Capa do livro: Violência nas Escolas - Uma Realidade a Ser Transformada, Coordenadora: Celma Borges Gomes

Violência nas Escolas - Uma Realidade a Ser Transformada

Coordenadora: Celma Borges Gomes

    Preço

    por R$ 99,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenadora: Celma Borges Gomes

    ISBN v. impressa: 978853624474-7

    ISBN v. digital: 978853627299-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 294grs.

    Número de páginas: 236

    Publicado em: 14/11/2013

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A violência se apresenta como expressão de poderes nas relações sociais estabelecidas no contexto escolar, através de atos de incivilidade, desrespeito e tensões cada vez mais banalizados na sociedade contemporânea.

    Nesse contexto, o presente livro busca contribuir com a (re)construção de uma cultura que transforme as cenas do cotidiano, repensando conceitos e práticas.

    Os autores estiveram e estão envolvidos nesse processo e trazem suas percepções com base nos diferentes lugares que ocupam, na acumulação dos conhecimentos e preocupações ao longo de anos de estudos e investigações. Aqui dialogam considerações teóricas, reflexões, relatos de experiências e ações para a construção de uma cultura da não violência.

    Autor(es)

    COORDENADORA:

    CELMA BORGES GOMES

    Doutora em Sociologia - Université de La Sorbonne- Nouvelle, Paris III, França. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação e Bacharelado em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora universitária e parecerista Tem experiência e atua, principalmente, nas áreas de psicologia, educação e sociedade, movimentos sociais, políticas públicas, gestão escolar, educação e trabalho, educação no campo, direitos humanos, cidadania, relações de poder, violência na escola e formação de professores.

    COLABORADORES

     

    Celma Borges Gomes

     

    Cristiane Brito Machado

    Domingos Barreto de Araújo

    Eudes Oliveira Cunha

    Isadora Browne P. de Moraes Ribeiro

    Katia Siqueira de Freitas

    Leila Tibiriçá

    Márcia Esteves de Calazans

    Marcos César Guimarães dos Santos

    Maria das Graças Galvão de Souza

    Maria de Fátima Pessôa Lepikson

    Nadja da Cruz Silva

    Paulo Felipe Henríquez Arancibia

    Rogéria Martins

    Silvana Sarno

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Parte 1 REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA, PODER, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NAS ESCOLAS

    VIOLÊNCIA, PODER E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA Celma Borges Gomes

    VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A GESTÃO EDUCACIONAL Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans

    O ECA: UM INSTRUMENTO EFICAZ CONTRA A VIOLÊNCIA ESCOLAR Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro

    CONSELHOS MUNICIPAIS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO AD OLESCENTE: ENTRE A DINÂMICA COTIDIANA E O CARÁTER DELIBERATIVO E CONTROLADOR DE POLÍTICAS "PÚBLICAS" Maria de Fátima Pessôa Lepikson

    MEDIDAS PREVENTIVAS À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A ESCUTA EM DISCUSSÃO Leila Tibiriçá

    Parte 2 VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: CONSTATAÇÕES E AÇÕES PREVENTIVAS

    A MÍDIA ESCRITA E OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI Domingos Barreto de Araújo

    A VIOLÊNCIA DO DESENCANTAMENTO Silvana Sarno

    ABUSO SEXUAL E A EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO ESCOLAR Rogéria Martins

    MÚSICA E VIOLÊNCIA: O QUE PENSAM OS JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha

    PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA E AÇÃO COMUNITÁRIA: CIDADANIA, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja da Cruz Silva

    AS INICIATIVAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS NO BRASIL E NO MUNDO Paulo Felipe Henríquez Arancibia

    Índice alfabético

    A

    • A violência do desencantamento. Silvana Sarno
    • Abuso sexual e a educação: uma reflexão teórica s obre suas implicações no campo escolar. Rogéria Martins
    • Ação comunitária. Participação, autonomia e ação comunitária: cidadania, juventude e violência. Marcos César Guimarães dos S antos e Nadja da Cruz Silva
    • Ação preventiva. Violência nas escolas: constataç ões e ações preventivas
    • Adolescente. A mídia escrita e os adolescentes em conflito com a lei. Domingos Barreto de Araújo
    • Adolescente. Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão. Leila Tibiriçá
    • As iniciativas de enfrentamento às violências nas escolas no Brasil e no mundo. Paulo Felipe Henríquez Arancibia
    • Autonomia. Participação, autonomia e ação comunit ária: cidadania, juventude e violência. Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja da Cruz Silva

    C

    • Celma Borges Gomes. Violência, poder e direitos humanos na escola
    • Cidadania. Reflexões sobre violência, poder, direitos humanos e cidadania nas escolas
    • Conflito com a lei. A mídia escrita e os adolesce ntes em conflito com a lei. Domingos Barreto de Araújo
    • Conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente: entre a dinâmica cotidiana e o caráter deliberativo e controlador de políticas "públicas". Maria de Fátima Pessôa Lepikson
    • Constatação. Violência nas escolas: constatações e ações preventivas
    • Crianças. Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão. Leila Tibiriçá
    • Cristiane Brito Machado. Música e violência: o que pensam os jovens de escolas públicas? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha

    D

    • Desencantamento. A violência do desencantamento.Silvana Sarno
    • Dinâmica cotidiana. Conselhos municipais de direi tos da criança e do adolescente: entre a dinâmica cotidiana e o caráter deliberativo e controlador de políticas "públicas". Maria de Fátima Pessôa Lepikson
    • Direitos da criança e do adolescente. Conselhos m unicipais de direitos da criança e do adolescente: entre a dinâmica cotidian a e o caráter deliberativo e controlador de políticas "públicas". Maria de Fátima Pessôa Lepikson
    • Direitos humanos. Reflexões sobre violência, poder, direitos humanos e cidadania nas escolas
    • Direitos humanos. Violência, poder e direitos humanos na escola. Celma Borges Gomes
    • Domingos Barreto de Araújo. A mídia escrita e os adolescentes em conflito com a lei

    E

    • ECA: um instrumento eficaz contra a violência escolar. Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro
    • Educação. Abuso sexual e a educação: uma reflexão teórica sobre suas implicações no campo escolar. Rogéria Martins .
    • Escola pública. Música e violência: o que pensamos jovens de escolas públicas? Cristiane Brito Machado e Eudes OliveiraCunha
    • Escola. Abuso sexual e a educação: uma reflexão t eórica sobre suas implicações no campo escolar. Rogéria Martins .
    • Escola. As iniciativas de enfrentamento às violências nas escolas no Brasil e no mundo. Paulo Felipe Henríquez Arancibia
    • Escola. Reflexões sobre violência, poder, direitos humanos e cidadania nas escolas
    • Escola. Violência na escola e a gestão educacional. Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans
    • Escola. Violência nas escolas: constatações e açõ es preventivas
    • Escola. Violência, poder e direitos humanos na escola. Celma Borges Gomes
    • Escuta. Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão. Leila Tibiriçá
    • Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA: um i nstrumento eficaz contra a violência escolar. Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro
    • Eudes Oliveira Cunha. Música e violência: o que p ensam os jovens de escolas públicas? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha

    G

    • Gestão educacional. Violência na escola e a gestão educacional. Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Sou za; Márcia Esteves de Calazans

    I

    • Iniciativas de enfrentamento às violências nas escolas no Brasil e no mundo. Paulo Felipe Henríquez Arancibia
    • Introdução .
    • Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro. O E CA: um instrumento eficaz contra a violência escolar

    J

    • Jovens. Música e violência: o que pensam os jovens de escolas públicas? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha
    • Juventude. Participação, autonomia e ação comunit ária: cidadania, juventude e violência. Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja da Cruz Silva

    K

    • Katia Siqueira de Freitas. Violência na escola e a gestão educacional. Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans

    L

    • Leila Tibiriçá. Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão .

    M

    • Márcia Esteves de Calazans. Violência na escola e a gestão educacional. Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans
    • Marcos César Guimarães dos Santos. Participação, autonomia e ação comunitária: cidadania, juventude e violência. Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja da Cruz Silva
    • Maria das Graças Galvão de Souza. Violência na escola e a gestão educacional. Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans
    • Maria de Fátima Pessôa Lepikson. Conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente: entre a dinâmica cotidian a e o caráter deliberativo e controlador de políticas "públicas" .
    • Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão. Leila Tibiriçá
    • Mídia escrita. A mídia escrita e os adolescentes em conflito com a lei. Domingos Barreto de Araújo
    • Música e violência: o que pensam os jovens de escolas públicas? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha

    N

    • Nadja da Cruz Silva. Participação, autonomia e aç ão comunitária: cidadania, juventude e violência. Marcos César Guimarãesdos Santos e Nadja da Cruz Silva

    O

    • O ECA: um instrumento eficaz contra a violência escolar. Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro

    P

    • Participação, autonomia e ação comunitária: cidad ania, juventude e violência. Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja d a Cruz Silva
    • Paulo Felipe Henríquez Arancibia. As iniciativas de enfrentamento às violências nas escolas no Brasil e no mundo
    • Poder. Reflexões sobre violência, poder, direitos humanos e cidadania nas escolas
    • Poder. Violência, poder e direitos humanos na escola. Celma Borges Gomes
    • Políticas públicas. Conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente: entre a dinâmica cotidiana e o caráter deliberativo e controlador de políticas "públicas". Maria de Fátima Pessôa Lepikson
    • Prevenção. Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão. Leila Tibiriçá
    • Prevenção. Violência nas escolas: constatações e ações preventivas

    R

    • Reflexão escolar. Abuso sexual e a educação: uma reflexão teórica sobre suas implicações no campo escolar. Rogéria Martins
    • Reflexões sobre violência, poder, direitos humanos e cidadania nas escolas
    • Rogéria Martins. Abuso sexual e a educação: uma r eflexão teórica sobre suas implicações no campo escolar .

    S

    • Silvana Sarno. A violência do desencantamento

    V

    • Violência escolar. O ECA: um instrumento eficaz contra a violência escolar. Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro
    • Violência na escola e a gestão educacional. Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans
    • Violência. As iniciativas de enfrentamento às violências nas escolas no Brasil e no mundo. Paulo Felipe Henríquez Arancibia
    • Violência. Medidas preventivas à violência contra crianças e adolescentes: a escuta em discussão. Leila Tibiriçá
    • Violência. Música e violência: o que pensam os jo vens de escolas públicas? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha
    • Violência. Participação, autonomia e ação comunit ária: cidadania, juventude e violência. Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja da Cruz Silva
    • Violência do desencantamento. Silvana Sarno
    • Violência nas escolas: constatações e ações preve ntivas
    • Violência, poder e direitos humanos na escola. Celma Borges Gomes
    • Violência. Reflexões sobre violência, poder, direitos humanos e cidadania nas escolas