Capa do livro: Estilhaços do Real - O Ensino da Administração em uma Perspectiva Benjaminiana, Ana Paula Paes de Paula

Estilhaços do Real - O Ensino da Administração em uma Perspectiva Benjaminiana

Ana Paula Paes de Paula

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ana Paula Paes de Paula

    ISBN: 978853623823-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 290grs.

    Número de páginas: 138

    Publicado em: 27/06/2012

    Área(s): Administração

    Sinopse

    Este livro faz uma análise do ensino de Administração a partir de uma perspectiva benjaminiana. Para isto, recorre ao conceito de experiência (Erfahrung), que é central no pensamento de Walter Benjamin, demonstrando o quanto este se vincula ao conceito de formação (Bildung), bastante explorado pela Escola de Frankfurt. É também evidente a proximidade com o pensamento da epistemologia freudiana, que considera que os fenômenos podem ser "isto" e "aquilo" ao mesmo tempo, coexistindo na contradição. Esta é a chave para a conclusão do trabalho, que aponta o caráter dual do ensino da Administração, quando este é considerado a partir do ponto de vista dos sujeitos, ou seja, daqueles que realizam e são alvos desse ensino. A questão fundamental foi evidenciar que apesar do contexto de alienação, os indivíduos por vezes trazem para o seu consciente elementos que recalcam ou são reprimidos pela sociedade, abrindo assim uma "brecha" para a mudança.

     

    O curso de administração de empresas é o mais procurado por estudantes em nosso país. Os números de alunos, professores e instituições são impressionantes. Em Estilhaços do Real, Ana Paula Paes de Paula faz uma análise crítica desse ensino no Brasil. Dona de um pensamento crítico, refinado e aguçado, Ana Paula Paes de Paula, fundamentada em Walter Benjamin, mostra as vicissitudes e problemas na forma como ensinamos administração de empresas. Não se limita apenas a uma crítica, mas oferece também alternativas. O livro que você segura em suas mãos lhe fará pensar para construir um mundo melhor.

    Rafael Alcadipani da Silveira - Professor da EAESP-FGV

    Autor(es)

    Ana Paula Paes de Paula é Pós-Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV); Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - IFCH - Unicamp; Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV); Graduada em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP); Professora e Pesquisadora do Centro de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD-FACE/UFMG). Publicou as seguintes obras: Por uma Nova Gestão Pública, 2005, Editora da FGV; Teoria Crítica nas Organizações, 2008, Editora Thomson Learning.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Parte I - EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO EM WALTER BENJAMIN

    Teoria Crítica e Formação

    A Experiência em Benjamin

    Experiência Aurática e Experiência Formativa

    Experiência Formativa e Mímesis

    Mímesis Regressiva e Razão Instrumental

    Indústria Cultural e Formação

    Considerações Acerca da Questão Metodológica

    Parte II - ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO: DA CATÁSTROFE AO SONHO

    Um Breve Preâmbulo: Verdade ou Mentira?

    A Tragédia Anunciada da Semiformação

    Ensino da Administração, Indústria Cultural e a Ressignificação da Gestão

    A Pesquisa Deformada e a Elaboração Micrológica

    Uma Imagem Dialética no Ensino da Administração

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    ANEXOS

    Índice alfabético

    A

    • Administração. Ensino da administração, indústria cultural e a ressignificação da gestão
    • Administração. Ensino da administração: da catástrofe ao sonho
    • Administração. Uma imagem dialética no ensino da administração
    • Anexos
    • Aura. Experiência auráticae experiência formativa

    C

    • Considerações acerca da questão metodológica
    • Considerações finais
    • Cultura. Indústriacultural e formação

    D

    • Dialética. Uma imagem dialéticano ensino da administração

    E

    • Elaboração micrológica. Pesquisa deformada e a elaboração micrológica
    • Ensino da administração, indústria cultural e a ressignificação da gestão
    • Ensino da administração: da catástrofe ao sonho
    • Ensino. Uma imagem dialética noensino da administração
    • Experiência aurática e xperiência formativa
    • Experiência e formaçãoem Walter Benjamin
    • Experiência em Benjamin
    • Experiência formativa emímesis
    • Experiência.Mímesis regressiva e razão instrumental

    F

    • Formação e experiênciaem Walter Benjamin
    • Formação. Experiência auráticae experiência formativa
    • Formação. Experiência formativa emímesis
    • Formação. Indústriacultural e formação
    • Formação. Tragédia anunciada da semiformação
    • Formação. Um breve preâmbulo: verdade ou mentira?

    G

    • Gestão. Ensino da administração,indústria cultural e a ressignificação da gestão

    I

    • Indústria cultural e formação
    • Indústria cultural. Ensino da administração, indústria cultural e a ressignificação da gestão
    • Introdução

    M

    • Metodologia. Considerações acerca da questão metodológica
    • Mímesis. Experiência formativa e mímesis

    P

    • Pesquisa deformada e a elaboração micrológica

    R

    • Razão instrumental.Mímesis regressiva e razão instrumental
    • Referências

    T

    • Tragédia anunciada da semiformação

    U

    • Uma imagem dialética no ensino da administração

    W

    • Walter Benjamin. Experiência e formação em Walter Benjamin
    • Walter Benjamin. Experiência em Benjamin
    • Walter Benjamin. Teoria crítica eformação