Capa do livro: Internacionalização de Empresas Brasileiras - Teoria e Experiências, Armando João Dalla Costa

Internacionalização de Empresas Brasileiras - Teoria e Experiências

Armando João Dalla Costa

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Armando João Dalla Costa

    ISBN: 978853623469-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 197grs.

    Número de páginas: 166

    Publicado em: 12/09/2011

    Área(s): Administração

    Sinopse

    Neste Volume:

    Introdução;
    Armando João Dalla Costa | Junior Ruiz Garcia

    I - A Internacionalização de Empresas: Considerações Teóricas;
    Armando João Dalla Costa | Junior Ruiz Garcia

    II - PETROBRAS e sua Experiência de Internacionalização;
    Armando João Dalla Costa

    III - A Gerdau e a Internacionalização da Indústria Brasileira do Aço;
    Armando João Dalla Costa | Felipe Athia

    IV - A Vale e sua Trajetória no Mercado Internacional;
    Armando João Dalla Costa

    V - O Processo de Crescimento e Internacionalização das Companhias Marcopolo e Randon;
    Armando João Dalla Costa | Elson Rodrigo de Souza-Santos

    VI - A Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig.
    Armando João Dalla Costa

    Autor(es)

    Armando João Dalla Costa é Doutor em História Econômica pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e Pós-Doutor em Economia pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França; Mestre em História Econômica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção – UniFai, São Paulo; Professor adjunto no Departamento de Economia e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná. Publicou mais de 40 artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Autor, coautor e/ou organizador de 6 livros. Foi Fundador e é o líder do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial; Coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná – Gestão 2008-2010. Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores em História Econômica – Gestão 2009-2011; Coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico da UFPR – Gestão 2010-2012.

    COLABORADORES:

    Elson Rodrigo de Souza-Santos é Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, 2011; Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, 2008; Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial.

    Felipe Athia é Mestrando em Economia na Bocconi University (Milão, Itália); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, 2010; Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial.

    Junior Ruiz Garcia é Doutorando em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Desenvolvimento Econômico Agrário e Agrícola pela Unicamp, 2007 e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, 2005. Bolsista de doutorado do Centro Internacional Celso Furtado; Professor dos cursos de Administração e de Ciências Econômicas das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil; Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial do Departamento de Economia da UFPR.

    Sumário

    INTRODUÇÃO Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia

    I - A Internacionalização de Empresas: Considerações Teóricas Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia

    II - Petrobras e sua Experiência de Internacionalização Armando Dalla Costa

    III - A Gerdau e a Internacionalização da Indústria Brasileira do Aço Armando Dalla Costa e Felipe Athia

    IV - A Vale e sua Trajetória no Mercado Internacional Armando Dalla Costa

    V - O Processo de Crescimento e Internacionalização das Companhias Marcopolo e Randon Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Santos

    VI - A Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foo ds e Marfrig Armando Dalla Costa

    Índice alfabético

    A

    • A internacionalização de empresas: considerações teóricas. Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. A Vale e sua internacionalização. Décadas de 1940 e 1950
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Armando Dalla Costa
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Considerações finais
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Décadas de 1960/80. Integração e avanço na internacionalização .
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Introdução
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Período recente (1990/2000). Privatização e expansão internacional
    • A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Referências
    • Abordagem comportamental da internacionalização .
    • Abordagem econômica da internacionalização .
    • Aquisição. JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig : aquisições, fusões e mercado mundial
    • Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Sant os. O processo de crescimento e internacionalização das companhias. M arcopolo e Randon
    • Armando Dalla Costa e Felipe Athia. Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço
    • Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia. A internacionalização de empresas: considerações teóricas .
    • Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia. Introdução
    • Armando Dalla Costa. A Vale e sua trajetória no mercado internacional
    • Armando Dalla Costa. Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig
    • Armando Dalla Costa. Petrobras e sua experiênciade internacionalização

    B

    • BNDES. Papel do BNDES no financiamento da interna cionalização de empresas brasileiras
    • BRF Brasil Foods: início e desenvolvimento no mercado interno e externo
    • BRF-Brasil Foods. Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Armando Dalla Costa
    • Braspetro e o início da internacionalização da Petrobras

    C

    • Crescimento. Marcopolo e Randon: Trajetórias distintas de crescimento e internacionalização .

    D

    • Distância psicológica da internacionalização da firma

    E

    • Elson Rodrigo de Souza-Santos e Armando Dalla Costa. O processo de crescimento e internacionalização das companhias. Marcopolo e Randon
    • Empresa. A internacionalização de empresas: considerações teóricas. Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia
    • Empresa. Estabelecimento de uma corrente de relacionamentos: os estágios da internacionalização das firmas .
    • Estabelecimento de uma corrente de relacionamentos: os estágios da internacionalização das firmas .
    • Estratégia dos três grupos: atuação em bovinos, suínos, aves e forte internacionalização .

    F

    • Felipe Athia e Armando Dalla Costa. Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço
    • Financiamento. Papel do BNDES no financiamento da internacionalização de empresas brasileiras
    • Fusão. JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig: aquisições, fusões e mercado mundial

    G

    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. A Gerdau no Brasil: um panorama do período 1901-2010
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Armando Dalla Costa e Felipe Athia
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. As origens e a expansão do Grupo (1901-1980) .
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Considerações finais .
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Introdução
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. O início: Uruguai, Canadá, Chile e Argentina
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. O Modelo Uppsala e o empreendedorismo internacional da Gerdau
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Os Estados Unidos: o motor da expansão internacional .
    • Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Referências
    • Grupo Gerdau no Brasil entre 1980 e 2010 .

    I

    • Indústria do aço. Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Armando Dalla Costa e Felipe Athia .
    • Internacionalização de empresas. Uma perspectiva teórica
    • Internacionalização de empresas: considerações teóricas. Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia
    • Internacionalização de empresas: considerações teóricas. Considerações finais
    • Internacionalização de empresas: considerações teóricas. Introdução
    • Internacionalização de empresas: considerações teóricas. Referências
    • Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Armando Dalla Costa
    • Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Considerações finais .
    • Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Introdução .
    • Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Referências
    • Internacionalização do Grupo Gerdau .
    • Internacionalização. Abordagem comportamental .
    • Internacionalização. Abordagem econômica .
    • Internacionalização. Distância psicológica da internacionalização da firma
    • Internacionalização. Gerdau e a internacionalização da indústria brasileira do aço. Armando Dalla Costa e Felipe Athia .
    • Internacionalização. Introdução. Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia
    • Internacionalização. Marcopolo e Randon: Trajetórias distintas de crescimento e internacionalização .
    • Internacionalização. O processo de crescimento e internacionalização das companhias. Marcopolo e Randon. Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Santos
    • Internacionalização. Petrobras e sua experiência de internacionalização. Armando Dalla Costa
    • Internacionalização. Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Crescimento e Internacionalização da Ma rcopolo
    • Introdução. Armando Dalla Costa e Junior Ruiz Garcia

    J

    • JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig: aquisições, fusões e mercado mundial
    • JBS-Friboi. Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Armando Dalla Costa
    • Junior Ruiz Garcia e Armando Dalla Costa. A internacionalização de empresas: considerações teóricas
    • Junior Ruiz Garcia e Armando Dalla Costa. Introdução

    M

    • Marcopolo e Randon: Trajetórias distintas de crescimento e internacionalização .
    • Marcopolo. O processo de crescimento e internacionalização das companhias. Marcopolo e Randon. Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Santos
    • Marcopolo. Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Crescimento e Internacionalização da Marcopo lo
    • Marfrig. Internacionalização de JBS-Friboi, BRF-Brasil Foods e Marfrig. Armando Dalla Costa
    • Marfrig: início e desenvolvimento no mercado interno e externo
    • Mecanismos para a internacionalização da firma .
    • Mercado internacional. A Vale e sua trajetória no mercado internacional. Armando Dalla Costa
    • Mercado interno e externo. JBS-FRIBOI: Início e desenvolvimento no mercado interno e externo

    O

    • O processo de crescimento e internacionalização das companhias. Marcopolo e Randon. Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Santos

    P

    • Papel do BNDES no financiamento da internacionalização de empresas brasileiras
    • Paradigma eclético e a internacionalização da Gerdau
    • Petrobrás e sua experiência de internacionalização. Petrobras: do primeiro poço à autossuficiência de petróleo no Brasil .
    • Petrobras e sua experiência de internacionalização. Armando Dalla Costa
    • Petrobras e sua experiência de internacionalização. Considerações finais
    • Petrobras e sua experiência de internacionalização. Introdução
    • Petrobras e sua experiência de internacionalização. Referências
    • Petrobras Internacional na África .
    • Petrobras Internacional na Eurásia
    • Petrobras internacional na primeira década de 2000 e perspectivas
    • Petrobras internacional nas Américas
    • Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Crescimento e Internacionalização da Marcopolo .
    • Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Crescimento e internacionalização da Randon .
    • Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Introdução .
    • Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Marcopolo e Randon. Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Santos
    • Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Referências
    • Psicologia. Distância psicológica da internacionalização da firma

    R

    • Randon e Marcopolo: Trajetórias distintas de crescimento e internacionalização .
    • Randon. O processo de crescimento e internacionalização das companhias. Marcopolo e Randon. Armando Dalla Costa e Elson Rodrigo de Souza-Santos
    • Randon. Processo de crescimento e internacionalização das companhias. Crescimento e internacionalização da Randon .
    • Relacionamento. Estabelecimento de uma corrente d e relacionamentos: os estágios da internacionalização das firmas