Capa do livro: Tem Catimbaus no Entardecer - Semeando Livros, Amaury Braga da Silva

Tem Catimbaus no Entardecer - Semeando Livros

Amaury Braga da Silva

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Amaury Braga da Silva

    ISBN v. impressa: 978853623169-3

    ISBN v. digital: 978853627192-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 207grs.

    Número de páginas: 180

    Publicado em: 29/10/2010

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Uma dívida pequena

    Aconteceu no dia 7 de setembro de 1992. Juca Passarinho andava injuriado por causa da dívida que tinha com ele o sujeito da oficina mecânica. O que era só um aborrecimento transformou-se numa raiva sem controle. A mulher do carpinteiro Juca tentava acalmá-lo. Não vale a pena, dizia, brigar por tão pouco. Era um pequeno armário para guardar latas de óleo, estopa, chaves-de-fenda e outras ferramentas miúdas da oficina. Mas a questão não era bem o dinheiro, mas o desaforo. Seu Juca cobrava e o homem fazia corpo mole. – Há um tempão, Moema, ele dizia à sua mulher, fiz o armário e o tipo não me paga. Até assume ares de que não precisa pagar e merece receber o armário de graça! Feriado, manhã fria, ruas desertas. Naquela noite, seu Juca quase não dormiu. Sua mulher também, porque choveu e ventou forte. O vento sacudiu os pinheiros na lateral da casa e jogou pinhas secas e ramos de sape no meio da rua. Dona Moema ficou com medo de que o vento arrancasse as telhas da casa. Pelas sete da manhã, seu Juca foi cobrar a dívida na oficina. Só para uma emergência, ou fazer o tipo “se borrar de medo”, Juca Passarinho levou seu revólver calibre 38, cano longo. A arma na cintura seria um desacato, por isso foi junto seu filho, o menino Onofre, de 11 anos de idade, com o revólver escondido por baixo da japona. Onofre se lembra muito bem das batidas violentas que o pai deu, sacudindo a porta metálica usada na época. O homem levantou a porta e apareceu com olhos sonolentos. Foi para dentro da oficina e seu Juca atrás dele. Houve uma troca de palavras duras, aos gritos. Quando o homem disse “seu safado!”, Juca Passarinho abriu a japona de Onofre e apanhou o revólver. Mas o homem também tinha uma arma que trouxe no bolso do macacão quando ouviu as batidas na porta. Atirou no seu Juca, que morreu com uma bala no peito e outra no pescoço. Ele tinha 32 anos de idade.

    Autor(es)

    Amaury Braga da Silva - Nascido na cidade do Rio Grande/RS, no dia 2 de setembro de 1932. primário e secundário no Colégio Estadual Lemos Jr., de sua terra natal. Jornalismo até o segundo ano na PUC como bolsista do Sindicato dos Jornalistas, em Porto Alegre, onde trabalhou como repórter e cronista na Folha da Tarde, Correio do Povo e Rádio Guaíba. Em 1969 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi redator publicitário durante 8 anos, nas agências Herald, Artplan e J. W. Thompson. Em 1977, em Curitiba, deu prosseguimento ao seu trabalho de redator publicitário em diversas agências da cidade. Medalhas de ouro, prata e bronze no Prêmio Colunistas regional. Livros publicados: Um Camelo no Último Andar – histórias infanto-juvenis, Criar Edições, Curitiba, 1982, posteriormente edição do autor. Recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil a distinção “Altamente recomendável para jovens”. Selecionado para a Mostra do Livro Brasileiro da 20ª Fiera del libro per ragazzi de Bolonha, Itália. O Baile dos Bichos, Criar Edições, 1983, seguindo a mesma linha de histórias do livro que o antecedeu. O Sorriso do Porco Espinho – Infanto- juvenil, edição do autor, 2000. O Reencontro – Novela, ficção para adultos, Editora Mercado Aberto, Porto Alegre, 1994. Povo Cão – Novela, ficção para adultos, Juruá, Curitiba, 2000. O Homem de Preto – Romance, ficção para adultos, edição do autor, Curitiba, 2005.