Capa do livro: Gestalt-Terapia - Cuidando de Crianças – Teoria e Arte, Sheila Maria da Rocha Antony

Gestalt-Terapia - Cuidando de Crianças – Teoria e Arte

Sheila Maria da Rocha Antony

    Preço

    por R$ 57,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Sheila Maria da Rocha Antony

    ISBN v. impressa: 978853623939-2

    ISBN v. digital: 978853627347-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 145grs.

    Número de páginas: 90

    Publicado em: 17/09/2012

    Área(s): Psicologia - Gestalt-Terapia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Este livro trata da complexidade do processo psico-terapêutico que abrange o encontro de subjetividades do terapeuta e da criança. A experiência clínica mostra que a criança precisa de amor, respeito, aceitação e limites. Quando as instruções, repreensões e críticas dos pais têm uma finalidade educativa construtiva e soam como justas, certamente irão contribuir para a formação da autoconfiança e de uma saudável autoestima, responsáveis pelo respeito a si próprio que se estende ao respeito à vida alheia e ao reconhecimento da importância do outro em sua vida.

    A escolha pela Gestalt como terapia criativa possibilita que se veja a criança como um todo a ser desvelado, por investir na exploração dos seus dons e qualidades, por incentivar o terapeuta a mostrar-se em sua pessoalidade única e trazer toda sua experiência de vida e potencial humano para dentro do cenário terapêutico, com total permissão para criar oportunidades e inventar experimentos, atividades, materiais que levem a criança a um processo integrador de crescimento.

    O verbo cuidar, escolha para compor o título do livro, tem como finalidade apresentar a teoria da Gestalt-terapia na clínica com crianças e a figura do psicoterapeuta como o principal instrumento no emprego das técnicas que transformam a sua práxis em arte.

     

    Autor(es)

    Sheila Maria da Rocha Antony é Especialista em Psicologia Clínica com formação em Gestalt Terapia. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) com a dissertação A criança hiperativa como uma totalidade em ação: uma visão gestáltica segundo a teoria do ciclo do contato. Psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), lotada no Centro de Orientação Médico Psico-Pedagógico - COMPP, desde 1990, onde é coordenadora do Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Membro fundador e docente do Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília (IGTB), sendo orientadora de trabalho de conclusão de curso (TCC), supervisora de estágio e atual coordenadora de cursos de extensão do curso de especialização. Ministrante do curso Gestalt-Terapia com crianças: a teoria e a arte do gestalt terapeuta, com carga horária de 60 horas, desde 2007. Organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento, publicado em 2010, pela Editora Summus.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    I - A GESTALT-TERAPIA: SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS

    1.1 Autorregulação e ajustamento criativo

    1.2 Contato (o ser de relação)

    1.3 Awareness e consciência

    1.4 Campo e subjetividade

    II - BRINCANDO E CONSTITUINDO O ´EU´

    III - A CRIANÇA EM TERAPIA

    3.1 O método fenomenológico: conhecendo o ser em situação

    IV - O PSICOTERAPEUTA EM CENA

    4.1 A presença do terapeuta

    V - O VALOR DAS TÉCNICAS COMO EXPERIMENTO

    5.1 As técnicas

    5.1.1 Expressivas

    5.1.2 Projetivas

    5.1.3 Integrativas

    VI - A ARTE NA TERAPIA

    6.1 Brincando com os fantoches

    6.1.1 Exemplo clínico

    6.2 Manuseando a argila

    6.2.1 Exemplo clínico

    6.3 Trabalhando com a caixa de areia

    6.3.1 Exemplo clínico

    VII - CUIDAR É ESSENCIAL

    7.1 De pais para filhos

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Ajustamento criativo Autorregulação e ajustamento criativo
    • Argila Manuseando a argila
    • Arte na terapia
    • Arte Brincando com os fantoches
    • Arte Manuseando a argila
    • Autorregulação e ajustamento criativo
    • Awareness e consciência

    B

    • Brincando com os fantoches
    • Brincando e constituindo o "eu"

    C

    • Caixa de areia Trabalhando com a caixa de areia
    • Campo e subjetividade
    • Conceito Gestalt-terapia: seus principais conceitos
    • Consciência Awareness e consciência
    • Construindo o "eu" Brincando e constituindo o "eu"
    • Contato (o ser de relação)
    • Criança em terapia
    • Cuidar é essencial
    • Cuidar é essencial De pais para filhos
    • "Eu" Brincando e constituindo o "eu"

    E

    • Experimento Valor das técnicas como experimento

    F

    • Fantoches Brincando com os fantoches
    • Fenomenologia Método fenomenológico: conhecendo o ser em situação

    G

    • Gestalt-terapia Awareness e consciência
    • Gestalt-terapia Valor das técnicas como experimento
    • Gestalt-terapia: seus principais conceitos

    I

    • Intersubjetividade Campo e subjetividade
    • Introdução

    M

    • Manuseando a argila
    • Método fenomenológico: conhecendo o ser em situação

    P

    • Presença do terapeuta
    • Processo terapêutico Gestalt-terapia: seus principais conceitos
    • Psicoterapeuta em cena
    • Psicoterapia Presença do terapeuta

    R

    • Referências
    • Regulação Autorregulação e ajustamento criativo
    • Relação Contato (o ser de relação)

    S

    • Ser Contato (o ser de relação)
    • Ser Método fenomenológico: conhecendo o ser em situação
    • Subjetividade Campo e subjetividade

    T

    • Técnica Expressivas
    • Técnica Integrativas
    • Técnica Projetivas
    • Técnicas
    • Terapeuta Presença do terapeuta
    • Terapia Arte na terapia
    • Terapia Brincando com os fantoches
    • Terapia Brincando com os fantoches Exemplo clínico
    • Terapia Criança em terapia
    • Terapia Gestalt-terapia: seus principais conceitos
    • Terapia Manuseando a argila
    • Terapia Manuseando a argila Exemplo clínico
    • Terapia Trabalhando com a caixa de areia
    • Terapia Trabalhando com a caixa de areia Exemplo cínico
    • Terapia Valor das técnicas como experimento
    • Totalidade Gestalt-terapia: seus principais conceitos
    • Trabalhando com a caixa de areia