Capa do livro: Didática da História - Contribuições para a Formação de Professores, Ana Claudia Urban

Didática da História - Contribuições para a Formação de Professores

Ana Claudia Urban

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ana Claudia Urban

    ISBN v. impressa: 978853623203-4

    ISBN v. digital: 978853626653-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 252grs.

    Número de páginas: 213

    Publicado em: 23/11/2010

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A intenção da obra foi identificar a natureza do código disciplinar da Didática da História presente em manuais e legislação voltados à formação de professores, como também na percepção de professores e alunos envolvidos nas discussões sobre o ensino e aprendizagem da História em realidades diferentes. Foram apontadas reflexões que argumentam em direção da constituição do código disciplinar da Didática da História, sendo a mesma analisada nos cursos e manuais voltados à formação de professores e na legislação concernente a este campo. Foram apontadas reflexões sobre a aprendizagem em História, sendo elas mapeadas sob a perspectiva da transposição Didática e também a partir das discussões em torno da Cognição Histórica advindas de um campo de investigação chamado de Educação Histórica. A partir das contribuições teóricas e da análise derivada da pesquisa empírica intencionou-se inferir sobre a forma pela qual a Didática da História está presente tanto nos cursos de formação de professores, como em situações que envolvam a forma pela qual professores e alunos pensam o ensino e a aprendizagem em História.

    Autor(es)

    Ana Claudia Urban é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR; Licenciou-se em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR. Formou-se professora das séries iniciais no Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa. Atualmente é Professora de História na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, é Professora do Instituto Superior de Educação Sant’Ana – Ponta Grossa/PR. Participou de publicações com o trabalho: “A Didática da História nos cursos de formação de professores” (2006). “Fundamentos do código disciplinar da Didática da História” (2008), entre outros. É uma das autoras da coleção didática “Eu conto História” (2008) voltada para o primeiro segmento do ensino fundamental.

    Sumário

    Lista de Siglas

    Introdução

    A investigação sobre a Didática da História: contextualizações

    A pesquisa

    Capítulo 1 - A constituição de um Código Disciplinar da Didática da História

    1.1 Reflexão sobre o conceito de Código Disciplinar

    1.2 A construção do Código Disciplinar da Didática da História no Brasil

    1.2.1 O Código Disciplinar da Didática da História nos manuais destinados à formação de professores

    1.2.2 A presença do Código Disciplinar da Didática da História nas propostas dos cursos de formação de professores

    O Código Disciplinar da Didática da História na legislação para cursos de formação de professores

    Capítulo 2 - A natureza do Código Disciplinar da Didática da História: os caminhos possíveis

    2.1 A Didática da História: perspectivas da transposição didática

    2.2 A Didática da História: perspectivas da educação histórica

    Capítulo 3 - A presença do Código Disciplinar da Didática da História em manuais e nas propostas para os cursos de formação de professores no Brasil e na Espanha

    3.1 A didática da história nos manuais do Brasil e da Espanha: uma análise contemporânea

    3.1.1 No Brasil

    3.1.2 Na Espanha

    3.2 A Didática da História em fontes documentais dos cursos de formação de professores: ementas e programas

    3.2.1 No Brasil

    3.2.2 Na Espanha

    Capítulo 4 - A forma pela qual os alunos acadêmicos pensam a Didática da História: limites e possibilidades

    4.1 O estudo piloto

    4.2 Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos brasileiros

    4.3 Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos da Espanha

    Considerações Finais

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Acadêmicos. Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos brasileiros
    • Acadêmicos. Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos da Espanha
    • Acadêmicos. Forma pela qual os alunos acadêmicos pensam a didática da história: limites e possibilidades
    • Análise contemporânea. Didática da história nos manuais do Brasil e da Espanha: uma análise contemporânea

    B

    • Brasil. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. No Brasil
    • Brasil. Didática da história nos manuais
    • Brasil. Didática da história nos manuais do Brasil e da Espanha: uma análise contemporânea
    • Brasil. Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos brasileiros
    • Brasil. Presença do Código Disciplinar da Didática da História em manuais e nas propostas para os cursos de formação de professores no Brasil e na Espanha

    C

    • Caminhos possíveis. Natureza do Código Disciplinar da Didática da História: os caminhos possíveis
    • Código Disciplinar. Reflexão sobre o conceito
    • Código Disciplinar da Didática da História. Constituição
    • Código Disciplinar da Didática da História. Elementos: perspectivas de alunos acadêmicos brasileiros
    • Código Disciplinar da Didática da História. Elementos: perspectivas de alunos acadêmicos da Espanha
    • Código Disciplinar da Didática da História. Natureza: os caminhos possíveis
    • Código Disciplinar da Didática da História. Presença em manuais e nas propostas para os cursos de formação de professores no Brasil e na Espanha
    • Código Disciplinar da Didática da História. Presença nas propostas dos cursos de formação de professores
    • Código Disciplinar da Didática da História na legislação para cursos de formação de professores
    • Código Disciplinar da Didática da História no Brasil. Construção
    • Código Disciplinar da Didática da História nos manuais destinados à formação de professores
    • Conceito de Código Disciplinar. Reflexão
    • Considerações finais
    • Constituição de um Código Disciplinar da Didática da História
    • Construção do Código Disciplinar da Didática da História no Brasil
    • Contextualizações. Investigação sobre a didática da história: contextualizações

    D

    • Didática. Didática da história: perspectivas da transposição didática
    • Didática da história. Constituição de um Código Disciplinar da Didática da História
    • Didática da história. Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos brasileiros
    • Didática da história. Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos da Espanha
    • Didática da história. Forma pela qual os alunos acadêmicos pensam a didática da história: limites e possibilidades
    • Didática da história. Investigação sobre a didática da história: contextualizações
    • Didática da história. Presença do Código Disciplinar da Didática da História em manuais e nas propostas para os cursos de formação de professores no Brasil e na Espanha
    • Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. Na Espanha
    • Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. No Brasil
    • Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores: ementas e programas
    • Didática da história nos manuais. Na Espanha
    • Didática da história nos manuais. No Brasil
    • Didática da história nos manuais do Brasil e da Espanha: uma análise contemporânea
    • Didática da história: perspectivas da educação histórica
    • Didática da história: perspectivas da transposição didática
    • Disciplina. Reflexão sobre o conceito de Código Disciplinar
    • Docência. Código Disciplinar da Didática da História na legislação para cursos de formação de professores
    • Docência. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. Na Espanha
    • Docência. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. No Brasil
    • Docência. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores: ementas e programas
    • Docência. Presença do Código Disciplinar da Didática da História nas propostas dos cursos de formação de professores

    E

    • Educação histórica. Didática da história: perspectivas
    • Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos brasileiros
    • Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos da Espanha
    • Ementas. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores: ementas e programas
    • Espanha. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. Na Espanha
    • Espanha. Didática da história nos manuais
    • Espanha. Didática da história nos manuais do Brasil e da Espanha: uma análise contemporânea
    • Espanha. Elementos do Código Disciplinar da Didática da História: perspectivas de alunos acadêmicos da Espanha
    • Espanha. Presença do Código Disciplinar da Didática da História em manuais e nas propostas para os cursos de formação de professores no Brasil e na Espanha
    • Estudo piloto

    F

    • Fontes documentais. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. No Brasil
    • Fontes documentais. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. Na Espanha
    • Forma pela qual os alunos acadêmicos pensam a didática da história: limites e possibilidades
    • Formação de professores. Código Disciplinar da Didática da História na legislação para cursos de formação de professores
    • Formação de professores. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores: ementas e programas
    • Formação de professores. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. No Brasil
    • Formação de professores. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores. Na Espanha
    • Formação de professores. Presença do Código Disciplinar da Didática da História nas propostas dos cursos de formação de professores

    H

    • História. Construção do Código Disciplinar da Didática da História no Brasil

    I

    • Introdução
    • Investigação sobre a didática da história: contextualizações

    L

    • Legislação. Código Disciplinar da Didática da História na legislação para cursos de formação de professores
    • Limites. Forma pela qual os alunos acadêmicos pensam a didática da história: limites e possibilidades

    M

    • Manuais. Didática da história nos manuais do Brasil e da Espanha: uma análise contemporânea

    N

    • Natureza do Código Disciplinar da Didática da História: os caminhos possíveis

    P

    • Pesquisa
    • Pesquisa. Estudo piloto
    • Possibilidades. Forma pela qual os alunos acadêmicos pensam a didática da história: limites e possibilidades
    • Presença do Código Disciplinar da Didática da História em manuais e nas propostas para os cursos de formação de professores no Brasil e na Espanha
    • Presença do Código Disciplinar da Didática da História nas propostas dos cursos de formação de professores
    • Programas. Didática da história em fontes documentais dos cursos de formação de professores: ementas e programas

    R

    • Referências
    • Reflexão sobre o conceito de Código Disciplinar

    T

    • Transposição didática. Didática da história: perspectivas da transposição didática