Comunicação. Discurso da imprensa
    • Comunicação internacional. Campo de estudo
    • Comunicação internacional. Mídia brasileira no contexto da comunicação internacional
    • Conclusão
    • Considerações sobre a análise da imprensa
    • Construtivismo. Mídia sob a perspectiva construtivista das relações internacionais
    • Construtivismo. Mídia, construtivismo e história
    • Corporações da mídia e o seu alcance global
    • Cultura. Nova história cultural e a relação com as fontes

    D

    • Diplomacia brasileira e a invasão ao Iraque
    • Discurso. Análise de discurso e relações internacionais
    • Discurso. Análise do discurso como método
    • Discurso da imprensa

    E

    • Ecos do fragor: a invasão na imprensa brasileira
    • Emergência da mídia nas relações internacionais

    F

    • Figura 2: Manchetes sobre a «mea» culpa da mídia norte-americana publicada pelo jornal Folha de S. Paulo
    • Fonte. Nova história cultural e a relação com as fontes

    G

    • Globalização. Agentes da globalização ou homogeneização? A mídia internacional na imprensa nacional
    • Guerra. Mídia e guerra: um olhar histórico
    • Guerra. Quem fala na guerra? A referência das fontes na imprensa
    • Guerra emoldurada: os temas abordados pela imprensa
    • Guerra no Iraque encaixotada: as estratégias para a mídia na invasão do Iraque
    • Guerra vista em um caleidoscópio: as diferentes imagens ao redor do mundo

    H

    • História. Mídia, construtivismo e história
    • História. Mídia e guerra: um olhar histórico
    • História. Nova história cultural e a relação com as fontes
    • Homogeneização. Agentes da globalização ou homogeneização? A mídia internacional na imprensa nacional

    I

    • Imprensa. Considerações sobre a análise da imprensa
    • Imprensa. Discurso da imprensa
    • Imprensa. Ecos do fragor: a invasão na imprensa brasileira
    • Imprensa. Guerra emoldurada: os temas abordados pela imprensa
    • Imprensa. Quem fala na guerra? A referência das fontes na imprensa
    • Imprensa nacional. Agentes da globalização ou homogeneização? A mídia internacional na imprensa nacional
    • Introdução
    • Invasão. Atuação da mídia na invasão ao Iraque 2003
    • Invasão. Ecos do fragor: a invasão na imprensa brasileira
    • Invasão. Guerra no Iraque encaixotada: as estratégias para a mídia na invasão do Iraque
    • Iraque. Atuação da mídia na invasão ao Iraque 2003
    • Iraque. Diplomacia brasileira e a invasão ao Iraque
    • Iraque. Guerra no Iraque encaixotada: as estratégias para a mídia na invasão do Iraque

    M

    • Método. Análise do discurso como método
    • Mídia. Atuação da mídia na invasão ao Iraque em 2003
    • Mídia. Corporações da mídia e o seu alcance global

    I

    • ídia. Guerra no Iraque encaixotada: as estratégias para a mídia na invasão do Iraque

    M

    • Mídia brasileira no contexto da comunicação internacional
    • Mídia e guerra: um olhar histórico
    • Mídia sob a perspectiva construtivista das relações internacionais
    • Mídia, construtivismo e história
    • Mundo. Guerra vista em um caleidoscópio: as diferentes imagens ao redor do mundo

    N

    • Nova história cultural e a relação com as fontes

    Q

    • Quadro 2: As coberturas jornalísticas em guerras do século XX
    • Quem fala na guerra? A referência das fontes na imprensa

    R

    • Referências
    • Relações internacionais. Análise de discurso e relações internacionais
    • Relações internacionais. Emergência da mídia nas relações internacionais
    • Relações internacionais. Mídia sob a perspectiva construtivista das relações internacionais

    T

    • Tabela 1: Taxonomia dos tipos de atores, atividades, contexto e conceitos da mídia
    • Tabela 2: As três maiores agências internacionais do mundo
    • Tabela 3: Produção das matérias sobre a Guerra no Iraque
    • Tabela 4: Os enquadramentos das matérias da imprensa brasileira na Guerra do Iraque
    • Tabela 5: Fontes referenciadas nas matérias publicadas pelos três periódicos nacionais
    • Tabela 6: Temas abordados pelos editoriais dos jornais no contexto da invasão ao Iraque