Capa do livro: Mulher, A - Na Visão Humanística de Coelho Neto - Semeando Livros - 2ª Edição, Organizador: Eulálio de Oliveira Leandro

Mulher, A - Na Visão Humanística de Coelho Neto - Semeando Livros

2ª Edição Organizador: Eulálio de Oliveira Leandro

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizador: Eulálio de Oliveira Leandro

    ISBN v. impressa: 978853623586-8

    ISBN v. digital: 978853627160-6

    Edição/Tiragem: 2ª Edição

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 207grs.

    Número de páginas: 156

    Publicado em: 15/12/2011

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Durante milênios tristes a mulher, se não era escrava, contava tanto como uma estátua da qual apenas se distinguia por ter vida. Ser intil, valia apenas para beleza. O Cristianismo levantou-a da posição humilde, a poesia celebrou-a, a Cavalaria heroica defendeu-a e, por fim, ela própria, descendo do pedestal onde jazia inerte, reclamou o seu lugar no convívio humano e, desde logo, abriu-se em todo o mundo uma claridade nova. A mulher é a flor da civilização. Sem ela a Vida seria triste, escura, só de egoísmo e luta, sem beleza e sem ternura. Ela é que anima o lar e dá encanto à sociedade.

    Autor(es)

    Eulálio de Oliveira Leandro - Historiador e Professor da rede pblica do Estado do Maranhão, nasceu ao final dos anos 50, em Bom Princípio – no município de Brejo (MA). Teve como sua primeira professora Ana Almeida, em Chapadinha (MA), onde foi alicerçada sua formação humanista-cristã. Em São Luís estudou no Grupo Escolar Governador Matos Carvalho e nos colégios Luís Viana e Nina Rodrigues. Nesta última escola, de propriedade do poeta Carlos Cunha, o ambiente literário possibilitou ao historiador os primeiros contatos com o mundo das letras, quando acompanhava o poeta à Academia Maranhense de Letras. Foi aluno da tradicional “Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará” e teve sua formação militar concluída a bordo dos navios de guerra da Marinha do Brasil. De volta ao Maranhão, juntou-se ao grupo do “Canto do Protesto”, que tinha como líder maior o poeta José do Nascimento Moraes Filho, local onde o nome do prosador Coelho Neto era familiar nas discussões políticas. Foi nesse contexto que germinou o gosto e a tentativa de resgatar o escritor e ecologista Henrique Maximiano Coelho Neto. É autor do trabalho acadêmico intitulado “Coelho Neto e a Ecologia. Com esse trabalho, o historiador resgatou o esquecido escritor Coelho Neto como o ecologista mais fecundo da sua época. Na Universidade Federal do Maranhão teve a oportunidade de ter professores que o induziram à pesquisa e que influenciaram profundamente na sua formação humanista. A primeira iniciativa de formar leitores da literatura coelhonetiana foi com a publicação dos textos intitulados “O exercício da cidadania no pensamento de Coelho Neto”, seguindo com “Educação Ambiental no Pensamento de Coelho Neto”, “Coelho Neto e a Ecologia no Brasil (1898 a 1928) e, atualmente, O Negro na Obra de Coelho Neto. Eulálio Leandro tem-se dedicado, ao longo dos anos, a estudos de temas diversos abordados por Coelho Neto, tais como o negro, a ecologia, a cidadania e outros relacionados à problemática social e políticas brasileiras. São também de sua autoria: “Por Trás da Toga” e “A Marinha e as Camadas Populares”.

    Sumário

    Humanitas

    Discurso no Jubileu da Atriz Apolônia Pinto - No Teatro Municipal, a 03.11.1925

    Precocidade

    A Mais Bela Mulher Brasileira

    A Morte de Cleópatra

    Moema (Diante da Escultura de Rodolpho Bernardelli)

    Oração de Paraninfo - Pronunciada no Colégio Piracicabano (Piracicaba) em 23.11.1925

    A Princesa Cega

    Sóror Fábia

    A Professora

    A Operária

    Heroínas

    A Enfermeira

    Uma Artista

    Às Mães Negras

    Mãe

    Mãe Preta

    Mães e Filhos

    Mães que Matam

    As Duas Mães

    O Dia das Mães

    Palavras de Maria

    O Primeiro Leite

    Eva

    Trenós da Madalena

    Musa Perene

    Passionária

    Sóror Harmonia (Narrativa de um Sargento)

    Dote

    Puberdade

    Confidências

    Depois do Baile

    Amante

    Amor

    Frineia

    Notas Biográficas

    Referências Bibliográficas de Henrique Maximiano Coelho Neto

    Sobre o Autor

    Agradecimentos