Capa do livro: Ética e Educação - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica – Coordenada por Geraldo Balduíno Horn, J. M. de Barros Dias

Ética e Educação - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica – Coordenada por Geraldo Balduíno Horn

J. M. de Barros Dias

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: J. M. de Barros Dias

    ISBN v. impressa: 978853624032-9

    ISBN v. digital: 978853626414-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 135grs.

    Número de páginas: 84

    Publicado em: 09/01/2013

    Área(s): Filosofia

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Ética e Educação é um livro que, à partida, tem um público-alvo definido. É ele o conjunto de alunos que frequentam Cursos que dão acesso à docência e, também, a quantos se interessem pela Ética e pela Educação. O livro propõe uma análise que passa pelo aspecto conceitual e histórico, com abordagem das principais áreas disciplinares que estudam e trabalham com os temas propostos. Ao focar a ligação, que deve existir entre a Ética e a Educação, foram consideradas as correntes que, em nossos dias, mais têm cativado o interesse dos docentes quando toca à promoção dos valores. A estrutura triádica de Ética e Educação, composta por exposição, documento e texto, almeja fazer com que cada um tenha a possibilidade de, em si próprio e no mundo em que vive, descobrir o valor que há nos atos morais, refletindo sobre eles: é a pessoa, para além do aluno, quem decidirá acerca do justo ou do injusto de determinado comportamento ou acontecimento vivenciado no mundo atual. Boa Leitura!

    Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica

    Com mais de 2.600 anos de existência, a Filosofia é compreendida como um saber considerado rigoroso, profundo, criativo e crítico que se realiza por meio de reflexões e argumentações sistemáticas. Seu ponto de partida são os grandes problemas existenciais, sociais e políticos enfrentados pela humanidade em todos os tempos e lugares. Busca, a partir de diferentes olhares e perspectivas epistemológicas, entender o modo como os homens enfrentaram e enfrentam a produção de sua existência ao longo da história. Nesse sentido, a coleção Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica atende tanto estudantes como professores e os leitores que procuram na filosofia respostas de certas indagações que ainda não conseguiram responder. Nessa busca por respostas, logo serápossível perceber que indagar é mais importante que responder de maneira taxativa, mas cada um perceberá também que é preciso ficar atento, pois não basta só perguntar, problematizar, é necessário encontrar respostas consistentes em relação aos problemas levantados. É isso que os filósofos normalmente fazem em suas reflexões e sistematizações conceituais e é isso que você encontrará ao ler e estudar os temas apresentados nessa Coleção. O principal objetivo da Coleção é apresentar e divulgar obras de natureza filosófica, bem como obras que estabelecem interface entre a Filosofia e a Educação. Cada obra é selecionada considerando sempre sua importância do ponto de vista da contribuição à formação de sujeitos criativos, autônomos e éticos; sujeitos que se dedicam ao pensamento sistemático e cuidadoso como forma de resistir às práticas sociais determinadas pelo modus vivendi hegemônico da sociedade contemporânea, compreendidas, na maioria das vezes, como nicas e verdadeiras.

    Autor(es)

    J. M. de Barros Dias é Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Professor Associado da Universidade de Évora, instituição onde leciona desde 1987. Desenvolve atividade profissional no Brasil e em Portugal. Pesquisa temas de Ética e Filosofia Política, Filosofia e Cultura Portuguesas e Filosofia da Educação.

    Geraldo Balduíno Horn - Coordenador da Bilblioteca de Filosofia e Educação Filosófica 

    Doutor em Filosofia da Educação pela FEUSP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Filosofia Antropológica e Graduado em Filosofia (UFPR). Coordenador do Ncleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia - (NESEF/UFPR). É professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia da UFPR e do curso de Mestrado e Doutorado em Educação. Linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino. Tem vários trabalhos publicados.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 - O OBJETO DA ÉTICA

    1.1 Definição da Ética

    1.1.1 A Ética como reflexão, influenciada pela Ciência

    1.1.2 A Ética como Ciência

    1.2 Problemas Morais e Problemas Éticos

    1.3 O Campo da Ética

    1.4 Ética e Filosofia

    1.5 A Ética e as Ciências Humanas e Sociais

    2 - PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA

    2.1 A Consciência Moral e o Mundo

    2.2 Natureza da Ética. Fundamentação das Normas Morais

    2.3 Moral e História: o Sentido do Progresso Moral

    2.4 A Ética como Crítica das Ideologias

    3 - ÉTICA E EDUCAÇÃO

    3.1 Relações entre a Moral e a Educação

    3.1.1 Diferentes perspectivas da educação moral

    3.1.2 O Modelo de Clarificação dos Valores

    3.1.3 A Educação para o Desenvolvimento Moral

    3.1.4 Modelo Integrado para a Clarificação dos Valores

    3.1.5 A Educação nas Virtudes Morais

    3.1.6 Síntes e conclusiva

    3.2 O Que é a Deontologia

    3.2.1 Código de direitos e deveres no âmbito concreto de ação profissional

    3.2.2 Reflexão crítica sobreo código deontológico

    3.2.3 Reflexão dinâmica sobre o código deontológico

    3.2.4 Procedimento moral concreto no âmbito delimitado

    3.3 O Que Entender por Deontologia Educacional

    3.3.1 Deontologia dos educadores

    3.3.2 Deontologia dos pais e de outros agentes educativos

    3.3.3 Deontologia dos educandos

    3.3.4 Deontologia dos administradores da educação e dos políticos da educação

    3.3.5 Comunicação social e deontologia educacional

    3.3.6 Agentes culturais e deontologia educacional

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Agentes culturais e deontologia educacional

    C

    • Campo da ética
    • Ciência. Ética como ciência
    • Ciência. Ética como reflexão,influenciada pela ciência
    • Ciências humanas e sociais e a ética
    • Clarificação dos valores. Modelo integrado para a clarificação dos valores
    • Código Deontológico. Reflexão dinâmica sobre o código deontológico
    • Código de direitos e deveres no âmbito concreto de ação profissional
    • Comunicação social e deontologia educacional
    • Conceito. O que é a deontologia
    • Consciência moral e o mundo

    D

    • Definição da ética
    • Deontologia dos administradores da educação e dos políticos da educação
    • Deontologia dos educadores
    • Deontologia dos educandos
    • Deontologia dos pais e de outros agentes educativos
    • Deontologia educacionale agentes culturais
    • Deontologia educacionale comunicação social
    • Deontologia educacional. O que entender por deontologia educacional
    • Deontologia. Conceito.O que é a deontologia
    • Deontologia. Reflexão dinâmicasobre o código deontológico
    • Desenvolvimento moral. Educaçãopara o desenvolvimento moral
    • Deveres. Código de direitos e deveres no âmbito concreto de ação profissional
    • Diferentes perspectivas da educação moral
    • Direitos. Código de direitos e deveres no âmbito concreto de ação profissional

    E

    • Educação moral. Diferentes perspectivas da educação moral
    • Educação nas virtudes morais
    • Educação para o desenvolvimento moral
    • Educação. Deontologia dos administradores da educação e dos políticos da educação
    • Educação. Deontologiados educadores
    • Educação. Deontologiados educandos
    • Educação. Deontologia dos pais e de outros agentes educativos
    • Educação. Éticae educação
    • Educação. O que entender por deontologia educacional
    • Educação. Relações entrea moral e a educação
    • Ética como ciência
    • Ética como críticadas ideologias
    • Ética como reflexão, influenciada pela ciência
    • Ética e as ciências humanas e sociais
    • Ética e educação
    • Ética e filosofia
    • Ética. Campo da ética
    • Ética. Definição da ética
    • Ética. Natureza da ética. Fundamentação das normas morais
    • Ética. Objeto da ética
    • Ética. Problemas fundamentais da ética
    • Ética. Problemas morais e problemas éticos

    F

    • Filosofia. Ética e filosofia

    H

    • História. Moral e história: osentido do progresso moral

    I

    • Ideologia. Ética como crítica das ideologias
    • Introdução

    M

    • Modelo de clarificação dos valores
    • Modelo integrado para a clarificação dos valores
    • Moral e história: o sentido do progresso moral
    • Moral. Consciência moral e o mundo
    • Moral. Diferentes perspectivas da educação moral
    • Moral. Educação nasvirtudes morais
    • Moral. Educação para o desenvolvimento moral
    • Moral. Moral e história: o sentido do progresso moral
    • Moral. Natureza da ética. Fundamentação das normas morais
    • Moral. Problemas morais e problemas éticos
    • Moral. Procedimento moral concreto no âmbito delimitado
    • Moral. Relações entrea moral e a educação
    • Mundo. Consciênciamoral e o mundo

    N

    • Natureza da ética. Fundamentação das normas morais
    • Normas morais. Natureza da ética. Fundamentação das normas morais

    O

    • Objeto da ética

    P

    • Problemas fundamentais da ética
    • Problemas morais eproblemas éticos
    • Procedimento moral concreto no âmbito delimitado
    • Profissão. Código de direitos e deveres no âmbito concreto de ação profissional
    • Progresso moral. Moral e história: o sentido do progresso moral

    R

    • Referências
    • Reflexão crítica sobre ocódigo deontológico
    • Reflexão. Ética como reflexão,influenciada pela ciência
    • Relações entre a moral e a educação

    S

    • Síntese conclusiva

    V

    • Valor. Modelo de clarificação dos valores
    • Valor. Modelo integrado paraa clarificação dos valores
    • Virtude. Educação nas virtudes morais