Capa do livro: Mediação Materna no Desenvolvimento Cognitivo da Criança com Deficiência Visual, Ana Cristina Barros da Cunha e Sônia Regina Fiorim Enumo

Mediação Materna no Desenvolvimento Cognitivo da Criança com Deficiência Visual

Ana Cristina Barros da Cunha e Sônia Regina Fiorim Enumo

    Preço

    por R$ 67,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ana Cristina Barros da Cunha e Sônia Regina Fiorim Enumo

    ISBN v. impressa: 978853622891-4

    ISBN v. digital: 978853627269-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 180grs.

    Número de páginas: 126

    Publicado em: 19/03/2010

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento

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    Sinopse

    Esta obra resultou de uma parceria entre duas pesquisadoras, psicólogas e professoras de universidades públicas, que se debruçaram sobre questões de interesse acadêmico e prático na área da Deficiência Visual – como avaliar o desenvolvimento dessas crianças e como intervir nesse processo. Sob enfoques teóricos relevante nas áreas da Psicologia e Educação, as autoras se baseiam em conceitos de Vygotsky e Feuerstein para estudar o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual (DV) e investigar como a mediação de suas mães pode influenciar esse desenvolvimento. Assim, busca-se discutir vários aspectos relativos ao tema “mediação materna” e “desenvolvimento cognitivo da criança com DV”, que vão desde a apresentação da definição e classificação da própria Deficiência Visual, até uma ampla discussão sobre as possibilidades de avaliação do desenvolvimento cognitivo da criança com DV. Nessa discussão, tem-se a apresentação de uma abordagem bastante promissora na avaliação de crianças com transtornos de desenvolvimento diversos, sobretudo daquelas que têm deficiência: a avaliação dinâmica e/ou assistida. E, ainda, considerando a mãe como agente principal no desenvolvimento infantil, o livro analisa a mediação materna como ferramenta importante para promoção do desenvolvimento cognitivo com base em abordagens teórico-metodológicas sócio-interacionistas, que compreendem o outro como indispensável na promoção do desenvolvimento humano.

    Autor(es)

    Ana Cristina Barros da Cunha é Psicóloga formada pela UFRJ (1993), mestre em Educação Especial pela UERJ (1996), com doutorado em Psicologia Social e do Desenvolvimento pela UFES (2004). Foi professora de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e Educação Especial em universidades privadas, É professora adjunto do Departamento de Psicologia Clinica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua desde 1995, e pesquisadora do Grupo integrado de pesquisa do CNPq “Processos Psicológicos e Saúde”. Foi sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABRAPEE) e é afiliada em outras sociedades científicas na área de Psicologia e Educação (SBPD, ANPED). Realiza trabalhos de pesquisa e intervenção junto a diferentes tipos de população com necessidades educativas especiais e participa regularmente de congressos nacionais e internacionais. Tem livros e capítulos de livros, além de artigos em periódicos científicos na área de Psicologia e Educação, sobre temas diversos relativos ao desenvolvimento humano. Atualmente, realiza investigações no campo do desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais, aplicando os conhecimentos teóricos das abordagens sócio-interacionistas (Vygotsky e Feuerstein) sobre modificabilidade cognitiva estrutural, experiência de aprendizagem mediada e avaliação dinâmica ou assistida, áreas promissoras de estudo e pesquisa em Educação Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento.

    Sônia Regina Fiorim Enumo é Psicóloga formada pela PUCCamp (1979), mestre em Educação Especial pela UFSCar (1985), com doutorado em Psicologia Experimental pela USP (1993), e pós-doutorado na UNICAMP (1998). Foi professora de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Psicologia da PUCCamp (1981-1985). É Professora-Associada II da UFES, onde atua desde 1986, no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi Primeira-Secretária da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABMPC (1998-99) e da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - SBPD (2006-08). Desde 2001, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com pesquisas e publicações nas áreas de avaliação e intervenção com crianças em risco para o desenvolvimento e estratégias de enfrentamento de doenças na infância.

    Sumário

    CAPÍTULO 1 - Deficiência Visual: definição e critérios para identificação

    1.1 Desenvolvimento da criança com deficiência visual: principais características

    1.2 Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos

    1.3 Analisando o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual

    1.3.1 A aprendizagem da criança deficiente visual e suas dificuldades

    1.3.2 Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido

    CAPÍTULO 2 - Avaliação cognitiva dinâmica ou assistida: uma nova referência para compreensão e avaliação do desenvolvimento cognitivo

    2.1 Desenvolvimento cognitivo: comparando cognição e inteligência

    2.1.1 Funções cognitivas deficientes ou disfunções cognitivas sob duas perspectivas funcionais

    2.1.2 Perspectivas de avaliação do desenvolvimento cognitivo: da avaliação tradicional à avaliação assistida

    2.2 Avaliação cognitiva assistida: uma modalidade promissora de avaliação do desenvolvimento cognitivo

    2.2.1 Avaliação assistida: origens históricas

    2.2.2 Aspectos conceituais da avaliação assistida

    2.2.3 Principais características da avaliação assistida

    2.2.4 Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos

    CAPÍTULO 3 - Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna

    3.1 Perspectivas teóricas de compreensão da relação entre interação mãe-criança e desenvolvimento cognitivo infantil

    3.1.1 Abordagem sociointeracionista: os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Mediada

    3.1.2 A Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)

    3.2 A interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada

    3.2.1 Investigando a relação entre interação mãe-criança e Experiência de Aprendizagem Mediada: algumas pesquisas

    3.2.2 Avaliação da interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada

    Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada: aspectos conceituais e metodológicos

    CAPÍTULO 4 - Considerações finais

    Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abordagem sociointeracionista: os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Mediada
    • Analisando o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual
    • Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos
    • Aprendizagem Mediada. Avaliação da interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Aprendizagem da criança deficiente visual e suas dificuldades
    • Aprendizagem mediada. Abordagem sociointeracionista: os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Mediada
    • Aspectos conceituais da avaliação assistida
    • Avaliação. Perspectivas de avaliação do desenvolvimento cognitivo: da avaliação tradicional à avaliação assistida
    • Avaliação assistida. Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos
    • Avaliação assistida. Aspectos conceituais
    • Avaliação assistida. Principais características
    • Avaliação assistida: origens históricas
    • Avaliação cognitiva. Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido
    • Avaliação cognitiva assistida: uma modalidade promissora de avaliação do desenvolvimento cognitivo
    • Avaliação cognitiva dinâmica ou assistida: uma nova referência para compreensão e avaliação do desenvolvimento cognitivo
    • Avaliação da interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada

    C

    • Cognição. Desenvolvimento cognitivo: comparando cognição e inteligência
    • Cognição assistida. Avaliação cognitiva assistida: uma modalidade promissora de avaliação do desenvolvimento cognitivo
    • Cognição estrutural. Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)
    • Compreensão. Avaliação cognitiva dinâmica ou assistida: uma nova referência para compreensão e avaliação do desenvolvimento cognitivo
    • Conceito. Aspectos conceituais da avaliação assistida
    • Conceito. Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada: aspectos conceituais e metodológicos
    • Considerações finais
    • Criança. Analisando o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual
    • Criança. Aprendizagem da criança deficiente visual e suas dificuldades
    • Criança. Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções
    • Criança. Desenvolvimento da criança com deficiência visual: principais características
    • Criança. Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos
    • Criança. Interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Criança. Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna
    • Criança. Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido

    D

    • Deficiência Visual: definição e critérios para identificação
    • Deficiência visual. Analisando o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual
    • Deficiência visual. Aprendizagem da criança deficiente visual e suas dificuldades
    • Deficiência visual. Desenvolvimento da criança com deficiência visual: principais características
    • Deficiência visual. Funções cognitivas deficientes ou disfunções cognitivas sob duas perspectivas funcionais
    • Deficiência visual. Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos
    • Deficiência visual. Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido
    • Desenvolvimento cognitivo. Analisando o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual
    • Desenvolvimento cognitivo. Avaliação cognitiva assistida: uma modalidade promissora de avaliação do desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento cognitivo. Avaliação cognitiva dinâmica ou assistida: uma nova referência para compreensão e avaliação do desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento cognitivo. Perspectivas de avaliação do desenvolvimento cognitivo: da avaliação tradicional à avaliação assistida
    • Desenvolvimento cognitivo: comparando cognição e inteligência
    • Desenvolvimento cognitivo infantil. Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna
    • Desenvolvimento cognitivo infantil. Perspectivas teóricas de compreensão da relação entre interação mãe-criança e desenvolvimento cognitivo infantil
    • Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções
    • Desenvolvimento da criança com deficiência visual: principais características
    • Desenvolvimento infantil. Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos
    • Disfunção cognitiva. Funções cognitivas deficientes ou disfunções cognitivas sob duas perspectivas funcionais

    E

    • Educação. Aprendizagem da criança deficiente visual e suas dificuldades
    • Educação. Desenvolvimento da criança com deficiência visual: principais características
    • Enfoque. Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido
    • Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada: aspectos conceituais e metodológicos
    • Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)
    • Experiência de Aprendizagem Mediada. Avaliação da interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Experiência de Aprendizagem Mediada. Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada: aspectos conceituais e metodológicos
    • Experiência de Aprendizagem Mediada. Interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Experiência de Aprendizagem Mediada. Investigando a relação entre interação mãe-criança e Experiência de Aprendizagem Mediada: algumas pesquisas
    • Experiência de aprendizagem mediada. Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções

    F

    • Funções cognitivas deficientes ou disfunções cognitivas sob duas perspectivas funcionais

    H

    • Histórico. Avaliação assistida: origens históricas

    I

    • Identificação. Deficiência Visual: definição e critérios para identificação
    • Instrumentos. Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos
    • Inteligência. Desenvolvimento cognitivo: comparando cognição e inteligência
    • Interação mãe-criança. Avaliação da interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Interação mãe-criança. Investigando a relação entre interação mãe-criança e Experiência de Aprendizagem Mediada: algumas pesquisas
    • Interação mãe-criança. Perspectivas teóricas de compreensão da relação entre interação mãe-criança e desenvolvimento cognitivo infantil
    • Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos
    • Interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna
    • Intersecções. Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções
    • Investigando a relação entre interação mãe-criança e Experiência de Aprendizagem Mediada: algumas pesquisas

    M

    • Mãe. Desenvolvimento cognitivo, interação mãe-criança e experiência de aprendizagem mediada: suas intersecções
    • Mãe. Interação mãe-criança com deficiência visual e desenvolvimento infantil: alguns aspectos
    • Mãe. Interação mãe-criança como Experiência de Aprendizagem Mediada
    • Mãe. Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna
    • Mediação materna. Interação mãe-criança como suporte para promoção do desenvolvimento cognitivo infantil: a importância da mediação materna
    • Metodologia. Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada: aspectos conceituais e metodológicos
    • Modalidade promissora. Avaliação cognitiva assistida: uma modalidade promissora de avaliação do desenvolvimento cognitivo

    N

    • Necessidade educativa. Deficiência Visual: definição e critérios para identificação
    • Necessidade especial. Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos
    • Necessidades. Aplicação da avaliação assistida à população com necessidades especiais: pesquisas e instrumentos

    P

    • Perspectiva funcional. Funções cognitivas deficientes ou disfunções cognitivas sob duas perspectivas funcionais
    • Perspectivas de avaliação cognitiva da criança deficiente visual: do enfoque estático ou tradicional ao enfoque dinâmico ou assistido
    • Perspectivas de avaliação do desenvolvimento cognitivo: da avaliação tradicional à avaliação assistida
    • Perspectivas teóricas de compreensão da relação entre interação mãe-criança e desenvolvimento cognitivo infantil
    • Pesquisa. Investigando a relação entre interação mãe-criança e Experiência de Aprendizagem Mediada: algumas pesquisas
    • Principais características da avaliação assistida

    R

    • Referências

    S

    • Sociointeracionismo. Abordagem sociointeracionista: os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Mediada

    T

    • Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)

    Z

    • Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Abordagem sociointeracionista: os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Mediada