Capa do livro: Neurose Traumática - Fundamentos e Destinos, Gabriela Maldonado Borges

Neurose Traumática - Fundamentos e Destinos

Gabriela Maldonado Borges

    Preço

    por R$ 84,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Gabriela Maldonado Borges

    ISBN v. impressa: 978853623791-6

    ISBN v. digital: 978853627582-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 287grs.

    Número de páginas: 172

    Publicado em: 05/06/2012

    Área(s): Psicologia - Psicanálise

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O objetivo central desta obra é aprofundar a compreensão da Neurose Traumática, situando a sua origem e identificando as suas bases psíquicas. O conceito de trauma possui especial destaque no presente estudo, cuja referência teórica fundamental é a teoria freudiana, particularmente o modelo do segundo dualismo pulsional. A partir dele são destacadas a ideia de uma pulsão sem representação e a de uma situação de passividade radical do ego ante a invasão de um pulsional mortífero. A questão dos destinos psíquicos dos elementos "irrepresentáveis" é elaborada através de uma apreciação da teoria freudiana da memória, no interior da qual buscamos traçar uma articulação entre as noções de a posteriori e de compulsão à repetição. Esta articulação é construída por meio da análise, dentre vários outros tópicos, de uma das vicissitudes mais características da "memória" traumática: o sonho traumático.
    O desenvolvimento apresentado nesse estudo busca sublinhar o papel essencial da dimensão de alteridade nos processos envolvidos na neurose traumática - alteridade tanto interna, quanto externa. Procuramos demonstrar que a atividade de endereçar um testemunho sobre o vivido traumático a alguém revela-se fundamental, por abrir uma possibilidade de representação do "indizível" traumático. Paradoxalmente, estes elementos clivados insistem em "dizer-se", o que se configura como possibilidade de preservação da qualidade da vida psíquica.

    Autor(es)

    Gabriela Maldonado Borges é Psicóloga Clínica (UFRJ); Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ); Mestre em Psicologia Clínica (PUC/RJ) e Especialista em Psicanálise (CEPCOP).