Capa do livro: Entre a Casa e a Rua - O Espaço Ficcional e a Personagem Feminina no Romance Português da Segunda Metade do Século XX - Semeando Livros, Maristela Kirst de Lima Girola

Entre a Casa e a Rua - O Espaço Ficcional e a Personagem Feminina no Romance Português da Segunda Metade do Século XX - Semeando Livros

Maristela Kirst de Lima Girola

    Preço

    por R$ 129,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Maristela Kirst de Lima Girola

    ISBN v. impressa: 978853624166-1

    ISBN v. digital: 978853627116-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 385grs.

    Número de páginas: 310

    Publicado em: 10/04/2013

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos; Internacional

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Entre a Casa e a Rua: O Espaço Ficcional e a Personagem Feminina no Romance Português da Segunda Metade do Século XX é o título da interessantíssima obra escrita pela autora Maristela Kirst de Lima Girola e que toma como objecto romances e autores maiores do Século XX em Portugal: Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Maria Velho da Costa, António Lobo Antunes e José Saramago.

    O livro analisa, de forma exemplar, o modo como a construção da personagem feminina se vai tornando mais complexa e elaborada no romance português da segunda metade do século XX. Esta progressiva complexificação acompanha as modificações dos percursos típicos e dos espaços das personagens femininas, que vão circulando entre "a casa" tradicional e uma nova "rua" conquistada, expressão de uma liberdade existencial, política e simbólica que Maristela Girola exemplarmente estuda.
    O espaço feminino é assim redescoberto e mesmo reinventado, enquanto a personagem feminina ganha dimensões insuspeitadas em termos da sua complexificação, deixando para trás estereótipos e imagens repetidas. Novas mulheres que arrastam consigo educações e memórias e que, no seu corpo, cruzam sexualidade e escrita, sinalizando a forma decisiva como a segunda metade do século XX soube, também por meio do romance, reinventar a representação dos relacionamentos entre homens e mulheres, em Portugal.

    Maristela Girola elabora um cuidadoso e inovador trabalho em torno desta temática, cuja importância não é demais realçar. A forma como ela convoca estudos de memória, estudos sobre mulheres, o trabalho sobre teoria e história literária e análise literária coloca esta obra entre as melhores que sobre o tema têm vindo a ser elaboradas, em Portugal e no Brasil.

    Do Prefácio de Helena Buescu - Centro de Estudos Comparatistas (Directora). Profª Catedrática Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

    Autor(es)

    Maristela Kirst de Lima Girola

    É natural de Novo Hamburgo (RS), cidade do sul do Brasil, onde iniciou sua carreira, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. Graduada em Letras e Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde trabalha desde 2007, realizou os estudos de Mestrado e Doutorado sobre Teoria da Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a orientação da Professora Doutora Maria Luíza Ritzel Remédios. Durante a sua pesquisa sobre a personagem feminina na Literatura Portuguesa, realizou um estágio, com bolsa PDEE/CAPES, no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, tendo sido orientada pela Professora Doutora Helena Carvalhão Buescu.

    Sumário

    1 Introdução

    2 "O Silêncio como um Estremecer Profundo Percorria a Casa"

    2.1 A Representação do Espaço e da Mulher e a Ausência da Voz Feminina

    2.2 "Do Homem a Praça, da Mulher a Casa"

    3 "Foi Então que se Ouviu o Grito"

    3.1 Anjo ou Sibila? Novas Mulheres em Formação

    3.1.1 A figura paterna e a personagem feminina

    3.1.2 A educação feminina

    3.2 O Espaço da Memória e do Feminino

    3.2.1 Memória e escrita

    3.2.2 A memória de um país

    3.3 O espaço do corpo e o corpo da escrita

    3.3.1 Sexualidade e escrita: a mulher e o espaço do amor

    3.3.2 A escrita da casa e a casa da escrita: "a casa não é margem mas antes convergência, encontro, centro". (ANDRESEN, 2010, p. 81)

    Considerações Finais