Capa do livro: Crianças com Necessidades Especiais - Importância da Intervenção Essencial para o Desenvolvimento Emocional e Afetivo, Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz, Ellen Aparecida dos Reis Santos e Danielle Assis de Souza

Crianças com Necessidades Especiais - Importância da Intervenção Essencial para o Desenvolvimento Emocional e Afetivo

Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz, Ellen Aparecida dos Reis Santos e Danielle Assis de Souza

    Preço

    por R$ 67,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz, Ellen Aparecida dos Reis Santos e Danielle Assis de Souza

    ISBN v. impressa: 978853623815-9

    ISBN v. digital: 978853627264-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 207grs.

    Número de páginas: 114

    Publicado em: 04/06/2012

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O presente livro ressalta a importância da Intervenção Essencial para o desenvolvimento emocional e afetivo das Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs), consideradas duplamente especiais. A prática clínica desenvolvida pelas autoras com crianças especiais demonstrou a importância do trabalho conjunto de escuta com os pais, no sentido de diminuir suas angústias e inseguranças, ajudando, assim, no desenvolvimento de seus filhos.

    A obra, que evidencia a necessidade de mais estímulos dos potenciais das crianças especiais, proporcionada pela Intervenção Essencial, é instrumento de pesquisa indispensável para pais, professores e demais pessoas que possam, direta ou indiretamente, fazer parte do cotidiano dessas crianças duplamente especiais.

    Autor(es)

    Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz - Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia na área de concentração Psicanálise (CES/JF). Professora titular do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Supervisora de Estágio Básico e Específico do CES/JF. Didata em Psicanálise da Sobrap - Regional de Juiz de Fora. Didata em Psicanálise da Criança da Sobrap - Regional de Juiz de Fora. Presidente da Sobrap - Regional de Juiz de Fora (2009 a 2012).

    Ellen Aparecida dos Reis Santos - Pós-graduada em Psicologia Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; graduada e licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF). Técnica Perito em Psicologia do Trânsito. Atua nas áreas de psicologia do trânsito, psicologia clínica e psicoterapia domiciliar.

    Danielle Assis de Souza - Pós-graduada em Psicanálise pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; graduada e licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF. Atua na área de Psicologia Clínica e Pessoas com Necessidades Especiais.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    CAPÍTULO I

    BREVE HISTÓRICO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DE CRIANÇAS ESPECIAIS

    CAPÍTULO II

    A ANGÚSTIA DA PERDA DO FILHO IDEALIZADO

    CAPÍTULO III

    O BRINCAR ESSENCIAL

    CAPÍTULO IV

    A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM

    CAPÍTULO V

    ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE)

    Atividades de orientação espacial

    Atividades das funções intelectuais

    Apêndice

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO: A INTERVENÇÃO ESSENCIAL

    Índice alfabético

    A

    • A importância do tratamento: a intervenção essencial. Considerações finais
    • Angústia da perda do filho idealizado
    • Apêndice
    • Atividades das funções intelectuais
    • Atividades de intervenção essencial para o desenvolvimento intelectual da pessoa com necessidades especiais (PNE)
    • Atividades de orientação espacial
    • Autoimagem. Construção da autoimagem

    B

    • Breve histórico do núcleo de estudose pesquisa de crianças especiais
    • Brincar essencial

    C

    • Considerações finais. A importânciado tratamento: a intervenção essencial
    • Construção da autoimagem
    • Crianças especiais. Breve históricodo núcleo de estudos e pesquisa de crianças especiais

    D

    • Desenvolvimento intelectual. Atividades de intervenção essencial para o desenvolvimento intelectual da pessoa com necessidades especiais (PNE)

    E

    • Estudos. Breve histórico do núcleo de estudos e pesquisa de crianças especiais
    • Expectativa. Angústia da perda do filho idealizado

    F

    • Filho idealizado. Angústia daperda do filho idealizado
    • Funções intelectuais. Atividades das funções intelectuais

    H

    • Histórico. Breve histórico do núcleo de estudos e pesquisa de crianças especiais

    I

    • Idealização. Angústia da perda do filho idealizado
    • Intervenção essencial. A importância do tratamento: a intervenção essencial. Considerações finais
    • Intervenção essencial. Atividades de intervenção essencial para o desenvolvimento intelectual da pessoa com necessidades especiais (PNE)
    • Introdução

    N

    • Necessidades especiais. Atividades de intervenção essencial para o desenvolvimento intelectual da pessoa com necessidades especiais (PNE)

    O

    • Orientação espacial. Atividades

    P

    • Pesquisa. Breve histórico do núcleo de estudos e pesquisa de crianças especiais
    • PNE. Atividades de intervenção essencial para o desenvolvimento intelectual da pessoa com necessidades especiais (PNE)