Capa do livro: Coisas que Acontecem Todo Dia, ou Nunca! - Crônicas - Semeando Livros, Fabiana Klimovicz Munhoz da Rocha

Coisas que Acontecem Todo Dia, ou Nunca! - Crônicas - Semeando Livros

Fabiana Klimovicz Munhoz da Rocha

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Fabiana Klimovicz Munhoz da Rocha

    ISBN: 978853623164-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 167grs.

    Número de páginas: 136

    Publicado em: 10/11/2010

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Sinopse

    Sorria, você está sendo convidado. Ei, é com você mesmo. Sou um texto de orelha, mas eu falo. Ei, é com você mesmo. Leitor, leitora. Sorria, você está sendo convocado.

    Nas suas mãos está um livro de crônicas, que são na realidade recriações do que acontece no dia a dia. A crônica é um gênero brasileiro que tradicionalmente mostra uma situação por meio de um viés engraçado, com leveza.

    Este livro, Coisas que acontecem todo dia, ou nunca!, é justamente um convite ao riso. Sim. Por que tudo, mas tudo mesmo, é motivo para rir. Há quem chore. Repare em um mesmo fato. O sujeito chega em casa e, ao colocar a chave na porta, a chave quebra. Há duas reações imediatas. O sujeito pode gritar, esbravejar e chorar até. Ou ele pode rir, gargalhar da aparente tragédia, que não passa de uma comédia (para quem sabe rir).

    Fabiana Klimovicz Munhoz da Rocha é uma autora atenta a tudo. Inclusive, preste atenção, ela pode estar ali, bem perto de você, observando você com o livro dela. Sim, a Fabiana é muito atenta. Mas não, posso te garantir: ela não está ali, e nem mesmo vai rir de você.

    A Fabiana escreveu diversas crônicas, inclusive já publicou umas aqui, outras ali, em revistas e publicações. Agora, ela selecionou os melhores textos que escreveu e reuniu esse material em forma de livro.

    Sabe, eu, sendo a orelha do livro dela, me sinto muito emocionado. Afinal, é uma honra ser a orelha de um livro tão bacana, tão fluente e tão interessante. O que é chato, confesso, é que você vai lendo as crônicas e, de repente, já acaba. Sabe, é tão legal que você nem sente o tempo passar, bem parecido com a vida, sabia? Mas, quer saber: dá pra reler, reler, reler e reler.

    Eu, se fosse você, ia logo para a primeira crônica, que é uma delícia, depois iria para a segunda e assim por diante. Mas eu sou apenas a orelha desse livro. Não tem problema. Foi um prazer, sabe, foi e está sendo um prazer te conhecer, leitor, leitora. De toda forma, repito: eu se fosse você, ia já, já, já pro livro.

    Um abraço e nos vemos, de repente, em um próximo livro dela.

    Tchau.

    De maneira ágil e divertida, a autora traça, com inteligência e simplicidade, o perfil dos personagens: o desmemoriado Alfredo, o escritor Érico, a tia que muda de profissão, o rapaz com nota zero, a quarentona no curso de computação e outros. Induz-nos a olhar com humor fatos como o vôo perdido, a conversa entre a mãe e a filha adolescente e a ligação da empresa de cartões de crédito.

    As crônicas levam o leitor a lembrar acontecimentos semelhantes, descobrir as manias, costumes e preconceitos. Seguem o jogo da oralidade, dos pequenos “dramas” diários, com um olhar leve e divertido.

    Fabiana tem a habilidade de usar as palavras com maestria formando na mente do leitor a imagem de personagens e entorno. E esse jogo de cena, diálogos e enredo promove um ritmo excelente às crônicas. A clareza dos textos e a fluência da narrativa fazem de Coisas que Acontecem todo dia, ou nunca!, um excelente livro que, sem dúvida, cativará os leitores.

     Isabel Furini

    Autor(es)

    Fabiana Klimovicz Munhoz da Rocha nasceu em Curitiba, é designer, formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná. Além de contos e crônicas escreve também para o público infanto-juvenil.

     

    Sumário

    O Livro

    Salve-se quem puder!

    Discussão

    Alfredo

    O chamado de Morpheu

    Bom dia, Senhora!

    Medo de quê?

    Errata

    Correspondência

    Tia

    Chegou

    Xis

    E-mail

    Devo

    Naninha!

    Sorria!

    Sem remédio

    Vou!

    Embrulho

    Sofá

    Nada bem

    A vingança do camarão

    Sala vazia

    Esperas

    O problema

    Menção honrosa

    Blefe

    Estrela

    Eu fui!

    Super-Herói

    Sobrevivi

    Maridos

    Parrí!

    Tem?

    Caneta

    Que delícia!

    Planeta adolescente

    Chocomania

    Vazio

    Encolhi

    Sem título

    O exame

    Quem fala?

    A casa

    Dançou!

    Compra de Natal

    Zero

    Estranhezas

    Nome