Capa do livro: Direito Humano à Educação e Políticas Públicas, Maria Tereza Uille Gomes

Direito Humano à Educação e Políticas Públicas

Maria Tereza Uille Gomes

    Preço

    por R$ 179,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Maria Tereza Uille Gomes

    ISBN: 978853622746-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 420grs.

    Número de páginas: 394

    Publicado em: 14/01/2010

    Área(s): Direito - Constitucional; Direito - Diversos

    Sinopse

    “Agradeço a oportunidade que eu tive de fazer parte da banca que avaliou sua dissertação de mestrado. Descobri um texto consistente e idéias perspicazes sobre a realidade que muitas vezes não se deixa ver plenamente. A publicação da dissertação agora sob forma de livro, leva a todos o privilégio que eu tive.”

    Cristovam Buarque - Professor da UnB - Senador da República
     

    Autor(es)

    Maria Tereza Uille Gomes é Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Promotora de Justiça em Curitiba, Ex-Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Diretora-Presidente da JUSPREV – Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira e Ex-Procuradora-geral de Justiça do Estado do Paraná, em cuja gestão instituiu o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Educação no Estado do Paraná – O 1º Centro de Apoio Especializado em Educação no Brasil. Atuou como Promotora de Justiça nas Comarcas de Jacarezinho, Jaguapitã, Pitanga, Cambé e Londrina, tendo exercido suas atribuições junto à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude em Londrina e Curitiba. Pós-graduada em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacelar, e é Mestra em Educação pela PUCPR.
     

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 - EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA ASSOCIAÇÃO IMPRESCINDÍVEL À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E À PAZ SOCIAL

    1.1 Educação X Violação dos Direitos Humanos - Desigualdade, Pobreza e Exclusão Social

    1.1.1 A origem da desigualdade social

    1.1.2 A deficiência do sistema educacional favorece a desigualdade social

    1.1.3 Desigualdade social

    1.1.4 Pobreza

    1.1.5 Exclusão social: a globalização neoliberal contribui para a crise de efetividade dos direitos humanos

    1.1.6 Educação e política de redistribuição de renda para combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão social

    1.1.7 A exclusão do sistema escolar e os reflexos sociais

    1.1.8 Revolução pela educação:eixos - educação para todos, de qualidade e com valores

    1.1.9 Educação e programas de inclusão social: redução da violência e da evasão escolar

    1.1.10 O movimento internacional pela efetivação dos direitos humanos

    Capítulo 2 - OS DIREITOS HUMANOS NA ORDEM INTERNACIONAL

    2.1 O Surgimento dos Direitos Humanos na Ordem Internacional. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana

    2.2 Fatores que Dificultam a Efetivação dos Direitos Humanos

    2.3 Direitos Humanos e as Organizações Internacionais do Sistema das Nações Unidas: Influência na Política Educacional

    2.3.1 Organização das Nações Unidas - ONU

    2.3.2 O sistema das Nações Unidas e os organismos especializados ligados à ONU

    2.3.2.1 PNUD

    2.3.2.2 UNICEF

    2.3.2.3 UNESCO

    2.3.2.4 BIRD

    2.3.2.5 FMI e OMC

    2.4 Organizações Não-Governamentais de Alcance Transnacional (ONGAT) e Nacional (ONGs)

    2.5 Consenso de Washington e os Reflexos para os Países da América Latina

    Capítulo 3 - OS DIREITOS HUMANOS INSTITUCIONALIZADOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA

    3.1 Direitos Individuais e Coletivos

    3.2 Direitos Sociais ou Direitos Fundamentais Sociais (o Direito Fundamental Social à Educação ou Direito Humano à Educação)

    Capítulo 4 - A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

    4.1 A Constituição Federal e os Princípios que Regem o Orçamento Público

    4.2 O Sistema Orçamentário e a Influência na Busca de Recursos para a Educação de Qualidade para Todos

    4.3 Avaliação de Resultados da Ação Governamental para Aferir a Eficiência, Eficácia e Efetividade

    Capítulo 5 - A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ESTADO E O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA

    5.1 Formas de Estado de Direito

    5.2 Os Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública: o Princípio Constitucional da Eficiência Administrativa

    5.3 A Necessidade de Aproximação do Direito Constitucional, do Direito Administrativo e das Políticas Públicas

    Capítulo 6 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS

    6.1 O Cenário da Educação e o Grave Problema a ser Enfrentado: a Qualidade do Ensino

    6.2 Relatório de Monitoramento Global 2005 - Metas na Educação para Educação de Qualidade para Todos - UNESCO

    6.3 Principais Marcos Legais que Regem a Política Educacional no Brasil

    6.4 O Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

    6.5 A Avaliação como Exigência Constitucional da LDB e do Plano Nacional de Educação para Melhorar a Qualidade da Educação Básica e Superior

    6.5.1 Avaliação de serviço se programas sociais

    6.5.2 A importância histórica do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) para aferir a melhoria da qualidade do ensino superior

    6.5.3 A importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB - para a melhoria da qualidade da educação bá-sica

    6.5.4 A necessidade de aperfeiçoamento do SAEB tendo como referência o SINAES com vistas à melhoria da qualidade da educação básica

    CONSIDERAÇÕES FINAIS - SUBSÍDIOS PARA UMA PROPOSTA DE EFETIVIDADE DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO E CAMINHOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO

    QUESTIONÁRIO - DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

    I - Princípio da Universalidade do Acesso

    II - Princípio da Igualdade de Condições para a Permanência na Escola (Visa o Controle de Evasão Escolar e da Repetência)

    III - Perfil da Instituição e Garantia de Padrão de Qualidade e Gestão Democrática do Ensino

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Ação governamental. Avaliação de resultados da ação governamental para aferir a eficiência, eficácia e efetividade
    • Administração Pública. Princípios constitucionais que regem a Administração Pública: o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • América Latina. Consenso de Washington e os reflexos para os países da América Latina
    • Avaliação como exigência constitucional da LDB e do Plano Nacional de Educação para melhorar a qualidade da educação básica e superior
    • Avaliação de resultados da ação governamental para aferir a eficiência, eficácia e efetividade
    • Avaliação de serviços e programas sociais

    B

    • BIRD

    C

    • Cenário da educação e o grave problema a ser enfrentado: a qualidade do ensino
    • Coletividade. Direitos individuais e coletivos
    • Consenso de Washington e os reflexos para os países da América Latina
    • Considerações finais. Subsídios para uma proposta de efetividade do direito humano à educação e caminhos para a sua implementação
    • Constitucional. Constituição Federal, o Estado e o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • Constitucional. Princípios constitucionais que regem a Administração Pública: o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • Constituição Federal. Direitos humanos institucionalizados pela Constituição Federal brasileira
    • Constituição Federal e o financiamento da educação
    • Constituição Federal e os princípios que regem o orçamento público
    • Constituição Federal, o Estado e o princípio constitucional da eficiência administrativa

    D

    • Deficiência do sistema educacional favorece a desigualdade social
    • Desigualdade. Educação X violação dos direitos humanos. Desigualdade, pobreza e exclusão social
    • Desigualdade. Educação e política de redistribuição de renda para combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão social
    • Desigualdade social
    • Desigualdade social. Deficiência do sistema educacional favorece a desigualdade social
    • Desigualdade social. Origem
    • Dignidade da pessoa humana. Educação e direitos humanos: uma associação imprescindível à dignidade da pessoa humana e à paz social
    • Dignidade da pessoa humana. Surgimento dos direitos humanos na ordem internacional. O princípio da dignidade da pessoa humana
    • Dimensões da avaliação institucional. Questionário
    • Direitos humanos. Fatores que dificultam a efetivação dos direitos humanos
    • Direito Administrativo. Necessidade de aproximação do Direito Constitucional, do Direito Administrativo e das Políticas Públicas
    • Direito Constitucional. Necessidade de aproximação do Direito Constitucional, do Direito Administrativo e das Políticas Públicas
    • Direito humano à educação. Considerações finais. Subsídios para uma proposta de efetividade do direito humano à educação e caminhos para a sua implementação
    • Direitos Humanos e as Organizações Internacionais do Sistema das Nações Unidas: Influência na Política Educacional
    • Direitos fundamentais. Direitos sociais ou direitos fundamentais sociais (o direito fundamental social à educação ou direito humano à educação)
    • Direitos humanos. Educação X violação dos direitos humanos. Desigualdade, pobreza e exclusão social
    • Direitos humanos. Educação e direitos humanos: uma associação imprescindível à dignidade da pessoa humana e à paz social
    • Direitos humanos. Movimento internacional pela efetivação dos direitos humanos
    • Direitos humanos. Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
    • Direitos humanos. Surgimento dos direitos humanos na ordem internacional. O princípio da dignidade da pessoa humana
    • Direitos humanos institucionalizados pela Constituição Federal brasileira
    • Direitos humanos na ordem internacional
    • Direitos individuais e coletivos
    • Direitos sociais. Exclusão social: a globalização neoliberal contribui para a crise de efetividade dos direitos humanos
    • Direitos sociais ou direitos fundamentais sociais (o direito fundamental social à educação ou direito humano à educação)

    E

    • Educação. Cenário da educação e o grave problema a ser enfrentado: a qualidade do ensino
    • Educação. Constituição Federal e o financiamento da educação
    • Educação. Deficiência do sistema educacional favorece a desigualdade social
    • Educação. Direitos sociais ou direitos fundamentais sociais (o direito fundamental social à educação ou direito humano à educação)
    • Educação. Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
    • Educação. Políticas educacionais e a busca pela efetivação da educação de qualidade para todos
    • Educação. Relatório de Monitoramento Global 2005. Metas na educação para educação de qualidade para todos - UNESCO
    • Educação. Revolução pela educação: eixos: educação para todos, de qualidade e com valores
    • Educação. Sistema orçamentário e a influência na busca de recursos para a educação de qualidade para todos
    • Educação X violação dos direitos humanos. Desigualdade, pobreza e exclusão social
    • Educação básica. Avaliação como exigência constitucional da LDB e do Plano Nacional de Educação para melhorar a qualidade da educação básica e superior
    • Educação básica. Importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica-SAEB para a melhoria da qualidade da educação básica
    • Educação e direitos humanos: uma associação imprescindível à dignidade da pessoa humana e à paz social
    • Educação e política de redistribuição de renda para combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão social
    • Educação e programas de inclusão social: redução da violência e da evasão escolar
    • Efetivação. Fatores que dificultam a efetivação dos direitos humanos
    • Efetivação. Movimento internacional pela efetivação dos direitos humanos
    • Efetividade. Avaliação de resultados da ação governamental para aferir a eficiência, eficácia e efetividade
    • Efetividade. Exclusão social: a globalização neoliberal contribui para a crise de efetividade dos direitos humanos
    • Eficácia. Avaliação de resultados da ação governamental para aferir a eficiência, eficácia e efetividade
    • Eficiência. Avaliação de resultados da ação governamental para aferir a eficiência, eficácia e efetividade
    • Eficiência administrativa. Constituição Federal, o Estado e o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • Eficiência administrativa. Princípios constitucionais que regem a Administração Pública: o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • Ensino. Cenário da educação e o grave problema a ser enfrentado: a qualidade do ensino
    • Ensino. Exclusão do sistema escolar e os reflexos sociais
    • Ensino. Revolução pela educação: eixos: educação para todos, de qualidade e com valores
    • Ensino superior. Avaliação como exigência constitucional da LDB e do Plano Nacional de Educação para melhorar a qualidade da educação básica e superior
    • Ensino superior. Importância histórica do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) para aferir a melhoria da qualidade do ensino superior
    • Escola. Exclusão do sistema escolar e os reflexos sociais
    • Escola. Princípio da igualdade de condições para a permanência na escola (visa o controle de evasão escolar e da repetência)
    • Estado. Constituição Federal, o Estado e o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • Estado de Direito. Formas
    • Evasão escolar. Educação e programas de inclusão social: redução da violência e da evasão escolar
    • Exclusão do sistema escolar e os reflexos sociais
    • Exclusão social. Educação e política de redistribuição de renda para combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão social
    • Exclusão social: a globalização neoliberal contribui para a crise de efetividade dos direitos humanos

    F

    • FMI e OMC
    • Fatores que dificultam a efetivação dos direitos humanos
    • Financiamento. Constituição Federal e o financiamento da educação
    • Formas de Estado de Direito

    G

    • Gestão democrática do ensino. Perfil da instituição e garantia de padrão de qualidade e gestão democrática do ensino
    • Globalização neoliberal. Exclusão social: a globalização neoliberal contribui para a crise de efetividade dos direitos humanos

    I

    • Igualdade. Princípio da igualdade de condições para a permanência na escola (visa o controle de evasão escolar e da repetência)
    • Importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica-SAEB para a melhoria da qualidade da educação básica
    • Importância histórica do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) para aferir a melhoria da qualidade do ensino superior
    • Inclusão social. Educação e programas de inclusão social: redução da violência e da evasão escolar
    • Individualidade. Direitos individuais e coletivos
    • Introdução

    L

    • LDB. Avaliação como exigência constitucional da LDB e do Plano Nacional de Educação para melhorar a qualidade da educação básica e superior
    • Lista de quadros
    • Lista de siglas

    M

    • Movimento internacional pela efetivação dos direitos humanos

    N

    • Nações Unidas. Direitos Humanos e as Organizações Internacionais do Sistema das Nações Unidas: Influência na Política Educacional
    • Nações Unidas. Organização das Nações Unidas - ONU
    • Nações Unidas. Sistema das Nações Unidas e os organismos especializados ligados à ONU
    • Necessidade de aperfeiçoamento do SAEB tendo como referência o SINAES com vistas à melhoria da qualidade da educação básica
    • Necessidade de aproximação do Direito Constitucional, do Direito Administrativo e das Políticas Públicas
    • Neoliberalismo. Exclusão social: a globalização neoliberal contribui para a crise de efetividade dos direitos humanos

    O

    • OMC. FMI e OMC
    • ONU. Direitos Humanos e as Organizações Internacionais do Sistema das Nações Unidas: Influência na Política Educacional
    • ONU. Organização das Nações Unidas - ONU
    • ONU. Sistema das Nações Unidas e os organismos especializados ligados à ONU
    • Orçamento. Sistema orçamentário e a influência na busca de recursos para a educação de qualidade para todos
    • Orçamento público. Constituição Federal e os princípios que regem o orçamento público
    • Ordem internacional. Direitos humanos na ordem internacional
    • Ordem internacional. Surgimento dos direitos humanos na ordem internacional. O princípio da dignidade da pessoa humana
    • Organização das Nações Unidas - ONU
    • Organizações internacionais. Direitos Humanos e as Organizações Internacionais do Sistema das Nações Unidas: Influência na Política Educacional
    • Organizações Não-Governamentais de Alcance Transnacional (ONGAT) e Nacional (ONGs)
    • Origem da desigualdade social

    P

    • PNUD
    • Paz social. Educação X violação dos direitos humanos. Desigualdade, pobreza e exclusão social
    • Paz social. Educação e direitos humanos: uma associação imprescindível à dignidade da pessoa humana e à paz social
    • Perfil da instituição e garantia de padrão de qualidade e gestão democrática do ensino
    • Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
    • Plano nacional. Avaliação como exigência constitucional da LDB e do Plano Nacional de Educação para melhorar a qualidade da educação básica e superior
    • Pobreza
    • Pobreza. Educação X violação dos direitos humanos. Desigualdade, pobreza e exclusão social
    • Pobreza. Educação e política de redistribuição de renda para combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão social
    • Política educacional. Principais marcos legais que regem a política educacional no Brasil
    • Política pública. Necessidade de aproximação do Direito Constitucional, do Direito Administrativo e das Políticas Públicas
    • Políticas educacionais e a busca pela efetivação da educação de qualidade para todos
    • Principais marcos legais que regem a política educacional no Brasil
    • Princípio da igualdade de condições para a permanência na escola (visa o controle de evasão escolar e da repetência)
    • Princípio da universalidade do acesso
    • Princípios. Constituição Federal e os princípios que regem o orçamento público
    • Princípios constitucionais que regem a Administração Pública: o princípio constitucional da eficiência administrativa
    • Programa social. Avaliação de serviços e programas sociais

    Q

    • Quadro. Lista de quadros
    • Qualidade. Perfil da instituição e garantia de padrão de qualidade e gestão democrática do ensino
    • Qualidade. Políticas educacionais e a busca pela efetivação da educação de qualidade para todos
    • Qualidade. Relatório de Monitoramento Global 2005. Metas na educação para educação de qualidade para todos - UNESCO
    • Qualidade. Revolução pela educação: eixos: educação para todos, de qualidade e com valores
    • Qualidade. Sistema orçamentário e a influência na busca de recursos para a educação de qualidade para todos
    • Qualidade do ensino. Cenário da educação e o grave problema a ser enfrentado: a qualidade do ensino
    • Questionário. Dimensões da avaliação institucional

    R

    • Redistribuição de renda. Educação e política de redistribuição de renda para combater a desigualdade, a pobreza e a exclusão social
    • Referências
    • Reflexos sociais. Exclusão do sistema escolar e os reflexos sociais
    • Relatório de Monitoramento Global 2005. Metas na educação para educação de qualidade para todos - UNESCO
    • Revolução pela educação: eixos: educação para todos, de qualidade e com valores

    S

    • SAEB. Importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica-SAEB para a melhoria da qualidade da educação básica
    • SINAES. Importância histórica do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) para aferir a melhoria da qualidade do ensino superior
    • Serviço. Avaliação de serviços e programas sociais
    • Sigla. Lista de siglas
    • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica-SAEB para a melhoria da qualidade da educação básica. Importância
    • Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) para aferir a melhoria da qualidade do ensino superior. Importância histórica
    • Sistema das Nações Unidas e os organismos especializados ligados à ONU
    • Sistema educacional. Deficiência do sistema educacional favorece a desigualdade social
    • Sistema orçamentário e a influência na busca de recursos para a educação de qualidade para todos
    • Sociedade. Exclusão do sistema escolar e os reflexos sociais
    • Surgimento dos direitos humanos na ordem internacional. O princípio da dignidade da pessoa humana

    T

    • Tratado internacional. Consenso de Washington e os reflexos para os países da América Latina

    U

    • UNESCO
    • UNESCO. Relatório de Monitoramento Global 2005. Metas na educação para educação de qualidade para todos - UNESCO
    • UNICEF

    V

    • Valor. Revolução pela educação: eixos: educação para todos, de qualidade e com valores
    • Violência. Educação e programas de inclusão social: redução da violência e da evasão escolar