Capa do livro: Defesa e Viver Criativo - Um Estudo sobre a Criatividade nas Obras de S. Freud e D. W. Winnicott, Vera Cristina Chagas Corrêa de Souza

Defesa e Viver Criativo - Um Estudo sobre a Criatividade nas Obras de S. Freud e D. W. Winnicott

Vera Cristina Chagas Corrêa de Souza

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Vera Cristina Chagas Corrêa de Souza

    ISBN v. impressa: 978853623357-4

    ISBN v. digital: 978853627585-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 180grs.

    Número de páginas: 128

    Publicado em: 21/07/2011

    Área(s): Psicologia - Psicanálise

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    Sinopse

    “Houve um tempo em que os artistas, bem como a parcela mais questionadora da intelectualidade, corriam para longe dos divãs dos psicanalistas como o diabo foge da cruz. Naquele tempo, predominava o entendimento de que o tratamento psicanalítico acabaria por conformá-los ao way of life da burguesia mal pensante acarretando, como efeito maior, o embotamento da sua criatividade. Entre uma vida adaptada - e insossa - e o indômito gênio criador, a preferência pelo último era evidente. É triste constatar que esse conceito não foi o fruto bichado de alguma imaginação desapegada, mas responsabilidade dos próprios psicanalistas que, ao abusar do instrumento interpretativo, terminavam por confundir obra com defesa maníaca e excentricidade com perversão, inibindo as manifestações mais apaixonadas dos seus analisandos. Mais triste ainda é admitir que não faz muito tempo...
    O percurso tecido por Vera Cristina Chagas Corrêa de Souza entre as obras de Freud e de Winnicott integra o conjunto recente das pesquisas produzidas na Universidade que vêm contribuindo para libertar a psicanálise desse imerecido imaginário. Nele descobrimos que o viver criativo não é privilégio de estetas que cultivam o lado sombrio do pensamento, e que o espaço potencial que se constitui entre o divã e a poltrona do psicanalista é habitado, assim como um ateliê, tanto pelas pulsões sublimadas quanto pelas paixões corpóreas que tornam vibrante a nossa existência”.
     

    Daniel Kupermann
    Psicanalista e Professor
    Doutor do Departamento de Psicologia
    Clínica do Instituto de Psicologia
    da Universidade de São Paulo (USP). 

    Autor(es)

    Vera Cristina Chagas Corrêa de Souza é Mestre em Psicologia Clínica na linha de pesquisa em psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde, sob a orientação de Octavio Almeida de Souza, defendeu a tese “Defesa e ‘viver criativo’: Um estudo sobre a criatividade nas obras de S. Freud e D.W. Winnicott”; Especialização em Psicologia Clínica – psicanálise – pela Coordenação Central de Extensão-CCE-PUC/RJ; Psicóloga clínica, Psicanalista e Professora. Lecionou, dentre outros lugares, como professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro no departamento de Fundamentos da Educação; é membro do ICF – Instituto Cultural Freud e associada ao IEC – Instituto dos Estudos da Complexidade; graduada em psicologia pela PUC/RJ.
     

    Sumário

    Introdução

    1 Contextualizando a defesa como processo criativo

    1.1 Sobre o processo de pensamento

    1.2 A incerteza entre recalque e defesa: uma apreensão mais detalhada

    1.3 Da defesa à modalidade defensiva: sublimação

    2 O processo criativo em termos de sublimação

    2.1 Sublimação: primeiras acepções

    2.2 Sublimação: nem perversão nem recalcamento

    2.3 A incerteza entre sublimação e formação reativa

    2.4 Sublimação em seu viés destrutivo

    3 Por outra perspectiva da criatividade

    3.1 Um breve histórico

    3.2 O "berço" da criatividade: distinção entre ilusão, fantasia e criatividade primária

    3.3 Preocupação materna primária e experiência de mutualidade: construindo a continuidade do ser

    3.4 A criatividade como proposição universal

    3.5 O brincar, os objetos e o espaço transicional

    Conclusão

    Referências

    Índice alfabético

    B

    • "Berço" da criatividade: distinção entre ilusão, fantasia e criatividade primária
    • Brincar, os objetos e o espaço transicional

    C

    • Conclusão
    • Contextualizando a defesa como processo criativo
    • Continuidade do ser. Preocupação materna primária e experiência de mutualidade: construindo a continuidade do ser
    • Criatividade como proposição universal
    • Criatividade primária. O "berço" da criatividade: distinção entre ilusão, fantasia e criatividade primária
    • Criatividade. Contextualizando a defesa como processo criativo
    • Criatividade. Processo criativo em termos de sublimação
    • Criatividade. Sublimação. Por outra perspectiva da criatividade

    D

    • Defesa à modalidade defensiva: sublimação
    • Defesa. Contextualizando a defesa como processo criativo
    • Defesa. Incerteza entre recalque e defesa: uma apreensão mais detalhada
    • Destrutividade. Sublimação em seu viés destrutivo

    E

    • Espaço transacional. Brincar, osobjetos e o espaço transicional

    F

    • Fantasia. O "berço" da criatividade: distinção entre ilusão, fantasia e criatividade primária
    • Formação reativa. Incerteza entresublimação e formação reativa

    I

    • Ilusão. O "berço" da criatividade: distinção entre ilusão, fantasia e criatividade primária
    • Incerteza entre recalque e defesa: uma apreensão mais detalhada
    • Incerteza entre sublimaçãoe formação reativa
    • Introdução

    M

    • Maternidade. Preocupação materna primária e experiência de mutualidade: construindo a continuidade do ser
    • Mutualidade. Preocupação materna primária e experiência de mutualidade: construindo a continuidade do ser

    O

    • Objeto. Brincar, os objetos e o espaço transicional

    P

    • Pensamento. Sobre o processo de pensamento
    • Perversão. Sublimação: nem perversão nem recalcamento
    • Preocupação materna primária e experiência de mutualidade: construindo a continuidade do ser
    • Processo criativo em termos de sublimação
    • Processo criativo. Contextualizando a defesa como processo criativo
    • Proposição universal.Criatividade como proposição universal

    R

    • Recalque. Incerteza entre recalque e defesa: uma apreensão mais detalhada
    • Recalque. Sublimação: nem perversão nem recalcamento
    • Referências
    • Representação. Sobre o processo de pensamento

    S

    • Satisfação pulsional. Incerteza entre recalque e defesa: uma apreensão mais detalhada
    • Ser. Preocupação materna primáriae experiência de mutualidade: construindo a continuidade do ser
    • Sobre o processo de pensamento
    • Sublimação em seu viés destrutivo
    • Sublimação. Defesa à modalidade defensiva: sublimação
    • Sublimação. Incerteza entre sublimação e formaçãoreativa
    • Sublimação. Processo criativo em termos de sublimação
    • Sublimação: nem perversão nem recalcamento
    • Sublimação: primeiras acepções

    V

    • Viver criativo. Brincar, os objetos e o espaço transicional

    W

    • Winnicott. Criatividade. Um breve histórico
    • Winnicott. Por outra perspectiva da criatividade