Capa do livro: Gestão de Custos no Comércio Varejista, Rodney Wernke

Gestão de Custos no Comércio Varejista

Rodney Wernke

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rodney Wernke

    ISBN: 978853623168-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 325grs.

    Número de páginas: 256

    Publicado em: 28/10/2010

    Área(s): Contabilidade - Contabilidade Geral Aplicada

    Sinopse

    O comércio varejista tem grande importância na economia do Brasil, mas é difícil encontrar livros da área de custos voltados ao contexto nacional desse tipo de empresa. A maioria dos livros brasileiros prioriza a gestão de custos no ambiente fabril e o segmento varejista aparece somente em exemplos adicionais ou capítulo(s). Por isso, este livro objetiva contribuir para o entendimento dos principais conceitos e ferramentas gerenciais aplicáveis à gestão de custos e preços de venda no comércio varejista. Em linguagem acessível, traz diversos exemplos numéricos, estudos de casos, exercícios de fixação, modelos de planilhas para aplicação prática do conteúdo e textos complementares que permitem fácil compreensão das metodologias gerenciais abordadas na obra.

     Quanto aos temas abordados, destacam-se:

    • Custo de compra e taxa de marcação para definir preço de venda
    • Preço de venda orientativo à vista e a prazo
    • Análise custo/volume/lucro no contexto varejista
    • Ponto de equilíbrio operacional, econômico e financeiro
    • Relatórios de lucratividade de segmentos de mercado (mercadorias, linhas, setores, lojas e rede de lojas)
    • Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda varejistas
    • Mensuração do prazo médio de estocagem, do custo financeiro de estocagem e do estoque excedente
    • Avaliação do impacto dos prazos de recebimento, pagamento e estocagem no lucro das vendas
    • Exercícios numéricos resolvidos em planilha Excel disponível no site da editora
    • Planilha para gestão de custos e preços de venda abrangendo os conceitos abordados disponível no site da editora
    • Diversos casos da realidade brasileira

    MATERIAL DE APOIO – INSTRUÇÕES AO LEITOR

    Para obter o material de apoio, acesse gratuitamente o link: https://www.jurua.com.br/apoio/gccv

    USO COMO PLANILHA PARA GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDA
    Mediante adaptações, este arquivo pode ser utilizado como uma planilha para gestão de custos e preços de venda de uma loja.

    TABELAS COM OS CÁLCULOS DOS CAPÍTULOS E RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS NUMÉRICOS DO CAPÍTULO 10
    Para cada capítulo do livro há uma planilha neste arquivo. Para localizá-las, veja na barra inferior a identificação das planilhas respectivas.

    Essas planilhas contém as tabelas utilizadas no livro, devidamente identificadas no cabeçalho, poupando o leitor de elaborar planilhas semelhantes.

    Eventuais divergências em relação aos valores citados nos capítulos do livro podem ocorrer por arredondamentos de números ou casas decimais.

    Identificando algum erro nas fórmulas das planilhas ou nos valores citados no livro, solicito que envie sua sugestão para o e-mail do autor, conforme abaixo.

    E-mail do autor: rodney.wernke@unisul.br

    Autor(es)

    Rodney Wernke é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas/UFSC; Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas/UFSC; Contador com Especialização em Gerência de Custos/Unisul; Especialização em Contabilidade Gerencial/Unisul. Publicou os livros Custos da qualidade (CRC-RS), Gestão de custos: uma abordagem prática (Atlas, 2ª ed., 2ª tiragem), Análise de custos e preços de venda (Saraiva, 1ª ed., 5ª tiragem) e Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais (1ª ed., 2ª tiragem). Publicou mais de 130 artigos científicos em revistas e congressos da área de custos e contabilidade gerencial. Atua como consultor de custos/finanças, professor em cursos de graduação e pós-graduação, avaliador de artigos submetidos para congressos e revistas científicas na área de custos e finanças.

    Porque comprar

    APLICAÇÃO DA OBRA

    Leitura recomendada para lojistas, gerentes varejistas, administradores, contadores, economistas, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na gestão de lojas.

     

    Sumário

    Capítulo 1 - CONCEITOS BÁSICOS

    1.1 Introdução

    1.2 Diferenças da gestão de custos no comércio e na indústria

    1.3 Conceitos fundamentais

    1.3.1 Gastos

    1.3.2 Desembolsos

    1.3.3 Investimentos

    1.3.4 Custos

    1.3.5 Despesas

    1.3.6 Perdas

    1.3.7 Por que é importante distinguir os conceitos?

    1.4 Classificações de custos e despesas

    1.4.1 Quanto ao volume comercializado no período

    1.4.2 Quanto à facilidade de identificação na mercadoria

    1.5 Diferença entre os conceitos "lucro" e "pró-labore"

    1.6 Base de dados necessária para gerenciar custos e preços no comércio varejista

    1.6.1 Dados relacionados ao custo de compra da mercadoria

    1.6.2 Dados relativos à taxa de marcação (Mark-up)

    1.6.3 Dados acerca do faturamento mensal (vendas)

    1.6.4 Dados sobre o estoque de mercadorias

    1.6.5 Dados a respeito dos gastos fixos mensais

    1.7 Exercícios de fixação

    Capítulo 2 - FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA À VISTA

    2.1 Introdução

    2.2 Cálculo do custo unitário de compra da mercadoria

    2.3 Tributos recuperáveis ou não recuperáveis

    2.4 Rateio do frete e outros gastos da compra

    2.5 Taxa de marcação (Mark-up)

    2.5.1 Estudo de caso: margem versus giro

    2.6 Cálculo da taxa de marcação ou Mark-up

    2.6.1 Efeito da inserção de valor no Mark-up

    2.7 Controle dos gastos mensais fixos

    2.8 Exercícios de fixação

    Capítulo 3 - CUSTO DE AQUISIÇÃO E PREÇO DE VENDA À VISTA E A PRAZO A VALOR PRESENTE

    3.1 Introdução

    3.2 Valor presente (VP)

    3.3 Custo de compra a valor presente

    3.4 Taxa de marcação ou Mark-up a valor presente

    3.5 Preço de venda a prazo

    3.5.1 Acréscimo financeiro "por fora" do preço de venda à vista

    3.5.2 Acréscimo financeiro "por dentro"Mark-up

    3.5.3 Acréscimo financeiro a valor presente

    3.6 Exercícios de fixação

    Capítulo 4 - MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

    4.1 Introdução

    4.2 Conceito de margem de contribuição

    4.3 Benefícios informativos e limitações associadas

    4.4 Relatórios gerenciais aplicáveis ao comércio varejista

    4.4.1 Margem de contribuição por mercadorias

    4.4.2 Margem de contribuição por linhas de mercadorias

    4.4.2.1 Estudo de caso: desempenho de linhas de mercadoria em loja de confecções

    4.4.3 Margem de contribuição por vendedores

    4.4.4 Margem de contribuição por tipos de clientes

    4.4.5 Margem de contribuição por setor ou departamento

    4.4.6 Margem de contribuição da loja

    4.4.7 Margem de contribuição da rede de lojas

    4.5 Estudo de caso: bonificação em mercadorias ou desconto no preço de venda?

    4.6 Exercícios de fixação

    Capítulo 5 - PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL

    5.1 Conceito de Ponto de Equilíbrio

    5.2 Tipos de Ponto de Equilíbrio

    5.2.1 Ponto de Equilíbrio Contábil em Unidades (PEC unid.)

    5.2.2 Ponto de Equilíbrio Contábil em Valor (PEC Valor)

    5.2.3 Ponto de Equilíbrio Financeiro (PE Fin.)

    5.2.4 Ponto de Equilíbrio Econômico (PE Econ.)

    5.2.5 Ponto de EquilíbrioMix (envolve mais de uma mercadoria)

    5.2.6 Outras modalidades do Ponto de Equilíbrio Mix

    5.3 Benefícios e limitações do Ponto de Equilíbrio

    5.4 Aplicações adicionais do conceito de Ponto de Equilíbrio

    5.4.1 Ponto de fechamento da loja na baixa temporada

    5.4.2 Comprar versus fabricar

    5.5 Exercícios de fixação

    Capítulo 6 - MARGEM DE SEGURANÇA E ESTUDO DE CASO SOBRE ANÁLISE CV L

    6.1 Margem de segurança

    6.1.1 Margem de segurança em unidades

    6.1.2 Margem de segurança em valor monetário ($)

    6.1.3 Margem de segurança percentual

    6.2 Aplicação da análise CVL em empresas varejistas de pequeno porte

    6.3 Contexto do caso

    6.4 Etapas seguidas

    6.4.1 Coleta dos dados e cálculo da margem de contribuição unitária e total

    6.4.2 Levantamento das despesas fixas mensais

    6.4.3 Ponto de Equilíbrio em valor ($) e em unidades

    6.4.4 Margem de segurança em unidades (litros) e em valor ($)

    6.4.5 Demonstrativo do resultado mensal (ocorrido ou projetado)

    6.5 Considerações finais

    6.6 Exercícios de fixação

    Capítulo 7 - APLICAÇÃO PRÁTICA DA RENTABILIDADE DE SEGMENTOS DE MERCADO

    7.1 Introdução

    7.2 Estudo de caso: análise de rentabilidade dos segmentos de mercado em loja de confecções

    7.2.1 O contexto da empresa

    7.2.2 Coleta de dados

    7.2.3 Cálculo da margem de contribuição das mercadorias

    7.2.4 Elaboração e análise de relatórios gerenciais

    7.2.4.1 Desempenho das linhas de mercadorias

    7.2.4.2 Rentabilidade de vendedores

    7.2.5 Relatórios de desempenho das lojas da rede

    7.3 Considerações finais

    7.4 Exercícios de fixação

    Capítulo 8 - APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDA DO COMÉRCIO VAREJISTA

    8.1 Introdução

    8.2 Gestão financeira de estoques

    8.2.1 Prazo médio de estocagem (PME)

    8.2.2 Custo financeiro do estoque

    8.3 Margem de contribuição a valor presente

    8.3.1 Limitações associadas ao uso da margem de contribuição a valor presente

    8.4 Prazo médio linear e duration

    8.4.1 Prazo médio linear (PML)

    8.4.2 Duration

    8.5 Estudo de caso: Sadec e a escolha do mix mais rentável

    8.6 Exercícios de fixação

    Capítulo 9 - RESULTADO DA VENDA CONSIDERANDO PRAZOS DE RECEBIMENTO, ESTOCAGEM E PAGAMENTO

    9.1 Introdução

    9.2 Conceitos pertinentes

    9.2.1 Gestão dos prazos do ciclo operacional e do ciclo financeiro

    9.3 Como mensurar o impacto dos prazos no resultado da venda?

    9.4 Iniciativas para melhorar o resultado da venda

    9.5 Aplicação prática do cálculo do impacto dos prazos no resultado da venda

    9.6 Estudo de caso: decisões de compra envolvendo prazos de pagamentos e custo de aquisição distintos

    9.7 Exercícios de fixação

    Capítulo 10 - EXERCÍCIOS NUMÉRICOS SOBRE OS CONCEITOS ABORDADOS

    10.1 Introdução

    10.2 Custo de compra das mercadorias

    10.3 Custo de aquisição a valor presente

    10.4 Taxa de marcação (Mark-up)

    10.5 Determinação do preço de venda orientativo

    10.6 Taxa de marcação a valor presente

    10.7 Preço de venda orientativo a valor presente

    10.8 Preço de venda a prazo

    10.9 Análise de preços de venda - margem de contribuição

    10.10 Ponto de equilíbrio e margem de segurança

    10.11 Gestão financeira dos estoques

    10.12 Margem de contribuição a valor presente

    10.13 Efeitos dos prazos no resultado da venda

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Acréscimo financeiro "por dentro"mark-up.
    • Acréscimo financeiro "por fora" do preço de venda à vista.
    • Acréscimo financeiroa valor presente
    • Análise CVL. Coleta dos dados e cálculo da margem de contribuição unitária e total.
    • Análise CVL. Contexto do caso
    • Análise CVL. Etapas seguidas
    • Análise CVL. Levantamento dasdespesas fixas mensais
    • Análise CVL. Margem de segurança e estudo de caso sobre análise CVL
    • Análise de preços de venda. Margem de contribuição. Exercícios numéricos.
    • Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado em loja de confecções. Estudo de caso.
    • Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado em loja de confecções. Coleta de dados
    • Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado em loja de confecções. Contexto da empresa
    • Aplicação da análise CVL em empresas varejistas de pequeno porte.
    • Aplicação prática da rentabilidadede segmentos de mercado
    • Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado. Considerações finais.
    • Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado. Desempenho das linhas de mercadorias.
    • Aplicação prática da rentabilidade desegmentos de mercado. Elaboração e análise de relatórios gerenciais.
    • Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado. Exercícios de fixação
    • Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado. Introdução
    • Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado. Relatórios de desempenho das lojas da rede.
    • Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado. Rentabilidade de vendedores.
    • Aplicação prática do cálculo do impacto dos prazos no resultado da venda.
    • Aplicações adicionais do conceito de Ponto de Equilíbrio.
    • Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda do comércio varejista.
    • Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda do comércio varejista. Exercícios de fixação
    • Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda do comércio varejista. Introdução

    B

    • Base de dados necessária para gerenciar custos e preços no comércio varejista
    • Benefícios e limitações doPonto de Equilíbrio
    • Bonificação em mercadorias ou desconto no preço de venda. Estudo de caso.

    C

    • CVL. Aplicação da análise CVL em empresas varejistas de pequeno porte
    • Cálculo da margem de contribuição das mercadorias
    • Cálculo da taxa de marcação oumark-up.
    • Cálculo de impacto. Aplicação prática do cálculo do impacto dos prazos no resultado da venda
    • Cálculo do custo unitário de compra da mercadoria.
    • Classificações de custos e despesas.
    • Cliente. Margem de contribuição por tipos de clientes
    • Coleta dos dados e cálculo da margemde contribuição unitária e total
    • Comércio. Diferenças da gestão de custos no comércio e na indústria
    • Comércio varejista. Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda do comércio varejista
    • Comércio varejista. Base de dados necessária para gerenciar custos e preços
    • Comércio varejista. Relatórios gerenciais aplicáveis
    • Como mensurar o impacto dos prazos no resultado da venda.
    • Compra. Cálculo do custo unitário de compra da mercadoria.
    • Compra. Dados relacionados ao custo de compra da mercadoria
    • Compra. Rateio do frete e outros gastos da compra
    • Compra das mercadorias. Mercadorias. Exercícios numéricos
    • Comprarversus fabricar
    • Conceito. Aplicações adicionais do conceito de Ponto de Equilíbrio
    • Conceito de margem de contribuição
    • Conceito de pontode equilíbrio
    • Conceitos. Diferença entre os conceitos "lucro" e "pró-labore"
    • Conceitos. Por que é importante distinguir os conceitos.
    • Conceitos abordados. Exercícios numéricos
    • Conceitos básicos
    • Conceitos básicos. Exercícios de fixação.
    • Conceitos fundamentais
    • Conceitos pertinentes. Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento.
    • Contribuição. Margemde contribuição.
    • Contribuição. Margem de contribuição a valor presente.
    • Contribuição. Margem de contribuição da loja
    • Contribuição. Margem de contribuição da rede de lojas
    • Contribuição. Margem de contribuição por linhas de mercadorias
    • Contribuição. Margem de contribuição por mercadorias
    • Contribuição. Margem de contribuição por setor ou departamento
    • Contribuição. Margem de contribuição por tipos de clientes
    • Contribuição. Margem de contribuição por vendedores.
    • Contribuição unitária. Coleta dos dados e cálculo da margem de contribuição unitária etotal
    • Controle dos gastos mensais fixos.
    • Custo. Dados relacionados ao custo de compra da mercadoria
    • Custo de aquisição. Decisões de compra envolvendo prazos de pagamentos e custo de aquisição distintos. Estudo de caso
    • Custo de aquisição a valor presente. Exercícios numéricos
    • Custo de aquisição e preço de venda à vista e a prazo a valor presente
    • Custo de aquisição e preço de venda à vista e a prazo a valor presente. Exercícios de fixação.
    • Custo de aquisição e preço de venda à vista e a prazo a valor presente. Introdução.
    • Custo de compra a valor presente.
    • Custo de compra das mercadorias. Exercícios numéricos.
    • Custo financeirodo estoque
    • Custos.
    • Custos. Base de dados necessária para gerenciar custos e preços no comércio varejista
    • Custos. Classificações de custos e despesas

    D

    • Dados a respeito dos gastos fixos mensais
    • Dados acerca do faturamento mensal (vendas)
    • Dados relacionados ao custode compra da mercadoria
    • Dados relativos à taxa de marcação (mark-up).
    • Dados sobre o estoque de mercadorias.
    • Decisões de compra envolvendo prazos de pagamentos e custo de aquisição distintos. Estudo de caso
    • Demonstrativo do resultado mensal (ocorrido ou projetado)
    • Departamento. Margem de contribuição por setor ou departamento.
    • Desembolsos.
    • Desempenho de linhas de mercadoria em loja de confecções. Estudo de caso.
    • Despesas
    • Despesas. Classificações de custos e despesas.
    • Despesas. Levantamento dasdespesas fixas mensais.
    • Determinação do preço de venda orientativo. Exercícios numéricos.
    • Diferença entre os conceitos "lucro" e "pró-labore"
    • Diferenças da gestão de custosno comércio e na indústria.
    • Duration
    • Duration. Prazo médio linear e duration.

    E

    • Efeito da inserção de valor nomark-up.
    • Efeitos dos prazos no resultado davenda. Exercícios numéricos.
    • Empresa de pequeno porte. Aplicação da análise CVL em empresas varejistas de pequeno porte
    • Empresa varejista. Aplicação da análise CVL em empresas varejistas de pequeno porte
    • Equilíbrio. Ponto de EquilíbrioMix (envolve mais de uma mercadoria)
    • Equilíbrio operacional. Ponto de equilíbrio operacional
    • Estocagem. Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento
    • Estoque. Custo financeiro do estoque
    • Estoque. Gestão financeira de estoques.
    • Estudo de caso. Margem de segurança e estudo de caso sobre análise CVL.
    • Estudo de caso: Sadec e a escolha domix mais rentável.
    • Estudo de caso: análise de rentabilidade dos segmentos de mercado em loja de confecções
    • Estudo de caso: bonificação em mercadorias ou desconto no preço de venda
    • Estudo de caso: decisões de compra envolvendo prazos de pagamentos e custo de aquisição distintos
    • Estudo de caso: desempenho de linhas de mercadoria em loja de confecções.
    • Estudo de caso: margem versus giro
    • Exercícios numéricos. Análise de preços de venda. Margem de contribuição
    • Exercícios numéricos. Custo de a quisição a valor presente
    • Exercícios numéricos. Custo decompra das mercadorias.
    • Exercícios numéricos. Determinação do preço de venda orientativo
    • Exercícios numéricos. Efeitos dos prazos no resultado da venda.
    • Exercícios numéricos. Gestão financeira dos estoques
    • Exercícios numéricos. Margem de contribuição a valor presente
    • Exercícios numéricos. Ponto de equilíbrio e margem de segurança.
    • Exercícios numéricos. Preço de venda a prazo.
    • Exercícios numéricos. Preço de vendaorientativo a valor presente.
    • Exercícios numéricos. Taxa de marcação ( mark-up).
    • Exercícios numéricos. Taxa demarcação a valor presente.
    • Exercícios numéricos sobre os conceitos abordados
    • Exercícios numéricos sobre os conceitos abordados. Introdução.

    F

    • Fabricação. Comprarversus fabricar.
    • Faturamento mensal. Dados acerca do faturamento mensal (vendas)
    • Formação do preço de venda à vista.
    • Formação do preço de venda à vista. Exercíciosde fixação.
    • Formação do preço de venda à vista. Introdução.
    • Frete. Rateio do frete e outros gastos da compra.

    G

    • Gastos.
    • Gastos. Rateio do frete e outros gastos da compra
    • Gastos fixos mensais. Dados a respeito.
    • Gastos mensais fixos. Controle
    • Gestão de custos. Aplicações da matemática financeira na gestão de custos e preços de venda do comércio varejista
    • Gestão de custos. Diferenças da gestão de custos no comércio e na indústria.
    • Gestão dos prazos do ciclo operacional e do ciclo financeiro
    • Gestão financeirade estoques
    • Gestão financeira dos estoques. Exercícios numéricos
    • Giro. Estudo de caso: margemversus giro.

    I

    • Identificação na mercadoria. Facilitação.
    • Indústria. Diferenças da gestão de custos no comércio e na indústria.
    • Iniciativas para melhoraro resultado da venda
    • Introdução
    • Investimentos

    L

    • Limitações associadas ao uso da margem de contribuição a valor presente.
    • Limitações e benefícios do Ponto de Equilíbrio.
    • Linearidade. Prazo médio linear eduration
    • Loja. Margem de contribuição da loja.
    • Loja. Margem de contribuição da rede de lojas.
    • Lucro. Diferença entre os conceitos "lucro" e "pró-labore".

    M

    • Margem de contribuição.
    • Margem de contribuição. Benefícios informativos e limitações associadas.
    • Margem de contribuição. Conceito
    • Margem de contribuição. Exercícios de fixação
    • Margem de contribuição. Introdução
    • Margem de contribuição. Limitações associadas ao uso da margem de contribuição.
    • Margem de contribuição. Relatórios gerenciais aplicáveis ao comércio varejista.
    • Margem de contribuiçãoa valor presente.
    • Margem de contribuição a valor presente. Exercícios numéricos
    • Margem de contribuição da loja
    • Margem de contribuição da rede de lojas.
    • Margem de contribuição dasmercadorias. Cálculo.
    • Margem de contribuição porlinhas de mercadorias.
    • Margem de contribuição por mercadorias
    • Margem de contribuição por setor ou departamento
    • Margem de contribuição portipos de clientes.
    • Margem de contribuição por vendedores
    • Margem de segurança
    • Margem de segurança e estudo de caso sobre análise CVL
    • Margem de segurança e estudo de caso sobre análise CVL. Considerações finais.
    • Margem de segurança e estudo de caso sobre análise CVL. Exercícios de fixação
    • Margem de segurançaem unidades.
    • Margem de segurança em unidades(litros) e em valor ($).
    • Margem de segurança em valor monetário ($)
    • Margem de segurançapercentual
    • Margemversus giro. Estudo de caso
    • Mark-up. Acréscimo financeiro "por dentro"mark-up
    • Mark-up. Cálculo da taxa de marcação oumark-up.
    • Mark-up. Dados relativos à taxa de marcação (mark-up).
    • Mark-up. Efeito da inserção de valor no mark-up.
    • Mark-up. Taxa de marcação (mark-up).
    • Mark-up. Taxa de marcação (mark-up).
    • Mark-up. Taxa de marcação ou mark-up a valor presente.
    • Matemática financeira. Aplicações damatemática financeira na gestão de custos e preços de venda do comércio varejista
    • Mercadoria. Cálculo do custo unitário de compra da mercadoria
    • Mercadoria. Dados relacionados ao custo de compra da mercadoria
    • Mercadoria. Margem de contribuição por linhas de mercadorias.
    • Mercadoria. Quanto à facilidade de identificação na mercadoria.
    • Mercadorias. Margem de contribuição por mercadorias

    O

    • Outras modalidades do Ponto de EquilíbrioMix.

    P

    • "PE econ". Ponto de Equilíbrio Econômico (PE econ.)
    • "PE fin". Ponto de Equilíbrio Financeiro (PE fin.)
    • "PEC UNID". Ponto de Equilíbrio Contábil em Unidades (PEC unid.)
    • "PEC valor". Ponto de Equilíbrio Contábil em valor (PEC valor).
    • Pagamento. Decisões de compra envolvendo prazos de pagamentos e custo de aquisição distintos. Estudo de caso
    • Pagamento. Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento
    • Perdas
    • Ponto de Equilíbrio Contábil em Unidades (PEC unid.)
    • Ponto de Equilíbrio Contábilem valor (PEC valor).
    • Ponto de Equilíbrio Econômico (PE econ.).
    • Ponto de Equilíbrio Financeiro (PE fin.).
    • Ponto de EquilíbrioMix (envolve mais de uma mercadoria)
    • Ponto de EquilíbrioMix. Outras modalidades.
    • Ponto de Equilíbrio. Tipos.
    • Ponto de Equilíbrio. Aplicações adicionais do conceito de Ponto de Equilíbrio
    • Ponto de Equilíbrio. Benefícios e limitações.
    • Ponto de Equilíbrio. Conceito
    • Ponto de Equilíbrio e margem de segurança. Exercícios numéricos.
    • Ponto de Equilíbrio em valor ($) e em unidades
    • Ponto de Equilíbrio operacional
    • Ponto de Equilíbrio operacional. Exercícios de fixação.
    • Ponto de fechamento da loja na baixa temporada

    Q

    • Quanto à facilidade de identificação na mercadoria.
    • Quanto ao volume comercializado no período

    R

    • Rateio do frete e outros gastos da compra
    • Recuperabilidade. Tributos recuperáveis ou não recuperáveis.
    • Referências
    • Relatórios gerenciais aplicáveis ao comércio varejista.
    • Rentabilidade. Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado.
    • Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento
    • Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento. Exercícios de fixação.
    • Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento. Introdução.
    • Resultado mensal. Demonstrativo do resultado mensal (ocorrido ou projetado).

    S

    • Sadec e a escolha do mix mais rentável. Estudo de caso
    • Segmento de mercado. Aplicação prática da rentabilidade de segmentos de mercado.
    • Segurança percentual. Margem de segurança percentual
    • Setor. Margem de contribuição por setor ou departamento.

    T

    • Taxa de marcação (mark-up).
    • Taxa de marcação (mark-up). Exercícios numéricos
    • Taxa de marcação. Cálculo da taxa de marcação oumark-up.
    • Taxa de marcação. Dados relativos à taxa de marcação ( mark-up).
    • Taxa de marcação a valor presente. Exercícios numéricos
    • Taxa de marcação oumark-up a valor presente
    • Tipos de ponto de equilíbrio.
    • Tributos recuperáveis ou não recuperáveis

    U

    • Unidade. Margem de segurança em unidades (litros) e em valor ($)

    V

    • VP. Valor presente (VP).
    • Valor. Efeito da inserção de valor nomark-up.
    • Valor. Margem de segurança em unidades (litros) e em valor ($).
    • Valor monetário. Margem de segurança em valor monetário ($).
    • Valor presente (VP).
    • Valor presente. Acréscimo financeiro
    • Valor presente. Custo de aquisição. Exercícios numéricos
    • Valor presente. Custo de aquisiçãoe preço de venda à vista e a prazo a valor presente
    • Valor presente. Custo de compra a valor presente.
    • Valor presente. Limitações associadas ao uso da margem de contribuição.
    • Valor presente. Margem de contribuição a valor presente
    • Valor presente. Taxa de marcação oumark-up a valor presente
    • Venda. Aplicação prática do cálculodo impacto dos prazos no resultado da venda.
    • Venda. Formação do preço de venda à vista
    • Venda. Resultado da venda considerando prazos de recebimento, estocagem e pagamento.
    • Venda a prazo. Preço.
    • Vendas. Dados acerca do faturamento mensal (vendas).
    • Vendedores. Margem de contribuição por vendedores